• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2 – A IGREJA CATÓLICA E A CONSTITUIÇÃO DA PARÓQUIA

2.2 A PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA

2.2.3 A festa de Santa Rita na Paróquia

No dia 22 de maio de 2012, a festa de Santa Rita de Cássia em Maringá iniciou-se no dia 17 de maio e terminou no dia 22, totalizando cinco dias. Os colaboradores são todos os participantes das pastorais junto com outros membros da comunidade paroquial que se foram escalados para ajudar nos dias da quermesse. Para essa festa os devotos, algumas empresas e até a Prefeitura fizeram doações de todos os tipos. Nos dois primeiros dias as comunidades preparam as comidas típicas como: nhoque, polenta frita, frango frito, costela ao fogo de chão, dentre outras.

FOTO 11: Folder de apresentação da Festa de Santa Rita de Cássia. Maringá, PR. Autoria: Arquivo da Paróquia. Data: 22/05/2012.

2.2.3.1. A estrutura da festa

O início da festa acontece após cada celebração religiosa. Na quinta e na sexta- feira as barracas abertas eram cinco; na quinta-feira havia duas barracas de bebidas, uma de espetinhos, uma de salgados variados e uma de nhoque; na sexta-feira havia duas barracas de bebidas, uma de derivados de milho, uma de polenta frita, uma de frango frito; no sábado o número de barracas aumentou, sendo preparadas todas as comidas típicas dos dias anteriores e montadas mais três barracas com brinquedos como pula- pula e escorregador de ar para as crianças. O número de caixas para pagamento das comidas e das brincadeiras duplicou: de dois foi para quatro; havia também barracas da pesca. No domingo a estrutura da festa se modifica, sendo destinada somente à venda da

costela assada no CTG (Centro de Tradições Gaúchas). Em todos os dias havia seguranças e também a ronda da Polícia Militar.

As pessoas não estão ali para cultuar a santa, mas sim para festejar, comemorar e se alimentar do que a festa tem a proporcionar. Notamos que as barracas foram erguidas no estacionamento 2, localizado na parte de cima da paróquia, tendo assim a barraca de batatas fritas, alcatra na tábua, espetinho e logo atrás verificamos o pula-pula, a barraca da pesca e da sobremesa.

2.2.3.2. O funcionamento e as atividades da festa

A atividade artística realizada durante essa festa foi um show com duplas sertanejas, no qual participaram pessoas tanto das cinco comunidades da paróquia como os devotos e os habitantes do bairro. Na quinta-feira as pessoas compravam e divertiam- se com as músicas, e o padre passava nas mesas das pessoas para conversar. O movimento das pessoas era mais o de deslocar-se até as barracas de comidas típicas e bebidas, formando filas nos caixas e também nas barracas. Neste dia observamos que o número de participantes da festa era de aproximadamente oitocentas pessoas. Dentro desse movimento fomos até a gruta, com o intuito de verificar como é o movimento lá dentro. Constatamos que o movimento é bem menor que o dos dias da novena, tendo passado, entrando ou saindo, ao todo, quinze pessoas durante os trinta minutos em que permanecemos ali.

Após esta constatação, nos deslocamos novamente até o estacionamento 2 para continuar a participar/observar os festejos da quermesse. A barraca que as pessoas mais frequentavam era a de nhoque e a menos frequentada era a de salgados variados. A festa durou das 21 até as 23 horas.

Na sexta-feira, após a missa em homenagem à santa, a celebração também durou das 21 até as 23 horas. Nesse dia houve um aumento dos participantes, devido à variedade de pratos típicos. O número de participantes não correspondeu ao número observado durante a novena. Notamos que, para os devotos, o importante é a participação no dia 22, o dia tradicional da celebração a Santa Rita de Cássia.

Nesse dia, para as crianças se distraírem, foram montados os brinquedos, dando maior conforto aos colaboradores, que ficavam desconfortáveis com a presença delas,

pois elas corriam pelo estacionamento, trombando com os garçons. Algumas pessoas começaram a dançar no pátio de acordo com as músicas tocadas durante o show.

No sábado a festa da santa também começou às 21 horas, com a participação de toda a comunidade, tanto dos fiéis como dos demais moradores do bairro. O movimento foi mais intenso após as 22 horas, quando muitas pessoas compravam salgados, espetinhos, bebidas e frango frito, e dançavam com as músicas que os agitavam. Os brinquedos já estavam instalados e as outras barracas também.

Podemos observar na imagem abaixo (Foto 12) que existe uma disparidade entre a novena e a festa de santa Rita de Cássia, pois a maioria dos participantes é composta por jovens, diferente do que acontece nas novenas. O que nos faz compreender que a festa da paróquia seria um atrativo para os jovens, afastados das atividades da paróquia. O show de prêmios, as duplas sertanejas, as comidas e as brincadeiras fazem parte de uma estratégia que ela utiliza para atrair a juventude (CERTEAU, 1998)

FOTO 12: Festa de Santa Rita de Cássia. Maringá, PR. Autoria: Arquivo da paróquia. Data: 19/05/2012.

O número de participantes da festa girava em torno de 1.500 pessoas. Todos festejavam com a música sertaneja. Nesse dia era esperado que a quermesse durasse até

as 23 horas, porém ela durou até a 01h, conforme o depoimento da coordenadora da Aliança Santa Rita. O clima da festa foi bem proveitoso e alegre, não ocorreram brigas e desentendimentos entre os participantes.

No domingo a festa foi organizada de maneira diferente, sendo ocupada toda a área do estacionamento 1 e também do estacionamento 2 por cadeiras e mesas de plástico. Após a celebração da missa em homenagem à santa, a maioria dos fiéis foi para as mesas para saborear o almoço. O som ficou por conta do grupo do CTG, mas quase ninguém dançou, a maioria preferiu comprar seu quilo de costela e comprar bebidas, porções de arroz e de frango assado. Estiveram presentes cerca de 1.200 pessoas, pois todos os pátios da matriz estavam ocupados.

Após o almoço houve o show de prêmios (termo utilizado para não ser dito como bingo da paróquia), com sorteio de bíblias e de outras coisas. O bingo nessa tarde destinava-se a angariar fundos para a construção do centro catequético da matriz. Às 16 horas já não se encontravam participantes, somente os colaboradores limpando o local.

Documentos relacionados