• Nenhum resultado encontrado

SUMÁRIO

A. OBJETIVOS 1 Objetivo Geral:

A.2. Objetivos Específicos:

2. FORMAÇÃO INICIAL

2.2. Formação continuada de professores na Escola Técnica de Becora

2.2.2. Formação continuada dos professores em Portugal

Baseado no Plano Estratégico Nacional, o sistema de ensino secundário técnico e profissional proporciona a preparação dos alunos para o ingresso no mercado de trabalho, assim como lhes permite o acesso ao ensino superior técnico e universitário.

O aumento nas matrículas do ensino básico revela a necessidade urgente em transformar e alargar o sistema atual de ensino secundário por todo o País, em especial nas áreas técnica profissional. A reforma irá também requerer o desenvolvimento de um novo currículo para o Ensino Secundário Vocacional e a melhoria dos programas de formação e qualificação de professores. Serão igualmente necessárias a ensino secundário e técnico-profissional, de forma a preparar os alunos para o mercado de trabalho, que se debate com uma escassez aguda de trabalhadores qualificados e semiqualificados, capazes de dar resposta ao ritmo acelerado de reconstrução nacional. (PED, 2011-2030).

Ainda se baseando no Plano Estratégico Nacional-PED, o Ministério da Educação do Timor-Leste criou um sistema de cooperação bilateral com o Ministério da Educação de Portugal na área de formação continuada de professores e na área da tecnologia, em 2013. O resultado desta cooperação é que o Ministério da Educação do Timor-Leste enviou um primeiro grupo de professores timorenses para Portugal. Os professores participaram de vários cursos especializados nas áreas técnicas entre os dias 2 de maio e 31 de julho de 2013.

Os objetivos destes cursos foram: observar o sistema educacional de Portugal para posteriormente adaptar o currículo e modular o ensino e aprendizagem na Escola Técnica de Becora no Timor-Leste; capacitar e melhorar a qualidade dos professores nas áreas técnicas; capacitar e promover os professores na área de pedagogia e também aprofundar a língua portuguesa como língua oficial e de instrução no Timor-Leste (CONSTITUIÇÃO RDTL, 2002).

Os professores da Escola Técnica que participaram destes cursos na primeira turma foram: Gaspar M. Fernandes, Raimundo da Costa Guterres, Edmundo Tiago Belo e Abel dos Santos Coelho.

O professor Gaspar M. Fernandes, na época, era professor do departamento de Construção de Civil. Ele participou do curso de pedagogia e do curso de construção civil oferecidos pelo Centro Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras (CICCOPN) em Porto, Portugal.

Raimundo da Costa Guterres é professor do departamento de Mecânica da Produção. Participou, neste período, dos cursos: sistema modular de ensino, organização do currículo, avaliação, planificação, regulamentação, projetos, prova de aptidão profissional (PAP), formação em contexto de trabalho (FCT) e a organização o funcionamento geral da Escola Profissional Gustavo Eiffel, Polo de Amadora, na cidade de Lisboa, em Portugal.

Edmundo Tiago Belo, Edmundo Menezes e Abel dos Santos Coelho participaram dos mesmos cursos realizados pelo professor Raimundo da Costa Guterres, porém, em distintas instituições. Atualmente o professor Edmundo Menezes é chefe do departamento de Eletricidade. Ele participou deste curso na Escola Profissional Infante de Dom Bosco Henrique na cidade de Porto, em Portugal. Edmundo Tiago Belo é professor do departamento de Mecânica de Automóvel. Ele participou destes cursos na Escola Profissional Infante de Dom Bosco Henrique. O professor Abel dos Santos Coelho faz parte do departamento de Eletrônica da Escola Técnica de Becora. Ele realizou os cursos na Instituição Profissional de Tecnologias Avançadas (IPTA) na cidade de Porto (PREFIL, 2015).

Entre os dias 8 de setembro e 11 de novembro de 2014, os professores da segunda turma participaram de vários cursos na área de tecnologia em Portugal. Os professores que realizaram estes cursos foram: Bendito Amaral, Anselmo Amaral da Silva, Duarte da Costa Guterres, João Lino, Abel Ximenes, Manuel Amaral, Álvaro Manuel Ximenes e Francisco de Castro.

O objetivo destes cursos foi capacitar e aprofundar os conhecimentos dos professores da Escola Técnica Profissional de Becora no Timor-Leste na área de tecnologia. Até então, desde a

restauração da independência do país, os professores só haviam participado de cursos de língua portuguesa no próprio Timor-Leste.

Os professores Bendito Amaral e Anselmo Amaral da Silva estão alocados no departamento de Construção Civil na Escola Técnica Profissional de Becora. Eles participaram de vários cursos de especialização na área de construção civil. O professor Bendito Amaral participou dos cursos: autocad, geometria descritiva, pedagogia e segurança de trabalho. O professor Anselmo Amaral realizou os cursos de pedreiro, canalização, pintura e pedagogia.

O professor Duarte da Costa Guterres é do departamento de Mecânica da Produção. Ele participou dos cursos de pedagogia, prática em oficina mecânica de produção, desenho técnico, PAP e FCT. Ele participou dos cursos na Escola Secundaria Técnico Vocacional Emídio Navarro-Almada (ESTV) em Lisboa, Portugal.

João Lino é professor do departamento de Mecânica de Automóvel. Ele participou do curso de especialização na área de reparação de automóvel no Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA) de Lisboa, em Portugal.

O professor Abel Ximenes participou do curso de artes gráficas. Na época da realização do curso, ele era diretor da Escola Técnica Profissional e também fazia parte do departamento de Mecânica de Automóvel.

No início do ano letivo de 2016, o departamento de Artes e Gráficas foi aberto na Escola Secundária de 28 de novembro de Becora. O primeiro professor de Artes Gráficas foi Salustiano Quintão, licenciado na área de Mecânica da Produção na Universidade de Widya Gama, em Malang, Indonésia. Ele também participou do curso de Artes Gráficas em Portugal.

Os professores Manuel Amaral e Álvaro Manuel Ximenes pertencem ao departamento de Eletricidade da Escola Técnica Profissional de Becora. Eles realizaram os seus estudos na área de Técnica de Eletricidade na Amora-Seixal e na Escola Técnica da Família em Portugal.

O professor Francisco de Castro é do departamento de Eletrônica de Comunicação da Escola Técnica Profissional de Becora. Ele

participou dos cursos de pedagogia e de funcionamento geral da escola. Atualmente é secretário do diretor da Escola Técnica Profissional do Timor-Leste (PERFIL ESTV, 2015).

2.2.3. Formação continuada de professores na Coreia do Sul