• Nenhum resultado encontrado

O grande vacúolo da célula vegetal adulta ocupa a maior parte do volume citoplasmático e sua concentração é o fator primordial para regular as trocas osmóticas entre a célula e o ambiente que a cerca. As células que apresentam bom volume de água terão a membrana plasmática pressionada contra a parede de celulose rígida, a qual vai oferecendo resistência crescente à entrada de água no citoplasma.

Há uma equação que descreve as trocas osmóticas: Sc = Si - M

Sc = Sucção celular; Si = Sucção interna (será tanto maior quanto maior for a concentração osmótica do vacúolo e do citoplasma da célula); M = resistência da membrana celulósica

Outra forma de expressar as mesmas grandezas: D.P.D. = P.O. - P.T.

D.P.D. = Déficit de pressão de difusão; P.O. = Pressão osmótica; P.T. = Pressão de turgor

TRANSPORTE ATIVO: Quando a permease (proteína carreadora ou transportadora) atua

movimentando solutos contra uma gradiente favorável, havendo, por isso, gasto de energia.

Tranporte ativo primário: Há gasto direto de ATP. Ex.: Bomba de sódio/potássio.

Transporte ativo secundário: É um mecanismo de transporte ativo através do qual uma substância

é transportada contra um gradiente eletroquímico, aproveitando o gasto de energia (ATP) estabelecido para o transporte de uma outra substância que é transportada a favor de seu gradiente eletroquímico. Pode ser do tipo cotransporte, quando as substâncias são transportadas no mesmo sentido ou contratransporte, quando as substâncias são transportadas em sentidos diferentes. Ex.: cotransporte sódio/glicose.

QUESTÕES OBJETIVAS

1. Os protozoários que habitam a água doce possuem no seu citoplasma um sistema eficiente de controle interno da pressão osmótica, desempenhado pelos vacúolos contráteis. Um estudante do ensino médio, ao assistir um experimento em laboratório, observou que um desses animais foi colocado numa solução A onde se registrou a formação de vacúolos contráteis numa razão de 11 por minuto. O mesmo animal quando alocado numa solução B originou vacúolos numa razão de 4 por minuto. Com base na presente constatação, assinale a alternativa correta:

a) a solução A é hiperosmótica em relação à solução B. b) as soluções A e B são isosmóticas.

c) as soluções A e B são isosmóticas em relação ao protozoário. d) a solução B é hiperosmótica em relação à solução A.

e) a parede celular do protozoário se mostrou mais resistente à solução B.

2. Em fevereiro de 1972, Singer e Nicholson propuseram, para explicar a configuração molecular da membrana celular, o “modelo do mosaico fluido” que tem como significado o (a)

a) difusão facilitada de moléculas lipossolúveis através da bicamada lipídica. b) solubilidade das moléculas polares e apolares através da bicamada lipídica.

c) movimento ativo das moléculas de proteínas periféricas (extrínsecas) através da bicamada lipídica. d) movimento de transporte de massa através da bicamada lipídica.

e) movimento dos lipídios e proteínas integrais (intrínsecas) no interior da bicamada lipídica.

3. Um indivíduo possui uma doença genética que não permite que os fosfolipídios da membrana celular dos leucócitos fundam-se, livremente, com outras membranas no interior da célula. Os mecanismos de defesa nesse indivíduo estariam afetados por que:

a) as células seriam incapazes de formar os lisossomos a partir do retículo endoplasmático rugoso. b) não poderia ocorrer fagocitose ou pinocitose nessas células.

c) os lisossomos dessas células seriam formados sem o conteúdo de hidrolases ácidas.

d) os vacúolos de endocitose não poderiam se fundir com os lisossomos que, assim, não poderiam exercer a sua função lítica.

4. Quando uma molécula atravessa a membrana celular auxiliada pela ação de uma permease o fenômeno é denominado

a) transporte ativo. d) fagocitose. b) pinocitose. e) difusão facilitada. c) difusão simples.

5. Observe a figura que ilustra um caso de transporte através da membrana celular. Trata-se de um fenômeno de:

a) difusão facilitada.

b) cotransporte do tipo simporte. c) cotransporte do tipo antiporte. d) difusão passiva.

e) transporte ativo.

QUESTÕES DISCURSIVAS

1. O gráfico representa as velocidades de transporte (fluxo) de duas variedades de soluto através damembrana celular, segundo os seus gradientes de concentração. Acerca dessas duas modalidadesde transporte, responda:

a) O que ambas as modalidades de transporte possuem em comum? b) O que significa a curva hiperbólica no fenômeno de difusão facilitada? c) Como um hormônio esteroide atravessa a membrana celular? Justifique.

2. A figura representa um desenho esquemático de uma célula eucariota vista ao microscópioeletrônico. Acerca do mesmo, responda:

a) Qual é a variedade de célula ilustrada no esquema?

b) Dê duas características dessa célula que justifiquem a sua resposta. c) O que a seta 1aponta?

d) O que a seta 2aponta?

3. Quais as funções do glicocálix e em qual face da membrana ele se encontra? Por quê? 4. Diferencie uniporte de cotransporte.

5. Diferencie antiporte de simporte e dê um exemplo de cada um.

AULA 8

QUESTÕES OBJETIVAS

1. Através de um experimento em laboratório, moléculas marcadas com um composto fluorescente foram microinjetadas no citoplasma de uma célula epitelial. Cerca de dez minutos mais tarde, a presença dessas moléculas fluorescentes foi detectada no interior das células adjacentes que não receberam previamente o marcador. O fenômeno descrito constitui uma evidência de que as células epiteliais do experimento estão unidas por:

a) desmossomos.

b) junções tipo gap (gap junctions). c) zônulas de adesão.

d) zônulas de oclusão. e) interdigitações.

2. Observe o esquema que ilustra a composição molecular parcial de um fragmento da membrana celular de uma célula animal. A molécula apontada é:

a) um fosfolipídio. b) uma proteína. c) o colesterol. d) o glicerol.

e) uma glicoproteína.

3. A especificidade do sistema ABO de grupos sanguíneos, depende de moléculas de oligossacarídeos de cadeia curta e parecidos entre si, presentes na face externa da membrana plasmática das hemácias. Nas hemácias do grupo A o monossacarídeo terminal da cadeia oligossacarídica é a N-acetilgalactosamina e nas do grupo B o açúcar é a galactose. Quando estes monossacarídeos terminais estão ausentes, as hemácias pertencem ao grupo O. As moléculas de oligossacarídeos constituem o (a):

a) parede celular. d) glicocálice. b) ectoplasma. e) exoesqueleto. c) cápsula.

4. Todas as células possuem uma membrana plasmática, ou plasmalema, que separa o conteúdo protoplasmático, ou meio intracelular, do meio ambiente. A existência e integridade dessa estrutura são importantes, porque a membrana:

a) regula as trocas entre a célula e o meio, só permitindo a passagem de moléculas de fora para dentro da célula e impedindo a passagem em sentido inverso;

b) possibilita à célula manter a composição intracelular diversa do meio ambiente; c) impede a penetração de substâncias existentes em excesso no meio ambiente;

d) torna desnecessário o consumo energético para captação de metabólitos do meio externo; e) impede a saída de água do citoplasma.

5. Sobre o mecanismo de transporte ativo, através da membrana celular, são feitas as seguintes afirmações:

I. Para que moléculas sejam transportadas a partir de uma solução mais concentrada para uma menos concentrada, através da membrana celular, a célula deve desprender energia, e isto é denominado transporte ativo.

II. Dentre as diferentes substâncias que são, com frequência, transportadas ativamente através da membrana celular estão:aminoácidos, íons sódio, íons potássio, íons hidrogênio e vários monossacarídeos.

III. O mecanismo básico envolvido no transporte ativo depende de transportadores específicos, que reagem de maneira reversível com as substâncias transportadas, sob a ação de enzimas e com consumo de energia.

Escreveu-se corretamente em:

a) I e II apenas d) I, II e III

b) I e III apenas e) nenhuma delas c) II e III apenas

QUESTÕES DISCURSIVAS

1. Diferencie transporte ativo de passivo. 2. Diferencie fagocitose de pinocitose.

3. Explique a formação da parede celular vegetal. 4. Diferencie transporte ativo primário e secundário 5. Diferencie difusão, difusão facilitada e osmose.

AULA 9

CITOPLASMA

DEFINIÇÃO: Região situada entre a membrana plasmática e o núcleo em células eucariotas ou todo

espaço intracelular, em células procariotas.

CONSTITUIÇÃO: hialoplasma ou citosol (material líquido, viscoso e translúcido); organelas

citoplasmáticas; citoesqueleto. Em células procariotas não ocorrem as organelas membranosas e o citoesqueleto.

CITOSOL: É o líquido que preenche o citoplasma. Composto por água e diversas substâncias,

principalmente proteínas. Por conta da abundância de água (cerca de 80%) o hialoplasma é o ambiente ideal para a ocorrência de reações químicas.

CITOESQUELETO: Complexa estrutura constituída por tubos (microtúbulos) e filamentos

(microfilamentos) e filamentos intermediários.

O citoesqueleto define a forma e organiza a estrutura interna da célula.

Microtúbulos: Constituídos por moléculas de uma proteína chamada tubulina. São estruturas

tubulares que podem aumentar ou diminuir em comprimento pela incorporação ou liberação de moléculas de tubulina em suas extremidades. Eles são constantemente desmontados e montados em novas configurações, o que determina mudanças na forma da célula e a redistribuição dos componentes no seu interior. Os microtúbulos originam-se sempre em um local especial do citoplasma, conhecido como centrossomo ou centro celular, no qual ocorre o MTOC (centro de organização microtubular).

Microfilamentos: Constituídos por moléculas de uma proteína chamada actina. A actina é a proteína

intracelular mais abundante nas células eucariontes. Nas células animais e vegetais os microfilamentos aparecem no citoplasma de duas formas: associadas lado a lado formando feixes ou entrelaçados, formando redes.

Filamentos intermediários: constituídos por diversos tipos de proteínas celulares. Sua principal

função é dar suporte mecânico à membrana plasmática nos locais em que se estabelece contato com as células vizinhas. A queratina é um tipo de filamento intermediário que reveste a camada mais externa da pele impedindo que as células desse tecido se separem ou se rompam ao serem submetidas, por exemplo, a um esticamento.

CITOESQUELETO E A MOVIMENTAÇÃO CELULAR: Dois tipos de movimentos celulares

acontecem graças à ação dos componentes do citoesqueleto:

Ciclose: corrente citoplasmática importante para a distribuição de substâncias na célula.

Movimento ameboide: mudanças na consistência do citoplasma que passa de um estado mais

consistente (gel), para um mais fluído (sol) e vice-versa, promovendo a locomoção por emissão de pseudópodes e a fagocitose.

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

Documentos relacionados