• Nenhum resultado encontrado

1.6 REVISÃO DA LITERATURA

1.6.2 Cadeia de Suprimento

1.6.2.9 Fatores de exposição da cadeia de suprimento

O grau de exposição da cadeia de suprimento depende de inúmeros fatores. Apenas para mencionar poucos dos possíveis obstáculos ao fluxo da cadeia de suprimento, há, por exemplo, o caso em que, uma empresa que opere em países em desenvolvimento não tenha sistemas de informação ou conexões marítimas/ferroviárias/rodoviárias de que precisaria; ou, ainda, o caso em que o trafego através das fronteiras esteja sujeito a atrasos burocráticos. Os fatores que contribuem para a exposição podem ser divididos nas seguintes categorias, de acordo com Prater, Biehl e Smith (2001, p.828).

• Extensão das áreas geográficas cobertas pela cadeia de suprimento. Áreas geográficas específicas podem ter problemas de transporte distintos. Por exemplo, é melhor transportar por trem produtos através dos Montes Urais para a Europa Ocidental, uma vez que as

Incerteza da demanda e previsão Complexidade Velocidade e flexibilidade do fornecimento Velocidade e flexibilidade da manufatura Velocidade e flexibilidade da entrega Vulnerabilidade externa Agilidade da cadeia de suprimento Exposição da cadeia de suprimento + + + + +

distâncias e as montanhas dificultam o transporte de mercadorias por caminhão. Por outro lado, para deslocar mercadorias do Sudeste Asiático para América do Norte, há apenas duas possibilidades: por mar ou por ar. O envio aéreo é mais rápido, porém mais caro do que o envio marítimo. Mesmo numa região como a América do Norte, que tem uma rede viária excelente e integrada, enviar mercadorias por caminhão através do continente implica riscos, devido ao contínuo estado de reconstrução da malha viária e, também, devido aos imprevistos relacionados ao clima. A dificuldade logística e o número das regiões geográficas cobertas pela cadeia de suprimento aumentam o grau de sua incerteza e de sua exposição. (PRATER; BIEHL; SMITH, 2001, p.828).

• Áreas políticas e fronteiras transpostas. Cada área política ou fronteira que uma cadeia de suprimento deve atravessar pode causar problemas. Há o caso da instabilidade política numa área. Isto define-se como “eventos”, ou uma série de eventos que podem afetar bens físicos, pessoal e operações de empresas estrangeiras (JODICE, 1984). Mesmo num ambiente politicamente estável, há igualmente o problema dos controles de fronteira. Por exemplo, enquanto as nações da União Européia eliminaram os controles de fronteira para permitir uma mais fácil passagem de mercadoria, a padronização de procedimentos e requerimentos não foi implementada na Europa Oriental. Isto contribui para um aumento da complexidade, incerteza e exposição da cadeia de suprimento.

• Número de modais de transporte e sua velocidade. O transporte internacional acrescenta complexidade e atrasos à cadeia de suprimento. Apesar de este processo ter sido amplamente simplificado e agilizado através do uso de contêineres projetados para serem carregados, por

exemplo, por navios, trens e caminhões, ainda há atrasos e erros. Um caso notório de transporte intermodal é a mudança de bitola necessária para permitir a operação dos vagões de trem na ex-União Soviética e seus vizinhos. Neste caso, as mercadorias não são transferidas entre modais, mas um único modal é reconfigurado, com os inevitáveis atrasos, devido à existência de mais de um tipo de tamanho de bitola entre os países vizinhos da ex- União Soviética. A velocidade é geralmente inversamente proporcional ao volume de produtos que podem ser enviados. Por exemplo, à medida que a carga se move do mar para a ferrovia, para o caminhão, para o ar, a velocidade de transporte e seu custo aumentam, ao passo que o volume total de mercadoria que pode ser transportado diminui. Modais lentos de transporte combinados com longas distâncias, contribuem para uma baixa flexibilidade e, conseqüentemente, aumentam a incerteza e a exposição da cadeia de suprimento (PRATER; BIEHL; SMITH, 2001, p.829).

• Infra-estrutura técnica e seu grau de uso Alguns países têm falta de infra-estrutura técnica e de comunicações que permitam à empresa operar eficientemente. Por exemplo, em muitos países em desenvolvimento, a infra-estrutura de telecomunicações limita a possibilidade de as firmas trocarem informações via voz, fax ou computador. Isto restringe os procedimentos operacionais da maior parte das empresas, diminuindo a flexibilidade e aumentando a incerteza. Assim, quanto mais primitiva a infra-estrutura técnica, maior a exposição da cadeia de suprimento. Quanto ao grau de uso, trata-se de um fator que relaciona a infra-estrutura técnica ao seu uso efetivo por parte de uma determinada empresa. Exemplificando, mesmo que a infra-estrutura técnica possa estar estabelecida em níveis razoáveis, seu potencial de exploração pode ser superior à real dimensão de seu uso pelas empresas, numa área ou indústria particular. Neste caso, freqüentemente é necessário, para uma empresa influente

numa determinada industria, insistir que seus fornecedores adotem procedimentos tais como EDI, de modo a conseguir que o sistema funcione (PRATER; BIEHL; SMITH, 2001, p.829).

• Ocorrências aleatórias Alguns eventos são incontroláveis, como terremotos, enchentes, avalanches, etc. Outras ocorrências aleatórias podem ser previstas, mas não evitadas. Por exemplo, se uma empresa movimenta seus produtos do Sudeste Asiático para a América do Norte por mar, o tufão da estação sempre afeta os horários de transporte, uma vez que os navios devem evitar as tempestades. Portanto, uma longa distancia coberta com um modal sujeito aos “atos de Deus” aumenta a incerteza e, conseqüentemente, a exposição da cadeia de suprimento (PRATER; BIEHL; SMITH, 2001, p.829).

Deve-se salientar que os fatores mencionados nesta lista interagem entre si. Por exemplo, em geral, quanto maior a extensão geográfica da cadeia de suprimento, mais ela é vulnerável a ocorrências aleatórias. Se a cadeia atravessa uma grande massa de água, o transporte intermodal será usado. O uso da infra-estrutura de telecomunicações pode mitigar os efeitos das ocorrências aleatórias e da instabilidade política, providenciando, por exemplo, notícias prévias de mau tempo, fechamento de estradas e instabilidade política. Esta lista deixa claro que, com o aumento da exposição de uma cadeia de suprimento, torna-se mais provável que ela seja um fator limitante das operações e da estratégia da empresa.