• Nenhum resultado encontrado

4. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

4.1 Etapas Realizadas

4.1.6 Fase 6: Desenvolvimento e Gerenciamento do Sistema Web do Acervo

Pelo item anterior vê-se que parte de um dos principais objetivos foi concluída – disseminação de informações acerca do Patrimônio Industrial Ferroviário da EFNOB/Bauru de acesso a pesquisadores. A Fase 6 demonstra que tal objetivo foi completamente conquistado ao passo que o portal Sistema Memória Ferroviária também dispõe acesso do seu conteúdo a outros usuários que não sejam os pesquisadores já vinculados que contribuíram com material para o acervo. Assim, qualquer outro pesquisador, onde quer que esteja, do país que for, tendo acesso a internet, poderá ter acesso às informações do acervo.

Para fazer uma pesquisa ou consulta o pesquisador deve acessar o endereço eletrônico do portal - http://www.projetomemoriaferroviaria.com.br – e, do lado esquerdo da tela, clicar em PESQUISA. A página do “Sistema ICP (Interface de Consulta para o Pesquisador)” será aberta onde deve-se inserir o USUÁRIO para de fato ter acesso ao conteúdo. Caso o pesquisador em questão não possua um USUÁRIO ele deve solicita-lo clicando em SOLICITAR ACESSO, no canto direito inferior. Uma página para cadastro será aberta, onde o pesquisador deve preencher, obrigatoriamente, todos os campos solicitados (NOME

COMPLETO, E-MAIL, CIDADE, ESTADO e INSTITUIÇÃO); feito isso, clica-se em ENVIAR. Outra página é carregada e confirma que o cadastro foi efetuado com sucesso e indica que na página de login deve-se digitar, no campo USUÁRIO seu e-mail tal qual o que escreveu quando da solicitação de acesso. Clica-se na frase sublinhada e grafada em cor azul “CLIQUE AQUI PARA EFETUAR SEU LOGIN” para voltar a página inicial e, assim, fazer login para então poder fazer uma consulta ao acervo.

Figura 23 – Imagem página inicial do portal Projeto Memória Ferroviária – botão PESQUISA

Figura 24 – Imagem da página de LOGIN DO USUÁRIO

FONTE: http://www.projetomemoriaferroviaria.com.br, julho 2013

Figura 25 – Imagem da página de LOGIN DO USUÁRIO – SOLICITAR ACESSO

Figura 26 – Imagem da página de SOLICITAÇÃO DE ACESSO - Preenchimento

FONTE: http://www.projetomemoriaferroviaria.com.br, julho 2013

Figura 27 – Imagem da página de SOLICITAÇÃO DE ACESSO – Cadastro efetuado

Na página inicial do ICP existem os quatro seguintes itens na parte superior, fazendo parte do menu: PRINCIPAL, PESQUISA, AJUDA e SOBRE. O item PRINCIPAL é a primeira página do ICP, onde há uma sucinta explicação do que se trata e os objetivos do sistema.

Figura 28 – Imagem da página INICIAL DO ICP - Menu

FONTE: http://www.projetomemoriaferroviaria.com.br, julho 2013

Ao clicar em PESQUISAR, há o redirecionamento de página e sub-itens são mostrados para seleção de pesquisa: ACERVO, PRODUTOR, LOCAL DE GUARDA, GERAL e TOTALIZAÇÃO.

A busca por ACERVO é uma pesquisa cruzada por campos de acervo. Nela a busca pode ser feita preenchendo um dos seguintes itens: NOME DO CONJUNTO, AUTORIA, DESCRITORES, GERAIS DESCRIÇÃO e/ou ITNERVALO TEMPORAL (DATA INICIAL e DATA FINAL). Ao preencher um ou mais campos citados anteriormente a pesquisa resultante aparece em forma de tabela com as seguintes colunas: NOME DO CONJUNTO, AUTORIA, DESCRIÇÃO e a última é a que possui o ícone de binóculo para que se possa ver

a ficha com dados correspondentes. Para exemplificar foi usado o descritor geral EFNOB, e o resultado da pesquisa mostrado na Figura 29.

Figura 29 – Imagem da página de pesquisa por BUSCA POR ACERVO – exemplo EFNOB

FONTE: http://www.projetomemoriaferroviaria.com.br, julho 2013

A busca por PRODUTOR pode ser feita preenchendo um dos seguintes campos: NOME, HISTÓRICO PRODUTOR, HISTÓRICO ARQUIVÍSTICO e QUALIFICAÇÃO DO ACERVO. O resultado aparece em forma de tabela cujas colunas são as mesmas dos campos de busca.

Figura 30 – Imagem da página de pesquisa por BUSCA POR PRODUTOR

FONTE: http://www.projetomemoriaferroviaria.com.br, julho 2013

NOME, ESTADO DE ORGANIZAÇÃO, ENDEREÇO e INFORMAÇÕES GERIAS são os campos passíveis de busca no item LOCAL DE GUARDA e os são também na tabela dos resultados obtidos.

Figura 31 – Imagem da página de pesquisa por LOCAL DE GUARDA

A busca GERAL possui um único campo de busca denominado PALAVRA-CHAVE, porém sua tabela de resultados possui as seguintes colunas: NOME DO CONJUNTO, LOCAL DE GUARDA e AUTORIA.

Figura 32 – Imagem da página de pesquisa por GERAL

FONTE: http://www.projetomemoriaferroviaria.com.br, julho 2013

Fazendo-se a busca por TOTALIZAÇÃO onde há um campo de busca (TIPO DE TOTALIZAÇÃO) cujas opções de busca são pré-definidas em NOME DO CONJUNTO, AUTORIA, ACONDICIONAMENTO, TOTAL GERAL, LOCAL DE GUARDA, ESTADOD E CONSERVAÇÃO, LOCAL DE GUARDA/LOCALIZAÇÃO INTERNA, PRODUTOR, SUPORTE e GENERO. A tabela resultante da busca de qualquer dos itens citados é de duas colunas onde a primeira é referente ao tipo de item pesquisado e a segunda indicada a quantidade de cada item descrito.

Figura 33 – Imagem da página de pesquisa por TOTALIZAÇÃO

FONTE: http://www.projetomemoriaferroviaria.com.br, julho 2013

Figura 34 – Imagem da página de pesquisa por TOTALIZAÇÃO - opções

Voltando a página inicial ainda temos os seguintes itens do menu principal: AJUDA e SOBRE. O primeiro dispõe da descrição de cada tipo de pesquisa que faz parte do item PESQUISAR. O segundo discorre sobre o Sistema ICP e sobre o Projeto Memória Ferroviária.

Figura 35 – Imagem da página de AJUDA

FONTE: http://www.projetomemoriaferroviaria.com.br, julho 2013

Figura 36 – Imagem da página de SOBRE

Assim que o usuário finalizar sua pesquisa ele deve clicar em SAIR, localizado no canto superior direito, ao lado do nome que ele usou para se cadastrar. Como elucidado, o pesquisador desfruta de várias possibilidades para realizar busca e consulta do acervo a respeito do patrimônio industrial ferroviário, sendo então obtido com êxito o objetivo substancial desta pesquisa, ou seja, a difusão da informação.

Documentos relacionados