• Nenhum resultado encontrado

Fase de explicação sobre as características do conto

No documento Download/Open (páginas 105-110)

5 ASPECTOS METODOLÓGICOS

5.5 FASES DA PESQUISA

5.5.4 Fase de explicação sobre as características do conto

Nesta etapa dos trabalhos foram explicadas as características inerentes ao gênero conto, tais como atividades de apresentação dos conteúdos (explanação sobre as características requeridas ao gênero), e atividades de exemplificação, com amostras de contos sobre o Minecraft.

Neste ponto, embasados nas teorias de texto de Fiorin e Savioli (2007) e na abordagem interacionista e reflexiva proposta por Antunes (2003, 2010) e por Passarelli (2012), os trabalhos conduzidos no âmbito escolar objetivaram garantir a aquisição dos conceitos necessários a uma boa produção de contos, relacionando-os sempre com outros textos do mesmo gênero. Para este fim realizamos explicações, exemplificações e reflexões acerca do uso escrito da língua, bem como mediamos, durantes as aulas, leituras de textos preexistentes narrando aventuras dentro do ambiente do Minecraft, a partir de textos paradidáticos retirados de livros com a mesma temática. Foram selecionados alguns textos da coleção Minecraft - diários

perdidos (anexo A), a título de análise, para que os alunos compreendessem os

aspectos das macroposições narrativas (ADAM, 2011) presentes nos textos. Ressaltamos que a explanação desses conhecimentos foi realizada em linguagem pedagógica adequada ao Ensino Fundamental II com vistas a situar os alunos sobre a produção de contos.

Esta fase foi realizada em seis aulas e foi assim distribuída: três aulas para explanações sobre as características do gênero conto, duas aulas para a análise de textos desse gênero com o fim de destacar as características estudadas e uma aula de leitura na qual foram escolhidos contos com a temática do Minecraft. Como parte integrante das explanações sobre os elementos característicos presentes nos contos, foram utilizados eslaides com o fim de elucidar diversas questões que envolvem esse gênero, como os aspectos referentes à descrição e à narração como poderemos verificar a seguir:

A figura 19 mostra, a título de exemplificação, um eslaide trabalhado durante esta fase para tratar de tópicos sobre a descrição. Os alunos mostraram-se interessados fazendo questionamentos sobre como usar a descrição em seus textos, sempre relembrando algum aspecto visual experienciado no Minecraft.

Para efeito de elucidação, destacamos alguns elementos pertinentes à descrição (FIORIN; SAVIOLI, 2007) trabalhados nos eslaides: a) conceito de descrição; b) tipos de descrição (física ou psicológica); c) enfoque da descrição (objetivo ou subjetivo); d) aspectos a despertar no leitor ao se descrever (sensações

Fonte: dados da pesquisa Figura 19 - Eslaide sobre descrição

visuais, táteis, auditivas, olfativas e gustativas); e) plano da descrição (do geral para o particular, de cima para baixo, de baixo para cima, de dentro para fora, de fora para dentro); f) análise do foco descritivo (quadro parado, quadro em movimento, ambiente interno, ambiente externo) e g) realização de análise de textos com foco nos aspectos descritivos.

Na sequência veremos o exemplo de outro eslaide trabalhado nas aulas desta etapa da pesquisa com o objetivo de evidenciar os aspectos referentes à narração:

A figura 20 mostra outra parte do trabalho com os alunos exibindo os eslaides que tratam dos aspectos da narração. Aproveitamos este momento para esclarecer alguns aspectos sobre a genericidade textual (ADAM; HEIDMANN, 2011) e sobre a

competência genérica (MAINGUENEAU, 2013) necessária à produção de contos.

Destacamos ainda alguns elementos pertinentes à narração (FIORIN E SAVIOLI, 2007) trabalhados nos eslaides, a saber: a) conceito de narração; b) elementos da narrativa – o enredo (situação inicial, conflito, desenvolvimento, clímax e desfecho)36; c) elementos da narrativa – o espaço; d) elementos da narrativa – o tempo (cronológico ou psicológico); e) elementos da narrativa – o narrador (personagem, observador, intruso); f) elementos da narrativa – o personagem (principal ou secundário) e g) realização de análise de textos com foco nos aspectos narrativos.

36 Trabalharemos esses elementos na perspectiva de Adam (2011), entendendo o conflito como o nó

desencadeador, o desenvolvimento como a reação, o clímax como o desenlace e o desfecho como a situação final.

Fonte: dados da pesquisa Figura 20 - Eslaide sobre narração

As análises realizadas em sala priorizaram o debate, partindo do que o aluno já sabia para, então, fornecer as explicações necessárias ao firmamento dos conceitos pretendidos pelo professor. Os trabalhos procuraram seguir a perspectiva interacionista e reflexiva pretendida no trato com os aspectos textuais (já descrita nas concepções de produção textual).

Buscando maior interação e uso reflexivo dos aspectos da língua, o professor exibiu ainda eslaides com vistas a revisar aspectos gramaticais e foi questionando os alunos sobre os conceitos, os elementos textuais ou outros aspectos pertinentes (pontuação, figuras de linguagem etc.) aos textos, para uma melhor verificação das

competências genéricas demonstradas por estes alunos, bem como exibiu eslaides

contendo algumas produções desses alunos procurando identificar a presença ou ausência das macroposições narrativas, como será demonstrado na fase de Análise

de resultados. Os alunos, por sua vez, participaram ativamente das atividades

propostas, questionando quando necessário, procurando distinguir cada elemento apresentado, bem como sua função nos contos.

Durante esta fase os alunos realizaram apontamentos em seus cadernos tomando notas sobre as atividades realizadas nas aulas, como veremos a seguir:

Fonte: dados da pesquisa

A figura 21 mostra, de forma parcial, as anotações realizadas por um determinado aluno a respeito dos aspectos que envolvem a descrição. Salientamos que este registro é importante, uma vez que poderá auxiliar os alunos no momento em que eles forem realizar as próprias produções.

A seguir veremos outra imagem do registro realizado pelos alunos:

A figura 22 mostra, de forma parcial, as anotações realizadas por outro aluno a respeito dos aspectos que envolvem a narração. Salientamos, mais uma vez, a importância desse registro para os alunos na realização de consultas posteriores.

Figura 22 - Anotações realizadas durante as aulas: narração

Nos exemplos imediatamente anteriores (figuras 21 e 22) os alunos utilizam a estratégia de anotação de tópicos para registrar o que assimilaram durante a explicação sobre os aspectos componentes do gênero conto.

Vale ressaltar que esta fase, embora tendo este momento mais pontual na execução dos trabalhos, ocorreu durante toda pesquisa, uma vez que o professor, ao identificar a necessidade de ajustes nos textos dos alunos, fazia retomadas a estes aspectos com o fim de elucidar eventuais dúvidas.

No documento Download/Open (páginas 105-110)