• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 5 – A CONSERVAÇÃO DO IMPÉRIO E DA NATUREZA

1. Fontes

1.1 Fontes manuscritas

Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT) - Condes de Linhares, maço 28, documento 59.

- João Francisco Correia da Serra. Elogio de Sr. Fr. José Maine. Arquivo Abade Correia da Serra. Arquivo A. Cx nº 2ª, Nº43.

- João Francisco Correia da Serra. História da Academia Real das Ciências de Lisboa desde seu princípio até 1788. Manuscritos de Abade Correia da Serra, A58, caixa 3.

- Arquivo de Abade Correia da Serra – Cx. 4B, Doc. B50. - Registo Geral das Mercês de D. Maria I, livro 148, f.210. - Real Mesa Censória, Caixa 9, Parecer nº 39, cens. 1775. - Real Mesa Censória, Caixa 9, Parecer nº 49, cens. 1775.

Biblioteca da Academia das Ciências de Lisboa (BACL) - Cadastro dos Sócios por Ordem Cronológica. 64-B.

- Diário dos negócios pertencentes à Livraria, Museu, Gabinete de Física, Laboratório Químico e Oficina. 94-B.

192

- Francisco Coelho da Silva. Discurso em que se mostra a verdade da Religião Católica e a união que ela deve ter com a política verdadeira. Série Vermelha – 32 – fls.1-15.

- Requerimento a S. M. concernente à doação do Gabinete de História Natural, Pinturas e Artefatos, assim como de bens, para instituir uma escola pública e desenvolver a livraria do Convento de Nossa Senhora de Jesus de Lisboa. Série Azul – Ms. 791.

Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (BNRJ) - Da História Natural – 23,3,012.

- Domingos Vandelli – Preso na Ilha Terceira C-0722,011, Doc.1.

- José Bonifácio de Andrada e Silva – Memória sobre o melhoramento dos pauis para a sua cultura. Manuscritos, 50,1,7.

(http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_manuscritos/mss1307701/mss1307701.pdf, acessado em 22/06/2015).

Biblioteca Pública de Évora (BPE)

- Estatutos novos para a reforma desta Santa Província Seráfica de Portugal. Manuscritos. Cod. CXIV/2-24, nº10.

- Relação por onde consta clara e distintamente o estabelecimento e o progresso que entre os Menores da Observância de S. Francisco da Província de Portugal. Manuscritos. Cod. CXIV/2- 24, Nº9.

193

Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB)

- José Bonifácio de Andrada e Silva. Notas sobre as Antilhas – Caixas de economia para o Brasil – Pensamentos – Relação de obras. Coleção José Bonifácio, lata 191, pasta 82. (http://obrabonifacio.com.br/colecao/obra/1967/digitalizacao/, acesso em 15/06/2015)

- José Bonifácio de Andrada e Silva. Esboço de uma universidade no Brasil. Coleção José Bonifácio lata 175 – pasta 57 – doc. 2/2, s/d).

(http://obrabonifacio.com.br/colecao/obra/1729/digitalizacao/, acesso em 15/06/2015)

Museu Paulista (MP)

- José Bonifácio de Andrada e Silva - Memória minerográfica sobre distrito metalífero entre os rios Alva e Zêzere. I.1 I-2-1 291 (http://goo.gl/mNHUHd, Acessado 22/06/2015)

1.2 Fontes impressas

1.2.1 Coletâneas de documentos

ALMEIDA, Teodoro de. Oração e Memórias na Academia das Ciências de Lisboa. Introdução e coordenação editorial de José Alberto Silva. Porto: Porto Editora, 2013.

CENÁCULO, Manuel do. D. Manuel do Cenáculo: Instruções pastorais, projectos de bibliotecas e diário. Introdução e coordenação editorial de Francisco António Lourenço Vaz. Porto: Porto Editora, 2009.

CENÁCULO, Manuel do. Os livros e as bibliotecas no espólio de D. Frei Manuel do Cenáculo: Repertório de correspondência, róis de livros e doações a bibliotecas. Coordenação de Francisco António Lourenço Vaz. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2009.

194

DE Lineu para Vandelli. De Vandelli para Lineu: Correspondência entre naturalistas. Tradução de Bianca Fanelli Morganti. Rio de Janeiro: Dantes Editora, 2008.

MEMÓRIAS acadêmicas inéditas (1780-1808). Introdução e notas de José Luís Cardoso. Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa, 1987.

SILVA, José Bonifácio de Andrada e. Projetos para o Brasil. Organização de Miriam Dolhnikoff. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SILVA, José Bonifácio de Andrada e. José Bonifácio de Andrada e Silva. Organização e introdução de Jorge Caldeira. São Paulo: Editora 34, 2002.

VANDELLI, Domingos. Aritmética política, economia e finanças. Editado por José Vicente Serrão. Lisboa: Banco de Portugal, 1994.

VANDELLI, Domingos. Memórias de história natural. Coordenação de José Luís Cardoso. Porto: Porto Editora, 2003.

1.2.2 Memórias da Academia Real das Ciências de Lisboa consultadas

MEMÓRIAS de agricultura premiadas pela Academia Real das Ciências de Lisboa em 1787 e 1788. Lisboa: Na mesma oficina da Academia Real, 1788 (https://goo.gl/spDpDc, acesso em 14/01/2015).

ALVARES, José Veríssimo. Memória sobre a cultura das vinhas e sobre os vinhos.

ALVARES, José Veríssimo. Memória que concorre ao assunto extraordinário de Agricultura proposto pela Academia Real das Ciências para o ano de 1788.

LOBO, Constantino Botelho de Lacerda. Memória sobre o assunto extraordinário proposto pela Academia Real das Ciências para o ano de 1788. Quais são os meios mais convenientes de suprir a falta de estrumes animais nos lugares aonde é dificultoso havê-los?

195

PAIVA, José Joaquim Henriques de Paiva. Memória químico-agronômica sobre a questão dos meios mais convenientes para suprir a falta dos estrumes animais nos lugares onde é dificultoso havê-los; averiguando-se particularmente se o revolver e expor por várias vezes a terra à influência da atmosfera será um modo suficiente de fertilizá-la; e sendo tudo comprovado com experiências repetidas e autorizadas.

MEMÓRIAS econômicas da Academia Real das Ciências de Lisboa, para o adiantamento da agricultura, das artes e da indústria em Portugal e suas conquistas. Tomo I. Lisboa: Na Oficina da Academia Real das Ciências, 1789. (https://goo.gl/spDpDc, acesso em 26/01/2012) BAPTISTA, Manuel Dias. Ensaio de descrição física e econômica de Coimbra e seus arredores. CÂMARA, Manuel Ferreira da. Ensaio de descrição física e econômica da comarca dos Ilhéus na América.

COUTINHO, Rodrigo de Sousa. Discurso sobre a verdadeira influência das minas dos metais preciosos na indústria das nações que as possuem, e especialmente da portuguesa.

LOUREIRO, João de. Memória sobre a cultura do algodão, sua cultura e fábrica. SERRA, José Francisco Correia da. Discurso preliminar.

SILVEIRA, António Henriques da. Memória sobre a agricultura e população da Província do Além-Tejo.

VANDELLI, Domingos. Memória sobre algumas produções naturais deste reino, das quais se poderia tirar utilidade.

VANDELLI, Domingos. Memória sobre a ferrugem das oliveiras.

VANDELLI, Domingos. Memória sobre a agricultura deste Reino e das suas conquistas.

VANDELLI, Domingos. Memória sobre algumas produções naturais deste Reino, das quais se poderia tirar utilidade.

196

VANDELLI, Domingos. Memória sobre as produções naturais das conquistas, as quais ou são pouco conhecidas, ou não se aproveitam.

VANDELLI, Domingos. Memória sobre as produções naturais do Reino e das conquistas, primeiras matérias de diferentes fábricas, ou manufaturas e Memória sobre a preferência que se deve dar à agricultura sobre as fábricas.

MEMÓRIAS econômicas da Academia Real das Ciências de Lisboa, para o adiantamento da agricultura, das artes e da indústria em Portugal e suas conquistas. Tomo II. Lisboa: Na Oficina da Academia Real das Ciências, 1790. (https://goo.gl/d4KuEV, acesso em 26/01/2012) CÂMARA, Manuel Ferreira da. Observações feitas por ordem da Real Academia de Lisboa acerca do carvão de pedra que se encontra na Freguesia da Carvoeira.

SILVA, José Bonifácio de Andrada e. Memória sobre a pesca das baleias e extração de seu azeite; com algumas reflexões a respeito das nossas pescarias.

VANDELLI, Domingos. Memória sobre várias misturas de materiais vegetais na factura dos chapéus e Memória sobre o modo de aproveitar o carvão de pedra e os pãos bituminosos deste Reino.

VANDELLI, Domingos. Memória sobre o modo de aproveitar o carvão de pedra e os pãos bituminosos deste Reino.

MEMÓRIAS de agricultura premiadas pela Academia Real das Ciências de Lisboa em 1790. Tomo II. Lisboa: Na mesma oficina da Academia Real, 1791. (https://goo.gl/spDpDc, acesso em 26/01/2012)

FONSECA, Francisco Pereira Rebello da. Memória sobre o assunto proposto pela Real Academia das Ciências para o ano de 1790.

197

TELES, Vicente Coelho Seabra Silva e. Memória sobre a cultura das videiras e a manufatura dos vinhos.

MEMÓRIAS econômicas da Academia Real das Ciências de Lisboa, para o adiantamento da agricultura, das artes e da indústria em Portugal e suas conquistas. Tomo III. Lisboa: Na Oficina da Academia Real das Ciências, 1791. (https://goo.gl/9TMJnW, acesso em 26/01/2012) BARBOSA, António Soares. Memória sobre a causa da doença chamada ferrugem, que vai grassando os Olivares de Portugal.

Observações econômicas sobre a comarca de Setúbal.

PORTUGAL, Tomás António de Vila-Nova. Observações que seria útil fazerem-se para a descrição econômica da comarca de Setubal.

SÁ, José António de. Descrição econômica da Torre de Montecorvo.

TELES, Vicente Coelho Seabra da Silva. Memória sobre a cultura do rícino em Portugal e manufatura de seu óleo.

VANDELLI, Domingos. Memória sobre o encanamento do rio Mondengo VANDELLI, Domingos. Memória sobre as Águas-Livres.

MEMÓRIAS da Academia Real das Ciências de Lisboa. Tomo 1. Desde 1780 até 1788. Lisboa: Na Tipografia da Academia, 1797. (https://goo.gl/5xUFcf, acesso em 26/01/2012) BARBOSA, António Soares. Observações sobre um higrômetro vegetal.

STOCKLER, Francisco Borja Garção. Elogio Histórico de João Le Rond D’Alembert. VANDELLI, Domingos. Várias observações de química e história natural.

198

MEMÓRIAS de matemática e física da Academia Real das Ciências de Lisboa. Tomo II. Lisboa: Na Tipografia da Academia, 1799. (https://goo.gl/RmlE8B, acesso em 26/01/2012) LOUREIRO, João de. Exame físico e histórico se há ou tem havido no mundo diversas espécies de homens.

TELES, Vicente Coelho Seabra da Silva. Memória em que se dá notícia de diversas espécies de abelhas que dão mel, próprias do Brasil e desconhecidas na Europa.

MEMÓRIAS de matemática e física da Academia Real das Ciências de Lisboa. Tomo III. Parte I. Lisboa: Na Tipografia da Academia, 1812. (https://goo.gl/NhXwgL, acesso em 26/01/2012)

SILVA, José Bonifácio de Andrada e, Sebastião Francisco Mendo Trigoso, João Croft e Bernardino Antonio Gomes. Experiências químicas sobre a Quina do Rio de Janeiro comparada com outras.

MEMÓRIAS econômicas da Academia Real das Ciências de Lisboa, para o adiantamento da agricultura, das artes e da indústria em Portugal e suas conquistas. Tomo IV. Lisboa: Na Oficina da Academia Real das Ciências, 1812. (https://goo.gl/GbZCye, acesso em 26/01/2012) VANDELLI, Domingos. Memória sobre o sal gema das ilhas de Cabo Verde.

MEMÓRIAS econômicas da Academia Real das Ciências de Lisboa, para o adiantamento da agricultura, das artes e da indústria em Portugal e suas conquistas. Tomo V. Lisboa: Na Oficina da Academia Real das Ciências, 1815. (https://goo.gl/Bjdnou, acesso em 26/01/2012)

199

COUTINHO, Luís Pinto de Sousa. Memória sobre a descrição física e econômica do lugar da Marinha Grande.

MAGALHÃES, Sebastião Francisco de Mendo Trigoso Homem de Magalhães. Projeto de um estabelecimento de escolas de agricultura prática.

HISTÓRIA e Memórias da Academia Real das Ciências. Tomo IV, parte I. Lisboa: Na tipografia da mesma Academia, 1815. (https://goo.gl/B1aKUe, acesso em 26/01/2012)

MORATO, Francisco Manoel Trigozo d’Aragão. Elogio Histórico do Excelentíssimo e Reverendíssimo D. Fr. Manoel do Cenáculo, Arcebispo de Évora.

HISTÓRIA e memórias da Academia Real das Ciências de Lisboa. Tomo IV, parte II. Lisboa: Na Tipografia da mesma Academia, 1816. (https://goo.gl/B1aKUe, acesso em 26/01/2012)

S. LUIZ, Fr. Francisco de. Glossário das palavras e frases da Língua Francesa que por descuido, ignorância ou necessidade se tem introduzido na locução portuguesa moderna, com o juízo crítico das que são adotáveis nela.

HISTÓRIA e memórias da Academia Real das Ciências de Lisboa. Tomo V. Parte I. Lisboa: Na Tipografia da Academia, 1817. (https://goo.gl/2ygmFw, acesso em 26/01/2012)

SILVA, José Bonifácio de Andrada e. Memória sobre a nova mina de ouro da outra banda do Tejo.

HISTÓRIA e memórias da Academia Real das Ciências de Lisboa. Tomo V. Parte II. Lisboa: Na Tipografia da Academia, 1818. (https://goo.gl/2ygmFw, acesso em 26/01/2012)