• Nenhum resultado encontrado

2 ALVENARIA ESTRUTURAL: CONCEITOS E ESPECIFICAÇÕES

2.7 EXECUÇÃO DO GRAUTEAMENTO – SEGUNDO O NATIONAL

MASONRY ASSOCIATION

O documento do NCMA (National Concrete Masonry Association), TEK 3-2 A/2005, esclarece que quando as paredes serão grauteadas, as unidades de alvenaria devem estar assentadas de modo a que os furos verticais estejam alinhados para formar uma livre série contínua de espaço vertical dentro da parede. As juntas devem ser preenchidas com argamassa em toda a espessura da face lateral.

Quando a parede será parcialmente grauteada, os septos adjacentes aos furos que serão grauteados são argamassados para confinar o fluxo de graute.

Nos casos onde a parede será totalmente grauteada, os septos não precisam ser argamassados, pois o graute fluirá lateralmente, preenchendo todos os espaços. Devem ser tomados cuidados para evitar o excesso de argamassa, prejudicando o espaço de grauteamento. Excesso de argamassa que se projetam sobre o furo a ser grauteado com mais de 1/2 pol (13 mm) devem ser removidos. Isso ocorre porque estas saliências podem restringir o fluxo de graute, causando preenchimento incompleto do furo.

Na base da parede, a argamassa sob a primeira fiada de blocos a serem grauteados, deve permitir que o graute entre em contato direto com a fundação. Se houverem barras de aço especificadas, elas devem se alinhar com os furos das

unidades de alvenaria. Se uma barra de aço interfere com o posicionamento das unidades, esta pode ser dobrada no máximo em 1 polegada (25 mm) na horizontal para cada 6 polegadas (152 mm) na vertical. Quando as paredes serão todas grauteadas, permite-se desbastar uma porção do septo com serra de corte para melhor acomodar o aço. Se houver um problema de alinhamento substancial do aço, o engenheiro responsável deve ser notificado.

Segundo o documento, as barras de aço especificadas podem ser colocadas antes, ou depois que for concluída a alvenaria. Se o aço é colocado antes do bloco, é aconselhável a utilização de peças especiais como as da figura 9, permitindo que as unidades sejam facilmente colocadas em torno do reforço de aço. Se as barras de aço não são muito longas, o pedreiro deve levantar as unidades sobre as barras verticais.

Figura 9 – Unidades especiais para grauteamento

Fonte: NCMA TEK 3-2 A (2007)

Quando o aço é colocado após o levantamento da parede, recomenda-se o uso de posicionadores ou outros dispositivos adequados para manter a barra no local. O comprimento do transpasse deve ser indicado no projeto.

Na colocação do graute, é preciso entender a diferença entre um graute “lift” e um graute “pour”. Um “lift” é a quantidade de graute colocado em uma única

operação contínua.

Um “pour” é toda a altura da alvenaria a ser previamente grauteada para a construção de alvenarias adicionais. Um “pour” pode ser composto de um “lift” ou

uma série de grautes “lift” sucessivamente colocados.

São dois os procedimentos de uso geral para a colocação do graute:

a) Onde a parede é construída para lançamentos a alturas de até 5 pés, (aproximadamente 1,5m) sem janelas de inspeção (aberturas na base para limpeza do furo), este procedimento é usualmente chamado de

"low lift grouting" (grauteamento sem janelas de inspeção ou

b) Onde a parede é construída para alturas máximas de lançamentos de 24 pés (aproximadamente 7,3m), nestes casos as espias são necessárias e o lançamento é realizado em incrementos de 5 pés (1,5m). Tal procedimento é usualmente chamado de "high lift grouting"

(grauteamento com espias ou lançamento de alturas elevadas).

O mesmo documento apresenta uma opção adicional para aumentar a altura de lançamento do graute para 12 pés (aproximadamente 3,8m), desde que a alvenaria tenha cura de pelo menos quatro horas, e o slump do graute seja mantido entre 10 e 11 polegadas (245 e 279 mm). Para esta altura de lançamento também exige-se que não exista nenhum vínculo intermediário na altura entre o topo e a parte inferior do furo a ser preenchido.

O grauteamento tipo "low lift grouting" ocorre gradualmente com a produção da alvenaria. Para o grauteamento sem a confecção das espias a parede é construída até a altura de andaime, a um máximo de 5 pés (1,5m). As barras de aço são então colocadas nos locais designados e os furos são grauteados. Embora não seja uma exigência do código, é considerada uma boa prática (em todos os lançamentos, exceto o final) parar o nível do grauteamento cerca de 1 polegada (25 mm) abaixo, para ajudar a introduzir uma ação mecânica na resistência à penetração de água. O graute deve ser colocado dentro do período de 1,5 horas após a introdução inicial da água. Devem ser tomados cuidados para minimizar vibrações da barra de aço.

Muitas vezes é vantajoso construir a parede de alvenaria na altura máxima antes de grautear, ao invés de construí-la a cada 5 pés (1,5 m) de incrementos, para isso devem ser confeccionadas as espias.

Este tipo de grauteamento oferece vantagens, especialmente para os projetos maiores. Uma vantagem é que um volume maior de graute pode ser colocado de uma só vez, aumentando assim a velocidade total da construção. A segunda vantagem é que permite a construção de alvenaria com a altura projetada completa antes de colocar o aço vertical e grautear. Menos aço é utilizado para emendas e a localização do aço pode ser facilmente verificada pela fiscalização da obra antes do grauteamento.

As espias (aberturas para limpeza), devem ser feitas nas faces externas da parte inferior das unidades nos locais a grautear. As aberturas devem ser grandes o suficiente para permitir que os detritos sejam removidos do espaço a ser grauteado.

Exige-se uma dimensão de abertura mínima de 3 polegadas (76 mm). As espias devem estar localizadas nas bases de todas as unidades que receberão grauteamento, as laterais são removidas, quer por corte ou a utilização de unidades especiais que permitam uma fácil remoção de partes das paredes do bloco para a confecção das espias.

Quando a espia for realizada em parede aparente, pode-se remover a face inteira da unidade, de modo que possa ser substituída no todo para melhor esconder a abertura.

A preparação adequada do furo antes do grauteamento é muito importante. Depois do assentamento das unidades de alvenaria, argamassa e detritos maiores do que 1/2 polegada (13 mm) devem ser removidos usando uma mangueira de ar ou varrendo através das espias. Os furos devem ser verificados pelo responsável após a limpeza e posicionamento do aço antes do fechamento das espias. Após o grauteamento as espias podem ser fechadas por argamassa na face original. Aconselha-se aguardar para grautear até que tenha sido completada a cura da argamassa (mínimo de 4 horas) a fim de impedir o movimento horizontal da parede durante o grauteamento.

Um detalhe importante mencionado em ambos os procedimentos de grauteamento é o adensamento. Pois, o mesmo elimina falhas, ajudando a garantir o completo preenchimento do furo e boa aderência do graute à alvenaria. Como a água da mistura do graute é absorvida pela alvenaria, pequenos vazios podem se formar na coluna grauteada. O re-adensamento para remover esses pequenos vazios geralmente deve ser feito entre 3 e 10 minutos após a colocação do graute. O tempo depende da taxa de absorção de água, que varia de acordo com fatores como a temperatura, as propriedades de absorção das unidades de alvenaria e na presença de misturas repelentes de água nas unidades.

É importante que se faça o re-adensamento após ter ocorrido a absorção inicial e antes do graute perder a sua plasticidade. Se as condições permitirem e o lançamento do graute for cronometrado, o adensamento de uma determinada altura e o re-adensamento da parte de baixo pode ser feito ao mesmo tempo, extendendo o vibrador em toda a altura de grauteamento. A altura de cima será re-adensada após o período de tempo exigido e, em seguida, preenchido com graute para substituir qualquer vazio deixado pelo re-adensamento.

Normalmente, é utilizado para o adensamento e re-adensamento um vibrador mecânico de velocidade baixa , geralmente com 3/4 de polegada a 1 polegada (19- 25 mm) de cabeça. Esta "cabeça" é ativada por alguns segundos em cada célula grauteada. O vibrador deve ser retirado lentamente para permitir que o graute feche o espaço que foi ocupado pelo mesmo.