• Nenhum resultado encontrado

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.1 IDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS QUE ESTRUTURAM OS

4.1.3 Família C

Esta família faz parte do grupo “Terra para Todos”, que integra o núcleo “Luta Camponesa” da Rede Ecovida. Eles residem na comunidade Asa Branca, no Município de Palmital – PR. A unidade produtiva total é de aproximadamente 36 ha, como pode-se observar na imagem 9. No período em que foi realizada a visita, eram três pessoas que moravam na casa, o casal e uma filha, contudo o casal possui outros três filhos, que estudam em universidade fora do município.

Imagem 9 - Imagem aérea do Agroecossistema da Família C de Palmital - PR

Fonte: Adaptado do Google Maps (Acesso em jul. 2015)

Com relação à certificação da unidade produtiva, a família possui o certificado orgânico de parte da propriedade: horta (imagem10), pomar e a roça num total de 17 litros6 (1,02 ha). No pomar são cultivadas 24 espécies de frutas, entre elas: laranja, limão, uva e tangerina. As frutas são comercializadas, na sua grande maioria, através da Rede Ecovida.

6

Imagem 10 - Horta da Família C de Palmital - PR

Fonte: Imagem do autor

Com relação à renda da família a Figura 12 demonstra como está dividida. Os produtos certificados são fornecidos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), na sua grande maioria são: cebolinha, salsinha, alface, rúcula, almeirão, milho verde, feijão e mandioca. Com a certificação a família consegue comercializar os seus produtos com 30% a mais, na venda de seus produtos ao PNAE. O montante comercializado através do PNAE em 2014 foi de sete mil reais, já em 2015 entre os meses de março a junho, foram comercializados aproximadamente dois mil reais, de produtos que foram consumidos nas escolas do município.

A família também comercializa leite convencional, produzindo em média 20 litros dia. Nessa família a renda principal vem da produção do bicho da seda, que é trabalhada somente no verão: durante este período, a família consegue auferir até três mil reais por mês. No entanto, esta produção não é orgânica e sim um sistema integrado vertical, organizado por empresa privada.

Com relação à pecuária, são criados: porcos, vacas de leite e galinhas, sendo comercializados os porcos e galinhas esporadicamente, quando se tem excedente e compradores.

Figura 12 - Representação gráfica do fluxograma e quadro de renda monetária e renda não monetária, do agroecossistema da família C de Palmital - PR

Fluxo Renda não Monetária Fluxo Renda Monetária

1 Peixes A V. do Leite

2 Leite B V. de suínos

3 Carne C V. Feijão, Arroz, Caxi,

Milho verde e mandioca. 4 Mandioca, milho, arroz, feijão, amendoim, caxi e abóbora D Frutas em geral 5 Frutas E Hortaliças 6 Hortaliças F Casulo

7 Ovos G Recebe ajuda de custo

eventualmente do MPA Fonte: Elaborado pelo autor

Sobre os insumos utilizados na propriedade, observa-se na Figura 13, que o agricultor adquire cama de aviário para colocar nas amoreiras, que são fornecidas de alimento para o bicho da seda, além de sementes de hortaliças. A família trabalha utilizando as orientações do calendário biodinâmico e também maneja os “preparados7” para conviver com os insetos e

7

Os preparados podem ser considerados como remédios homeopáticos no que diz respeito às substâncias naturais utilizadas, aos processos de dinamização e a atuação através de forças e não de substâncias e por serem

doenças indesejáveis na produção. Citou-se como exemplo: a semente de milho tratada com o “preparado”, para evitar o ataque da lagarta falsa medideira (Pseudoplusiaincludens), a comparação feita foi com o milho do vizinho, que sempre tem problemas com a lagarta, já o milho produzido pela família, onde é utilizado o preparado não tem. Segundo o agricultor “O vizinho até veio aqui em casa, para saber qual era o veneno que nós utilizávamos para matar as lagartas do milho, ficou surpreso quando eu falei que eu utilizava apenas o preparado” (Relato fala agricultor).

Figura 13 - Representação gráfica do fluxograma de Insumos e Produtos do Agroecossistema da Família C.

Fluxo Produto Fluxo Insumo

A Peixes 1 Sal e medicamentos

B Leite 2 Cama de aviário e sementes de

hortaliças

C Carne

D Mandioca, milho, arroz, feijão, amendoim e abóbora

3 Esterco Bovino

E Frutas 4 Milho, mandioca, cana, capineira e abóbora.

F Hortaliças

G Ovos

Fonte: Elaborado pelo autor

utilizados em quantidades mínimas, entretanto eles não se prendem a teoria ou a prática da homeopatia médica. Eles são elaborados a partir de plantas medicinais, esterco e silício (quartzo), que são envoltos em órgãos animais, enterrados no solo e submetidos às influências da Terra e de seus ritmos anuais.

Para a piscicultura a propriedade dispõe de dois açudes, com aproximadamente 900 m², onde apenas um deles possui peixes. A área é bem privilegiada com relação a recursos hídricos, próximo da casa do agricultor existem 04 nascentes, que podem ser utilizadas para a piscicultura (imagem 11). No entanto o solo é raso, não sendo possível fazer açudes com uma capacidade maior de represar água. Assim, os açudes da família são pequenos. Contudo o agricultor relata que tem interesse em montar “um pesque pague”, para obter renda com a piscicultura. A família se interessa em trabalhar com a piscicultura orgânica, pois a demanda de peixe na região é grande. O agricultor relata que tinha carpa e tilápia no açude, mas a população de tilápia aumentou muito, por isso se optou em colocar traíras para controle populacional das tilápias. Depois da despesca não foram colocados mais peixes no açude. Futuramente a família pretende adequar os açudes para inserir mais espécies.

Imagem 11 - Açude da Família C de Palmital - PR

Fonte: Imagem do autor

Em relação a força de trabalho, esta é um entrave para aumentar a produção no agroecossistema, como pode ser observado na Figura 14.

Figura 14 - Representação gráfica do Fluxograma de Trabalho no Agroecossistema da família C de Palmital – PR

Fonte: Elaborado pelo autor

Sobre a mão de obra da família, o agricultor destaca que com a saída do filho e das filhas para estudar diminuiu a força de trabalho. Além da propriedade, o agricultor é presidente de uma associação de agricultores no município e é militante do Movimento dos Pequenos Agricultores. Por isso, ele tenta conciliar as atividades da associação e o trabalho em casa, sendo que o trabalho de casa fica mais a cargo da esposa e a filha mais nova.