• Nenhum resultado encontrado

55 Fontes: IBGE: Agosto/2007.

O Projeto Político Pedagógico (PPP) revela ainda o contexto social na qual a Escola Municipal Presidente Vargas está inserida. Deste modo, o reconhecimento do contexto escolar sugere pensar sobre sua realidade histórica e cultural.

Assim, a história da cidade de Dois Vizinhos remonta a história dos tropeiros e exploradores, que no século passado se estabeleceram nos campos de Palmas, pois o comércio de muares era feito entre os estados do Rio Grande do Sul e São Paulo.

Em 1940, muitos gaúchos e catarinenses atraídos pelas facilidades de aquisição de terras, dirigiram-se ao oeste do Rio Chopim, demarcando e aventurando-se nessa então região de mata virgem e animais selvagens. A derrubada de matas pelos primeiros colonizadores deu origem a plantações da cultura de feijão e de milho.

Através da lei nº 4254/ 60 de 25 de julho de 1960, o município de Dois Vizinhos foi criado e sua instalação ocorreu em 28 de novembro de 1961. O município ainda apresenta fragmentos da mata nativa, atualmente a mata de araucária encontra-se bastante presente. No perímetro urbano destacam-se dois rios: Rio Jirau Alto do qual se captam as águas para o abastecimento de água, e o Rio Dois Vizinhos.

O município destaca-se economicamente nos setores da agricultura, avicultura, suinocultura, indústria e comércio. A agropecuária mais significativa do município corresponde a produção de aves, suínos e bovinos. Na produção agrícola destaca-se a produção de milho, soja, trigo e fumo.

A Escola Municipal Presidente Vargas está localizada ao sul da cidade de Dois Vizinhos, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, onde os contrastes sociais são visíveis, pois não pode ser classificada como periferia - embora existam casas construídas em morros, sem nenhum projeto específico, carentes de esgoto e saneamento básico.

Neste cenário a presença maciça de bares chama a atenção. Alguns estabelecimentos comerciais como um mercado, uma loja de artigos importados, uma loja de roupas, duas Escolas Municipais, sendo que uma delas atua também como Colégio Estadual, salões de beleza, um hotel, uma panificadora, três igrejas (duas delas evangélicas). Há pouca área de lazer, para as crianças - apenas um campo de futebol abandonado.

A Rede Municipal de Educação56 de Dois Vizinhos é composta por 19 Escolas Municipais (15 urbanas e 4 rurais), atendendo 3.901 alunos. Possui ainda 11 Colégios Estaduais (5º a 8º anos do

Ensino Fundamental e Ensino Médio), cuja demanda atende cerca de 5.622 alunos e 02 Colégios Particulares. Conta ainda com três instituições de Ensino Superior: UNISEP (União de Ensino do Sudoeste do Paraná), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e VIZIVALI (Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu).

A escola atende os educandos que residem principalmente no bairro onde a escola está localizada e outros oriundos de diferentes localizações da cidade. A escola atende 480 crianças, sendo 237 no período matutino e 243 no período vespertino. As turmas são distribuídas nestes períodos e constituem-se em média aproximadamente 28 crianças por turma.Possui ainda uma equipe de 30 educadoras, sendo 21 destas educadoras efetivas e 9 estagiárias.

Os educandos atendidos pela escola compreendem uma faixa etária de 5 a 11 anos. No entanto, como a escola atende educandos com necessidades especiais, há educandos com até 16 anos de idade.

A escola desenvolve ainda aulas de contraturno como auxílio no reforço da aprendizagem dos educandos. Possui ainda 22 turmas distribuídas nos dois períodos em que atua. Contempla uma sala de leitura que funciona como biblioteca e sala de vídeo.

Figura 2: Sala de leitura da Escola Municipal Presidente Vargas Fonte: Pesquisa da autora (2008).

Notou-se a falta de espaços nas estantes para a colocação dos livros. Alguns livros estavam em caixas no chão da sala. Havia algumas cadeiras e almofadas destinadas a momentos de leitura das crianças, porém, dependendo do tamanho da turma, a quantidade de cadeiras e almofadas não seriam suficientes. No entanto, havia um bom espaço destinado à circulação dos educandos.

Faz parte ainda da estrutura física da escola uma sala de informática com 15 computadores em perfeito estado de funcionamento. Todos os computadores são disponibilizados aos educandos e possuem internet. A ideia segundo a direção da escola é aproximar cada vez mais os educandos das novas tecnologias presentes, de tal forma que os educandos tenham autonomia e sejam conscientes nas escolhas, buscando cada vez mais o conhecimento.

Figura 3: Sala de Informática da Escola Municipal Presidente Vargas Fonte: Pesquisa da autora (2008).

A escola oferece ainda, curso de informática aos pais dos educandos. O curso é gratuito e a procura dos pais pelo curso tem sido considerável. Existe uma educadora responsável pelas aulas de informática, a qual acontece semanalmente e aos sábados.

O pátio da escola é bastante grande tendo em vista o número expressivo de educandos. Contam ainda com uma quadra poliesportiva coberta, onde a maioria das crianças lancham.

Figura 4: Pátio da Escola Municipal Presidente Vargas Fonte: Pesquisa da autora (2008).

Um dos problemas encontrados na escola é a falta de estacionamento, pois o acesso principal à escola tem que ser feito através de uma avenida bastante movimentada, o que preocupa significativamente os pais.

ANEXOB

PESQUISA SOBRE A MERENDA ESCOLAR

O que você acha da merenda escolar?

( ) ruim ( ) regular ( ) bom ( ) ótimo Você come a merenda escolar todos os dias?

( ) sim ( ) não

Qual é seu lanche preferido, dentro do cardápio escolar?

__________________________________________________________ ____________

No que se refere ao lanche servido, você geralmente: ( ) come tudo ( ) deixa sobra Você respeita a ordem como é organizada a fila do lanche?

( ) sim ( ) não ( ) às vezes Pelo que você tem percebido, o lanche é suficiente para todas as crianças?

( ) sempre ( ) às vezes ( ) nunca Você devolve os utensílios (copos, pratos, talheres) do lanche na cozinha, após o lanche?

__________________________________________________________ ___________________

Você sabe, de onde vem a verba para a merenda escolar? ( ) sim Especifique: ( ) não

Trabalho em grupo Equipe:____________________________________________________ _________________ __________________________________________________________ ____________ DATA:____________________________________________________ ___________________

ANEXOC

JOGO: BINGO “REPASSE DA MERENDA ESCOLAR”

Modalidade: Jogos.

Conteúdo: expressões numéricas.

Organização da classe: em grupos ou individual.

Material necessário para confecção: papel cartão, cola, tesoura, marcadores (pode ser pedrinhas, por exemplo), fita larga ou papel contact.

Recursos necessários: fichas e cartelas (conforme modelo abaixo), marcadores, papel e caneta.

Objetivo: compreender o conteúdo de expressões numéricas. Desenvolvimento: Sobre a mesa serão colocadas as fichas com a escrita virada para baixo para que as crianças não possam ver. A educadora sorteará uma ficha e proporá às crianças. Cada criança deverá resolver a expressão e caso obtenha o resultado deverá marcá-lo na sua cartela, explicando para as demais crianças os caminhos e estratégias utilizadas. O vencedor será quem completar primeiramente a cartela.

O cálculo do repasse da verba referente a merenda escolar é dado pela fórmula:

TR: número de educandos X número de dias X valor da renda per capita. Sabe-se que o valor da renda per capita é de R$ 0,66.

75

15

21

19

66

0,

22

13

50

13

19

75

15

50

21

66

22

55

Qual o valor total do repasse (TR) durante um mês (30