• Nenhum resultado encontrado

6.2 Desenvolvimento de Ficha de Inspeção Visual

6.2.1 Ficha A – Identificação e Características Gerais da Via

A Ficha A é constituída por oito campos que reúnem toda a informação que carateriza a via (Figura 6.2), pode ser tida em conta como a identidade, o “B.I.”, da via-férrea.

Figura 6.2: Organograma da organização da FICHA A da FIV

A Ficha A é composta por células de preenchimento manual e por células de preenchimento automático, as de preenchimento manual dizem respeito às células que se apresentam em branco, tal como é visível no campo 1.Dados Gerais.

Ficha de Inspeção Visual - FIV

Ficha A - Identificação e Caracteristicas Gerais da Via

Ficha B - Obras de Beneficiação

Ficha C - Avaliação e Registo das Anomalias e suas Causas

FICHA A - Identificação e Caracteristicas Gerais da Via

1. Dados Gerais

2. Local de Implantação 3. Tipologia da Via 4. Tipologia de Linha 5. Elementos de Traçado

6.Tipologia da Estrutura Transversal da Via 7. Elementos de Via

103 Figura 6.3:Dados Gerais, FICHA A

Um exemplo de células de preenchimento automático está presente no campo 2.Local de

Implantação, estas correspondem às células que apresentam um hífen.

Figura 6.4: Local de Implantação, FICHA A

As células de preenchimento automático contemplam opções de preenchimento adequadas ao campo em questão. De forma a simplificar a explicação e a perceção deste tipo de preenchimento automático, são demonstradas, a título de exemplo, as opções de preenchimento do campo 2.Local

de Implantação.

O campo 2. Local de Implantação, tal como o nome sugere, diz respeito ao meio envolvente da via-férrea em análise, isto é, recolhe informação da sua vizinhança. Neste sentido, os campos 2.1 e 2.2 apresentam como opções de preenchimento, “Sim” e “Não”, sendo esta informação suficiente para a caracterização do meio.

104

No que confere à classificação da zona climática, onde se encontra a via-férrea, esta apoia-se no Anexo III do Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE). Este regulamento remete-nos para o zonamento climático de Portugal Continental, distingue a zona climática de Inverno (I1; I2; I3) e a de Verão (V1; V2; V3), tendo em conta a distribuição dos concelhos e dados climáticos de referência.

O campo 2.3 apresenta duas células de preenchimento, a primeira indica a zona climática de Inverno e a segunda, a zona climática de Verão.

Figura 6.6: Exemplo2 de preenchimento Local de Implantação, FICHA A

De apoio à identificação da zona climática, o RCCTE – Anexo III apresenta mapas de Portugal Continental, distinguindo as zonas climáticas por cores de Inverno e de Verão, tal como apresenta a Figura 6.7.

Figura 6.7: Zonas climáticas de Inverno e de Verão [RCCTE – Anexo III]

O campo 3.Tipologia de Via apresenta células de preenchimento automático. Neste campo, simplesmente se identifica via única (VU) ou dupla. Caso seja uma via única (VU) o preenchimento do

105 campo 3.2 é desnecessário, caso seja via dupla, será necessário classificar o sentido do tráfego em “VA-Sentido Ascendente” e “VD-Sentido Descendente” tendo em conta a quilometragem.

Figura 6.8: Exemplo de preenchimento da Tipologia de via, FICHA A

O campo 4.Tipologia da Linha é constituído por células de preenchimento manual e automático, tal como mencionado anteriormente, as de preenchimento manual são identificadas como células em branco, sendo as preenchimento automático as que apresentam um hífen.

Figura 6.9: Tipologia de Linha, FICHA A

Nos campos 4.1 e 4.3 as opções de preenchimento resumem-se a “Sim” e “Não”, enquanto no campo 4.2 é necessário identificar se o tipo de tráfego é de “Passageiros” ou de “Mercadorias”. Nos campos 4.5 será necessária a distinção da velocidade real e da velocidade de projeto, mencionando se existem restrições ao cumprimento deste parâmetro e em caso afirmativo deverá ser indicada a localização dessa restrição. O mesmo processo de preenchimento aplica-se ao campo 4.6.

Figura 6.10: Exemplo de preenchimento da Tipologia de Linha, FICHA A

A informação a introduzir no campo 5.Elementos de Traçado consiste na identificação do tipo de traçado da via em análise, se é curvo ou se é reto, o preenchimento automático remete para as

106

opções “Sim” e “Não”, como ilustra a Figura 6.11. Os restantes campos 5.2 e 5.3 são de preenchimento manual, referem se à existência de pontes e estações na via em inspeção, em caso afirmativo é necessário introduzir a informação da localização desses mesmos elementos.

Figura 6.11: Exemplo de preenchimento de Elementos do Traçado, FICHA A

Neste campo, 6.Tipologia da Estrutura Transversal da Via, reúne-se informação dos elementos que compõem a via em profundidade, também neste campo se encontram células de preenchimento manual e automático.

A informação a introduzir no campo 6.1 Espessura Total resulta da expressão (2.1) do Capítulo 2, que tem em conta a definição da espessura total das camadas de balastro e sub-balastro segundo a UIC719Rb, 2008.

Todos os campos de preenchimento automático apresentam como opções de preenchimento “Sim” e “”Não”, à exceção do campo 6.4, que informa o tipo de base da fundação da via (“Aterro”; “Escavação”; “Misto”).

Figura 6.12: Exemplo de preenchimento Tipologia da Estrutura Transversal da via, FICHA A

Serve o penúltimo campo da Ficha A, 7.Elementos de Via, para recolher informação sobre a tipologia e referências dos elementos que constituem a via em inspeção, a informação de apoio ao preenchimento deste campo é abordada no Capítulo 2.

107 Figura 6.13: Exemplo1 de preenchimento Elementos de Via, FICHA A

Figura 6.14: Exemplo2 de preenchimento de Elementos de Via, FICHA A

O campo 8.Outros Elementos De Via apresenta-se como o último campo que consta na Ficha A, este permite introduzir informações adicionais acerca da composição da via, como os que se encontram na Figura 6.15.

Figura 6.15: Exemplo de preenchimento de Outros Elementos de Via, FICHA A