• Nenhum resultado encontrado

FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS

No documento PET 2º ano Vol III (páginas 92-95)

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS

Liberalismo — Doutrina baseada na defesa da liberdade individual, nos campos eco-

nômico, político, religioso e intelectual, contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal.

Positivismo — Sistema criado por Auguste Comte (1798-1857), que se propõe a ordenar

as ciências experimentais, considerando-as o modelo por excelência do conhecimento humano, em detrimento das especulações metafísicas ou teológicas.

PLANO DE ESTUDO TUTORADO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

ANO DE ESCOLARIDADE: 2º ANO – EM

NOME DA ESCOLA: ESTUDANTE: TURMA: MÊS:

NÚMERO DE AULAS POR SEMANA: 2

TURNO:

TOTAL DE SEMANAS: 4

NÚMERO DE AULAS POR MÊS: 8

PARA SABER MAIS

Vídeo: Economia no Brasil Imperial - Duração 8’51”. Disponível em https://www.youtube.com/

watch?v=ou_xRFWE0zY. Acesso em: 22/05/2020.

Vídeo: Entendendo Economia - Brasil no Século XIX - Duração 11’03”. Disponível em https://www.

youtube.com/watch?v=X3suDrvWqKM. Acesso em: 22/05/2020.

ATIVIDADES

Agora é hora de testar seus conhecimentos! Lembre-se que as pesquisas e consultas são permi- tidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades.

1 — Leia o texto abaixo e faça o que se pede.

A economia no Brasil Imperial

A forma como o Brasil foi inserida na economia mundial traçou alguns dos contornos da organização eco- nômica e social, sendo geradora de desequilíbrios e desigualdades que se mantêm até hoje em nosso país.

Apesar da diversidade econômica que a América Portuguesa apresentava no final do século XVIII, após nossa independência política, em 1822, continuou a predominar, no Brasil, o modelo herdado do período colonial, baseado no latifúndio monocultor escravista. A estrutura agrária do país foi (e é) con- centradora de riquezas e de renda. Exemplo da preservação da estrutura exportadora do tipo colonial foi a cultura cafeeira, que repetiu a dinâmica das plantations escravistas.

Esse tipo de inserção na economia mundial – a reiteração da vocação agroexportadora, baseada no la- tifúndio - impediu a ascensão de um efetivo processo de industrialização no país, até pelo menos a tercei- ra década do século XX, e foi, em parte, responsável pela concentração da riqueza nas mãos de poucos.

Segundo o analista Basílio Sallum Jr., por maiores que tenham sido as mudanças observadas no Brasil na última década do século XX, o país ainda não conseguiu se desprender de sua condição de país periférico, não obstante se inclua entre as sociedades mais dinâmicas da periferia. Para romper com a condição periférica, afirma Sallum, é preciso tratar da inclusão econômica e social da maioria da população brasileira, que permanece às margens das conquistas materiais da civilização moderna.

Economia no Império brasileiro

Fonte: https://mesquita.blog.br/historia- da-corrupcao-no-brasil-imperio. Acesso: 9 jul de 2020.

Economia Imperial – Café

Fonte: https://professoravanini.wordpress.com/2012/ 02/13/economia-imperial-cafe/. Acesso em: 9 jul de 2020.

Essa afirmação levanta duas questões importantes. A primeira é a possível explicação da depen- dência e do caráter periférico de nosso país, baseando-se exclusivamente nas especificidades de seu processo histórico. A segunda é a constatação de que a história do país está inserida em um processo mais abrangente que é o do capitalismo mundial. Porém, cabe uma ressalva ao autor. No que se refere ao primeiro ponto, não se pode conceber o passado como um “pecado original”, ou seja, alguma coi- sa que já nasce com o país. Se assim fosse, não se teria observado nenhuma mudança no Brasil des- de o momento em que se iniciou o nosso processo de colonização. Embora o passado possa ajudar a compreender e refletir sobre o presente, há de se tomar cuidado para não incorrer em simplificações históricas, fugindo sempre da ideia da inevitabilidade deste presente em razão do passado. Não custa reiterar que o Brasil, hoje, é uma potência emergente, respeitada no cenário mundial. No que se refere ao segundo ponto, apesar da importância prioritária de se estudar a trajetória econômica do nosso país, é impossível esquecer que, desde os primeiros anos da colonização, o Brasil esteve inserido em processos mais globais, que devem também ser analisados.

Neste capítulo, você vai estudar a economia do Império brasileiro, muito frágil no Primeiro Reinado e pujante, embora dependente, no Segundo, em razão da produção do café e de outros produtos agrí- colas de exportação. Vai ver ainda o surto industrial desencadeado pelo Barão de Mauá, de curta vida. Sem dúvida, era uma dinâmica econômica bem diferente da atual.

a) Por que, apesar da diversidade econômica que a América Portuguesa apresentou no final do século XVIII, continuou a predominar, no Brasil, o modelo baseado no latifúndio monocultor escravista?

b) Qual foi o obstáculo à ascensão de um efetivo processo de industrialização no país?

c) Qual a posição do analista Basílio Sallum Jr. acerca da economia brasileira?

d) Quais são as duas questões importantes que se colocam a partir da posição de Basílio Sallum Jr.?

EIXO TEMÁTICO:

Cultura e Política na Construção do Estado Nacional Brasileiro (1822-1900).

TEMA 1:

Embates políticos no processo de construção e afirmação do Estado Nacional.

HABILIDADE:

Analisar as configurações das elites brasileiras no Império, seus interesses e agrupamentos político-partidários.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Monarquia no Brasil opções por uma economia agroexportadora e os tratados de 1810.

INTERDISCIPLINARIDADE:

Filosofia, Geografia, Sociologia.

No documento PET 2º ano Vol III (páginas 92-95)