• Nenhum resultado encontrado

a) Inicialmente foi feito contato com a Coordenação do Curso e Direção da Área da Saúde para explicar os objetivos da pesquisa e solicitar autorização para a coleta dos dados, fato este que se deu de maneira natural e com sucesso.

b) Foi prestado esclarecimento aos professores sobre os objetivos da pesquisa e realizado convite para dela participarem. A participação foi oficializada por meio da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (anexo III) dos professores presentes na reunião pedagógica. Os professores que não se encontravam presentes foram convidados posteriormente, os quais se engajaram na proposta assinando igualmente o termo de consentimento. Os participantes foram esclarecidos quanto a quaisquer dúvidas sobre o trabalho e informados de que terão acesso aos resultados obtidos assim que possível.

c) Foi realizado o registro das informações das reuniões pedagógicas no diário de campo e por meio da gravação sonora de todas as reuniões realizadas pelo curso de Fisioterapia.

d) A entrevista narrativa semi-estruturada foi aplicada em local e data preestabelecidos de acordo com a possibilidade de cada professor.

e) Foi feita transcrição das EN e reuniões pedagógicas.

f) Procedeu-se à análise dos conteúdos das reuniões e entrevistas.

g) Foi realizada interpretação dos resultados da pesquisa.

h) Reflexões finais acerca dos achados da pesquisa constituíram a última fase da pesquisa.

A interpretação dos resultados foi realizada por meio do método de análise temática (BAUER; GASKELL, 2004). Foi realizada, num primeiro momento, a transcrição das EN e a posterior redução gradual do texto qualitativo. Esse procedimento teve os seguintes passos:

1o. Transcrição das reuniões pedagógicas e das entrevistas gravadas: a transcrição se fez necessária para que se tivesse uma boa apreensão do material de pesquisa, propiciando um fluxo de idéias para interpretar o texto.

2o. Desmontagem dos textos (unitarização): foi realizada a retirada de passagens dos textos, narrativas que sugeriram entendimentos sobre formação e docência, para posteriormente extrair as possíveis categorias.

3o. Categorização: consistiu em reunir em categorias e, posteriormente, ordenar em um sistema coerente de categorização geral para todas as entrevistas e reuniões pedagógicas, como fonte de dados da pesquisa, as narrativas que mais se aproximavam no entendimento de formação e docência. Após essa análise, foram definidos os elementos-chave que elegeram as categorias da pesquisa.

4o. Interpretação: constituiu o produto final no qual foram reunidas as estruturas de relevância dos informantes com as do entrevistador e os autores cujos pressupostos teóricos nortearam a pesquisa.

5 ANÁLISE DOS ACHADOS

Tendo em vista o tema de pesquisa, o referencial bibliográfico que a sustenta e os dados oriundos da desmontagem dos textos, resultado da integração das entrevistas narrativas e do diário de campo, utilizado nas reuniões pedagógicas, surgiram elementos consistentes que direcionaram a análise para três questões importantes que foram definidas como categorias: Eco do Projeto Político Pedagógico em ação, Consciência da Formação Profissional Docente e Aprendizagem Docente.

É importante salientar que todo esse processo de construção emergiu da análise qualitativa da investigação realizada, sendo resultado da organização dos achados de pesquisa, pois tanto as categorias como seus elementos definidores estão intimamente relacionados e entrelaçados. Em todas as categorias propostas, o PPP do curso de Fisioterapia aparece como pano de fundo, como base sólida no constituir e reconstituir docente, nessa construção coletiva de professores de Fisioterapia frente a uma proposta de ensino modular.

Nesse sentido, é apresentada cada categoria com seus elementos definidores, buscando, nas falas dos professores e dos autores abordados, o embasamento necessário para identificar as concepções de formação e docência desse grupo de professores. O quadro e, posteriormente, o mapa procura elucidar o caminho percorrido nesse processo, desde a origem, o ponto central da análise metodológica, que são as concepções de formação e docência, passando pela análise das narrativas geradoras dessas concepções que direcionaram para os elementos definidores das categorias que representam o horizonte perceptivo que foi possível alcançar. Isso quer dizer que, por meio das narrativas de formação e docência, foi possível estabelecer elementos definidores, que se apresentaram de

maneira expressiva nas falas dos professores, possibilitando determinar as três categorias que nortearam este processo de análise.

No decorrer da análise dos achados, são utilizadas as falas dos professores transcritas das reuniões pedagógicas e das entrevistas narrativas que aparecerão ora entremeadas, ora na forma dialogada. Essas falas estão identificadas pelas abreviaturas: RP para Reunião Pedagógica e EN para Entrevista narrativa. Essas siglas aparecem ao lado do nome do autor da narrativa. Procurei manter na íntegra a fala dos professores, havendo apenas necessidade de pequenas correções gramaticais. Por questões éticas, os professores são referenciados por codinomes que diferem daqueles utilizados no projeto de pesquisa e na caracterização realizada anteriormente neste trabalho, no intuito de não serem reconhecidos pelos leitores, ficando sob o conhecimento exclusivo da pesquisadora. Em homenagem aos autores brasileiros, os codinomes utilizados são de personagens da literatura brasileira, como: Iracema (da obra Iracema de José de Alencar), Helena (da obra Helena de Machado de Assis), Capitu (da obra Dom Casmurro de Machado de Assis), Aurélia (da obra Senhora de José de Alencar), Amélia (da obra Casa de Pensão de Aluísio de Azevedo), Lúcia (da obra Lucíola de José de Alencar), Isaura (da obra Escrava Isaura de Bernardo Guimarães), Virgínia (da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis), Sofia (da obra Quincas Borba de Machado de Assis) e Rita (da obra O cortiço de Aluísio de Azevedo).

O quadro abaixo explicita as categorias e os demarcadores que as geraram:

CATEGORIAS ELEMENTOS DEFINIDORES

ECO DO PPP EM AÇÃO

• Olhar sobre a formação inicial • Estruturação modular

• Construção coletiva

• Dificuldades no exercício da docência

CONSCIÊNCIA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE

• Como o professor percebe a si mesmo • Como o professor percebe a formação do aluno

• Como o professor percebe a sua atuação

APRENDIZAGEM DOCENTE

• Aprendizagem na relação professor-aluno • Aprendizagem na relação professor- professor

O mapa que segue mostra o caminho percorrido para a definição das categorias e seus elementos: