• Nenhum resultado encontrado

O objetivo desta se¸c˜ao ´e apresentar os fundamentos da linguagem XML. Sendo mostrado apenas o suficiente para o entendimento desta tese.

A linguagem XML ´e muito mais poderosa e maiores detalhes de toda esta teoria podem ser encontrados na literatura, por exemplo em [18].

2.3.1

O que ´e XML?

XML ´e um conjunto de regras para a defini¸c˜ao semˆantica de tags que quebram um documento em partes e identificam as diferentes partes deste documento.

As tags se diferenciam dos dados formados por caracteres (textos n˜ao marcados) por estarem contidas em colchetes como “<” e “>” como “<aqui>”. Portanto, um documento ´e formado por tags e dados que combinados formam elementos. O elemento come¸ca com uma tag de abertura e termina com uma de fechamento.

XML ´e uma meta-markup language. ´E uma linguagem em que podemos criar as tags que precisarmos, dando a elas o nome que acharmos mais conveniente de forma que tenham um significado extra de acordo com o contexto. Estas tags

precisam ser organizadas de acordo com certos princ´ıpios gerais, mas estes s˜ao bem flex´ıveis.

XML pode ser designado para ser usado na Internet, no entanto tem outros importantes usos:

• Uma forma de armazenamento para processadores de palavras; • Um formato para a troca de dados entre diferentes programas; • Um caminho para preservar dados num modo de leitura humana.

2.3.2

HTML × XML

XML n˜ao ´e apenas outra markup language como HTML (Hypertext Markup Lan- guage) que define um n´umero fixo de tags que descreve um n´umero fixo de elemen- tos.

XML ´e muito mais flex´ıvel e acess´ıvel para os v´arios usos do que HTML. HTML ´e realmente bom somente para descrever layout. Usando HTML ´e poss´ıvel tornar uma palavra negrito ou it´alico. Em XML, como as marca¸c˜oes s˜ao definidas em outros documentos este tipo de formata¸c˜ao pode ser feita de uma maneira mais clara e de f´acil manuten¸c˜ao.

Exemplo 2.9 Um exemplo em HTML:

Uma m´usica pode ser descrita usando a defini¸c˜ao de t´ıtulo, de data, uma lista n˜ao ordenada e uma lista de itens. Deste modo nenhuma tag tem realmente rela¸c˜ao com m´usica.

<dt> Dan¸ca Espanhola <dd> por Tchaikovsky <ul>

<li> Orquestra: Sinfˆonica de Berlim <li> Regente: Gunther von Clidows <li> Dura¸c˜ao: 3’54

<li> CD: J´oias da M´usica </ul>

Exemplo 2.10 O mesmo exemplo em XML:

Em vez de tags gen´ericas como <dt> e <li>, este exemplo usa tags com signifi- cado como <M ´USICA>, e <T´ITULO>. Que traz vantagens, como a facilidade da leitura do c´odigo.

<M´USICA>

<T´ITULO> Dan¸ca Espanhola </T´ITULO>

<COMPOSITOR> Tchaikovsky </COMPOSITOR>

<ORQUESTRA> Orquestra Sinfˆonica de Berlim </ORQUESTRA> <REGENTE> Gunther von Clidows </REGENTE>

<DURAC¸ ˜AO> 3’54 </DURAC¸ ˜AO> <CD> J´oias da M´usica </CD> </M´USICA>

XML ´e, em um n´ıvel b´asico, um incr´ıvel formato simples de dados. Em um alto n´ıvel, XML se auto descreve. Se uma pessoa sem nenhum conhecimento de XML encontrar o c´odigo acima escrito em uma folha de papel, esta pessoa ser´a capaz de perceber que se trata da descri¸c˜ao de uma m´usica, cujo t´ıtulo ´e Dan¸ca Espanhola.

2.3.3

Pontos Fortes de XML

• Inteligˆencia: a XML ´e inteligente para qualquer n´ıvel de complexidade. A marca¸c˜ao pode ser alterada de uma marca¸c˜ao mais geral como

“<C ˜AO> Lassie </C ˜AO>”

para uma mais detalhista, como

• Adapta¸c˜ao: A adapta¸c˜ao de XML ´e infinita. Marca¸c˜oes personalizadas podem ser criadas para qualquer necessidade. Se for preciso fazer uso de uma marca¸c˜ao que descreva uma m´usica cl´assica de maneira diferente de uma m´usica folcl´orica, ela pode ser feita.

• Manuten¸c˜ao: XML ´e de f´acil manuten¸c˜ao, pois isola o conte´udo da for- mata¸c˜ao. O que simplifica o desenvolvimento e a manuten¸c˜ao. Pessoas dife- rentes com experiˆencias diferentes podem trabalhar independentemente nas informa¸c˜oes de um documento e no formato, estilo e est´etica.

• Simplicidade: XML ´e uma evolu¸c˜ao de SGML - Standard Generalized Markup Language. O problema com SGML ´e que esta usa uma forma de gerenciamento profissional da informa¸c˜ao. XML representa um tentativa de simplificar SGML a um n´ıvel que esta possa ser usada facilmente. O re- sultado ´e uma vers˜ao simplificada de SGML que cont´em todas as partes de SGML que as pessoas estavam habituadas a usar.

• Transferˆencia de Dados: As duas principais vantagens da XML sobre as outras linguagens de transferˆencia de dados ´e que ela ´e muito expressiva e extens´ıvel. Na verdade, ´e poss´ıvel dizer qualquer coisa sobre qualquer assunto. Ela tamb´em possui uma sintaxe consistente e de f´acil compreens˜ao que a torna simples de ser analisada. Portanto:

– A XML pode capturar o tipo de informa¸c˜ao que ´e transferida entre aplicativos.

– Os documentos XML podem ser personalizados para se ajustarem a necessidades muito espec´ıficas.

Documentos relacionados