• Nenhum resultado encontrado

FGV – TJ/GO –Analista Judiciário (Administrador) – 2014)

No documento Prof. Marcelo Soares 2021 (páginas 36-42)

Lista de questões

9. FGV – TJ/GO –Analista Judiciário (Administrador) – 2014)

O conceito de política pública e seus diversos significados seguem uma tradicional classificação, que divide em ciclos essa atividade estatal e o seu processo. A perspectiva “de cima para baixo” tem suas raízes no modelo de estágios, que devem ser claramente distintos.

Um desses estágios é o da implementação da política pública, que pode ser definido como:

a) o processo de julgamentos deliberados sobre a validade de propostas para a ação pública;

b) o processo de execução e efetuação, que pressupõe um ato anterior e direcionado à consecução de objetivos;

c) a determinação do caminho definitivo para a solução do problema que a originou;

d) a discrepância entre o status quo e uma situação ideal possível;

e) o conjunto de problemas ou temas que a comunidade política percebe como merecedor de intervenção pública.

10. CESPE – MPU – Analista – 2015)

As políticas públicas correspondem à soma das atividades articuladas pelos governos para melhorar a vida dos cidadãos. As decisões e análises sobre políticas públicas implicam responder às seguintes questões: quem ganha o quê? Por quê? e Que diferença isso faz?

11.CESPE – MPU – Analista – 2015)

As políticas públicas correspondem à soma das atividades articuladas pelos governos para melhorar a vida dos cidadãos. As decisões e análises sobre políticas públicas implicam responder às seguintes questões: Quem ganha o quê? Por quê? e Que diferença isso faz?

12.CESPE –CADE - Analista Técnico Administrativo – 2014)

Os avaliadores de uma política pública, para conduzir os seus trabalhos de forma objetiva e independente, não devem interagir com os formuladores dessa política.

13.CESPE – CADE - Analista Técnico Administrativo – 2014)

A análise de custo-efetividade de um programa é recomendada sempre que houver dificuldade na estimativa dos benefícios desse programa em valores monetários.

14. CESPE – CADE - Analista Técnico Administrativo – 2014)

A avaliação de políticas públicas inclui, entre as suas finalidades, a accountability, que estabelece critérios para julgar e aprovar ações, decisões e resultados referentes a essas políticas

15.CESPE – CADE - Analista Técnico Administrativo – 2014)

Na análise do custo-benefício de um programa, é essencial que os custos e os benefícios desse programa sejam transformados em unidades monetárias.

16. CESPE –CADE – Analista Técnico Administrativo – 2014)

Um dos objetivos da avaliação de desempenho é averiguar se a condução da política ou do programa pelo gestor está em conformidade com a legislação vigente.

17.CESPE – SUFRAMA – Analista Técnico Administrativo – 2014)

A avaliação de uma política pública deve ser realizada após o término de sua implementação, uma vez que não é possível o controle parcial.

18. CESPE – SUFRAMA – Analista Técnico Administrativo – 2014)

A agenda política mostra as questões públicas a serem tratadas pelo Estado, sua prioridade e importância.

19. CESPE – SUFRAMA – Analista Técnico Administrativo – 2014)

Ao planejar uma política pública, devem estar claros seu objeto e seus mecanismos de planejamento e de avaliação.

20. CESPE – MPU – Analista – 2013)

Uma condição básica para elaboração e execução de políticas públicas é o aparelhamento do estado, com capacidade técnica e governabilidade.

21.CESPE – TCU – Auditor Federal de Controle Externo – 2013)

A avaliação de uma política pública compreende a definição de critérios, indicadores e padrões.

22. CESPE – TCU – Auditor Federal de Controle Externo – 2013)

As avaliações de processo e de impacto abrangem o cálculo do custo-benefício e o do custo-efetividade de determinada política.

23.CESPE – TCU – Auditor Federal de Controle Externo – 2013)

A ocorrência de eventos ou crises pode suscitar a emergência de problemas ou assuntos, não sendo suficiente, contudo, para impelir a entrada de um assunto na agenda.

24. CESPE – TCU – Auditor Federal de Controle Externo – 2011)

Acerca do planejamento das políticas públicas sob a perspectiva neoliberal, julgue os itens consecutivos.

A abordagem do planejamento das políticas públicas sob a perspectiva neoliberal considera o respeito ao homem como indivíduo que possui gostos e opiniões supremos da esfera do individualismo.

25. CESPE – TCU – Auditor Federal de Controle Externo – 2011)

Quanto aos seus impactos sobre as relações sociais, as políticas públicas podem ser classificadas como distributivas, redistributivas ou regulatórias.

26. CESPE – EBC – Analista (Ciências Sociais) – 2011)

Exemplo de função regulatória no domínio econômico é a atuação do Banco Central (BC) na regulação da estabilidade da moeda; o BC pode comprar e vender divisas e ampliar ou reduzir os depósitos compulsórios das instituições financeiras.

27. CESPE – EBC – Analista (Ciências Sociais) – 2011)

Na avaliação de políticas públicas, são aceitos como métodos válidos tanto os quantitativos quanto os qualitativos.

28. CESPE – EBC – Analista (Ciências Sociais) – 2011)

A análise de impactos de uma política pública focaliza os efeitos da legislação, do plano, do programa ou do projeto sobre seu público-alvo, estabelecendo relação de causalidade entre a política e as alterações nas condições econômicas e sociais.

29. CESPE – EBC – Analista (Ciências Sociais) – 2011)

O sistema previdenciário brasileiro não constitui caso de política redistributiva, uma vez que aqueles que contribuem receberão benefícios reduzidos no futuro.

30. CESPE – EBC – Analista (Ciências Sociais) – 2011)

Decisões e análise acerca de políticas públicas implicam responder às seguintes perguntas: quem ganha o quê, por quê e que diferença faz.

31. CESPE – FINEP – Analista (Análise de projetos) – 2009 - ADAPTADA)

As políticas públicas, definidas como as ações do governo para complementar a atuação dos mercados privados e solucionar os conflitos gerados em torno da alocação dos recursos públicos, são fundamentais para o processo de desenvolvimento econômico e social. Julgue o enunciado abaixo:

Políticas públicas distributivas, cujo objetivo é transferir recursos e direitos entre camadas sociais, por sua própria natureza, são orientadas para o conflito, que decorre da polarização do processo de redistribuição que caracteriza essas políticas.

32. CESPE – TCE/AC – Analista de Controle Externo – 2009)

As políticas públicas, no processo de construção do Estado moderno, são instrumentos de materialização da intervenção da sociedade no Estado, expressando as dimensões de poder, estabelecendo os limites, o conteúdo e os mecanismos dessa intervenção.

33. CESPE – TCU – Auditor Federal de Controle Externo – 2008)

A avaliação de programas confronta os resultados alcançados com os objetivos e metas previamente estabelecidos. A importância da duração como um aspecto da avaliação de programas decorre do efeito de maturação nas medidas de avaliação. Assim, quanto mais longo for o programa em termos de efeito menor será a probabilidade de que fatores não previstos ou planejados, estranhos ou mesmo desconhecidos tenham influência nos seus resultados.

34.CESPE – SGA/AC – Gestor de Políticas Públicas – 2006)

A implementação de uma política pública diz respeito às ações necessárias para tirá-la do papel e fazê-la funcionar na prática. Considerando os potenciais problemas de implementação que podem afetar as políticas públicas, assinale a opção correta.

a) Políticas complexas, que envolvem diferentes níveis governamentais e diversas organizações, requerem relações de competição e concorrência entre as agências implementadoras para atingir os objetivos pretendidos.

b) As políticas que instituem programas inteiramente novos são sempre mais difíceis de implementar do que as que ajustam ou reformulam programas existentes, pois exigem alteração de situações de poder já constituídas.

c) A implementação de uma política pública está imune a influências decorrentes de conflitos de poder no interior da agência implementadora.

d) Fracassos de implementação podem decorrer de situações em que os decisores deliberadamente formulam uma política de caráter simbólico, sem intenções reais de implementá-la.

35. CESPE – SGA/AC – Gestor de Políticas Públicas – 2006)

Um elemento importante da análise de políticas públicas é o chamado “ciclo da política” ou “ciclo político”

(policy cycle). Embora apresentem pequenas variações, tradicionais abordagens do ciclo político destacam as fases da formulação, da implementação e do controle de resultados. Com relação ao processo de política pública e suas fases, julgue os itens a seguir.

I. Política pública é sinônimo de decisão política: ambas envolvem a alocação imperativa de valores e recursos.

II. As fases de formulação e implementação da política pública são empiricamente distintas, inexistindo quaisquer sobreposições factuais ou temporais entre elas.

III. Elementos simbólicos ou políticos, como prestígio ou poder, são capazes de influenciar as preferências dos atores envolvidos na fase de formulação da política pública.

IV. O monitoramento da implementação permite identificar problemas e especificar medidas corretivas para saná-los, aumentando a probabilidade de uma política pública atingir os objetivos pretendidos.

Estão certos apenas os itens a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) III e IV.

36. CESPE - SGA/AC - Gestor de Políticas Públicas - 2006)

A implementação de uma política pública multiplica a complexidade do processo decisório e é determinante do sucesso ou fracasso da iniciativa. Acerca da implementação de políticas públicas, assinale a opção correta.

a) Diversos elementos da concepção de uma política pública são determinados ou alterados durante sua implementação pela chamada “burocracia do nível da rua”, que atua em contato direto com os cidadãos.

b) O processo de implementação é sempre uma decorrência automática e imediata da etapa de formulação de políticas públicas.

c) A implementação não sofre a influência de conflitos de interesse, característicos da fase de formulação das políticas públicas.

d) A garantia de recursos orçamentários é condição suficiente para assegurar uma implementação bem-sucedida.

37. CESPE - SGA/AC - Gestor de Políticas Públicas - 2006)

Os processos de modernização da gestão pública e de reforma do Estado têm dado grande ênfase ao fortalecimento das funções de monitoramento e avaliação de políticas públicas na agenda governamental.

Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação de políticas públicas.

I. Na avaliação de uma política pública não se pode utilizar métodos qualitativos, uma vez que eles não permitem a mensuração de impactos.

II. A avaliação ex ante é um tipo de avaliação de implementação, utilizado para aferir o grau de satisfação dos usuários da política pública.

III. Eficiência, efetividade, impacto e sustentabilidade são dimensões relevantes na avaliação de políticas públicas.

IV Embora tenha destaque na agenda governamental, a avaliação não costuma fazer parte da agenda de organismos internacionais e de agências de financiamento.

A quantidade de itens certos é igual a a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

38.CESPE –– SEFAZ/AL –Técnico-2002)

Políticas públicas são predominantemente iniciativas autônomas das instâncias governamentais dotadas de responsabilidades legais sobre determinadas áreas de atuação ou questões de interesse público.

39. CESPE – SEFAZ/AL – Técnico – 2002)

A implementação de políticas públicas é o aspecto mais importante e o mais contemplado pela literatura especializada na gestão de políticas públicas.

40.CESPE -SEFAZ/AL– Técnico –2002)

A mobilização dos atores resulta na percepção de certos problemas e, consequentemente, na sua inclusão na agenda política.

41. CESPE – SENADO FEDERAL – Consultor Legislativo – 2002)

Embora a formulação de políticas públicas seja uma responsabilidade indelegável do Poder Executivo, algumas funções auxiliares de representação de interesses podem ser atribuídas a outros agentes públicos ou privados.

42.CESPE – TC/DF – Auditor de Controle Externo – 2002)

A convergência com resultados de políticas públicas setoriais é sempre clara. Na maioria dos casos, programas e políticas públicas confundem-se.

43. ESAF – CGU –Analista de Finanças e Controle – 2012)

Conforme Theodor Lowi, a política pública assume quatro formatos: políticas regulatórias, políticas distributivas, políticas redistributivas e políticas constitutivas. Esta classificação é feita segundo

a) os impactos de custos e benefícios que os grupos de interesse esperam de uma política determinada.

b) as crenças, valores e ideias das coalizões de defesa que integram cada subsistema de uma política pública.

c) a escolha racional de tomadores de decisão e operadores das políticas públicas.

d) eficiência da política pública.

e) o ciclo da política pública.

COMENTÁRIO:

A classificação de Lowi é realizada a partir dos impactos (benefícios, efetividade social) produzidos em decorrência da política pública.

Gabarito: A

No documento Prof. Marcelo Soares 2021 (páginas 36-42)

Documentos relacionados