• Nenhum resultado encontrado

Anexo I

Unidade Temática Ginástica

Sessões

Conteúdos 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Sol

o Apoio Facial Invertido AD I E E E E E/C AS

Roda AD I E E E E/C AS A p ar e lh o s

Saltos de Boque – Salto ao eixo AD I E E E/C AS

Saltos de Boque – Salto entre-

mãos AD I E E E/C AS

Cultura Desportiva

Ajudas I E E E E E C

Terminologia Técnica I E E E E E E C

Regras/Segurança Desenvolvidas ao longo das aulas

Conceitos psicossocia

is

Empenho/Participação Desenvolvidas ao longo das aulas Responsabilidade/Respeito Desenvolvidas ao longo das aulas Colaboração Desenvolvidas ao longo das aulas Entreajuda Desenvolvidas ao longo das aulas Condição

Física

Capacidades Condicionais Desenvolvidas ao longo das aulas Capacidades Coordenativas Desenvolvidas ao longo das aulas

Justificação da Unidade Temática de Ginástica – 2º Período

Esta Unidade Temática (UT) está destinada ao 2º Período do Ano Letivo 2012/2013, e está criada de acordo com o planeamento do mesmo período. Os conteúdos a exercitar durante este período serão: no solo, o Apoio Facial Invertido (AFI) e a Roda e, nos aparelhos, os Saltos de Boque, mais concretamente o Salto ao Eixo e o Salto Entre-mãos.

Sendo que, na Avaliação Diagnóstica, os alunos mostraram mais reticências na realização dos conteúdos de solo, serão dedicadas mais aulas tanto ao AFI como à Roda, de forma a criarem um à-vontade com as habilidades, para perderem medos e vergonhas e serem

bem-sucedidos. Desta forma, será realizada uma progressão cuidada, para permitir que os alunos consigam progredir.

Os Saltos no Boque serão abordados nas aulas finais pois, embora muitos alunos não o realizassem, quem realizou os saltos na Avaliação Diagnóstica mostrou ter relativa facilidade na execução do mesmo.

No decorrer das aulas, serão exercitadas as ajudas de forma a rentabilizar o tempo de aula, fornecendo maior tempo de exercitação a cada aluno. Também a terminologia dos conteúdos será enfatizada no decorrer da UT.

As regras de segurança, bastante importantes nesta modalidade, serão, assim como os conceitos psicossociais e a condição física, desenvolvidos ao longo das aulas inseridas na UT.

Anexo II

Plano de Aula

Parte da Aula Objectivos Comportamentais Situação de aprendizagem Organização professor/aluno Organização Didático Metodológica / Esquema Componentes Críticas In ic ia l 5’ Os alunos montam corretamente o material. Montagem do material. Organização professor/aluno: Os alunos auxiliam o professor na montagem do material. “Rápido” Fu n d am e n tal 20’ Os alunos utilizam o balanço do corpo

para lançar mais longe. Os alunos arqueiam as costas. Os alunos realizam o salto de Fosbury sem tocar o elástico. 1. Os alunos realizam o Lançamento do Peso com

balanço dinâmico. 2. Os alunos realizam salto de

costas para o colchão, arqueando as costas. 3. Os alunos realizam a técnica do salto de Fosbury

com o elástico servindo de fasquia.

Ao som do apito, mudam de estação.

Organização professor/aluno:

Os alunos são distribuídos pelo professor pelas três estações, com nove alunos em cada. O professor desloca-

“Usa o balanço para lançar mais

longe” “Gira pés, gira tronco e lança” “Curva as costas” “Salta o mais alto possível” “Utiliza o balanço da corrida” “Cai no colchão com parte de cima das costas,

pernas para cima”

Professor estagiário: Marta Guimarães Ano/Turma: 6ºD Data: 23/05/2013 Professor coordenador: Dr.ª Paula Águas Aula nº: 88 Sessão nº 2 de 3 Professor orientador: Dr.ª Mariana Cunha Nº de alunos previstos: 27 Hora: 09h25 Local: Escola Básica Senhora da Hora Espaço: Ginásio 2 Duração: 50’ (35’

úteis)

Unidade Didática: Atletismo Material: Apito, colchões, pesos, postes, elástico,

trampolim Reüther

Função Didática: Introdução/Exercitação Objetivo geral da aula:

 Cultura desportiva: Conhecer as técnicas de transposição.

 Habilidades motoras: Introduzir e exercitar o Salto em Altura com a técnica de Fosbury Flop. Exercitar a técnica completa do Lançamento do Peso.

 Aptidão física: Exercitar força de membros inferiores e flexibilidade.  Conceitos psicossociais: Apelar à entre-ajuda entre alunos.

se pelo espaço, observando e corrigindo. Fi n al 5’ Os alunos compreendem os

que lhes foi transmitido.

Arrumação do material e conversa com os alunos.

Organização professor/aluno:

Alunos sentados em semicírculo, virados de frente

para o professor.

“Rápido” “Silêncio”

Anexo VII

FICHA DE OBSERVAÇÃO DA AULA

Data: 09/11/12 Observador: Marta Guimarães Observado: Luísa Paiva Nº da Observação: 3 Ano: 9º Turma: B

1º Momento - Objetivo: Ganhar a confiança e estabelecer o controlo

Apreciação global: Turma bem comportada; bom clima de aula

O professor

.Mostrou-se à vontade com a turma

. Sentou os alunos para a explicação dos exercícios

Interações

. Controlo da turma, tanto visual como falado

.

As atividades da aula

Os alunos

. Comportamento mais adequado que o costume

. Alunos mostram-se mais controlados quando a aula é no exterior . Chutaram os cones

. Alunos afastados do grupo durante a explicação

Reflexão da Observação

A aula escolhida para observar o controlo da turma por parte do professor foi destinada ao Atletismo.

Já tendo observado aulas desta turma e escutando conversas entre a professora Luísa e a Professora Cooperante, sabia que a turma mostra um comportamento não muito adequado, o que leva a uma dificuldade no controlo da turma, que não é particularmente fácil de lidar.

Isto não se verificou. Em conversa com a Professora Cooperante, concordamos que a turma se mostra mais controlada e com uma atitude diferente, quando a aula é realizada no exterior. O clima de aula foi melhor que o habitual.

A professora Luísa decidiu sentar os alunos no início da aula e aquando da explicação dos exercícios, o que na minha opinião mostra ser uma boa estratégia para controlar a turma; já anteriormente aconselharam-me a fazer o mesmo, permitindo-me ver os benefícios desta forma de instrução e controlo. E, como a esta turma tem muitos alunos de estatura elevada, torna-se difícil vermos todos os lados, o que não vai ajudar ao controlo.

Apenas posso referir, como aspetos menos positivos, o momento em que dois alunos estavam distanciados da turma, num momento de instrução; a professora deveria ter chamado a atenção para se juntarem ao resto da turma. E, também, um momento de exercitação onde um aluno pontapeou os cones, que a professora também não viu, porque o ângulo onde se encontrava não o permitia.

Documentos relacionados