• Nenhum resultado encontrado

3.6 Tipos de Fluxos de Caixa

3.6.2 Fluxo de Caixa Realizado

Conforme a Lei nº 11.638/07, no Brasil, ficou obrigatória às empresas de grande porte e as companhias abertas apresentar a Demonstração do Fluxo de Caixa. O Fluxo de Caixa Realizado serve então como complemento as demonstrações contábeis, demonstrando as movimentações de caixa realizadas nas atividades operacionais, de investimento e de financiamento em um período estabelecido. Fica claro com o Fluxo de Caixa a situação da empresa e por meio dele é auxiliado aos gestores as tomadas de decisões objetivando a eficiência e a otimização de resultados.

O Fluxo de Caixa Projetado utiliza como base os valores pagos e recebidos do Fluxo de Caixa Realizado.

Para Rosa e Silva (2002) apud Yoshitake e Hoji (1997):

não é muito importante saber se uma empresa teve lucro ou prejuízo em determinado exercício, pois o resultado pode ter sido maquilado por algum artifício contábil permitido por lei e, portanto, sem conhecer o fluxo de caixa, não se pode saber que capacidade a empresa tem em gerar caixa.

Com essa afirmação é possível perceber que somente as demonstrações contábeis não são suficientes para mostrar se a empresa está indo bem nos seus negócios. Assim, é importante e agora prevista em lei a publicação da

Demonstração do Fluxo de Caixa sendo de melhor compreensão ao usuário externo, que pode ser investidores, acionistas, credores e até interessados.

De acordo com Silva (2005), o administrador financeiro tem a função de comparar o fluxo de caixa projetado com o realizado e verificar se houve alterações e as causas que ocasionaram as mudanças. Essa análise o ajudará a tomar decisões de como utilizar os recursos disponíveis na empresa e também o ajudará a evitar falhas e até mesmo mudar processos administrativos para melhor gerenciamento da organização.

4 METODOLOGIA

De acordo com Lakatos (2010), a metodologia científica tem o objetivo de demonstrar os passos que ocorrerão à medida que é realizado o trabalho proposto. Portanto, indica as atividades necessárias que permitirão alcançar as respostas para o problema exposto.

A pesquisa utilizada tem caráter exploratório, pois o trabalho servirá para guiar os gestores uma melhor forma de gerir financeiramente seu negócio. Para Mattar (1997), é por meio dessa pesquisa que o investigador detém maior conhecimento sobre o tema em estudo, obtendo assim maior experiência. Gil (1991) afirma que essa pesquisa tem a intenção de proporcionar maior intimidade do pesquisador com o assunto abordado, fazendo com que possa esclarecer convicções, alterar conceitos, podendo até sugerir ideias.

Na metodologia, foi empregada a pesquisa bibliográfica com a utilização do método do estudo de caso. A fundamentação teórica foi realizada baseada na análise e interpretação de livros, monografias e documentos, a fim de que fossem demonstradas diferentes contribuições científicas para o tema trabalhado. Esse tipo de metodologia dá suporte na definição do problema, definição dos objetivos, na formulação dos pressupostos e na justificativa da escolha do tema. De acordo com Cervo e Bervan (1983), a pesquisa bibliográfica:

Explica um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos. Pode ser realizada independentemente ou como parte da pesquisa descritiva ou experimental. Ambos os casos buscam conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre determinado assunto, tema ou problema.

O estudo de caso é importante, pois traz à tona o que acontece na prática e o que está de acordo ou não com o que os autores demonstram na teoria. É uma metodologia de caráter qualitativo, para Yin (1994) é uma estratégia de investigação mais apropriada quando há o interesse de definir como e por que ocorrem certos eventos em que o investigador tem pouco ou nenhum domínio e deseja aprofundar mais no caso.

O método utilizado para abordar a pesquisa é o método dedutivo que, baseado em premissas, formula conclusões sobre um determinado problema. De acordo com Lakatos (2010), no método dedutivo, toda a informação ou conteúdo fatual da conclusão já estava, implicitamente, nas premissas.

A pesquisa utilizará a forma prática para exemplificar o que foi demonstrado na fundamentação teórica com um estudo de caso em uma empresa de energia eólica. O estudo de caso tem o objetivo de levantar dados da empresa que possam dar suporte, aprofundar o conhecimento e solucionar o problema específico trabalhado.

A coleta de dados foi feita através de documentação direta e indireta. Para Souza, Fialho e Antoni (2007), a documentação direta refere-se à coleta no local onde estudo é realizado e a documentação indireta utiliza de documentos suportes para a análise dos dados.

A coleta de dados para obter a documentação direta deu-se por meio de um questionário com questões abertas, possuindo uma abordagem qualitativa. A escolha das questões serem de forma aberta dá maior liberdade ao respondente pra expressar sua opinião e expor seu ponto de vista de forma plena, além do surgimento de respostas diferentes valorizando a pesquisa. Conforme Souza, Fialho e Otani (2007) essa abordagem difere-se da quantitativa por não possuir material estatístico na análise dos dados e na investigação do problema da pesquisa. O questionário tem o objetivo de determinar o conhecimento e opinião das pessoas sobre o tema estudado, as questões abertas foram necessárias devido à restrição do numero de indivíduos em que o questionário foi aplicado. A escolha do método de coleta ser um questionário se deu principalmente para que os respondentes pudessem responder no momento que julgar conveniente e não tendo a influencia das opiniões pessoais do entrevistado, desse modo a entrevista não foi julgada adequada para o caso.

O questionário contém dez questões sobre o fluxo de caixa da empresa em estudo e qual sua relação com a tomada de decisões dos gestores no dia-a-dia, sua elaboração foi baseada na teoria apresentada nas primeiras seções deste trabalho. A pesquisa foi realizada na cidade de Fortaleza no mês de novembro de 2013. O questionário foi enviado através de e-mail para o coordenador financeiro e para a coordenadora de contabilidade, o critério utilizado para a escolha dos participantes da pesquisa foi sua função estratégica na empresa, é responsabilidade do financeiro ter atualizados o fluxo de caixa projetado e realizado e a contabilidade deve provisionar os valores, além de contabilizar o que está sendo pago pelo financeiro.

Através das respostas, pode-se analisar o Fluxo de Caixa da empresa para melhor esclarecimento. O Fluxo de Caixa da empresa refere-se à documentação indireta necessária para a análise dos dados.

5 ESTUDO DE CASO

Documentos relacionados