• Nenhum resultado encontrado

1. ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO

1.2. FINALIDADES

Levando em consideração o caráter instrumental do orçamento, é necessário ter atenção às finalidades da AFE, quais sejam a obtenção de receita, criação de crédito, gestão de recursos e o dispêndio deles, e o seu objetivo, que é o atendimento do interesse público: prestação de serviços públicos e tipicamente estatais. Isto é, permite o desempenho das

NATUREZA

PESSOA JURÍDICA DE DIREITO PÚBLICO INSTRUMENTALIDADE

CONTEÚDO MONETÁRIO

A Atividade Financeira do Estado é um instrumento pelo qual o Estado arrecada e aplica recursos em busca do atendimento ao interesse público. Tem por natureza a gestão direta do recurso, mas isso, por si só, sem um objetivo claramente definido, não tem qualquer utilidade. Por isso diz-se que a moeda não é um fim em si mesma, ressaltando a instrumentalidade da AFE.

finalidades precípuas do Estado, como: atividades políticas, sociais, econômicas e administrativas.

A criação de crédito público que citamos acima refere-se à assunção de empréstimos pelo Estado com vistas à obtenção de receita, tendo como contrapartida o incremento do endividamento público.

Aproveito para lembrar que estamos tratando de um assunto bastante conceitual, o que pode culminar em uma cobrança nas provas de forma um pouco subjtetiva, o que requer atenção especial.

(CESPE – FUB - 2013) A atividade financeira do Estado, em sua maior parte, compreende o desenvolvimento das atividades políticas, sociais, econômicas e administrativas, que constituem sua finalidade precípua.

Veja que a questão tratou o desempenho de funções do Estado como a finalidade precípua da AFE, por isso são temas bastante relacionados.

Além disso, essa questão nega, de certa forma, o caráter instrumental dela, uma vez que deveria server apenas de instrumento (forma) pelo qual o Estado desempenha suas funções. Mas o que importa é que temos que acertar as questões. Então (isso vale para todas as matérias) é preciso saber que as bancas têm posições diferentes e, além disso, é sempre necessário entender “o que o examinador quer”, isto é, qual o ponto central da cobrança. Veja o comando da próxima questão.

Gabarito: CERTO

(FUNRIO – 2009 - MJ) A atividade financeira do Estado diz respeito ao desempenho de funções que constituem sua finalidade precípua, como atividades políticas, sociais, econômicas e administrativas. O ingresso definitivo de recursos ao patrimônio público, sem qualquer compromisso ou obrigatoriedade, aumentando as disponibilidades do tesouro, denomina-se.

A) Despesa Pública.

B)Orçamento Público.

C) Receita Pública.

D) Crédito Público.

E) Plano de Contas Públicas

Pessoal, como vimos, o crédito público gera o incremento da dívida pública em contrapartida. Portanto, a resposta só pode ser uma, né?

Gabarito: C

(FCC – 2009 – TCE-GO) A atividade financeira do Estado

a) consiste na instituição e na arrecadação de tributos, bem assim na fiscalização sobre a arrecadação.

b) tem como característica a instrumentalidade, porque arrecadação não é a finalidade do Estado, mas o meio para atingir seus objetivos.

c) exige a presença de pessoa jurídica de direito público ou privado concessionário de serviço público.

d) compreende unicamente a atividade de elaborar o orçamento público.

e) não tem conteúdo econômico.

A AFE não está relacionada à instuição de tributos, uma vez que essa atividade situa-se no âmbito do direito tributário. Como vimos, é sempre necessária a presença de uma pessoa jurídica de direito público e tem conteúdo apenas monetário.

Gabarito: B

(FCC – 2012 – TCE-AP)A atividade financeira do Estado compreende a) apenas a obtenção de receitas originárias.

b) apenas a obtenção de receitas, tanto originárias como derivadas.

c) a obtenção de receitas e a realização de despesas.

d) a prestação de serviços públicos e a realização de obras públicas.

e) apenas a geração das despesas.

Letra A, B e E incorretas em razão da palavra apenas. Merce atenção a letra D, em confronto com as questões 18 e 19, em que já abordamos a questão da instrumentalidade.

Gabarito: C

(2011 – Prefeitura RJ – TCM-RJ) Quanto à atividade financeira do Estado, entende-se que:

a) relaciona-se com a obtenção de recursos e a realização de gastos pela Fazenda Pública, sendo neutra quanto a princípios jurídicos e valores ligados aos direitos fundamentais

b) é o conjunto de competências relacionadas à fiscalidade, não envolvendo atribuições ligadas à extrafiscalidade

c) engloba as administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, sendo vedado o compartilhamento de cadastros e de informações fiscais

d) diz respeito às normas relacionadas ao orçamento público

e) é uma atividade puramente instrumental, sem um fim em si mesma

A AFE não é neutra a princípios jurídicos e valores ligados a direitos fundamentais, uma vez que eles direcionam o Estado na consecução do interesse público. Como vimos, existe uma grande distinção entre orçamento (planejamento) e sua execução, que é onde entra de fato a parte financeira, na qual se situa a atividade que tratamos agora.

Gabarito: E

(FEPESE – 2014 – MPE-SC)Assinale a alternativa que apresenta o conceito de Atividade Financeira do Estado.

a) Conjunto de atos voltados para satisfazer as necessidades públicas.

b) Conjunto de atos voltados para a prestação de serviços públicos demanda recursos.

c) Conjunto de atos que o Estado pratica no exercício de sua soberania.

d) Conjunto de atos que o Estado pratica na obtenção, na gestão e na aplicação dos recursos financeiros de que necessita para atingir seus fins.

e) Conjunto de atos voltados para identificar as necessidades públicas, carência que tem um interesse geral em determinado grupo social e é satisfeita pelo processo de serviço público.

Já vimos que em questões de múltipla escolha temos que optar pela mais correta, embora seja discutível se outras também podem ser. Sabendo disso, fica fácil responder, uma vez que apeas uma das alternativas está completa, da forma como estudamos.

Gabarito: D

(AOCP – 2012 – TCE-PA) Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.

O direito _______________ tem por objeto a disciplina jurídica de toda a atividade financeira do Estado e abrange receitas, despesas e créditos públicos.

a) Tributário b) Fiscal c) Financeiro d) Público

e) Orçamentário

Questão bem simples, só para reforçar.

Gabarito: C

(CESPE – MPU - 2015) No que diz respeito aos sistemas e processos orçamentários e à evolução do planejamento no Brasil, julgue o item seguinte.

A atividade financeira do Estado, caracterizada pela presença constante de uma pessoa jurídica de direito público, tem como principal finalidade a arrecadação de recursos.

Pessoal, como vimos, a arrecadação de recursos é, de fato, uma das finalidades da AFE. Entretanto, não é a finalidade precípua, que consiste no atendimento do interesse público mediante a prestação de serviços.

Viu como temos que ter cuidado?

Gabarito: ERRADO

(CESPE – 2015 – TCU - ADAPTADA) A atividade financeira do Estado é caracteristicamente instrumental, pois destina-se à obtenção dos recursos necessários à satisfação das necessidades públicas e, por isso, envolve a arrecadação, a gestão e a aplicação desses recursos.

Pessoal, questão bastante conceitual da AFE.

Gabarito: CERTO

Não deixem de fazer as questões comentadas! Há outras adicionais na lista abaixo.

Documentos relacionados