• Nenhum resultado encontrado

Estádio V – Oportunidade estratégica

4.3.5 Factor Estilo

Este elemento caracteriza a postura que os gestores chave devem ter para obtenção das metas da organização, incluindo também o estilo cultural da organização. É por isso necessário avaliar a postura dos gestores seniores, verificando se existe uma postura de diálogo democrático, individualista, se o trabalho é em equipa, se o estilo adoptado é o de não incomodar.

a) Postura dos gestores séniores

Verificar a postura dos gestores séniores na organização. Estádio I

Neste estádio o estilo predominante é o desconhecimento relacionado com o uso das TI, originado pela contratação de recursos externos, os quais mostram pouco interesse pela organização, dado que permanecerão na mesma, durante pouco tempo. Deste modo a organização encontra-se no primeiro estádio de maturidade.

b)Estilo adoptado

Verificar que estilo é adoptado pelo pessoal de SI, se adoptam um estilo de “não incomodar”, ou um estilo “para-agora”.

c) Iniciativas empreendidas

Verificar que tipo de iniciativas são empreendidas, se existem iniciativas isoladas ou em grupo, se são ou não descoordenadas.

d)Especialização da equipa de SI

Verificar se os colaboradores de SI possuem especialização em metodologias de desenvolvimento de sistemas e técnicas estruturadas.

Estádio II

Este é o estádio inicial no entendimento das necessidades dos utilizadores, onde o estilo adoptado é o de “não incomodar” pois assumem que a organização está a beneficiar ao máximo com o que estão a fazer, para tal desenvolvem sistemas tão rápido quanto possível. Adoptam um estilo para-agora, onde constroem SI com pouco planeamento prévio e instalam os sistemas na organização. A competência técnica continua a ser o requisito predominante do pessoal de SI. São empreendidas iniciativas isoladas e descoordenadas de SI. Existe uma especialização em metodologias de desenvolvimento de sistemas e técnicas

estruturadas. As organizações encontram-se desta forma no segundo estádio de maturidade.

Estádio III

Neste estádio predomina um estilo de revogação ou delegação de responsabilidades do Departamento de PD noutros membros da organização, normalmente utilizadores finais, procurando desta forma fugir às responsabilidades no caso de promessas não cumpridas. O gestor sénior da organização procura frequentemente conselhos sobre projectos de SI/TI, junto do gestor de SI. O pessoal de SI adopta posições defensivas.

Estádio IV

Pretende-se um estilo de cooperação e colaboração, havendo um diálogo democrático, de modo que as TI funcionem em benefício de toda a organização. Existe um sentido genuíno de cooperação, de capacidade de trabalho, em ligação estreita entre os utilizadores e pessoal de SI e é estabelecida e acordada uma dialética para os assuntos de SI. Este é o estilo que caracteriza o quarto estádio de maturidade.

Estádio V

Neste estádio são impelidas iniciativas de “produtos de SI campeões”, sendo estes produtos/ideias que trazem vantagens competitivas à organização. Existe uma postura individualista, onde não há partilha das boas ideias. Deste modo quem as possui defende-as de forma a poder trabalhar nelas individualmente.

Estádio VI

Neste estádio o estilo é de total interdependência entre a função SI e o negócio, trabalhando em equipas de modo a construírem e a obterem o sucesso da organização, havendo tomadas de decisão conduzidas por metas comuns de SI e negócio. O potencial estratégico da informação é frequentemente utilizado.

A tabela 4.7 apresenta a síntese do factor estilo, onde se constata que num primeiro estádio de maturidade o estilo é desconhecedor, terminando no sexto estádio onde ocorre total interdependência entre a função SI e o negócio.

Tabela 4.7– Tabela síntese do Factor - Estilo

Factor Estádio I Estádio II Estádio III Estádio IV Estádio V Estádio VI

Estilo Desconhecedor Não incomodar; Estilo para- agora Revogação ou delegação de responsabilida des Diálogo democrático Individualista, sendo impelidas iniciativas de produtos SI campeão Total interdependên cia, formando equipas de negócio

4.3.6 Factor - Aptidões

As capacidades distintas do pessoal chave ou da organização como um todo caracterizam o factor Aptidões.

É necessário verificar as aptidões técnicas, de programação, de gestão, interpessoais, de negócio, especializadas, de liderança, as habilidades do pessoal chave (do pessoal de SI, dos analistas, do gestor SI, etc.).

a) Tipo de Aptidões

Verificar as aptidões técnicas do pessoal de SI, constatando se estas são limitadas, podendo haver sub-contratação de serviços no exterior da organização.

b) Tipo de postura

Verificar a postura do pessoal de SI, podendo ser em muitas casos individualista. c) Treino e formação

Verificar se é valorizado o treino e formação em SI/TI. Estádio I

Num primeiro estádio de maturidade as aptidões são mais tecnicistas e muito limitadas, onde se depara com uma postura individual, sendo as habilidades guardadas individual e secretamente. Não se valoriza o treino e formação em SI/TI na organização.

Estádio II

Continuam a existir poucas aptidões técnicas de instalação dentro da organização, especializando-se em metodologias de desenvolvimento de sistemas e técnicas estruturadas, aumentando as aptidões de programação e análise, apesar de ainda serem limitadas. É necessário para isto possuir conhecimentos em técnicas e metodologias de desenvolvimento.

Estádio III

Neste estádio começa a existir uma competência técnica considerável, onde o SI acredita que conhece o que o negócio precisa, sendo dada importância às aptidões de gestão de projectos. Assegurar que os sistemas em desenvolvimento sejam terminados dentro do prazo e orçamento previstos, é o principal objectivo neste estádio. Continuam a faltar ao gestor de SI aptidões interpessoais.

Estádio IV

Começam neste estádio a dar ênfase às aptidões relacionadas com o negócio, havendo uma integração organizacional. O pessoal de SI sabe como o negócio funciona e desenvolve além de aptidões de negócio, aptidões interpessoais claras. O responsável máximo de SI também possui boas aptidões interpessoais. Os utilizadores têm conhecimento de como funciona o SI, para a sua área.

Estádio V

As oportunidades são iminentes durante este estádio, estando os colaboradores da organização alerta com o intuito de identificar acontecimentos dos quais se consiga retirar vantagens estratégicas e de cooptar aptidões de gestão de projecto de organizações maiores. São desenvolvidas aptidões nucleares na área dos SI, sendo o gestor de SI membro da equipa executiva sénior. A função SI passa a ser vista como parte integrante do sucesso da organização, sendo desenvolvidas aptidões híbridas (SI-negócio) para serem utilizadas onde quer que seja possível. Existe um conhecimento por parte dos utilizadores em algumas áreas de SI.

Estádio VI

Neste estádio as SI e as suas potencialidades, assim como o negócio são entendidas pelos gestores seniores. As aptidões de liderança estratégica são consideradas essenciais e são evidentes as aptidões de gestão consensual.

A tabela seguinte (tabela 4.8), sintetiza as aptidões do pessoal chave pelos vários estádios de maturidade.

Tabela 4.8 – Tabela síntese do Factor - Aptidões

Factor Estádio I Estádio II Estádio III Estádio IV Estádio V Estádio VI

Aptidões Mais tecnicistas e muito limitadas Poucas aptidões técnicas de instalação, especializando- se em metodologias de desenvolvimento de SI Competência técnica considerável; Gestão de projectos; SI acredita que conhece o que o negócio precisa SI sabe como o negócio funciona; Integração organizacional; Gestão de negócio para os colaboradores de SI Oportunidades iminentes; Aptidões nucleares na área dos Si; Gestor de SI membro da equipa sénior; Utilizadores conhecem algumas áreas de SI O SI e as suas potencialidades são entendidas por todos os gestores seniores

Documentos relacionados