• Nenhum resultado encontrado

Exemplo do processo da aplicação da metodologia de avaliação quantitativa das

4. METODOLOGIA DA PESQUISA

4.5 Exemplo do processo da aplicação da metodologia de avaliação quantitativa das

Para melhor identificação dos passos que foram realizados no processo

de aplicação da metodologia desenvolvida para este estudo de caso comparativo, um exemplo demonstrativo a seguir mostra o caminho seguido.

Após a elaboração do roteiro construído a partir do levantamento do

estado da arte sobre a GIPPD e da preparação do entrevistador por meio das entrevistas piloto, é que foram realizadas as entrevistas com caráter conversacional e gravação das mesmas.

O entrevistado era informado de forma geral sobre o tema de uma

possível GIPPD e de como seriam os procedimentos da entrevista. Era informado sobre a garantia de sigilo de suas opiniões, posicionamentos e informações e ainda mais que estas seriam utilizadas genericamente. Também era solicitada autorização para realização da gravação da entrevista. Com estas colocações buscava-se estabelecer um clima de cordialidade e empatia entre os entrevistado e entrevistador, clima este fundamental para atingir os objetivos de se obter suas reais opiniões sobre os temas relacionados a uma possível GIPPD, buscando a identificação do verdadeiro pensamento institucional dos atores sobre a gestão dos PPDs. As entrevistas duraram, em média, 60 minutos e ao final o entrevistado, em geral, manifestava sua satisfação em ter participado e da interessante troca de experiências ocorrida durante sua realização.

Ao final da realização de cada uma das entrevistas nas duas instituições,

profissional por profissional, individualmente, o entrevistador ouvia cada uma das entrevistas, as transcrevia para obter dados e informações sobre as opiniões sobre os tema relacionados a uma possível GIPPD. Imediatamente, a seguir o entrevistador

respondia a um conjunto de 153 perguntas sobre os temas em estudo com 5 opções de respostas. Estas perguntas como foi assinalado anteriormente, tinham sido previamente estabelecidas e as respostas eram consolidadas numa planilha com a opção respectiva. Para dar uma idéia desta etapa do trabalho na continuação mostra-se uma dessas planilhas, onde figura os números das 153 perguntas, cada uma com suas cinco opções, sendo marcadas pelo entrevistador com uma cruz a opção selecionada para esta entrevista selecionada. Este procedimento foi repetido nas demais 66 entrevistas, imediatamente após cada entrevista. O grande número de dados e informações avaliados em cada entrevista fazia com que a participação do entrevistador dificilmente se constituísse em fator de peso na construção de cada tabela. Esta condição fica evidenciada no caso de perguntas equivalentes pelas similaridades das respostas dadas.

O quadro abaixo da um exemplo de como as respostas de um

entrevistado foi tabulada.

A partir do conjunto das 66 planilhas foi criado um banco de dados, e após aplicado a ferramenta conhecida como tabela dinâmica do programa Excel da Microsoft, resultando em 306 gráficos correspondentes as respostas dadas pelos entrevistados as 153 perguntas. Estes gráficos passaram a representar as respostas estáticas dos ADs, GFs e GPs por pergunta, suas opções em cada uma das instituições. Para análise e discussão foram analisados os grupos (ADs, GFs e GPs) de cada instituição e posteriormente comparados estas analises entre as duas instituições. As respostas foram complementadas com comentários esparsos quando pertinentes. O conjunto de respostas das indagações e dos comentários esparsos de determinada área (GI) ou tema (GIPPD) foram analisadas de maneira parcial e global, resultando em conclusões parciais e globais. Ao final desse processo de análise das áreas e temas foram elaboradas as conclusões finais sobre este estudo comparativo das duas instituições alvo este trabalho, incluindo também conclusões sobre a avaliação da metodologia utilizada. Como exemplo, o gráfico da pergunta de nº. 46 e sua interpretação, demonstram os procedimentos adotados na discussão e interpretação das áreas da gestão institucional (GI) e temas da gestão institucional de projetos de P&D(GIPPD).

Exemplo:

A respeito da administração geral e os PPDs, questionou-se: Qual a relação existente entre administração geral e projetos de P&D? (P.46)

As respostas foram assim classificadas: a) diálogo permanente;

b) atuação conforme as competências; c) negociação entre ADs e GPs; d) por normas e procedimentos;

e) são gerenciados de forma independente (sem relações).

Por meio da análise dos resultados, obtiveram-se as duas figuras a seguir:

% POR GRUPO E QUESTÃO

10,00% 10,00% 10,00% 0,00% 70,00% 57,14% 14,29% 0,00% 14,29% 14,29% 22,22% 11,11% 0,00% 0,00% 66,67% 0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00% 70,00% 80,00%

Soma de A% Soma de B% Soma de C% Soma de D% Soma de E% 46 GESTAO AD GF GP INS_SIGLA INTI

TEM_DESCRICAO PES_COD Dados

GRU_SIGLA

Figura 5.1.11: INTI - Administração geral e os PPDs Fonte: Elaborada pelo autor com base na pesquisa de campo

% POR GRUPO E QUESTÃO 37,50% 0,00% 37,50% 12,50% 12,50% 11,11% 0,00% 11,11% 33,33% 44,44% 20,00% 6,67% 6,67% 53,33% 13,33% 0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00%

Soma de A% Soma de B% Soma de C% Soma de D% Soma de E% 46 GESTAO AD GF GP INS_SIGLA IPT

TEM_DESCRICAO PES_COD Dados

GRU_SIGLA

Figura 5.1.12: IPT - Administração geral e os PPDs

Fonte: Elaborada pelo autor com base na pesquisa de campo

Observou-se que, no INTI, os GFs optaram por diálogo permanente, enquanto os GPs e ADs optaram por “sem relações”, o que implica em certa contradição.

No IPT os ADs dividiram-se em 40% e 40% entre diálogo permanente e negociação entre ADs e GPs. Os GFs e GPs, em sua grande maioria (70% a 80%) optaram pelas opções normas e procedimentos e sem relações. Existe novamente aqui uma contradição entre os ADs e GFs/GPs, pois os ADs afirmam diálogo e negociação enquanto os GFs e GPs, normas e sem relações.

As contradições são diferentes nas duas instituições. No IPT é um fato a ser discutido pela instituição. No INTI poderia existir, como explicação, que os GFs considerassem-se integrantes da Administração Geral. As contradições apresentadas pelos grupos dos ADs, GFs e GPs de ambas instituições demonstram não existir uma GIPPD estruturada. (P.46)