• Nenhum resultado encontrado

Tabela 7.1: Número de consultas realizadas por município

Municípios Produtor Familiar Produtor Patronal Total

Pequeno Médio/Grande Comercial

Camapuã 01 01 02 Rochedo 01 - 01 Campo Grande 01 - 01 Anaurilândia 01 03 03 Aparecida do Taboado - 01 01 Inocência - 01 01 Total 04 06 10 a. As parcerias

A avaliação de impactos da Produção de Carne em Sistemas Integrados de Produção (ILP/ILPF) foi realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Mato Grosso do Sul (Senar MS). Esta foi uma experiência piloto que buscou envolver agentes da assistência técnica no levantamento das informações sobre utilização e o acompanhamento da tecnologia em propriedades que tem como uma das atividades principais a produção de gado de corte.

Foi realizado contato com a instituição, a qual já estava atuando no estado com o Programa ABC Cerrado. A participação da Embrapa Agropecuária junto ao programa foi elaborar o material de apoio com as informações sobre as tecnologias envolvidas em ILP/ILPF e contribuir na capacitação dos técnicos envolvidos.

Em função desta dinâmica e dos diversos atores envolvidos, foi sugerido uma articulação entre as instituições para reunirmos os esforços no sentido de realizar uma ação conjunta para avaliar o impacto das tecnologias envolvidas no Programa ABC Cerrado nesta região de abrangência, ou seja, Mato Grosso do Sul. Nesse sentido, foi proposto uma nova metodologia de coleta e análise de dados conjunta para realização da Avaliação de Impactos de Tecnologias da Embrapa.

b. Coleta das informações e monitoramento das áreas de adoção

Foi desenvolvido um questionário com base nos indicadores avaliados na planilha Ambitec já utilizada pelas equipes das Unidades da Embrapa que realizam as entrevistas

para avaliação de impactos. As perguntas foram elaboradas e discutidas com os técnicos no sentido de averiguar o entendimento e a facilidade de aplicação junto ao produtor. Além das questões relacionadas à tecnologia propriamente, foram incorporadas outras questões para averiguar a necessidade de capacitação em temas relacionados à tecnologia, o acesso ao material, as dificuldades de implantação (quando houve) e aspectos relacionados à tomada de decisão para adoção da tecnologia.

Foi realizada uma capacitação dos técnicos em Campo Grande, na sede do Senar MS, para apresentar/validar o questionário e discutir sobre a metodologia para as entrevistas. Foi selecionada uma amostra de 10 produtores que utilizam o modelo de ILP ou ILPF e onde foi realizado reforma de pastagem. Os municípios selecionados foram: Camapuã, Rochedo, Campo Grande, Anaurilândia, Aparecida do Taboado e Inocência.

c. Benefícios da parceria

Foi possível a partir da sugestão proposta de envolvimento de outros atores na coleta das informações a ampliação da amostra assim como redução de custos para realização das entrevistas. No entanto, os aspectos mais interessantes observados foram o interesse das instituições em conhecer a metodologia de avaliação de impactos da Embrapa (Ambitec) para também incorporar de forma estruturada sua participação enquanto assistência técnica ou difusora da tecnologia. Mensurar os benefícios do impacto de uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa que é difundida pela assistência técnica, destaca, sobretudo, o sucesso de uma articulação interinstitucional efetiva que favorece o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida do produtor rural.

Outro aspecto evidenciado na aplicação dos questionários, que favoreceu a discussão dos técnicos junto aos produtores atendidos, foi visualizar os benefícios e dificuldades encontrados durante o processo de adoção e condução de suas áreas com os materiais. Embora o acompanhamento periódico do técnico busca identificar estas demandas, uma conversa dirigida junto ao produtor e com itens específicos a serem avaliados permite um novo olhar sobre a tecnologia, inclusive para identificar novas demandas, que retroalimentam o processo de PD&I, assim como demandas de atendimento da própria assistência técnica. Nesse sentido, essa modalidade de entrevista (que não envolve diretamente a equipe da Embrapa) traz uma nova percepção para a avalição de impactos, pois promove uma autoavaliação de todo o processo (desde a iniciativa da escolha da tecnologia) pelo produtor e o técnico que o acompanha periodicamente.

8. BIBLIOGRAFIA

AVILA. A. F.D., RODRIGUES, G. R., VEDOVOTO, G. L., Avaliação dos Impactos de

tecnologias da Embrapa: Metodologia de Referência. Embrapa. Secretaria de Gestão e

Estratégia. Brasília, 2008. 189 p.

CARDOSO, A. S., BERNDT, A., LEYTEM, A., ALVES, B. J., de CARVALHO, I. D. N., de BARROS SOARES, L. H., ... & BOODEY, R. M. (2016). Impact of the intensification of beef production in Brazil on greenhouse gas emissions and land use. Agricultural Systems, 143,

86-96. Disponível em:

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0308521X15300652. Acesso em: 13.fev.

2019

DIAS-FILHO, M.B. Os desafios da produção animal em pastagens na fronteira agrícola brasileira. Revista Brasileira de Zootecnia, v.40, p.243-252, 2011(a). Suplemento.

DIAS-FILHO, M.B. Degradação de pastagens: processos, causas e estratégias de recuperação. 4. ed. Belém, 2011(b).

GUIDUCCI, R. C. N.; LIMA FILHO, J. R.; MOTA, M. M. Viabilidade econômica de sistemas

de produção agropecuários: metodologia e estudos de caso. Brasília, DF: Embrapa,

2012. 535 p.

FARIA, G. ILPF em núm3ro5. [s.n.t.]. Disponível em:

<https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/158636/1/2016-cpamt-ilpf-em- numeros.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2019.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Pecuária Municipal. 2017. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/acervo#/S/PP/A/40/T/Q. Acesso em: 11 jan. 2019.

MACEDO, M.C.M.; ZIMMER, A.H.; KICHEL, N.A. Degradação e alternativas de recuperação e renovação de pastagens. Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 2000. 4p. (Embrapa Gado de Corte. Comunicado técnico, 62). Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/104646/1/Degradacao-e-

MACEDO, M.C.M.; ZIMMER, A.H.; KICHEL, A.N.; ALMEIDA, R.G.; ARAÚJO, A.R. Degradação de pastagens, alternativas de recuperação e renovação, e formas de mitigação. In: ENCONTRO DE ADUBAÇÃO DE PASTAGENS DA SCOT CONSULTORIA - TEC - FÉRTIL, 1., 2013, Ribeirão Preto, SP. Anais... Bebedouro: Scot Consultoria, 2013. p. 158-

181. Disponível em:

http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/95462/1/Degradacao-pastagens- alternativas-recuperacao-M-Macedo-Scot.pdf. Acesso em: 20 jan. 2018.

SALTON. J. C.; KICHEL, A. N.; ARANTES, M.; KRUKER, J. M.; ZIMMER, A. H.; MERCANTE, F.M.; ALMEIDA, R. G. Sistema São Mateus: Viabilidade Técnica-Econômica do Sistema

Integrado de Produção no Bolsão Sul-Mato-Grossense. Circular técnica 40. Dourados,

MS . Junho, 2013.

SANO, E.; ROSA, R.; BRITO, J.; FERREIRA, L. Mapeamento semidetalhado do uso da terra do Bioma Cerrado, Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.43, n.1, p.153-156, jan. 2008.

USDA. United States Department of Agriculture. Livestock and Poultry: World Market and

Trades. 2017. Disponível em:

https://apps.fas.usda.gov/psdonline/circulars/livestock_poultry.pdf. Acesso em: 11 jan. 2019.

Documentos relacionados