• Nenhum resultado encontrado

Exercícios de Fixação

No documento Prof. José Jayme Moraes Junior 2 (páginas 35-42)

2. P rincípios de Contabilidade (aprovados pela Resolução do Con-

2.8. Exercícios de Fixação

1.(Técnico em Contabilidade-CEB-2010-Funiversa) Julgue os itens que se

seguem e assinale a alternativa correta.

I Os usuários internos da contabilidade são os gerentes, diretores, administradores e colaboradores; e os usuários externos são os acionistas, instituições financeiras, fornecedores, governo e sindicatos.

II As funções da contabilidade são as de coleta de dados, registro dos dados e elaboração de relatórios e as técnicas utilizadas no trabalho são a escrituração contábil, a elaboração das demonstrações contábeis, a auditoria e a análise das demonstrações contábeis.

III As contas classificam-se em patrimoniais e de resultado. As contas patrimoniais representam bens, direitos e obrigações da entidade e compõem o balanço patrimonial; logo, seus saldos são transferidos para os outros exercícios. As contas de resultado registram as operações que envolvem receitas e despesas e seus saldos são encerrados no final do exercício, objetivando a apuração do lucro ou do prejuízo do período. Esse resultado será transferido para o balanço patrimonial, procedimento que caracteriza o seu fechamento.

(A) Nenhum item está certo. (B) Apenas o item I está certo. (C) Apenas o item II está certo. (D) Apenas o item III está certo. (E) Todos os itens estão certos.

2.(Técnico em Contabilidade-CEB-2010-Funiversa) Com relação aos

conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade, julgue os itens subsequentes e assinale a alternativa correta.

I No início da civilização já se observava a função da contabilidade, ou seja, avaliar os acréscimos ou decréscimos da criação de rebanho, utilizando-se, para tal, um monte de pedrinhas para estabelecer a correspondência entre elas e as ovelhas. Ao comparar o monte de pedrinhas de cada período, o pastor observava se havia obtido lucro ou prejuízo em suas atividades, tudo isso há 4000 anos antes de Cristo.

II Em 1949, o Frei Luca P acioli escreveu a primeira literatura contábil relevante, consolidando o método das partidas dobradas, expressando a causa e o efeito do fenômeno patrimonial com os termos “débito” e “crédito”.

III Contabilidade é a ciência social que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro dos dados, com a finalidade de oferecer informações sobre sua composição e suas variações. De acordo com a Deliberação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nº 29, a contabilidade é

Prof. Moraes Junior

(A) Nenhum item está certo. (B) Apenas o item I está certo. (C) Apenas o item II está certo. (D) Apenas o item III está certo. (E) Todos os itens estão certos.

3.(Técnico em Contabilidade-CEB-2010-Funiversa) É o conjunto de bens,

direitos e obrigações avaliáveis em moeda e vinculados a uma entidade pela propriedade, por cessão ou a qualquer título. Os bens podem ser definidos como itens avaliados em moeda e são capazes de satisfazer às necessidades das entidades, sejam essas pessoas físicas ou jurídicas. Os direitos são os valores a receber de terceiros; gerados por meio de operações da entidade, e as obrigações representam as dívidas que a entidade contrata junto a terceiros. Tais informações relacionam-se ao conceito de

(A) patrimônio. (B) propriedade.

(C) propriedade geral. (D) ativo total.

(E) ativo parcial.

(Analista Sênior-Apex-Brasil-2006-Funiversa)

4. De acordo com os P rincípios Fundamentais de Contabilidade Brasileiros, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. O P rincípio da Entidade reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade.

II. O P rincípio da Entidade afirma a autonomia patrimonial, evidenciando, portanto, a necessidade da diferenciação do P atrimônio pertencente a uma pessoa ou um conjunto de pessoas físicas e uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

III. O P rincípio da Continuidade afirma que o patrimônio da Entidade, na sua composição qualitativa e quantitativa, depende das condições em que provavelmente se desenvolverão as operações da Entidade.

IV. A situação-limite na aplicação do P rincípio da Continuidade é aquela em que há a completa cessação das atividades da Entidade.

V. O Princípio da Oportunidade refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.

(A) Apenas uma afirmativa está certa. (B) Apenas duas afirmativas estão certas. (C) Apenas três afirmativas estão certas. (D) Apenas quatro afirmativas estão certas. (E) Todas as afirmativas estão certas.

Prof. Moraes Junior

5. De acordo com os P rincípios Fundamentais de Contabilidade Brasileira, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. O P rincípio da Oportunidade abarca dois aspectos distintos, mas complementares: a integridade e a tempestividade.

II. P ara o P rincípio da Oportunidade o objetivo está na completeza da apreensão das variações, do seu oportuno conhecimento, enquanto, no Princípio da Competência, o fulcro está na qualificação das variações diante do Patrimônio Líquido.

III. Usuários da informação contábil são pessoas físicas e/ou jurídicas com interesse na entidade, que utilizam as informações contábeis desta para seus próprios fins.

IV. A confiabilidade da informação contábil refere-se ao fato de que a informação contábil deve chegar ao conhecimento do usuário em tempo hábil, a fim de que este possa utilizá-la para seus fins.

V. A compreensibilidade da informação contábil deve ser exposta da forma mais compreensível possível ao usuário que se destine.

(A) Apenas uma afirmativa está certa. (B) Apenas duas afirmativas estão certas. (C) Apenas três afirmativas estão certas. (D) Apenas quatro afirmativas estão certas. (E) Todas as afirmativas estão certas.

6. De acordo com os P rincípios Fundamentais de Contabilidade Brasileira, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. De acordo com a Resolução CFC n. 750/1993, na aplicação dos P rincípios Fundamentais de Contabilidade a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais.

II. Os P rincípios Fundamentais de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade.

III. Segundo a Resolução CFC n. 750/1993 são P rincípios Fundamentais de Contabilidade: o da Entidade; o da Continuidade; o da Oportunidade; o do Registro pelo Valor original; o da Atualização Monetária; o da Competência e o da Prudência.

IV. De acordo com a Resolução CFC n. 750/1993, no princípio da oportunidade o registro deve ensejar o reconhecimento universal das variações ocorridas no patrimônio da entidade, em um período de tempo determinado.

V. Segundo a Resolução CFC n. 750/1993, o princípio da competência aborda a questão da contabilização das receitas e despesas ocorridas e não necessariamente pagas ou recebidas.

(A) Apenas uma afirmativa está certa. (B) Apenas duas afirmativas estão certas. (C) Apenas três afirmativas estão certas. (D) Apenas quatro afirmativas estão certas.

Prof. Moraes Junior

7. Segundo a Resolução CFC n. 750/1993, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. as receitas também são consideradas realizadas quando da extinção, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo, sem o desaparecimento concomitante de um ativo de valor igual ou maior.

II. as despesas também são consideradas incorridas pela diminuição ou extinção do valor econômico de um ativo.

III. as despesas também são consideradas incorridas pelo surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo.

IV. uma vez integrado no patrimônio, o bem, direito ou obrigação não poderão ter alterados seus valores intrínsecos, admitindo-se, tão-somente, sua decomposição em elementos e/ou sua agregação, parcial ou integral, a outros elementos patrimoniais.

V. uma vez integrado no patrimônio, o bem, direito ou obrigação poderão ter alterados seus valores intrínsecos, admitindo-se, tão-somente, sua decomposição em elementos e/ou sua agregação, parcial ou integral, a outros elementos patrimoniais.

(A) Apenas uma afirmativa está certa. (B) Apenas duas afirmativas estão certas. (C) Apenas três afirmativas estão certas. (D) Apenas quatro afirmativas estão certas. (E) Todas as afirmativas estão certas.

(Professor de Educação Básica-Contabilidade-Seplag/DF-2010-

Funiversa)

8. Ao registrar, na contabilidade da sociedade, um valor relativo à compra de passagens aéreas para uso particular de um dos diretores dela, o contador não observou o princípio contábil do(a)

(A) competência.

(B) denominador comum monetário. (C) prudência.

(D) prudência e da moralidade. (E) entidade.

9. Com base nas normas brasileiras de contabilidade, é pressuposto indispensável à integridade e à fidedignidade dos registros contábeis dos atos e dos fatos que afetam ou possam afetar o patrimônio da entidade pública o princípio

(A) do denominador comum monetário. (B) do custo histórico como base de valor. (C) da competência.

(D) da oportunidade. (E) da entidade.

Prof. Moraes Junior

10.(Fiscal de Rendas-Rio de Janeiro-RJ-Esaf-2010) Assinale abaixo a

única opção que contém uma afirmativa verdadeira.

a) P elo princípio da continuidade, a entidade deverá existir durante o prazo estipulado no contrato social e terá seu P atrimônio contabilizado a Custo Histórico.

b) P ara obedecer o princípio contábil da prudência, quando houver duas ou mais hipóteses de realização possível de um item, deve ser utilizada aquela que representar um maior ativo ou um menor passivo.

c) Segundo o princípio da competência, as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que, efetivamente, ocorrerem os recebimentos ou pagamentos respectivos.

d) O princípio da oportunidade determina que os registros contábeis sejam feitos com tempestividade, no momento em que o fato ocorra, e com integralidade, pelo seu valor completo.

e) Existe um princípio contábil chamado “Princípio da Atualização Monetária” que reconhece que a atualização monetária busca atualizar o valor de mercado e não o valor original; por isso, não se trata de uma “correção”, mas apenas de uma “atualização” dos valores.

11.(Fiscal de Rendas-Rio de Janeiro-RJ-Esaf-2010) Assinale abaixo

a única opção que contém uma afirmativa falsa.

a) A finalidade da Contabilidade é assegurar o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins.

b) A Contabilidade pode ser conceituada como sendo “a ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não”.

c) P ode-se dizer que o campo de aplicação da Contabilidade é a entidade econômico administrativa, seja ou não de fins lucrativos.

d) O objeto da Contabilidade é definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma entidade econômico-administrativa.

e) Enquanto a entidade econômico-administrativa é o objeto da Contabilid- ade, o patrimônio é o seu campo de aplicação.

12.(Analista Técnico-Controle e Fiscalização-Susep-2010-Esaf) A

legislação vigente sobre as sociedades anônimas estabelece o que deve ser computado na determinação do resultado do exercício. Diz a lei que devem ser incluídas as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente de sua realização em moeda, bem como os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos. Ao analisar essa determinação, pode-se dizer que, com ela, a lei está consagrando o princípio contábil

Prof. Moraes Junior a) da Oportunidade. b) da Realização da Receita. c) da Prudência. d) da Igualdade Contábil. e) da Competência.

13.(Analista de Planejamento e Orçamento-Mpog-2010-Esaf) De

acordo com a Resolução 750/93, do Conselho Federal de Contabilidade, foram aprovados os seguintes P rincípios Fundamentais de Contabilidade: da Competência; da P rudência; do Denominador Comum Monetário; do Custo como Base de Valor; da Realização da Receita; da Entidade; e da Continuidade. A afirmativa “a todo débito corresponde um crédito de igual valor” se refere ao princípio contábil

a) da Prudência. b) da Competência.

c) do Custo como Base de Valor.

d) do Denominador Comum Monetário. e) não se refere a nenhum princípio.

14.(Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil-2009-Esaf) O Conselho

Federal de Contabilidade, considerando que a evolução ocorrida na área da Ciência Contábil reclamava a atualização substantiva e adjetiva de seus princípios, editou, em 29 de dezembro de 1993, a Resolução 750, dispondo sobre eles. Sobre o assunto, abaixo estão escritas cinco frases. Assinale a opção que indica uma afirmativa falsa.

a) A observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).

b) Os Princípios Fundamentais de Contabilidade, por representarem a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, a ela dizem respeito no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o patrimônio das Entidades.

c) O P rincípio da entidade reconhece o P atrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial e a desnecessidade da diferenciação de um P atrimônio particular no universo dos patrimônios existentes.

d) O patrimônio pertence à entidade, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.

e) São P rincípios Fundamentais de Contabilidade: o da entidade; o da continuidade; o da oportunidade; o do registro pelo valor original; o da atualização monetária; o da competência e o da prudência.

Prof. Moraes Junior GABARITO: 1 – E 2 – E 3 – A 4 – E 5 – E 6 – D 7 – D 8 – E 9 – D 10 – D 11 – E 12 – E 13 – E 14 – C

Prof. Moraes Junior

No documento Prof. José Jayme Moraes Junior 2 (páginas 35-42)

Documentos relacionados