• Nenhum resultado encontrado

Fase preliminar Identificação do tema de pesquisa

No documento Metodologia da pesquisa (páginas 46-49)

2. Etapas da pesquisa bibliográfica

2.2 Fase preliminar Identificação do tema de pesquisa

balho científico. Na pesquisa bibliográfica, orientada a caracterizar o “estado da arte” da pesquisa científica, é necessário delimitar o tema já no início da pesquisa, embora admitindo a possibilidade de redi- mensioná-lo após um exame prévio da literatura.

Um bom “tema” para pesquisa bibliográfica é aquele que tem importância social e teórica e não é nem muito amplo, nem muito restrito. Se for muito amplo, o pesquisador não terá condições de incorporar e de explorar todos os textos relevantes e a sua pesquisa não caracterizará adequadamente o “estado da arte”. Se o tema for muito restrito, o pesquisador terá dificuldades de encontrar literatura relacionada especificamente ao objeto de estudo.

Tema: Segundo Lakatos e Mar-

coni (1991, p.218), o tema “É o assunto que se deseja provar ou desenvolver.” É desejável que o tema traduza adequadamente o assunto geral sobre o qual se deseja realizar a pesquisa. No caso de levantamentos, sua de- limitação implica, geralmente, a especificação da localidade geográfica e do período coberto pelo estudo.

SAIBA MAIS

Consulte o material comple- mentar disponível na platafor- ma Moodle através dos links abaixo (Obs.: é necessário estar

logado ao sistema para acessar o conteúdo):

monografias, dissertações e te- ses: http://cead.ufsm.br/moo-

dle/file.php/10/livros/pdfs/ LINK_4.pdf

anais de encontros científicos:

http://cead.ufsm.br/moodle/ file.php/10/livros/pdfs/LINK_5. pdf periódicos de indexação e de resumo: http://cead.ufsm.br/ moodle/file.php/10/livros/ pdfs/LINK_6.pdf hipertextos: http://cead.ufsm. br/moodle/file.php/10/livros/ pdfs/LINK_7.pdf LINK

tência de obras publicadas sobre a espécie específica. Nesse caso, o tema selecionado foi muito específico e torna-se necessário ampliá-lo, pesquisando as técnicas para aceleração da germinação de sementes de espécies florestais de modo mais geral.

Para o pesquisador iniciante, que não tem conhecimento da pes- quisa científica já desenvolvida em uma determinada área, pode ser difícil delimitar rapidamente o tema, razão pela qual se recomenda consultar um pesquisador mais experiente.

Após a delimitação provisória do tema, procede-se a uma busca bibliográfica exploratória. Para isso, é necessário conhecer as técnicas e os procedimentos recomendados para a identificação de obras de interesse para a pesquisa bibliográfica.

2.3 Fase preliminar - Identificação de obras relacionadas

ao tema selecionado

Geralmente, considera-se que as fontes para pesquisa bibliográfi- ca estão necessariamente armazenadas em acervos de bibliotecas e estas estão obrigatoriamente instaladas em prédios físicos.

Essa descrição corresponde ao caso das chamadas bibliotecas tra- dicionais que, atualmente, vêm perdendo espaço para as bibliotecas eletrônicas, bibliotecas digitais ou virtuais.

O processo de evolução na forma de armazenamento e na dispo- nibilização dos materiais bibliográficos trouxe mudanças no processo de identificação de obras relacionadas ao tema. Para fins didáticos, distingue-se o caso da busca restrita ao acervo de uma biblioteca

ATIVIDADE C.1: Entre em contato com o professor para receber as infor- mações referentes a esta atividade.

ATIVIDADE

Para maior aprofundamento no assunto, consulte o artigo sobre a evolução das bibliotecas in- titulado “Bibliotecas virtuais: uma (r)evolução?”, publicado

na revista Ciência da Informa- ção, v.26, n.2, em 1997. Consulte o material comple- mentar disponível na platafor-

Figura C.2 – Estereótipo de uma biblioteca tradicional.

Nas bibliotecas tradicionais, (Figura C.2) cada tipo de material é colocado em um lugar próprio: livros, periódicos, obras de referência, folhetos, dissertações e teses.

A disposição das obras, nesses espaços, obedece a padrões de organização convencionados: os livros, por exemplo, são classificados e dispostos organizadamente nas prateleiras conforme seu número de classificação (que toma por base seu conteúdo), já os periódicos estão dispostos nas prateleiras, seqüencialmente, por grande área do conhecimento e por ordem alfabética do seu título.

O “catálogo eletrônico” constitui, hoje, uma alternativa ao conven- cional “fichário” para a apresentação do acervo da biblioteca ao usu- ário. A procura e a identificação das obras que interessam ao pesqui- sador é feita com o uso de palavras-chave, identificadoras do assunto, nome do autor e/ou título da obra buscada. Para os pesquisadores iniciantes, convém começar com uma busca pelo assunto, o qual deve ser definido, num primeiro momento, de forma ampla (genericamen- te).

Conheça mais sobre como “Pesquisar em bibliotecas específicas”.

Formas de acesso ao acervo disponibilizado na rede mundial ATIVIDADE C.2: Entre em contato com o professor para receber as infor- mações referentes a esta atividade.

ATIVIDADE

Consulte o material comple- mentar disponível na platafor- ma Moodle através dos links abaixo (Obs.: é necessário estar

logado ao sistema para acessar o conteúdo):

Pesquisando no acervo de bi- bliotecas: http://cead.ufsm. br/moodle/file.php/10/livros/ pdfs/LINK_10.pdf

links, partindo das opções apresentadas no site, ou pelo sistema de busca, a partir do uso de uma palavra-chave que caracterize o tema selecionado para a pesquisa.

A proliferação de sites, por sua vez, faz com que essas buscas nem sempre atendam à expectativa, tendendo-se a resgatar muito material de natureza comercial, de pouca relevância para o aprofundamento do conhecimento sobre o tema investigado e de confiabilidade ques- tionável. Para evitar um processo moroso e metodologicamente ques- tionável de seleção de obras, convém pesquisar diretamente em sites que remetem exclusivamente a textos científicos, como o portal de periódicos da CAPES ou Scielo.

Para saber mais sobre como pesquisar na Internet.

2.4 Fase preliminar - Localização e obtenção das obras

No documento Metodologia da pesquisa (páginas 46-49)