• Nenhum resultado encontrado

cionados são os de números: 2, 6, 29, 27, 8, 10, 20, 14, 24, 13, 18.

2. Exercício 3: Timor-Leste faz par- te da CPLP - Comunidade dos Paí- ses de Língua Portuguesa. Pesquise e atualize-se sobre a situação de Timor. Procure outras informações importantes/curiosas sobre o país. Discuta a importância de um idio- respondente a uma Unidade da Federação. A estrela da parte su- perior representa o Pará). O lema “Ordem e Progresso” expressa os ideais positivistas elaborados por Augusto Comte: “Nenhuma ordem legítima poderá daqui em diante se estabelecer e, principalmente, durar, se não for plenamente compatível com o progresso. Ne- nhum grande progresso poderá se realizar eficazmente se não tender em última análise para a evidente consolidação da ordem”.

NOTA: As transcrições do material em áudio contém informações equivocadas tanto no Encarte de Respostas quanto no Livro do Profes- sor, para que fosse mantida fiel ao material em áudio. Já as respostas, nos dois materiais, estão corrigidas de acordo com a fonte www.presi- dencia.gov.br/info_historicas.

89

3. Exercício 4: Trabalhe as duas formas: Ativa e Passiva, conforme o exemplo dado. Respostas: O marceneiro consertou o banco./O banco foi consertado pelo marce- neiro. O carro atropelou Patrício./ Patrício foi atropelado pelo carro. João escreveu a carta./A carta foi escrita por João. A polícia pren- deu o ladrão./O ladrão foi preso pela polícia. O Diretor despediu o Sr. Marcelo./O Sr. Marcelo foi despedido pelo Diretor.

4. Exercício 5: (Este exercício se encontra no site www.sbs.com.br) Respostas: 1. Em 22 de abril de 2000, a nau, que será construída em Valença (BA), vai içar suas velas ornadas com a Cruz da Ordem de Cristo para navegar até Porto Seguro e lançar âncora na baía de Santa Cruz Cabrália. 2. ...nasceu de pesquisa feita pelo arquiteto português Ivo Gouveia, 44 anos, e pelo biólogo paulista Marcello de Ferrari, 38 anos... 3. Diante do obstáculo, Gouveia e Ferrari resolveram inspirar sua nau do descobrimento na São Gabriel, com a qual Vasco da Gama atingiu a Índia em 1498. 4. ...onde foi feita a réplica da Nina,

5. PSIU - O Hino Nacional (letra de Joaquim Osório Duque Estrada; música de Francisco Manoel da Silva) tem algumas palavras que podem apresentar problemas de compreensão: plácidas: serenas, tranquilas, mansas, sossegadas; brado: clamor, grito; fúlgidos: de fulgente, que tem fulgor, brilhan- te, cintilante; penhor: garantia, segurança, prova; vívido: que tem vivacidade, ardente, intenso; impávido: sem pavor, destemido, afoito, intrépido; colosso: estátua descomunal, objeto de enormes dimensões; florão: ornamento circular do feitio de uma flor, abóbada; garrida: sineta, roda de ferro que se põe sob pedras grandes para deslocá-las; lábaro: estandarte dos exércitos romanos, distintivo de nação, partido, pavi- lhão, pendão; flâmula: pequena chama, bandeirola terminada em bico usada para sinalização em festividades ou como adorno. Par- te do Hino Nacional, o PSIU desta página, está gravado no áudio para que o aluno se familiarize também com a música.

caravela de Cristóvão Colombo usada no filme 1492 - a conquista do paraíso, de Ridley Scott. 5. Fica pronta em dezembro de 1999 e, depois das comemorações dos 500 anos do descobrimento, vira um museu flutuante navegando do Amapá ao Chuí.

Respostas: foram convocados; foi divulgada; foi concebido; foi convocada; será montada.

PÁGINA 75

2. Resposta para o material no áudio. Verbos na Voz Passiva: 6. 1. Exercício 6: O último parágrafo do discurso de João Augusto de Médicis é: “Estou seguro de que o mandato que ora me outor- gam constitui-se talvez em um dos maiores desafios de minha longa carreira a serviço do Mi- nistério das Relações Exteriores e de meu país. Pela primeira vez, vejo-me cidadão de oito países. Incumbem-me Vossas Excelências de erguer oito bandeiras, que são na verdade apenas uma - a de nossa Comunidade. Disse o poeta, depois cantou o músico, e agora fala o diplomata: minha pátria é minha língua - e minha bandeira é a CPLP.”. Traga a letra da mú- sica “Língua” de Caetano Veloso como material para atestar a fala do nosso Embaixador. Respostas: crescido; se afirmado; obtidos; fixados; alcançados.

Parte das letras das músicas constantes deste PSIU: “Belga” (de Mendes Carvalho - Cabo Verde; intér- sos países de fala portuguesa, reunidas em um CD. Esse Projeto chama-se PROJETO ENLACE e foi idealizado para comemorar os 500 Anos do Descobrimento do Brasil dando ênfase à Música dos Povos de Língua Portuguesa. São, ao todo, 22 discos lançados até o dia 22 de abril do ano 2000. Cada disco tem 20 canções dos sete países que compõem a CPLP: Portugal, Brasil, Cabo Verde, An- gola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e ainda Timor- Leste, Macau e Goa (outras áreas de presença da cultura lusófona). O primeiro CD, tema dos PSIUs, foi intitulado “O Mar” já que foi pelo mar que a cultura portuguesa se espalhou pelo mundo. Caso o professor e/ou os alunos desejem ter mais informações ou contato com os responsáveis pelo Projeto, o endereço da organização Oboré na Internet é: http://www.obore.com. Faça transparências (ou cópias) das letras para que os alunos possam acompanhá-las.

91

“Eu vi Luanda” (de Filipe Mukenga/ Filipe Zou - Angola; intérprete: Filipe Mukenga)

Embarquei com 20 anos De Cabinda pra Luanda Vim num barco a vapor Ver se a minha vida anda Eu vi Luanda tão bonita Em pleno Carnaval Farra em plena rua E no meio do quintal Vi bonitas besanganas*

(*senhoras vestidas com panos à maneira tradicional angolana) Nos grupos a desfilar

O chocalho, o tambor E a dikanza*

(*denominação do reco-reco - ins- trumento musical cilíndrico com sulcos que produzem som rasgante em atrito com uma vara - na língua quimbundo. No Brasil, também chamado de canzá ou ganzá).

Autodidata e cantando desde a adolescência em Mindelo, Cesária Évora viria a conquistar, cerca de 30 anos mais tarde, o título de “diva dos pés descalços”, levando aos quatro cantos do mundo, com sua voz profunda, algumas das mais belas composições já produ- zidas no arquipélago. Gravou três discos entre 1985 e 1990, mas foi com Mar Azul (1991) - de onde foi extraído Belga - que começou a sua consagração como “rainha da morna”. O sucesso culmina com

Miss Perfumado (1992), recorde de

vendas na Europa, e continua com

Cesária (1995). Hoje ela carrega

mais um título: “Embaixatriz mu- sical de Cabo Verde”.

Lua cheia, soma na Paul

Trazem lembrança di sodadi tcheu

Bem luminam esse mar azul Pam ba spidi di nha cretcheu... S. Vicente papia ele fla Cu ma nha, cretcheu já bai Lua na céu, bem consolam Esse nha tristeza di bai...

Dispidida di cretcheu é maguode Até na letra di sê palavra S’el tem fé di torna volta No ta sofrê ma consolado... Belga ja bai, levam nha cretcheu Na qu’el hora, triste di bai Nha coraçon, tchora qu’el ai Pam ca, sofrê mas tcheu... (...)

E a puita* a improvisar

(*instrumento musical semelhante a um tambor, mas com a pele frouxa e ligada a uma vara, cujos movimentos produzem som seme- lhante a um fole - “chingufo” em quimbundo)

PÁGINA 76