• Nenhum resultado encontrado

Formação continuada de professores na Coreia do Sul Em cooperação com a Coreia do Sul, o governo timorense enviou

SUMÁRIO

A. OBJETIVOS 1 Objetivo Geral:

A.2. Objetivos Específicos:

2. FORMAÇÃO INICIAL

2.2. Formação continuada de professores na Escola Técnica de Becora

2.2.3. Formação continuada de professores na Coreia do Sul Em cooperação com a Coreia do Sul, o governo timorense enviou

diretores, vice-diretores e chefes de departamentos da Escola Técnica Profissional para realizar um curso na área de gestão e administração escolar com foco na liderança. Este curso resultou dos esforços do Ministério da Educação do Timor-Leste junto ao Ministério de Educação Sul Coreano. O curso intitulado fellowship program for the

administrator rehabilitation Project of Becora Technical Secondary School in Timor-Leste ocorreu entre 1º e 10 de dezembro de 2014. O

objetivo foi capacitar e preparar de professores para liderar e responder as necessidades dos alunos na Escola Técnica Profissional de Becora do Timor-Leste.

Os professores que participaram do curso de liderança foram: Francisco Guterres, Jose da Silva e Edmundo Tiago Belo. O professor Francisco Guterres é vice-diretor da Escola Técnica Profissional para assuntos de estudantis. Ele leciona a disciplina de história nacional do Timor-Leste na ETP-GTI de Becora.

Os professores Edmundo Tiago Belo e Jose da Silva são do departamento de Mecânica de Automóvel. Edmundo Tiago Belo é chefe do departamento de Mecânica de Automóvel e leciona a disciplina de mecânica de automóvel. Jose da Silva é vice-diretor da Escola Técnica Profissional para assuntos curriculares.

O Ministério da Educação do Timor-Leste mandou uma segunda turma de professores das Escolas Técnicas Profissionais para participarem de vários cursos de especialização na Coreia do Sul, entre os dias 7 e 27 de abril de 2015. O objetivo deste curso foi desenvolver os conhecimentos dos professores timorenses na área de ciência e tecnologia e também na área de pedagogia. Freitas (2007), afirma que o objetivo do curso é melhorar a preparação e motivação das qualidades de professores na área especializada da tecnologia e da pedagogia para responder as necessidades dos educandos na Escola Técnica Profissional. O autor destaca a necessidade de preparar qualidades de tal

modo aprendizagem dos alunos. Pode ocorrer e diserto modo contribuir para o sucesso na reforma da educação.

Os professores que participaram destes cursos foram: Anselmo da Silva, Domingos da Silva Guterres, Raimundo da Costa Guterres, Rogério Soares, Manuel Quintão, Edmundo Menezes, Tina Ismaryati, João G. Gusmão, Alcina de Sousa, Abel dos Santos e António Henrique.

Os cursos que o governo sul-coreano ofereceu aos professores timorenses foram os seguintes: Leadership, Vocacional Training

System, Metodologyand Student Assessment, Major Theory and Practices, Manufactures, mechanic Automovel, Eletronhic, Microprocessor Program nad Information Technology.

Os professores Anselmo da Silva e Domingos da Silva Guterres pertencem ao departamento de Construção Civil. Eles participaram de cursos na área de liderança, sistema de treinamento de vocacional, metodologia e avaliação dos estudantes na dimensão pratica e teórica. Anselmo da Silva é chefe do departamento de Construção de Civil. Raimundo da Costa Guterres e Rogério Soares são professores do departamento de Mecânica da Produção. O professor Raimundo da Costa Guterres realizou os cursos na área de desenho técnico, metodologia do ensino, avaliação dos alunos, teoria e prática de oficinas. Ele é chefe do departamento de Mecânica da Produção. O professor Rogério Soares realizou os cursos na área de manufaturas, metodologia do ensino, avaliação dos alunos, teoria e prática de oficinas.

Edmundo Menezes, Tina Ismaryati, Abel dos Santos Coelho e António Henrique são professores do Departamento de Eletrotécnicos (eletricidade e eletrônica), e participaram dos cursos de eletrônica e programa de microprocessador. Os professores João G. Gusmão e Alcina de Sousa são do departamento de Informática, e participaram do curso de informação da tecnologia (PERFIL, ESTV, 2015).

Conforme depoimento de Francisca Fernandes8, o Ministério da Educação do Timor-Leste enviou uma terceira turma de professores para

8

O depoimento é da professora Francisca Fernandes, do departamento de Eletrônica. Foi coletado no dia 10 de janeiro de 2016 e autorizado para uso por parte da referida professora.

participar de cursos de especialização nas áreas de ciência, tecnologia e pedagogia na Coreia do Sul, entre os dias 10 e 31 de agosto de 2015. O objetivo destes cursos foi capacitar e aumentar os conhecimentos dos professores nas áreas referidas acima. Os cursos que governo sul- coreano ofereceu foram os mesmos cursos oferecidos aos professores da segunda turma.

Os professores que participaram deste curso foram: Jose dos Santos, Carolino Cabral, Duarte da Costa Guterres, Armindo Jose dos Reis, Abel Ximenes, Armindo da Assunção, Hermenegildo de Sousa, Mateus Henrique, Joanico da Costa Ribeiro, Francisca Fernandes, Ilídio da Silva do Céu e Octavio Amaral Pinto.

Os professores Jose dos Santos e Carolino Cabral são do departamento de Construção Civil. Eles realizaram cursos na área de liderança, sistema de treinamento vocacional, metodologia e avaliação prática e teórica dos estudantes.

Duarte da Costa Guterres e Armindo Jose dos Reis são professores do departamento de Mecânica da Produção. Eles participaram de cursos na área de desenho técnico, metodologia de ensino, avaliação dos alunos, teoria e prática de oficinas.

Abel Ximenes e Armindo da Assunção são professores do departamento de Mecânica de Automóvel. Eles participaram dos cursos na área de mecânica de automóvel. Naquela época, Abel Ximenes foi o diretor da Escola Técnica Profissional de Becora do Timor-Leste.

Os professores Hermenegildo de Sousa, Mateus Henrique, Joanico Ribeiro e Francisca Fernandes estão na área de Eletrotécnica (eletricidade e eletrônica). Eles participaram dos cursos na área de especialização em eletrônica e programa de microprocessador ATMEGA.

Ilídio do Céu e Octavio Amaral Pinto são professores do departamento de Informática. Eles participaram do curso de informação da tecnologia. Ilídio do Céu é chefe do departamento de Informática.

Os maiores problemas que os participantes enfrentaram durante os cursos foram o tempo limitado e a língua em que foram ministrados os cursos. Neste caso, os cursos foram ministrados em língua coreana, porém, eram traduzidos para a língua indonésia aos participantes que,

por sua vez, utilizavam os manuais de apoio na língua inglesa. Desta forma, os participantes tiveram dificuldade para assimilar as explicações dos educadores e suas respectivas traduções. A professora Francisca Fernandes explicou que foi muito difícil compreender o instrutor do curso porque a língua de ensino foi em coreano, mas todos os módulos usavam a língua inglesa e a tradutora utilizou a língua indonésia. Ainda, a professora afirmou que o mais complicado foi a falta de simetria entre a língua de instrução e a língua do módulo, além da limitação do tempo que não favoreceu para aprendizagem científica.

3. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PERSPECTIVA DE