• Nenhum resultado encontrado

Nível Estratégico Comando Geral Estado-Maior

5 O EFEITO-PROFESSOR E SUA ABORDAGEM TEÓRICA

6 METODOLOGIA UTILIZADA NA PESQUISA

6.1 FORMA DE ABORDAGEM

No presente estudo utilizou-se a associação dos dados quantitativos e qualitativos, cuja integração é perfeitamente aceitável tendo em vista a sua aplicação em diferentes fases de coleta e interpretação de dados, sempre em consonância com a base teórica em torno dos estudos do efeito-professor descritos anteriormente.

A metodologia para a investigação proposta nesta pesquisa abordou três etapas, sendo a primeira pelo levantamento bibliográfico, buscando referências teóricas em torno da educação profissional, formação do profissional de segurança pública, a educação policial militar, efeito-escola e, finalmente, o efeito-professor. Num segundo momento, foi utilizado o método quantitativo, usando-se procedimentos estatísticos e sua respectiva interpretação e, por último, uma abordagem aos aspectos particulares do corpo docente do Curso Técnico em Segurança Pública.

Para a pesquisa bibliográfica em si, realizou-se uma pesquisa em documentos inerentes ao tema. Nesse contexto, foi verificado através de documentos oficiais - leis, decretos, regulamentos – o funcionamento e a estrutura do ensino profissional na Polícia Militar, além de diretrizes e normas internas que regulam o trabalho do corpo docente no Curso Técnico em Segurança Pública. Foi realizado, também, um amplo estudo bibliográfico sobre o efeito-professor, cujas conclusões existentes foram comparadas e testadas no objeto de estudo a presente pesquisa.

A partir da necessidade de se considerar os vários níveis associados ao efeito- professor, o modelo multinível foi o método adotado para medir as influências do fenômeno no Curso Técnico em Segurança Pública. Barbosa e Fernandes (2001:04) consideram que a utilização de modelos multiníveis são adequados para a modelagem de dados que possuem estrutura hierárquica porque incorporam naturalmente essa estrutura na regressão. Os dados educacionais possuem estrutura hierárquica: os alunos estão agrupados em turmas, as turmas em escolas, as escolas em municípios, etc. Observa-se que o modelo estatístico referido é amplamente utilizado em diversas áreas de conhecimento, cuja análise tem como principal objetivo modelar o relacionamento entre diversas variáveis preditivas com uma variável resposta. Sendo assim, variáveis como sexo, idade e nível sócio-econômico podem

ter impacto em relação ao desempenho final de determinada disciplina, determinando qual é a relação e o grau de influência por níveis de agrupamento. Tal procedimento facilita a análise de dados, pois respeita a estrutura das bases de dados educacionais. Alves (2006) acrescenta que a análise dos dados através da utilização dos modelos multiníveis pode medir o efeito isoladamente, como relata a seguir:

Os modelos multiníveis de regressão constituem uma extensão dos modelos de regressão linear múltipla que foram adaptados para a análise de dados dependentes. Assim como a regressão linear, eles permitem estimar simultaneamente o efeito isolado de cada variável incluída nos modelos. Mas a diferença é que os modelos multiníveis medem a variabilidade nos resultados dos alunos que é explicada pelos diferentes níveis de análise. (ALVES, 2006:14)

Não se deseja detalhar tecnicamente o funcionamento os modelos multiníveis por entender que este não é o foco do trabalho. Basta, portanto, ter uma noção do conceito para que se possa entender o emprego deste modelo no trabalho de análise do efeito-professor no CTSP. Todavia, no próximo capítulo há um detalhamento mais pormenorizado da aplicação deste procedimento na análise dos dados coletados na pesquisa.

Como em toda organização de dados quantitativos, demanda-se a utilização de aplicativos próprios para executar parte da análise. Dessa forma, escolheu-se como opção para organização e interpretação de dados quantitativos, o software SPSS for Windows, que oferece uma gama variada de análises estatísticas, inclusive ao do modelo multinível. Esta escolha foi de grande auxílio, porque ela permite explorar uma multiplicidade de procedimentos e correlações em menor espaço de tempo.

Nesse sentido, inicialmente foi feita a organização dos dados coletados no Centro de Ensino Técnico. As notas finais dos alunos com relação a cada disciplina do curso formaram a base para a organização dos dados. Em termos mais técnicos, essas notas se constituíram no que se chama de variável dependente. Em seguida, selecionaram-se as variáveis para compor o modelo multinível, a saber: sexo dos alunos, nota de classificação que cada aluno obteve no concurso de entrada na Polícia Militar, a situação do aluno no curso (matrícula normal ou sob liminar judicial)41, turma e professor de cada disciplina. Uma vez organizados os dados, foram agrupadas as turmas pelas quais tiveram aula com determinado professor para que, em uma comparação entre as turmas, fosse evidenciado o efeito-professor,

41 A situação no curso refere-se aos alunos dentro da normalidade e aqueles que freqüentam sob liminar judicial, que corresponde a 38 alunos.

ou seja, uma forma de identificar aqueles que se saíram mais eficazes no ensino durante o curso. Essa aferição foi inicialmente realizada pela análise do coeficiente de variação da média e do desvio-padrão das notas finais das turmas para cada disciplina. A partir da identificação de disciplinas com maior coeficiente de variação, partiu-se para a análise de regressão linear múltipla, o que nos permitiu a verificação direta da existência do efeito- professor, sendo possível saber qual professor está se saindo melhor em cada disciplina do CTSP.

Uma vez identificados os professores que atingiram determinados níveis na avaliação do corpo docente, investigou-se com mais particularidade quais as características do “professor eficaz” e quais as práticas utilizadas em sala de aula, com o intuito de interpretar o efeito que ele produz em suas turmas com maior profundidade. O procedimento utilizado para a coleta de informações foi a aplicação de um questionário aos professores indicados como mais eficazes, menos eficazes e dentro da normalidade, contendo questões relacionadas aos procedimentos explicativos do efeito-professor no sentido de experimentar e comparar em que medida determinados procedimentos presentes no dia-a-dia de cada professor fazem com que se mostrem mais ou menos eficientes.

Os dados coletados no questionário tiveram como objetivo analisar o perfil e práticas pedagógicas utilizadas durante as aulas ministradas no período do curso que, teoricamente, são relacionadas com o efeito-professor e apresentar os modelos explicativos para o fenômeno. Basicamente, os dados coletados a respeito dos professores foram agrupados seguindo-se os fatores relacionados ao professor apresentados por Soares (2007) em seu modelo conceitual dos procedimentos associados ao aprendizado: conhecimento, experiência e envolvimento. Acrescentou-se ainda os aspectos de gestão do ensino aplicados pelo professor que Gauthier et al (1998) relacionam ao ensino eficaz.