• Nenhum resultado encontrado

2. EMBASAMENTO TEÓRICO

2.1. EMULSÕES

2.3.5 FORMAS FARMACÊUTICAS COMERCIAIS CONTENDO IBUPROFENO E NOVAS

No Brasil, o IBF é comercializado nas formas farmacêuticas de suspensão oral, creme, gel tópico e comprimidos (ROSA et al, 2010). Além disso, o IBF está incluído na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) 2010 sob forma de solução oral (50 mg/ml) e comprimidos (200, 300 e 600 mg) (BRASIL, 2010a).

Existem muitos produtos comercialmente disponíveis que contêm IBF. Alguns exemplos são: Advil® (Wyeth Consumer); Alivium® (Mantecorp); Dalsy® (Abbott); Buscofem® (Boehringer); Artril® (Farmasa); Motrin® (Pfizer). Existem também no mercado brasileiro os medicamentos similares, sendo alguns exemplos: Algiflex® (EMS); Doretrim® (Novartis); Maxifen® (Janssen-Cilag) (BRASIL, 2015). Além desses produtos citados, no Brasil existem ainda os medicamentos genéricos, todos assinalados com a letra “G” e com o logotipo padrão obrigatório por lei.

O medicamento Advil® (Figura 4) é comercializado no Brasil e em diversos outros países em todo mundo. A apresentação disponível no Brasil é na forma de cápsulas gelatinosas moles. As caixas contêm 8, 10, 20 e 36 cápsulas, o frasco contém 16 cápsulas. Segundo informações da própria bula do medicamento, a formulação contém 400mg de IBF por cápsula, e para função de excipientes contêm ainda macrogol, hidróxido de potássio, gelatina, glicerol, sorbitol, corante vermelho FD&C n.º 40 e água purificada. O Advil® é comercializado pela Wyeth Indústria Farmacêutica, uma companhia do grupo Pfizer.

No Brasil, existe um medicamento registrado com o nome comercial Motrin® (Pfizer), um comprimido revestido contendo o IBF como princípio ativo. No presente trabalho, o medicamento estudado também é comercializado com o nome de Motrin®, mas no Canadá. Este último trata-se de cápsulas gelatinosas moles, contendo 200mg de IBF e excipientes, sendo eles o óleo de rícino, gelatina, PEG-40 óleo de rícino hidrogenado, povidona, água, sorbitano e sorbitol. O Motrin® (Figura 5) comercializado no Canadá é produzido pela companhia McNeil Farmacêutica, uma empresa do grupo Johnson & Johnson.

Figura 4:Medicamento Advil® (Pfizer), disponível em http://www.advil.com.br/sobre- advil/beneficios-de-advil. Acesso em 14/09/15.

Figura 5:Medicamento Motrin® (Johnson & Johnson), comercializado no Canadá. Disponível em: http://www.motrin.com/products/motrin-ib-liquid-gels. Acesso em 14/09/15.

Tanto o Advil® quanto o Motrin® são produtos comerciais comprometidos a proporcionar um rápido efeito de alívio das dores, vantagem esta baseada no fato de apresentarem-se como cápsulas que veiculam conteúdo líquido. Ambos os produtos tem como princípio ativo o IBF, produto de interesse e pesquisa no presente trabalho.

Apesar do fato de existirem no mercado produtos farmacêuticos novos e modernos contendo fármacos pouco solúveis, várias estratégias vêm sendo estudadas no sentido de otimizar o perfil de solubilidade e de biodisponibilidade destes fármacos, especificamente neste caso, do IBF. Chen e colaboradores (2006) desenvolveram microemulsões de IBF para uso tópico e observaram um aumento de trinta vezes na velocidade de permeação do ativo, em comparação com uma solução saturada do fármaco (CHEN et al, 2006). Para administração por via oral, outros sistemas para melhora das características biofarmacotécnicas do IBF são relatados. Entre eles, verificam-se os estudos de dispersões sólidas, onde se observa a melhora da solubilidade, velocidade de dissolução e biodisponibilidade do IBF utilizando diferentes carreadores, tais como PEG 8000 (NEWA et al., 2008a) e Poloxamer 407 (NEWA et al., 2008b).

Em relação aos sistemas autoemulsificantes, há na literatura alguns relatos de formulações desenvolvidas com IBF, que obtiveram sucesso em seus resultados. Wang e colaboradores desenvolveram sistemas autoemulsificantes contendo 100mg de IBF, que apresentou perfil de dissolução mais rápido, quando comparado a comprimidos convencionais (WANG et al, 2009).

Em recente trabalho publicado por Zhao e colaboradores, formulações autoemulsificantes contendo IBF, em variadas proporções, foram desenvolvidas. A formulação contendo 30mg teve seu perfil de liberação avaliado e comparado ao da suspensão

contendo o ativo, sendo observada uma liberação significativamente maior do ativo a partir da formulação autoemulsificante (ZHAO et al, 2015).

Sharma e colaboradores trabalharam com sistemas autoemulsificantes contendo óleos naturais (óleo de rícino e óleo de amendoim, respectivamente) em formulações contendo 100mg de IBF. A comparação dos perfis de dissolução das formulações autoemulsificantes e de comprimidos convencionais foi realizada, e a liberação do ativo a partir dos sistemas autoemulsificantes foi significativamente mais rápida, conforme descrito na literatura (SHARMA et al 2011, SHARMA et al, 2012).

Preparações autoemulsificantes contendo 100mg foram também preparadas por Obbite e colaboradores, que constataram o aumento na atividade antiinflamatória da preparação, quando comparada ao IBF em pó (OBITTE et al, 2015). Saritha e colaboradores também verificaram o mesmo efeito com formulações autoemulsificantes contendo 200mg de IBF ( SARITHA et al, 2014).

Atualmente, encontra-se disponível no mercado mundial o medicamento chamado Solufen®, sendo sua formulação um sistema autoemulsificante contendo 200mg de IBF, veiculada em cápsula de gelatina dura. Além do princípio ativo, a preparação é composta do exipiente PEG-32 gliceril laureato (Gelucire 44/14). Este produto, que pertence à empresa Sanofi-Aventis, ainda não possui registro junto à ANVISA e, portanto, não é comercializado no Brasil (SANTOS, 2013).

A análise dos trabalhos mencionados, e também das formulações já viabilizadas, incita a necessidade de desenvolver formulações autoemulsificantes que possam carrear o IBF de maneira mais eficiente, e que, principalmente, sejam capazes de incorporar maiores concentrações do fármaco. É preciso ainda que, as formulações a serem desenvolvidas apresentem performance de liberação do ativo otimizada quando comparada aos produtos comercialmente disponíveis no mercado.

3. OBJETIVO

Desenvolver um sistema autonanoemulsificante contendo dose alta de ibuprofeno para uso oral e avaliar os parâmetros de liberação in vitro.

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

− Desenvolver sistemas autonanoemulsificantes contento Ibuprofeno; − Caracterizar os sistemas desenvolvidos;

− Incorporar os sistemas autoemulsificantes em cápsulas gelatinosas e avaliar os parâmetros de dissolução in vitro do fármaco para obter um método discriminativo; − Comparar os perfis de dissolução e tempo de desintegração das formulações

autoemulsificantes desenvolvidas com os do Ibuprofeno em pó e dos produtos comerciais Advil® (ibuprofeno 400 mg) e Motrin® (ibuprofeno 200 mg).

4. METODOLOGIA

4.1. MATERIAL

4.1.1. MATÉRIAS-PRIMAS E REAGENTES

● Álcool etílico absoluto 99,5% PA – Quimex; ● Tween®

80 - Polissorbato 80 - La Belle Ativos e Especialidades Químicas; ● Transcutol® CG- Etilato de dietilenoglicol- Brasquim;

● Glicerox®

- Cocoato de glicerila PEG 7 – Croda; ● Span®

80 - Monooleato de sorbitano - La Belle Ativos e Especialidades Químicas; ● MOD®

- Miristato de Octildodecila - Brasquim

● Fosfato de potássio monobásico – Vetec Química Fina ● Hidróxido de Sódio – Vetec Química Fina

● Cetiol V®

- Oleato de decila - Croda ● Cocoato BG®

- Cocoato de Glicol butileno - Croda ● Óleo de amêndoas - Mapric

● Óleo de semente de uva - Proquimios

4.1.2. EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS

● Agitador magnético com aquecimento – Logen Scientific, modelo LSH2-220.

● Analisador de tamanho de partícula e potencial Zeta – Zetasizer Nano ZS90, Malvern Instruments.

● Balança analítica – Gehaka, modelo AG-200. ● Centrífuga – Ministar.

● Cubeta de quartzo de 1,0 cm de caminho óptico.

● Espectrofotômetro UV-Visível (UV-Vis) – Shimadzu, modelo 2600. ● Lavadora Ultrassônica – Sanders Medical, modelo SoniClean 2 ● Vórtex - Fisatom - Modelo: 773

● Phmetro digital - Sensoglass - Modelo: SP1800 ● Sistema de purificação de água – MilliQ, Millipore. ● Dissolutor Quimis - Q850

● Desintegrador de comprimidos e cápsulas – Nova ética ● Sinker (Âncora) - Isbec

● Shaker agitador Incubador - Superohm Modelo G25 ● Banho-Dubnoff Solab

4.1.3 PRODUTOS FARMACÊUTICOS

● Advil®

(Pfizer – Lote L1048553) ● Motrin®

(Johnson & Johnson - Lote 339J)

● Ibuprofeno (Natural Pharma Lote C1001204129M)

4.2 MÉTODOS

Documentos relacionados