• Nenhum resultado encontrado

Tradicionalmente, os materiais didáticos da CO foram criados com forma de fitas-áudio acompanhando um manual escrito. Portanto, graças ao desenvolvimento da tecnologia, as formas tornam-se cada vez mais modernas e mais acessíveis com facilidade. Em vez de só ouvir os sons, os aprendentes podem ver imagens através de vídeo; em vez de comprar fitas- áudio ou fitas-vídeo, podem ouvir, ver e fazer exercícios no computador, entre outros. Assim, gostaria de mencionar uma forma – uma ferramenta de estudo muito usada atualmente, sendo útil e que atrai muita atenção dos professores e dos alunos: o Moodle (Modular Object- Oriented Dynamic Learning Environment).

Moodle é um sistema de gestão de estudo (Learning Management System – LMS) ou seja, Course Management System ou Virtual Learning Environment – VLE, sendo uma plataforma de e-learning, servindo o ensino a distância mas serve também perfeitamente aulas presenciais ou aulas semi-presenciais. Segundo Pop (2014: 63), “Através desta sala de aula virtual, os estudantes têm acesso aos recursos e materiais disponibilizados pelos professores, podem publicar atividades, esclarecer dúvidas ou participar em debates e discussões no fórum, entre várias outras ofertas de recursos.” Na vida atual, é considerado mais adequado e flexível estudar com a ajuda de tecnologia. A plataforma Moodle é exatamente uma ferramenta que tem todos os aspetos bons para os professores e aprendentes. Primeiro, é uma ferramenta fácil para usar, fornecendo uma flexibilidade para os professores criarem ou mudarem de temas, tarefas, etc. Segundo, oferece também uma grande quantidade de materiais de apoio muito detalhados. Além disso, Moodle é adequado para todos os níveis de ensino, desde o ensino primário ao ensino universitário, para todos os tipos de formação, presencial, não presencial, entre outros.

Assim, o Moodle é ideal também para as aulas de língua, quer de escrita, quer da CO, entre outras. Basta ter um computador ligado à internet, os professores podem dar aulas e os aprendentes podem estudar através de atividades, fóruns criados pelos planeadores do curso ou pelos próprios professores e estudantes; podem fazer comentários, realizar tarefas e ter feedbacks facilmente em qualquer sítio.

45 Sumário

Depois de um resumo teórico muito breve acima, podemos saber que CO é uma habilidade de língua importante na comunicação, no ensino e na aprendizagem de uma língua estrangeira e que é a habilidade mais difícil para os aprendentes. O ensino da CO deve dar muita atenção à criação de uma variedade de tarefas e atividades, à escolha de processos adequados, quer o ascendente quer o descendente ou a combinação dos dois tipos e às instruções no processo da CO e na seleção de estratégias apropriadas.

No que diz respeito às tarefas, é sempre necessário que andem juntamente com as atividades. Os professores têm de conhecer bem os seus alunos e escolher as tarefas e atividades mais adequadas para cada nível, situação, gostos ou necessidades dos alunos. Se não, as tarefas e atividades tornam-se fardos para os alunos e até trazem-nos stress.

Quanto ao processo, a CO envolve dois tipos de processos que interagem um com o outro para ajudar os ouvintes a conseguir interpretar o que ouvem. O ensino efetivo e eficiente da CO requer uma combinação de ambos os processos, “bottom-up” e “top-down”, e também de estratégias diferentes. Se o processo de “top-down” ajuda os alunos a desenvolver as habilidades auditivas da vida real o outro processo ajuda-os a desenvolver as habilidades de reconhecimento de palavras. Assim, é dependente dos conhecimentos e da crença dos professores sobre a utilidade de cada processo para o facto de adoptar mais este processo ou o outro. Assim, há professores que notam as vantagens do processo de “top- down” para melhorar as habilidades da CO dos aprendentes, pois usam-no com mais frequência na sala de aula enquanto os outros usam tarefas de “bottom-up” mais frequentemente porque acham que este processo tem mais vantagens e eficiência para ajudar os alunos a desenvolver a sua capacidade auditiva.

O elemento final é que os professores devem saber ou procurar saber a maneira para criar a consciência dos alunos sobre o papel do processo da CO e não procurar apenas o resultado ou notas dos exames. Podem ajudar os alunos a encontrar uma estratégia para ouvir, orientando-os pelas fases da CO dos textos inicialmente curtos e autênticos dos temas apropriados ao seu nível e ao seu interesse através de escolha certa no uso de abordagem de estratégias cognitivas ou metacognitivas.

Além disso, o QECR também serve como uma base para os professores e para os planeadores dos programas e dos manuais didáticos. Baseando-se nele, eles podem ter ideias muito gerais e também específicas sobre tudo, desde a abordagem adotada, os requisitos dos níveis diferentes, os temas, as tarefas, as atividades, as estratégias, as competências necessárias à etapa final de um curso que é a fase de avaliação.

46

Finalmente, os materiais autênticos, especialmente os que existem em vídeo são os materiais mais úteis e interessantes preferidos por muitos especialistas para as aulas da CO de línguas estrangeiras. A revisão teórica também mostra que o vídeo é um instrumento muito importante para os aprendentes. Portanto, dependendo das necessidades e da criação das atividades, os professores e planeadores dos materiais podem escolher a forma mais apropriada de material ou até podem misturar formas diferentes com o objetivo final de melhorar a CO dos aprendentes de uma língua estrangeira. O material vai ser apresentado na plataforma Moodle por várias razões mencionadas na parte 2.4.

47

Capítulo 3 – Metodologia da pesquisa

Este capítulo descreve a configuração do estudo, os sujeitos que participam no estudo e os instrumentos escolhidos para a coleta de dados que são questionários e entrevistas.