• Nenhum resultado encontrado

Telófase II: O envoltório nuclear se refaz e o citoplasma se divide formando 4 células-filhas

EXERCÍCIOS

1. (Emescam 2013-1) Qual das manifestações orgânicas a seguir aconteceria com um indivíduo que joga uma longa partida de basketball, ao ar livre, em uma tarde muito quente?

a) A produção de tiroxina pela glândula tireoide diminuiria. b) A liberação de hormônio antidiurético pela hipófise aumentaria. c) A pressão osmótica do sangue diminuiria.

d) O volume de urina produzido aumentaria. e) A concentração de ureia na urina diminuiria.

2. (Emescam 2012-2) Em relação ao sistema nervoso central, assinale a alternativa incorreta: a) na substância cinzenta estão presentes inúmeros pericários (corpos) de neurônios.

b) o cérebro é dividido em dois hemisférios, direito e esquerdo, unidos entre si pelo corpo caloso.

c) as partes do encéfalo e a medula espinhal se acham envolvidas pelas meninges, membranas de mielina, denominadas, de fora para dentro, dura-máter, aracnoide e pia-máter.

d) o hipotálamo, localizado abaixo do tálamo, é uma área importante no controle da homeostase corporal, isto é, no ajuste do organismo às variações do meio externo.

e) o bulbo raquidiano, derivado do mielencéfalo, contém muitos centros importantes de controle das funções vitais, como o centro respiratório.

3. (Emescam 2012-2) Imagine que em um determinado experimento, um fragmento completo da parede do estômago foi implantado, com sucesso, na derme da pele de um cão. A observação do comportamento das células do implante mostrou que a presença de alimento na cavidade do estômago do animal, provocava uma reação no fragmento, levando as células a secretar suco gástrico. Esse fato evidencia que a secreção do suco gástrico pelas células do implante se deveu à (ao):

a) peristaltismo do estômago provocado pela presença do alimento. b) ação hormonal sobre as células do fragmento implantado. c) inervação do implante pelo sistema nervoso entérico.

d) liberação de HCl pelas células parietais da mucosa do estômago. e) liberação de pepsina pelas células principais da mucosa do estômago.

4. (Emescam 2012-2) A homeostase é o processo pelo qual uma célula ou um organismo é capaz de manter um balanço constante, estável e equilibrado do meio interno. Qual desses fenômenos pode ser considerado como um evento homeostático?

a) Espirrar durante um episódio de resfriado. b) Eliminar suor durante um exercício físico.

c) Apresentar dor de cabeça após ingerir excesso de álcool. d) Tossir durante uma manifestação de bronquite.

e) Sofrer distensão muscular após um exercício físico mal orientado.

5. (Emescam 2012-2) Quando a taxa de sódio no sangue diminui e após filtração glomerular, a arteríola aferente do glomérulo libera uma enzima que catalisa a produção da angiotensina no plasma sanguíneo. A angiotensina plasmática atua no córtex da glândula suprarrenal estimulando a secreção do hormônio aldosterona, responsável pela reabsorção de sódio. A enzima citada é denominada: a) renina. b) invertina. c) lisozima. d) calicreína. e) catepsina. 6. ( Emescam 2011-2) Em relação aos hormônios, assinale a alternativa incorreta:

a) a capacidade de armazenamento extracelular dos hormônios T3 e T4 é uma característica da glândula tireoide.

b) alguns neurônios secretores do hipotálamo produzem e transportam os hormônios antidiurético (HAD) e oxitocina.

c) os hormônios secretados pelas células do córtex da glândula suprarrenal são, quimicamente, esteroides.

d) a calcitonina, produzida pelas glândulas paratireoides, inibe a retirada de cálcio dos ossos para a corrente sanguínea.

e) os hormônios produzidos no lobo anterior da hipófise são proteínas ou glicoproteínas, tais como o FSH e TSH.

7. (Emescam 2011-2) A bile, produzida pelo fígado e armazenada e concentrada na vesícula biliar, contém os sais biliares, moléculas muito importantes no processo da emulsificação dos lipídios. Esta secreção hepática alcança o tubo digestório quando é lançada no:

a) jejuno. b) íleo. c) estômago. d) duodeno. e) esôfago.

8. (Emescam 2011-2) A natureza do impulso nervoso que percorre um axônio, é eletroquímica e não somente elétrica.

Ao longo do prolongamento, o impulso se propaga: a) com uma intensidade proporcional à do estímulo. b) com velocidade maior do que a da corrente elétrica.

c) com velocidade ora maior, ora menor, como em um fio condutor de corrente elétrica.

d) com a mesma intensidade, qualquer que seja a magnitude do estímulo, acima de um limiar mínimo. e) mais rapidamente quando atinge a sinapse elétrica.

9. (Emescam 2010-1 ) Durante o processo da digestão que ocorre na espécie humana, um hormônio, produzido pelas células I da mucosa do intestino delgado, age nos ácinos pancreáticos estimulando a liberação de grânulos de secreção e também atua na contração da musculatura lisa da vesícula biliar, promovendo a expulsão da bile para o duodeno. O hormônio em questão é denominado:

a) gastrina. b) insulina. c) histamina. d) colecistoquinina. e) secretina. 10. (Emescam 2010-1 ) Os hormônios da tireóide, T3 e T4, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento dos animais vertebrados. Na espécie humana, a deficiência na produção desses hormônios, na infância, acarreta um retardo no crescimento dos ossos e um déficit severo no desenvolvimento do sistema nervoso, com debilidade mental, conhecida como:

a) cretinismo. d) doença de Crigler-Najjar. b) doença de Addison. e) bócio tóxico.

c) síndrome de Cushing.

11. (Emescam 2009-2) A característica microscópica que define uma glândula exócrina é a presença de: a) ductos que transportam os produtos da secreção desde as células secretoras até a superfície corporal

ou uma cavidade do organismo.

b) grânulos de secreção armazenados no domínio apical da célula secretora. c) células mioepiteliais entre as células secretoras e a lâmina basal.

d) ácinos serosos e mucosos constituindo a porção secretora ou adenômero da glândula.

e) células prismáticas no sistema de ductos capazes de transportar sódio e água para concentrar a secreção.

12. (Emescam 2009-1) O controle da função testicular é realizado pelo sistema endócrino. Se um pesquisador deseja impedir a maturação sexual de ratos em laboratório, sem promover a ablação dos testículos, ele deverá:

a) administrar somatostatina aos animais. b) abolir a inervação dos testículos.

c) interferir na função do lobo anterior da hipófise. d) destruir o lobo posterior da hipófise.

e) administrar hormônio luteinizante aos animais.

13. (Emescam 2008-2) Os neurônios são células terminalmente diferenciadas e, por esse motivo, não se dividem. Para evitar que substâncias de natureza tóxica atinjam essas células e provoquem a sua morte, células da glia, no sistema nervoso central, atuam como uma barreira (entre o sangue e os neurônios) e captam nutrientes dos capilares sangüíneos e os transferem para as células nervosas. As células que atuam na barreira hematoencefálica são denominadas:

a) micróglia. b) astrócitos. c) oligodendrócitos. d) pericitos.

e) células de schwann.

14. (Emescam 2008-2) Quando ocorre um grave acidente automobilístico, com forte suspeita de comprometimento da coluna vertebral, a vítima deve ser cuidadosamente retirada e rapidamente transportada para um hospital em posição deitada e, preferencialmente, imobilizada. Este procedimento tem como objetivo a preservação da integridade da coluna vertebral, pois no interior da mesma:

a) está localizada a aorta descendente que pode romper e causar uma séria hemorragia. b) se aloja a medula óssea, cuja lesão pode provocar uma hemorragia grave.

c) está alojada a medula óssea, cuja lesão pode causar uma anemia grave.

d) está alojada a medula espinhal, cuja compressão, esmagamento ou secção pode provocar paralisia. e) estão situados os nervos cranianos que, quando lesados, podem levar à paralisia.

15. (Emescam 2008-2) O botulismo, um envenenamento alimentar causado por uma toxina liberada pela bactéria anaeróbica Clostridium botulinum, felizmente é raro. A toxina botulínica contém várias enzimas que destroem as proteínas SNARE, necessárias para que ocorra a exocitose regulada, com a liberação do neurotransmissor pelas células nervosas. A não liberação do mediador causa uma paralisia dos músculos respiratórios, seguida de morte por asfixia. O neurotransmissor em questão é o (a):

a) dopamina. b) acetilcolina. c) noradernalina. d) serotonina. e) histamina.

16. (Emescam 2008-2) Na síndrome de Guillain-Barré, uma doença auto-imune que se caracteriza por inflamação e rápida desmielinização dos axônios que constituem a raiz ventral dos nervos espinhais, o indivíduo apresenta uma perda progressiva da força muscular, com episódios de fraqueza nas extremidades. Os axônios atingidos, que constituem as raízes ventrais dos nervos espinhais, são, funcionalmente:

a) eferentes somáticos. d) aferentes viscerais. b) eferentes viscerais. e) motores viscerais. c) aferentes somáticos.

17. (Emescam 2008-1) Com a abertura intermitente do esfíncter pilórico, porções do quimo, provenientes do estômago, vão sendo lançadas na luz do duodeno. O contato dessas porções, contendo gordura, com a mucosa duodenal estimula a liberação de um hormônio que provoca a contração da musculatura lisa da vesícula biliar, com ejeção da bile. Esse hormônio é denominado:

a) gastrina. d) colecistoquinina. b) urogastrona. e) somatostatina. c) motilina.

18. (Emescam 2008-1) Acerca do fenômeno da despolarização da membrana celular de um axônio (axolema), assinale a alternativa incorreta:

a) em condições de potencial de repouso, o meio intracelular do axônio é mais eletronegativo do que o extracelular, em torno de -65mV.

b) no potencial de ação (impulso nervoso) ocorre um rápido efluxo de potássio para o meio extracelular, o que contribui para que esse meio se torne menos eletronegativo do que o interior do axônio.

c) no potencial de ação, o influxo de sódio através do axolema é devido à abertura dos canais para esse íon e o transporte ocorre sem gasto de energia do ATP.

d) o efluxo de potássio para o meio extracelular ocorre por difusão passiva, e se dá posteriormente ao fechamento dos canais de sódio.

e) a onda de despolarização percorre o axolema e provoca a liberação do mediador, armazenado em vesículas, no telodendro do axônio.

19. (Emescam 2008-1) O sistema nervoso central está protegido contra a dessecação e contra possíveis traumatismos pelas meninges: dura-máter, pia-máter e aracnóide, e pelo líquido cefalorraquidiano (líquor). Este último preenche um espaço denominado:

a) peridural. b) epidural. c) subaracnóideo. d) hipocampal. e) subdural. 20. (Emescam 2008-1) Imagine as situações descritas a seguir: 1ª situação – um indivíduo vai tomar uma

injeção, fica com o braço distendido, recebe a picada da agulha e não esboça nenhum tipo de reação; 2ª situação – alguém estava conversando distraído e foi espetado com um alfinete. Imediatamente solta um grito de espanto e dá, instintivamente, um salto se afastando do objeto. Nas duas situações descritas, as regiões do sistema nervoso que controlaram as reações dos indivíduos foram respectivamente:

a) córtex cerebral e medula espinhal. d) córtex cerebral e cerebelo. b) córtex cerebral e hipotálamo. e) cerebelo e medula espinhal. c) medula espinhal e hipotálamo.

21. (EMESCAM 2004) Foi feita a retirada cirúrgica da hipófise de um rato adulto. Esse animal poderá apresentar, em decorrência da retirada da hipófise:

a) aumento de volume do córtex da suprarrenal. b) redução de volume da medula da suprarrenal. c) redução da produção de tiroxinas.

d) se for uma fêmea manterá a ovulação mas não formará corpo amarelo. e) apresentará redução acentuada na produção do paratormônio.

22. (EMESCAM 2004) Analise a relação entre o hormônio e um de seus efeitos principais, relacionados abaixo. Qual a relação mais correta?

a) Insulina e metabolismo do cálcio. b) Tiroxina e captação de glicose.

c) Estrogênio e secreção glandular no endométrio. d) FSH e estímulo para produção de progesterona. e) ADH e reabsorção de água no rim.

a) haverá hipotrofia da neurohipófise.

b) haverá excesso de gonadotrofinas na circulação. c) a adenohipófise diminuirá de tamanho.

d) os caracteres sexuais não sofrerão alterações. e) haverá redução da produção de insulina.

24. (EMESCAM 2005) O que poderá acontecer com a hipófise de um rato castrado após a maturação sexual?

a) Não apresentará nenhuma alteração.

b) Aumentará o número de células produtoras de ADH. c) Aumentará o número de células produtoras de FSH. d) Diminuirá o número de células produtoras de FSH.

e) Aumentará o número de todas as células que produzem hormônios tróficos como TSH, ACTH e FSH. 25. (EMESCAM 2007/2) Um cientista ao realizar um experimento com cobaias, deve analisar a natureza

química das substâncias isoladas de uma amostra de sangue venoso colhido das glândulas adrenais dos animais. Por certo, o pesquisador não deve encontrar no sangue examinado:

a) aldosterona. b) melatonina. c) adrenalina. d) andrógenos. e) cortisol. GABARITO: 1-B 2-C 3-B 4-B 5-A 6-D 7-D 8-D 9-D 10-A 11-A 12-C 13-B 14-D 15-B 16-A 17-D 18-B 19-C 20-A 21-C 22-E 23-B 24-C 25-B

O UP Centro Educacional, com muito orgulho,

Documentos relacionados