• Nenhum resultado encontrado

Cápitulo IV. Desenvolvimento Regulamentações Contábeis

2. FINANCIAL ACCOUNTING STANDARDS BOARD FASB

2.1. Statement of Financial Accounting Standards

2.1.17. FASB Statement No 141, Business Combination

Este pronunciamento foi promulgado em junho de 2001 e veio para substituir o APB No. 16, Business Combination e o FASB Statement No. 38, Contabilização para pré-aquisições de contingências de empreendimentos adquiridos.

Este pronunciamento é aplicável a todos os business combinations iniciados após 30 de Junho de 2001. Este pronunciamento também se aplica a todos os business combinations contabilizados pelo “Purchase Method” cuja data de aquisição é 1 de julho de 2001, ou após. Entretanto, este pronunciamento não se aplica à fusão de duas ou mais organizações sem fins lucrativos, na aquisição de uma entidade com fins lucrativos por uma sem fins lucrativos e à fusão de duas ou mais empresas.

O Business Combination ocorre quando uma entidade adquire ativos que constituem um negócio, ou adquire ações de uma ou mais entidades e obtém seu controle. Este pronunciamento não é endereçado a transações onde o controle é obtido por diferentes meios de aquisição dos ativos ou ações. Para este pronunciamento, a formação de Joint Ventures não é um Business Combination.

Conforme explicado no parágrafo 32 e 33 do pronunciamento 38, o “Board” decidiu permitir a contabilização das contingências pré-aquisição baseado no Valor justo, quando for possível sua determinação.

O pronunciamento em questão exige que todos os ativos intangíveis adquiridos em um business combination: “be recognized as an asset apart from goodwill if it arises

from contractual or other legal right… or if it is separable”10. Estes ativos intangíveis incluem itens como: lista de clientes, software, marca, contratos de emprego entre outros.

O pronunciamento requer também que estes ativos intangíveis sejam contabilizados pelo seu Valor justo e que a estimativa de tempo utilizada para cálculo do Valor justo deva ser consistente com o objetivo da mensuração.

10

Seja reconhecido como um ativo separado do goodwill, caso seja um ativo contratual ou um direito legal...ou possa ser segregado+ FASB Statement 141 capitulo 3 pag. 23.

É importante citar que, em operações envolvendo empresas relacionadas, não é necessária a identificação e segregação dos ativos intangíveis nas demonstrações financeiras.

Para se determinar o valor de custo de uma entidade em uma aquisição utiliza- se o mesmo principio contábil na determinação dos ativos adquiridos individualmente, para os adquiridos em grupo e para os adquiridos em business combination.

O pagamento em dinheiro da entidade adquirente deve ser usado para definição de custo da entidade adquirida. Similarmente, o Valor justo deve ser distribuído entre os outros ativos considerados ativos financeiros ou propriedades. O Valor justo das obrigações incorridas pela entidade adquirente deve ser usado para medir o custo da entidade adquirida.

O Valor justo de títulos negociáveis no mercado é na maioria das vezes mais evidente que o Valor justo de uma entidade adquirida.

Portanto, a cotação de mercado de títulos emitidos para a realização do

business combination deve ser utilizada para estimar o Valor justo da entidade

adquirida. Certamente após possíveis ajustes devido à flutuação de preço, quantidades negociadas, custo de colocação, entre outros.

O preço de mercado em determinado período antes e depois do anúncio da transação deve ser considerado na determinação do Valor justo dos títulos emitidos pela empresa.

A entidade adquirente deve alocar o custo da entidade adquirida entre os ativos adquiridos e obrigações assumidas baseado no Valor justo na data da aquisição. Este procedimento conhecido como Alocação do Preço de Compra – Purchase Price

Allocation está descrito nos parágrafos 36 a 46 deste pronunciamento.

O parágrafo 37 deste pronunciamento apresenta um guia geral de como deve ser definido o valor para os ativos adquiridos e obrigações assumidas com exceção do goodwill:

a. Títulos negociáveis: Valor justo

b. Recebíveis: Valor presente do valor a ser recebido, considerando-se: taxa de juros apropriada, risco de inadimplência e custo de cobrança, se necessário.

c. Estoques

(1) Produtos acabados e merchandising: Valor de venda menos soma dos custos de venda.

(2) Produtos em processo: Valor de venda do produto acabado menos custos para sua complementação e custos de venda.

(3) Matéria-Prima: Valor de custo reposição

d. Fábrica e equipamento

(1) Valor de custo reposição de um bem de capacidade similar, a menos que a expectativa futura do uso deste ativo indique um valor menor ao valor da entidade adquirida.

(2) Valor de venda menos custo para a venda.

e. Ativos Intangíveis: Estimativas de Valor justo.

f. Outros ativos, incluindo terras, recursos naturais e títulos não negociáveis: Valor calculado por especialistas.

g. Contas a pagar, dívidas de longo prazo e outras obrigações: valor presente dos montantes a serem pagos considerando-se taxa de juros apropriada.

h. Obrigação resultada de planos de pensão: valor de acordo com o parágrafo 74 do FASB 87, Contabilização do plano de pensão para os empregadores.

i. Obrigações resultadas de benefícios após a aposentadoria: valor de acordo com os parágrafos 86-88 do FASB 106, Contabilização para os empregadores dos planos de benefícios de aposentadoria.

j. Obrigações diferidas como garantias, pagamento de férias e compensação diferida: Valor presente dos valores a serem pagos considerando-se taxa de juros apropriada.

k. Outras obrigações e comprometimentos como cláusulas desfavoráveis de contratos e gastos com fechamento de fábricas previstas na aquisição: Valor presente dos valores a serem pagos considerando-se taxa de juros apropriada.

l. Contingências pré-aquisição: As contingências cabíveis, conforme parágrafo 40 deste pronunciamento, devem:

(a) se o Valor justo pode ser determinado durante o período de alocação,esta contingência pré-aquisição deve ser alocada no preço de compra baseado no seu Valor justo.

(b) se o Valor justo não pode ser determinado durante o período de alocação, esta contingência pré-aquisição deve ser alocada nos critérios abaixo:

1 – Informação disponível anterior ao final do período pré-aquisição.

2 – Valor do ativo ou obrigação estimado de forma razoável usando o FASB Statement No. 5, Contabilização de Contingências, e relacionado com o FASB Interpretation No. 14.