• Nenhum resultado encontrado

PARTE III – Plano de negócios da Ourém Vida Clínica Médica II Caxarias

III.2. PLANO DE NEGÓCIOS

III.2.2. Apresentação do Negócio

III.2.2.1. Oportunidade Identificada

A oportunidade de negócio baseia-se no facto de não existirem policlínicas (clínicas que prestam cuidados em várias áreas médicas) na freguesia de Caxarias. Nas freguesias circundantes, estas existem apenas em Freixianda e N.ª S.ª da Piedade. Deste modo, a nova filial pretende abranger todas as freguesias no norte do concelho de Ourém, nomeadamente: Caxarias; Urqueira; Espite; Rio de Couros e Casal dos Bernardos; Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais (Figura 6). Assim, a clínica pretende abranger cinco freguesias com um total de 13853 inscritos (Tabela 6) em oito extensões do Centro de Saúde de Ourém (Conselho Local de Ação Social de Ourém [CLASO], 2011).

Figura 6 - Mapa do concelho de Ourém.

Tabela 6 - Número de inscritos nas extensões do centro de saúde (2009) e número de habitantes por freguesia (2011) (antes da reorganização de freguesias em 2013).

Freguesias (antes da sua

reorganização em 2013) Número de inscritos (2009)

Número de habitantes (2011)

Caxarias 4089 2165

Urqueira 2266 1682

Espite 1152 1104

Casal dos Bernardos 835 921

Rio de Couros 1476 1877

Formigais 316 375

Freixianda 2785 2474

Ribeira do Fárrio 934 836

Total 13853 11434

Fonte: Elaboração própria com dados de CLASO (2011) e INE (2012).

O número de colaboradores por extensão é reduzido (1 médico, 1 enfermeiro e 1 assistente técnico), o horário é limitado (8 horas de atendimento nos dias úteis) e o número de inscritos por extensão é elevado (Tabela 6), sendo possível prever que o subsetor público não responda às necessidades de toda a população. No caso dos habitantes inscritos no Centro de Saúde de Ourém, estes têm atendimento na Unidade de Saúde Familiar todos os dias até às 20h. No entanto, os utentes inscritos no Centro de Saúde de Fátima não são atendidos ao fim de semana nem feriados, tendo indicações para recorrer ao Centro de Saúde de Ourém em caso urgente (sobrecarregando o fluxo de consultas) (Unidade de Saúde Familiar Fátima, s.d.). Segundo o Diagnóstico Social de Ourém de 2011, relativamente aos cuidados de saúde prestados pelo setor público, existe: falta de profissionais de saúde, falta de médicos de família, falta de serviço de urgência, incapacidade de resposta do Centro de Saúde de Fátima que reencaminha utentes para Ourém e falta de consultas de saúde mental (psicologia, psiquiatria) (CLASO, 2011). Desta forma, para os utentes que não obtenham cuidados de saúde de forma suficientemente rápida ou satisfatória para a condição de saúde em questão, a clínica disponibilizará um plano de saúde para associados com consultas de MGF até às 22h, bem como psicologia e psiquiatria em horário laboral.

Relativamente ao setor hospitalar (público e privado) a nível nacional, nos últimos anos a afluência aos serviços de urgência aumentou (aumento em 5,4% dos atendimentos de 2015 para 2016) bem como a prestação de consultas externas (aumento de 2,8% no

mesmo período); no entanto, não se verificou a abertura de novos hospitais (total de 225 hospitais em 2014 e também em 2016) (INE, 2018). Em Ourém não existem hospitais e a população, em caso de necessidade de atendimento urgente ou emergente, deve dirigir-se ao Centro Hospitalar de Leiria-Pombal ou ao Centro Hospitalar do Médio Tejo (Unidade de Saúde Familiar Fátima, s.d.). Assim, mais uma vez, o plano de saúde para associados permitirá a marcação de consultas de MGF até às 22h.

Ainda neste sentido, comparativamente com outros concelhos da região Centro de Portugal, durante o período 2008-2009, Ourém apresenta um maior número de habitantes que recorrem a consultas externas devido ao alcoolismo (CLASO, 2011). Desta forma, o subsetor público em Ourém (dois centros de saúde) pode ter mais dificuldade em responder a todos os utentes. Assim, a prestação de consultas de MGF e de psicologia, na Ourém Vida II, dará resposta a estas necessidades da população.

Os utentes das extensões a quem sejam prescritas análises clínicas ou ECG podem ser potenciais clientes para a clínica pois estas prescrições permitir-lhes-ão usufruir destes serviços. Ou seja, um utente que se dirija ao Centro de Saúde e lhe seja prescrito um ECG, poderá realizá-lo na clínica ou em regime domiciliar, tendo a vantagem de obter o relatório com o diagnóstico no próprio dia, devido ao serviço prestado pela Cardio-On (em outras unidades de saúde, a análise do ECG e o respetivo relatório podem demorar vários dias a ser concluídos). O mesmo se aplica às análises clínicas: se estas forem prescritas ao utente, este poderá realizá-las na clínica ou no domicílio, evitando períodos de espera e recebendo o resultado das análises de forma cómoda (via e-mail ou notificação por SMS para levantamento na clínica).

Existem várias instituições de cariz social em Caxarias e nas suas imediações que se podem tornar potenciais clientes dos serviços em regime domiciliar (MGF, enfermagem, ECG e análises clínicas) tendo em conta a sua atividade de prestação de cuidados a idosos. Em 2011, existiam um total de 613 utentes em lares de idosos do concelho de Ourém. Algumas instituições sociais em Caxarias e nas freguesias circundantes a ter em conta são (CLASO, 2011):

➢ Lar de S. Miguel em Caxarias;

➢ Centro de Dia da Associação de Caxarias para a Infância e Terceira Idade;

➢ Lar de idosos e Centro de Dia do Centro Social Paroquial São João Baptista de Espite;

➢ Centro de Dia do Centro Social Paroquial de Freixianda e serviço de apoio domiciliário com dificuldade em responder aos vários pedidos;

➢ Lar de idosos do Centro de Apoio à Pessoa Idosa São Jorge da Granja em Freixianda (instituição privada com fins lucrativos);

➢ Centro de Dia de Gondemaria: é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e presta também apoio domiciliar;

➢ Centro de Dia do Centro de Apoio Social de Olival;

➢ Lar de idosos e Centro de Dia do Centro Social da Ribeira do Fárrio; ➢ Centro de Dia do Centro Social Paroquial de Rio de Couros.

O número de utentes por valência de resposta social nas instituições nomeadas anteriormente pode ser consultado na Tabela 7.

Tabela 7 - Número de utentes das instituições de resposta social a idosos em Caxarias e freguesias circundantes, em 2009 e 2010.

Freguesia N.º de utentes centros de dia N.º de utentes lares de idosos Caxarias 23 27 Espite 4 24 Freixianda 39 25 Gondemaria 14 --- Olival 39 --- Ribeira do Fário 13 52 Rio de Couros 21 --- TOTAL 153 128

Documentos relacionados