• Nenhum resultado encontrado

PARTE III – Plano de negócios da Ourém Vida Clínica Médica II Caxarias

III. 2.5.2.2 Forças e fraquezas do negócio

Quadro 35 - Forças do negócio.

Forças

“Know how” Equipa de gestão experiente no setor privado da saúde.

Certificação SGQ

A implementação de um SGQ contribui para a satisfação dos clientes e colaboradores e melhora o reconhecimento da clínica.

Credibilidade

Registo na ERS e profissionais de saúde devidamente competentes e inscritos nas respetivas ordens profissionais.

Profissionais conceituados

Vários clientes procuram especificamente o atendimento de alguns dos profissionais de saúde. Assim, estes profissionais podem ser considerados conceituados a nível do distrito ou mesmo da região Centro do país (como é o caso de alguns médicos que laboram/laboraram ao nível de centros hospitalares – Tomar, Abrantes e Leiria).

Cardio-On

Embora se trate de uma parceria com a empresa Cardio-On (e não um recurso), contribui para a diferenciação do serviço na clínica (diagnóstico de ECG realizado 30 minutos depois da aquisição).

Plano de saúde Acesso a descontos em serviços e também consultas de MGF em horário pós-laboral. Atendimento

domiciliar Enfermagem, análises clínicas e ECG ao domicílio. Acordos com

seguradoras e subsistemas

Clientes com seguro ou subsistema de saúde podem usufruir de preços mais vantajosos comparativamente à tabela de preços da clínica.

Localização Acesso a transportes, restauração, farmácia e outros serviços.

Instalações

As instalações localizam-se no rés-do-chão, facilitando o acesso a clientes com problemas de mobilidade.

Marca A Ourém Vida é uma marca forte no concelho de Ourém.

Parceria com SYNLAB

Esta parceria permite a realização de análises clínicas na clínica ou no domicílio e o envio de SMS/e-mail para levantamento dos resultados para comodidade dos clientes.

Fonte: Elaboração própria.

Quadro 36 - Fraquezas do negócio.

Fraquezas

Horário de atendimento

8 horas diárias de atendimento a clientes e prestação de serviços (clínicas com mais funcionários disponibilizam um horário mais prolongado).

N.º gabinetes Apenas dois gabinetes, restringindo o fluxo dos serviços. N.º especialidades Apenas seis especialidades médicas.

III.2.5.3. Análise SWOT

Nos Quadro 37 e Quadro 38 são apresentadas, respetivamente, as oportunidades e ameaças do meio envolvente resultantes da análise externa (subcapítulo III.2.5.1).

Quadro 37 - Oportunidades do meio envolvente para o sucesso do negócio. Oportunidades

Aumento do poder de compra Aumento do salário mínimo, rendimentos das famílias, taxa de emigração alta na região Centro, aumento do ganho médio mensal dos trabalhadores de Ourém.

Clientes mais informados e exigentes O cliente informado exige qualidade e não é sensível à variação dos preços dos bens e serviços de saúde. Maior procura de cuidados de saúde Aumento da taxa de idosos em Ourém, da taxa de

obesidade e de doenças do aparelho circulatório e tumores malignos.

Falta de policlínicas em Caxarias e freguesias circundantes

A clínica em Caxarias é uma solução acessível para os seus habitantes que tenham necessidade de uma resposta mais rápida comparativamente à que o setor público consegue prestar.

Ourém sem atendimento médico pós-laboral Ourém não tem hospital e os centros de saúde funcionam até às 20 horas.

N.º inscrições nas extensões do centro de saúde e falta de profissionais nas mesmas

Falta de resposta às necessidades dos utentes dos centros de saúde.

Incentivos do Estado na contratação de jovens ou desempregados

Na possibilidade de contratar um funcionário, a clínica pode receber um prémio ao emprego, bem como beneficiar de uma isenção parcial ou total da taxa contributiva para a Segurança Social.

Fácil acesso à internet Marketing através de website e redes sociais. Desenvolvimento tecnológico Equipamentos, ECG, viabilidade dos resultados. Maior procura de cuidados de saúde devido ao

alcoolismo em Ourém

Ourém demonstra ser o concelho com número mais elevado de consultas externa devido ao alcoolismo (2011).

Lares e centros de dia para idosos (2 em Caxarias e 7 nas suas imediações)

Com a falta de mobilidade dos idosos, a prestação de cuidados de enfermagem na própria instituição traduz-se numa vantagem.

Quadro 38 - Ameaças do meio envolvente para o desempenho do negócio. Ameaças

Custos de mudança Não existem custos de mudança caso o cliente pretenda alterar a sua preferência por outro produto/serviço.

Concorrentes com marca forte Alguns concorrentes apresentam uma marca forte tanto a nível nacional como europeu.

Baixo valor mínimo das pensões O valor mínimo das pensões por aposentação, reforma e invalidez em 2018 é bastante reduzido. Tendo em conta que a população de Ourém é maioritariamente idosa, este fator pode tornar-se uma ameaça à procura dos serviços.

Aumento das taxas de juro até 2022 Tendo em conta o grande investimento inicial necessário, a clínica recorrerá a cofinanciamento bancário. O pagamento deste empréstimo e respetivas taxas de juro será um compromisso a médio/longo prazo, acrescendo os encargos financeiros.

Diminuição da taxa de desemprego Com este aumento, os colaboradores procuram as ofertas salariais mais competitivas e, assim, poderão registar-se mais gastos com pessoal.

Elevado n.º de concorrentes Tem-se verificado o crescimento do setor privado a nível nacional, existindo o risco de novas entradas no setor futuramente.

Maior procura de medicinas não convencionais (produtos substitutos)

As medicinas não convencionais não causam efeitos secundários e a sua oferta tem aumentado.

Fonte: Elaboração própria.

No Quadro 39, é realizada a Análise SWOT que permite analisar os fatores internos e externos à clínica (mencionados nos capítulos anteriores) e aferir sobre a formulação de medidas estratégicas a implementar no negócio.

Quadro 39 - Análise SWOT.

Fonte: Elaboração própria.

ANÁLISE SWOT

Oportunidades Ameaças

1- Aumento do poder de compra; 2- Clientes mais informados e exigentes e dispostos a pagar por serviços de saúde; 3- Maior procura de cuidados de saúde; 4- Falta de policlínicas;

5- Ourém sem atendimento pós-laboral no setor público.

6- Elevado número de inscrições nas extensões do Centro de Saúde e falta de profissionais de saúde;

7- Incentivos do Estado em caso de contratação de jovens ou desempregados; 8- Fácil acesso à internet;

9- Desenvolvimento tecnológico (ECG); 10- Maior número de consultas devido a alcoolismo em Ourém;

11- Lares e centros de dia nas imediações.

1- Custos de mudança nulos para o cliente;

2- Alguns concorrentes com marca forte;

3- Baixo valor mínimo das pensões;

4- Aumento das taxas de juro até 2022; 5- Diminuição da taxa de desemprego; 6- Elevado n.º de concorrentes no setor; 7- Maior procura de medicinas não convencionais; Fo a s

1- Profissionais de saúde conceituados; 2- Certificação da qualidade; 3- ECG;

4- Atendimento domiciliar;

5- Acordos com seguradoras e subsistemas privados de saúde;

6- Plano de saúde; 7- “Know how”; 8- Localização;

9- Instalações permitem acesso a clientes com problemas de mobilidade;

10- Marca;

11- Credibilidade: registo na ERS e profissionais competentes; 12- SYNLAB.

2F/8A- Divulgação de certificação da qualidade.

3F/8A- Promoção do serviço diferenciado de ECG.

4F/11O- Prestação de serviços em lares/centros de dia, promovendo o conforto e bem-estar dos idosos. 6F/5O- Plano de saúde permite colmatar a falta de atendimento pós-laboral no setor público.

8F/4O- Localização da clínica num local acessível em transportes e outros serviços essenciais e sem outras policlínicas. 10F/8O- Fortalecimento da marca Ourém Vida através do marketing (internet) e eventos desportivos solidários.

1F/2A- Contratação de profissionais de saúde reconhecidos pelo atendimento profissional e de qualidade para combater as marcas concorrentes; 2F/2A- Divulgação da certificação da qualidade combate o reconhecimento das marcas dos concorrentes;

3F/2A- Divulgação do serviço de ECG combate o reconhecimento das marcas dos concorrentes. Fra q u eza s

1- Horário de atendimento menor que o usual (apenas uma rececionista);

2- N.º reduzido de gabinetes;

3- N.º reduzido de especialidades médicas.

1f/7O- Se o horário da clínica se tornar uma desvantagem competitiva face aos concorrentes e seja necessário a contratação de rececionista, o Estado presta incentivos à entidade empregadora. 3f/7O- Tendo em conta o número reduzido de especialidades médicas disponíveis, caso se verifique a necessidade de contratar mais profissionais para aumentar a oferta, o Estado apresenta medidas de incentivo ao emprego.

3f/7A- Caso se opte por aumentar o leque de oferta dos serviços, as medicinas não convencionais tornam- se uma opção devido ao aumento da sua procura.

III.2.5.4. Estratégia Genérica Formulada

Como foi possível verificar pela análise do meio envolvente (oportunidades e ameaças), mais especificamente do Modelo das 5 Forças de Porter, as forças competitivas do setor que exercem uma maior intensidade são a rivalidade entre os concorrentes (Ex: marcas fortes) e o poder negocial dos clientes (Ex: sem custos de mudança). Neste sentido, e tendo em conta a Análise SWOT realizada, a estratégia genérica da Ourém Vida II assenta na diferenciação dos serviços, de modo a oferecer aos clientes sofisticação, singularidade e valor e a atingir uma vantagem competitiva relativamente aos seus concorrentes em várias dimensões como: a qualidade dos serviços, a competência dos profissionais de saúde, a diferenciação do serviço de ECG e o atendimento médico pós-laboral.

III.2.5.4.1. Orientações estratégicas congruentes com a estratégia genérica

Documentos relacionados