• Nenhum resultado encontrado

Exemplar de pauta musical de estudo em russo com anotações em português

Maestro Titular e Director Artístico Chief Conductor & Artistic Director

Rui Massena Concertino | Leader

Norberto Gomes

Assistente de concertino | Leader Assistant Olena Soldatkina 1º Violinos | 1st Violins Elena Kononenko Valery Perzhan Parandzem Khachkalyan Edina Tenki Nshan Chalikyan Olga Proudnikova André Martins* Joana Costa* Filipe Abreu* Melissa Lala* Yelyzaveta Valdman* Virgílio Caldeira* 2º Violinos | 2nd Violins Yuriy Kyrychenko Vladimir Proudnikov Svitlana Taraban Maxim Taraban Anahit Dalakyan Adéla Hýsková Catarina Paixão* João Filipe Fernandes*

Joana Ferreira* Violas d’arco | Violas Volodymyr Petryakov Rostyslav Kuts Mircea Belei Treneddy Gama Sérgio Sousa* Lília Sousa* Violoncelos | Cellos Marina Gyumishyan Iryna Bandura Jaime Dias Stella Silvian Mikolay Lewkowicz Pedro Silva* Contrabaixos | Double Basses

Gábor Bolba Marcelo Romagnuolo Bruno Rodrigues* Gonçalo Abreu* Bruno Berenguer* Flautas | Flutes Vera Morais Joana Mendes * Eva Rodrigues Alexandra Teixeira* Oboés | Oboes Anne Turmeau Sara Dias* Louise Whipham Clarinetes | Clarinets Francisco Loreto Daniel Silva * José Barros Valter Faria* Fagotes | Bassoons Crístóbal Acosta Manuel Balbino Trompas | Horns Péter Vig (chefe de naipe)

Ricardo Silva** James Kerby António Seabra** Bernardo Pereira* Cláudia Gonçalves* Trompetes | Trumpets Carlos Ribeiro Yevgen Gertsev Paulo Sérgio Silva* João Carlos Araújo* Trombones | Trombones Luís Rodrigues Hugo Santos* Pedro Pinto Fábio Agrela* Tuba | Tuba Fabien Serge Isidro Faria* Tímbales | Timpani Rui Rodrigues (chefe de naipe)

Percussão | Percussion Jorge Mendoza Rolando Faria** Duarte Santos* Diogo Castro* Tony Passalacqua* Harpa | Harp Coral Tinoco** Arquivo | Archive Aires Rebelo *Aluno da Orquestra Académica do Conservatório Escola das Artes

PROGRAMA:

R. STRAUSS (1864-1949) - Don Juan, Poema sinfónico, op.20 | Symphonic Poem Don Juan, op.20 RACHMANINOFF (1873-1943) - Concerto para piano e orquestra nº2, em dó menor, op.18 (1ºandamento) | Piano Concerto nº2 in D minor, op.18

A. BORODINE (1833-1887) - O Príncipe Igor: Danças polovetsianas |Prince Igor, Polovetsian Dances

RUI MASSENA MAESTRO RAFAEL KYRYCHENKO PIANO HUGO OLIM VJ

ORQUESTRA CLÁSSICA DA MADEIRA

ORQUESTRA ACADÉMICA DO CONSERVATÓRIO - ESCOLA DAS ARTES DA MADEIRA

Rui Massena natural no Porto, obteve a Licenciatura em Direcção de Orquestra na classe do Maestro Jean-Marc Burfin na Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa, tendo prosseguido os seus estudos em Itália com Gianluigi Gelmetti e em França com Cristhian Manem. O seu aperfeiçoamento musical teve o acompanhamento de Maestros destacados como Robert Delecroix, Pascal Rophé e Jean Sébestian Béreau. Estudou Piano com Hugo Berto Coelho, Teresa Monteiro e Maria José Morais, e Violino com Bogumila Burfin. É desde 2000 Maestro titular e Director Artístico da Orquestra Clássica da Madeira. Desde 2005 Director Pedagógico do Conservatório - Escola de Artes da Madeira bem como Director Artístico do Concurso Internacional Madeira Music. Gravou cinco CD’s com obras de Mozart para a etiqueta EMI classics. Gravou também para a RTP, RDP, Áustria Rundfunk, RAI1 e Television Mexicana. Dirigiu concertos em algumas das mais prestigiadas salas do mundo - Dvorak Hall em Praga, Tonhale em Zurique, La Fenice em Veneza. Dirigiu José Carreras, José Cura, Mark Zeltser, Eva Maria Zuk entre muitos outros e orquestras em Portugal, Itália, México, Filândia, Suiça, Aústria, Bélgica, Espanha, Canadá e República Checa. Para além da sua actividade principal nutre um interesse pela composição, sendo o autor de várias adaptações de música sinfónica a outros estilos musicais e teatro. Atingiu um dos pontos altos da sua carreira, ao dirigir recentemente no mítico, Carnegie Hall, em Nova Iorque, o New England Symphonic Ensemble. Desenvolve presentemente uma intensa actividade nacional e internacional, que o levará nas temporadas a dirigir em Lisboa, Porto, Toronto, Klagnfurt, Avignon, Palermo, Szeged, Praga e Barcelona. Em 2010 foi o Maestro convidado pela Presidência da República, para o concerto comemorativo do Dia de Portugal - 10 de Junho. Actualmente foi designado programador da área da Música, da Capital Europeia da Cultura, Guimarães - 2012.

Rafael Kyrychenko nasceu em 24 de Julho de 1996. Começou a tocar piano aos 5 anos de idade com sua actual professora Cristina Pliousnina. Ganhou o seu primeiro concurso 6 meses depois de iniciar os seus estudos musicais (2º prémio no III Concurso Infantil do Conservatório) e alcançou a sua primeira vitória internacional aos 8 anos da idade

ganhando o 1º prémio no IV Concurso Internacional Vila de Capdepera, (Palma de Maiorca, Espanha). Desde então participa com regularidade em actividades musicais promovidas pelo Conservatório e outras entidades culturais. Participou ainda como executante em Master - Classes e Cursos de Aperfeiçoamento orientadas por músicos com renome mundial tais como: Artur Pizarro, Martino Tirimo, Maestro Philippe Entremont, Michel Beroff, Rosella Clini, Nelson Delle- Vigne Fabbri, Marina Scalafiotti (Piano) e Grigoriy Zhislin (Música de Câmara). Actualmente é aluno de 5º grau de Piano.

Hugo Olim nasceu em Machico, Ilha da Madeira em 1978. É licenciado em Tecnologias da Comunicação Audiovisual pelo Instituto Politécnico do Porto. Actualmente frequenta o mestrado de Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias na Universidade Nova de Lisboa. A sua obra artística insere-se no campo das artes visuais, mais concretamente na área do vídeo e da fotografia. Como live vídeo performer, explora através dos projectos pessoais, Pygar (www.pygar.pt.vu) e Chiklet TV (www.chiklettv.hugoolim.com), a interacção e o processamento de imagens em tempo real para os vários estilos musicais, projectando regularmente imagens em espaços públicos e privados com alguns dos melhores Músicos e DJ’s do mundo. Actualmente reside na Madeira onde continua a desenvolver trabalhos de manipulação e improvisação de imagens para sons e estéticas electrónicas.

A Orquestra Clássica da Madeira é actualmente constituída por 42 músicos. Ao longo da sua história, com o esforço conjunto de muitas pessoas, tem vindo a tornar-se uma referência a nível regional e nacional, pela sua reconhecida competência artística. Um projecto com quarenta e dois anos de história, recentemente convertido num modelo jurídico de Fundação, mais atraente para o investimento privado, e que teve a sua génese na Orquestra de Câmara da Madeira, fundada pelo Professor Jorge Madeira Carneiro. O Governo Regional da Madeira é o principal fundador deste projecto hoje muito acarinhado pela população madeirense. A visão inovadora e carisma do actual Maestro titular Rui Massena tem guiado a orquestra no mesmo sentido das orquestras das grandes cidades europeias, que se traduz na tendência de conquistar novos espaços e contextos para a música clássica através de reportórios ecléticos e vitalidade da programação. Uma orquestra cada vez mais internacional, que integra músicos de várias nacionalidades escolhidos pela sua excelência profissional e com convidados nacionais e internacionais de grande notoriedade. A Orquestra Clássica da Madeira, a mais antiga do país em actividade, teve como Maestros titulares Zoltán Sánta e Roberto Perez e foi dirigida por vários maestros convidados de renome internacional. O presente sorri à formação regional, convidada em 2005 para gravar cinco discos para a EMI Classics pela comemoração dos 250 anos do Nascimento de Mozart.

A Orquestra Académica do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira formou-se em Outubro de 2001 sob a Direcção Artística do Maestro Rui Massena.

Engloba alunos do Curso Profissional de Instrumentista e alguns alunos de graus mais avançados do Ensino Especializado do Conservatório, e tem vindo a ser uma representante condigna desta Escola em actuações na Região, no resto do país e no estrangeiro. Em Maio de 2002 realizou uma digressão pela Finlândia. Em Abril de 2004 deslocou-se a Espanha para realizar concertos em diversas cidades, num intercâmbio com a Orquestra Juvenil de Salamanca. Em 2006 participou no Festival Internacional de Música para Jovens em Vila Nova de Gaia. Em Dezembro 2009 foram convidados pela Universidade da Madeira para apresentar a obra de Gustav Holst: Suite - Os Planetas inserido no Ano Internacional da Astronomia. Este projecto de Orquestra tem-se revelado claramente motivante para os alunos, ampliando significativamente as suas capacidades técnica e artística. Esta Orquestra enquadra-se na Disciplina de Classe de Conjunto e é actualmente dirigida pelo professor Robert Bramley, músico de qualidades pedagógicas e artísticas reconhecidas.

Anexo VI – Exemplar do programa do espetáculo comemorativo do Dia da Região