• Nenhum resultado encontrado

Para ter informações confiáveis para a concepção de criação de manual didático, precauções foram tomadas na escolha dos instrumentos de coleta de dados. Dizem Johnson e Christensen (2000) que saber quais os instrumentos de coleta de dados a serem usados permite que os pesquisadores obtenham as informações necessárias para responder às perguntas de pesquisa. Mencionaram também seis instrumentos mais comuns de coleta de dados, tais como testes padronizados, questionários, entrevistas, grupos focais, observação e dados secundários. No entanto, este estudo seleciona apenas os três instrumentos de análise seguintes (1) análise de documentos; (2) entrevistas com professores e (3) questionários para alunos atuais do PD da HANU devido às vantagens destes três instrumentos que vão ser discutidos em seguinte.

3.3.1. Análise de documentos

O programa de Prática Linguística de Português I e II para os estudantes do primeiro ano do DP da HANU junto com o manual didático utilizado para o primeiro ano e alguns outros e os resultados da CO foram analisados para identificar as necessidades do alvo. Acredita-se que a análise de documentos pode fornecer informações práticas relacionadas com os objetivos do programa de formação e aspectos necessários que precisam de ser considerados ao projetar um manual didático completo e adequado em preparação para a CO entre alunos e professores, quer nativos quer não, nos anos do estudo seguintes no DP.

3.3.2. Entrevistas com professores e alunos

O segundo instrumento de coleta de dados utilizado na pesquisa foi a entrevista. As entrevistas foram realizadas devido ao facto de que elas permitem obter, para além de respostas para perguntas dadas, clareza de resposta ou informações adicionais (Johnson & Christensen, 2000). As entrevistas foram feitas cara a cara com três professores que estão a dar aulas para os alunos do primeiro ano do DP da HANU há alguns anos. Todas as perguntas foram feitas e respondidas em português para pedir opiniões deles. Através de cinco perguntas, a pesquisadora teve como objetivo descobrir, na opinião dos entrevistados, o papel da CO no ensino de Português, as atividades da CO que dão normalmente aos alunos, os

51

obstáculos que impedem os estudantes de ouvir em português, os materiais que têm para o ensino da mesma e por último, sendo também o foco das entrevistas, recolher as suas opiniões e sugestões para melhorar o ensino da CO e para o desenvolvimento de um material didático de tal habilidade para os alunos do primeiro ano do DP da HANU.

A dez alunos do DP que estão a estudar em Portugal graças ao programa de intercâmbio entre a HANU e a UP ou entre a HANU e a UC foram colocadas algumas perguntas sobre as suas experiências desde que chegaram a Portugal, quais foram as dificuldades, de que é que necessitam os alunos para conseguirem viver num país da língua portuguesa, quais as suas sugestões para o ensino de português na HANU, em geral, e da CO, em particular.

3.3.3. Questionários aos alunos sobre a compreensão oral

Há muitas razões por que questionário deve ser considerado um dos melhores instrumentos de coleta de dados. Em primeiro lugar, Seliger & Shohamy (1995) propuseram que os questionários podem ser distribuídos para um grande número de pessoas ao mesmo tempo e trazem de volta dados uniformes e precisos. Em segundo lugar, utilizar questionários pode ajudar a obter informações sobre o que os participantes acham sobre um assunto, como se sentem ou o que fazem se encontrarem uma situação X, sobre as suas perceções, personalidade ou intenções comportamentais, etc. (Johnson & Christensen, 2000). Além disso, os entrevistados têm mais liberdade para preencher o questionário sem serem forçados a fazê-lo imediatamente. Isto é, eles podem responder às perguntas sempre que lhes convém (Gilham, 2000). Por último mas não menos importante, é barato, fácil e não demorado conduzir um questionário. Por estas razões, o questionário foi selecionado para coletar opiniões dos estudantes do DP da HANU. A seguir apresentam-se os objetivos das perguntas do questionário usado para obter informações necessárias para a pesquisa.

Questão(ões) Objetivo(s): A fim de saber…

1, 2, 3

Informações básicas dos estudantes tais como em que ano estão a andar, as razões para a escolha do Curso de português e os seus conhecimentos do português antes do começo do curso na HANU.

4 Opinião dos alunos sobre a dificuladade das habilidades, qual mais difícil e qual menos.

52

6 Informação sobre o nível de dificuldade em algumas situações/ atividades da CO.

7 Obstáculos que impedem os alunos de ouvir bem.

8 A frequência da prática do português, especialmente da CO fora da sala de aula.

9, 10 Atividades e temas da CO preferidos pelos estudantes nas aulas da mesma. Tabela 6: Objetivos específicos das perguntas do questionário (Apêndice 1)

O questionário consiste em dez perguntas e exigia os sujeitos marcarem as suas respostas, selecionarem e colocarem um número de alternativas ou mesmo dar as suas próprias opiniões. Assim, é esperado que eles deem as informações sobre a sua situação de aprendizagem e as suas necessidades de aprendizagem, especialmente da CO (questões 1 a 8) e que forneçam informações sobre os seus desejos em termos de tarefas e temas de CO (perguntas 9 e 10). O objetivo geral deste conjunto de questionário é pedir informações dos alunos sobre as suas necessidades, a sua falta e os seus desejos na aprendizagem da CO e em fim, qual o caminho para chegar ao destino de ser um “bem-ouvinte”.

Os dados do questionário foram computadorizados e analisados usando o Excel e o SPSS (Statistical Product and Service Solutions), versão 13.0. São ferramentas muito úteis, trazendo resultados com rapidez e exatidão e são usadas com o objetivo de fazer estatísticas e análises de dados quantitativos. Além disso, o SPSS ajuda a investigadora a fazer não só avaliação mas tambéma previsão exata da tendência tal como da influência dos fatores para, enfim, conseguir determinar e encontrar soluções para os problemas enfrentados de uma forma mais detalhada e eficiente.