• Nenhum resultado encontrado

4 O CAMINHO PERCORRIDO NO ESTUDO

4.4 Fases da pesquisa

O estudo ocorreu em seis fases, na primeira realizou-se o levantamento de bibliografia pertinente à temática investigada, visando mapear a literatura que pudesse auxiliar na escrita do referencial teórico e na organização dos pressupostos epistemológicos e metodológicos do estudo. Após serem definidos os procedimentos, deu-se a organização do projeto16, o qual foi apreciado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas da Universidade do Estado do Pará sob o CAEE nº 3.199.262 (ANEXO A).

A segunda fase foi a da construção dos instrumentos e escolha das técnicas de coleta de dados, conforme apresentadas no tópico anterior. Na terceira fase, a da coleta dos dados, realizou-se a aplicação do questionário sociodemográfico e na mesma ocasião, a entrevista semiestruturada. Mediante as circunstâncias da investigação não foi possível realizar a entrevista gravada nesta ocasião, como estava previsto no projeto. Devido aos clubes estarem em período de competições, e assim disporem de pouco tempo livre em que pudessem ser realizadas, optou-se pela realização da entrevista semiestruturada por meio de questionário escrito contendo as três questões norteadoras, já que dessa forma era possível abranger todos os participantes de um único grupo, num só momento.

16 A pesquisadora contou com o apoio financeiro da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na modalidade de bolsa de estudos do Programa de demanda Social no período de março de 2019 a fevereiro de 2020.

Figura 6 -Esquema representativo das fases da pesquisa

Fonte: Elaborado pela pesquisadora (2019).

As entrevistas foram realizadas em locais e horários definidos pelos clubes conforme a agenda de atividades dos mesmos. Os primeiros entrevistados foram os jogadores do São Francisco Futebol Clube. Esta ocorreu no prédio dos alojamentos dos jogadores, mais precisamente no ambiente de uma garagem que utilizavam nesse dia como vestiário. De início, após a pesquisadora apresentar-se foi feita a exposição dos objetivos principais da pesquisa, leitura do TCLE e após intervalo para a decisão dos participantes foi realizada a aplicação do questionário sociodemográfico, seguido da entrevista semiestruturada. Infelizmente nem todos

Fases da pesquisa

1º Revisão bibliográfica

pesquisa em bases de dados de material para subsidiar a escrita do referencial teórico e

delimitação da estrutura metodológica

2º Elaboração dos instrumentos de coleta de dados Confecção do questionário sóciodemográfico e do

roteiro de entrevista semiestruturada

3º Primeira Etapa da Coleta dos dados e Exame de Qualificação da Pesquisa

visita aos clubes aplicação do questionário sociodemografico e do roteiro de entrevista escrito;

elaboração do relatório parcial da pesquisa para exame de qualificação.

4º Análise dos dados

digitação das informações dos questionários impressos; leitura das respostas para identificação do

relato ingênuo; identificação de atitudes e interpretação; seleção dos participantes para a

segunda etapa da coleta de dados.

5ª Segunda etapa da Coleta de dados realização das entrevitas em profundidade; transcrição

e análise.

6º Elaboração do relatório

Escrita dos resultados provenientes das análises.

os jogadores aderiram à participação, pois concomitante à pesquisa acontecia uma sessão de fotos, fato que colaborou para a dispersão de alguns que precisaram sair para fazer as fotos, deixando-os agitados. Além disso, após a entrevista eles seguiriam para o treino do dia. Outro fator interveniente foi o próprio local cedido, que não possuía assentos suficientes para acomodar a todos, fazendo com que alguns desistissem.

A segunda entrevista foi realizada na sede do São Raimundo Esporte Clube. Após ser apresentada aos jogadores pela equipe técnica, seguiram-se os mesmos procedimentos de apresentação da pesquisa, como no clube anterior, com espaço para que os jogadores tirassem dúvidas e decidissem se participariam ou não. Observou-se que este grupo ficou bastante empolgado e curioso com a temática da pesquisa, apesar de haver por parte da pesquisadora certo receio, tendo em vista que o dia em que foi aplicada a entrevista era também véspera de um dos jogos da equipe. No entanto, houve a adesão de cem por cento dos jogadores presentes.

O terceiro e último grupo de jogadores a participar foi o do Tapajós Futebol Clube, no local do treino do dia, um campo de uma instituição pública do município. O espaço era agradável para a realização da pesquisa, apesar disso, percebeu-se que estes participantes, dos três clubes, foram os que mais tiveram dificuldades no preenchimento do questionário sociodemográfico e principalmente nas respostas das perguntas da entrevista semiestruturada.

Apesar de se ter feito a explicação de como funcionaria toda a pesquisa no momento inicial, o estranhamento às perguntas ali contidas era expresso por meio de questionamentos: “como assim o que é corpo?!”, “nossa, mas isso é difícil!”, “se eu soubesse tinha estudado um pouco sobre isso”.

É importante lembrar que a entrevista semiestruturada era antecedida da explicação do porquê da pesquisa, e como esta era composta por três perguntas abertas, a pesquisadora entregava uma de cada vez, para que os participantes respondessem uma a uma, de modo a prevenir que a resposta a ser dada no questionamento seguinte não fosse prejudicada com o sentido da resposta dada à questão anterior.

Na quarta fase da pesquisa procedeu-se às análises, momento em que foi realizada tabulação e digitação das informações obtidas junto aos jogadores através do questionário sociodemográfico e da entrevista semiestruturada, com posterior análise desses dados. Os dados do questionário sociodemográfico foram analisados com auxílio do Microsoft Excel e em seguida organizados em quadros (APÊNDICE E), nos quais destacam-se apenas algumas das vinte e uma perguntas contidas no questionário, contendo as informações pessoais e profissionais dos participantes.

Após a digitação das respostas dadas na entrevista semiestruturada, procedeu-se à realização da primeira fase da técnica de análise, a do relato ingênuo, seguida da criação dos indicadores presentes nos relatos dos participantes; estes dados foram organizados em tabelas contendo as respostas dadas à cada pergunta e os respectivos indicadores (APÊNDICES F; G;

H). Posteriormente, foram formuladas as unidades de significado com base nos indicadores e na releitura dos relatos, em busca de evidenciar os aspectos comuns dos discursos (as convergências) ou aspectos que divergiam da maioria (divergências). As unidades também foram organizadas em quadros, com um campo para identificação dos participantes que convergem e contemplam aquele significado no discurso proferido.

Após essa etapa, deu-se início a penúltima fase do estudo, que incluiu a preparação para a entrevista em profundidade que consistiu na elaboração das questões norteadoras para a entrevista com base no que foi questionado na entrevista semiestruturada e no objetivo principal, para compreensão do sentido de corpo experimentado pelos futebolistas santarenos.

Após a definição dos critérios de seleção dos participantes para esta etapa procedeu-se à entrevista, ocorrida em uma sala na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e posteriormente repetiu-se o processo de análise conforme a técnica de Elaboração e Análises de Unidade de Significado preconiza.

A última fase do estudo consistiu na interpretação e escrita dos resultados, com base no obtido através da técnica de análise e no referencial teórico utilizados, os quais serão apresentados na seção seguinte.

5 FUTEBOL PROFISSIONAL EM SANTARÉM: DO CORPO-OBJETO ÀS