• Nenhum resultado encontrado

O pagamento da contraprestação pecuniária, a ser efetuado pela ESTIPULANTE à CONTRATADA, baseia-se no sistema de pagamento preestabelecido.

A mensalidade estipulada na data de aceitação da proposta da ESTIPULANTE será aquela estabelecida na tabela de mensalidades apresentada pela CONTRATADA, levando-se em consideração o perfil do Grupo Beneficiado, podendo ser apresentada por preço único, “per capita” mensal ou para a faixa etária em que se enquadrarem o BENEFICIÁRIO TITULAR e/ou seus DEPENDENTES.

O pagamento da mensalidade será de responsabilidade exclusiva da ESTIPULANTE, ressalvadas as hipóteses dos artigos 30 e 31 da Lei n.º 9656, onde a CONTRATADA poderá optar por emitir o boleto de pagamento diretamente para o BENEFICIÁRIO.

A mensalidade deverá ser quitada no estabelecimento bancário indicado pela CONTRATADA, até a data do vencimento, constante do respectivo boleto de cobrança.

Constatado o atraso no recebimento do boleto de pagamento de até 48 (quarenta e oito) horas antes do respectivo vencimento, a ESTIPULANTE deverá entrar em contato com a CONTRATADA para solicitar o envio de 2ª via do referido documento.

Caso o vencimento se dê em dia não útil ou feriado bancário, o pagamento deverá ser efetuado no primeiro dia útil subseqüente.

O não pagamento da mensalidade, na forma estipulada nesta Cláusula acarretará para a ESTIPULANTE a incidência de juros moratórios de 1% (um por cento) ao mês ou fração e multa de 2% (dois por cento), sobre o valor do débito.

O pagamento da mensalidade não será reconhecido pela CONTRATADA se a ESTIPULANTE não possuir comprovante devidamente autenticado pelo banco recebedor.

O pagamento antecipado da mensalidade não elimina nem reduz os prazos de carência e/ ou Cobertura Parcial Temporária estabelecidos no presente contrato.

À CONTRATADA é garantido o direito de cobrar em juízo, pela via executiva ou outra que preferir, o valor da mensalidade não paga pela ESTIPULANTE, a contar da data do inadimplemento.

A CONTRATADA se reserva, ainda, o direito de promover a cobrança dos pagamentos em atraso, através de bancos e pelos meios legais cabíveis, sejam esses valores equivalentes a quaisquer débitos não quitados, conforme obrigações previstas neste contrato.

A não utilização de quaisquer coberturas durante a vigência do contrato não exonera a ESTIPULANTE do pagamento das mensalidades vencidas e/ou vincendas.

Não poderá haver distinção quanto ao valor da mensalidade entre os BENEFICIÁRIOS que vierem a ser incluídos no contrato e aqueles a este já vinculados.

18 - REAJUSTE

O reajuste financeiro das mensalidades será anual, na data do aniversário do contrato, ou em período inferior caso a legislação venha a permitir, e terá por base a variação dos custos médicos e hospitalares (honorários médicos, diárias e taxas hospitalares,

materiais, medicamentos, gases medicinais e outros), despesas comerciais, administrativas e gerais da CONTRATADA, nos últimos 12 (doze) meses.

Independentemente do reajuste financeiro anual das mensalidades, a CONTRATADA também efetuará anualmente, ou em período inferior caso a legislação venha a permitir, revisão pela taxa de sinistralidade do contrato e aplicará o respectivo reajuste técnico (por sinistralidade), visando à manutenção do seu equilíbrio econômico-financeiro.

O cálculo do índice de reajuste técnico (por sinistralidade) a ser aplicado se dará utilizando--se a seguinte fórmula:

I = S/M -1 x 100 70%

Onde,

I = índice de reajuste (em %)

S= total de sinistros nos últimos 12 meses, ou período inferior caso a legislação venha a permitir.

M= total de mensalidades nos últimos 12 meses, ou período inferior caso a legislação venha a permitir.

O total de sinistros tomará como base a data de liberação dos pagamentos pela CONTRATADA.

Caso a aplicação da fórmula acima resulte em valor igual ou inferior a zero, o valor da mensalidade dos BENEFICIÁRIOS não sofrerá alteração referente ao reajuste técnico.

Excepcionalmente, a primeira apuração abrangerá do 4º (quarto) ao 9º (nono) mês de vigência, e o reajuste devido aplicado a partir do 13º (décimo terceiro) mês de vigência.

As demais apurações serão sucessivas e anuais, ou em períodos inferiores caso a legislação venha a permitir.

A CONTRATADA reserva-se o direito de, anualmente, recalcular a mensalidade, sempre que a mensalidade média, calculado com base na composição etária do grupo beneficiado, resultar em diferença superior a 5% (cinco por cento) da mensalidade média da implantação ou do último reajuste feito com base neste item.

Quando o número de BENEFICIÁRIOS for inferior a 100 (cem), independentemente da aplicação dos reajustes acima mencionados, a CONTRATADA poderá efetuar, anualmente, revisão na taxa de utilização, usando como base todos os contratos componentes da carteira do plano coletivo com menos de 100 (cem) BENEFICIÁRIOS, a fim de obter um novo valor de mensalidade de risco médio, visando à manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do presente contrato. Essa condição não será aplicada na hipótese da ESTIPULANTE pagar à CONTRATADA o preço correspondente a faixa etária que se enquadra cada um dos BENEFICIÁRIOS.

Os reajustes aplicados nas mensalidades serão devidamente comunicados à Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, conforme normas vigentes.

Independente da data de inclusão dos BENEFICIÁRIOS, os valores de suas mensalidades terão o primeiro reajuste integral na data de aniversário do contrato, sendo certo que não poderá haver aplicação de percentuais de reajuste diferenciados dentro de um mesmo plano em um determinado contrato.

O contrato não poderá sofrer reajuste em periodicidade inferior a 12 (doze) meses, ressalvadas as variações do valor da contraprestação pecuniária em razão de mudança de faixa etária, migração e adaptação do contrato ou, ainda, acréscimo de coberturas ou mudanças na legislação em vigor.

O valor das mensalidades e a tabela de preços para novas adesões serão reajustados anualmente, ou em período inferior caso a legislação venha a permitir, pelo mesmo índice, de acordo com as condições aqui dispostas.

Documentos relacionados