• Nenhum resultado encontrado

4.1 O AMBIENTE DA PESQUISA

4.1.1 Formatos e meios para disponibilizar conteúdo

A criação de uma comunidade de prática na internet torna-se uma alternativa bastante viável quando se consideram o grau de conectividade das pessoas e a ampla gama de recursos tecnológicos que existem atualmente para se implementar um processo de aprendizagem em uma rede virtual. As características das tecnologias digitais em que se apoiam os protocolos, as linguagens e os aplicativos que compõem a internet são bastante adequadas ao suporte de conteúdos em multimídia e de processos interativos. Isso facilita a divulgação de material audiovisual, animações gráficas e outros tipos de formatos que propiciam a transmissão de informações e a construção de conhecimentos.

Existem atualmente diversos formatos digitais para se produzir e disponibilizar conteúdo na internet, assim como existem diferentes alternativas para possibilitar a interação a distância. Os principais recursos para isso são descritos, resumidamente, a seguir, a partir das definições apresentadas por Franco (2012, p. 116), Carvalho e Ivanoff (2010, p. 60-91), Ramos (2010, p. 61) e Alves (2009, p.198).

• Texto: apesar de ser a forma mais simples para a transmissão de informação, um texto armazenado na internet traz como vantagem a possibilidade de ser encontrado pelos mecanismos de busca da rede, assim como a facilidade de navegação e busca dentro do próprio texto. • Hipertexto: amplia a capacidade do texto simples, oferecendo conexão

preciso atenção com relação ao uso de links para outros locais da internet, pois o conteúdo apontado pode ser eliminados em sua origem ou ter seu acesso bloqueado. Além disso, podem ficar desatualizados, principalmente quando se trata de referência a equipamentos ou softwares de alta tecnologia.

• Hipermídia: apresentação que integra, simultaneamente, várias mídias diferentes, tais como imagens, gráficos, animações gráficas, sons e vídeos. Permite a conexão direta com outros documentos e outras fontes de referência, e também algum grau de interatividade com o aluno. Cabe aqui a mesma observação feita no item anterior em relação aos links.

• Áudio: material sonoro que pode ser reproduzido diretamente na página de acesso ou ser transferido para o computador do aluno. É um recurso poderoso para explicar fenômenos acústicos, referências musicais e outras situações que demandam a audição. Também facilita a compreensão de explicações apresentadas em animações gráficas e vídeos, por meio de um narrador.

• Vídeo: imagens dinâmicas gravadas em locais verdadeiros ou produzidas artificialmente. Permite compreender com muito mais facilidade procedimentos manuais e ações físicas difíceis de se descrever verbalmente. É muito usado em tutoriais e aulas virtuais.

• Animação gráfica: as mais simples constituem-se de formas geométricas, setas e palavras em movimento. Os recursos sofisticados dos softwares modernos de animação possibilitam gerar imagens bastante realistas. É muito eficiente para facilitar a compreensão de assuntos abstratos.

Os principais recursos para promover interação são:

• Jogo: aplicativo produzido por meio de uma linguagem de programação, como, por exemplo, Java, criando um processo de aprendizagem lúdico e divertido. Produz grande motivação nos mais jovens.

• Fórum: reúne pessoas com interesses comuns e normalmente se destina à discussão de temas. A comunicação é realizada de forma assíncrona, isto é, não ocorre em tempo real, com os participantes deixando seus comentários registrados cronologicamente.

• Listas de discussão: a interação é realizada por meio de mensagens de

e-mail que ficam registradas em uma página (site) da internet. Isto

permite acompanhar as interações tanto por e-mail como pela página específica.

Bate-papo (chat): é uma ferramenta para o encontro síncrono, isto é, no mesmo tempo, e que possibilita que duas ou mais pessoas, em locais diferentes, possam “conversar” por meio de troca de mensagens escritas. Essa ferramenta permite um feedback imediato entre as pessoas, tornando assim as discussões mais dinâmicas.

Texto coletivo (wiki): essa ferramenta possibilita a produção coletiva de textos, com a participação de todos, sem que haja apenas um autor. • Videoconferência (videochat): permite que dois ou mais participantes

possam conversar à distância, visualizando um ao outro através de câmeras digitais conectadas a seus computadores.

• Simulador: recria uma situação ou processo real, por meio de imagens, animações e ações, e permite a intervenção do aluno, que pode alterar variáveis e verificar resultados.

Todos esses tipos de conteúdo e de processos de interação podem ser acessados e utilizados na internet por meio de diferentes abordagens:

Página (site): provavelmente é o formato mais antigo de disponibilizar conteúdo na internet. Sua complexidade pode variar desde um simples texto a um portal repleto de alternativas de acesso com inúmeros formatos diferentes de conteúdo.

Blog: é uma coletânea de artigos, comentários ou opiniões em forma de

texto e organizados em ordem cronológica. Funciona quase como um diário, podendo conter também imagens, arquivos sonoros e vídeos; • Grupo e comunidade virtual: é um tipo de site que tem por característica a

interação de pessoas. É uma evolução dos antigos BBS (bulletin board

system), que operavam antes do surgimento da internet. Esses sites

podem permitir a criação de grupos com diferentes focos de interesse, mas não existe necessariamente alguém com função de moderador. A interação ocorre por chat ou mensagem, e é possível compartilhar

arquivos, vídeos, etc. Gradativamente têm sido substituídos por grupos nas redes sociais.

• Rede social: é o processo de comunicação e interação que mais cresceu nos últimos anos, destacando-se Facebook, Twitter e WhatsApp. Permitem a divulgação de opiniões entre grupos de “amigos”, diálogos privados, postagem de imagens, vídeos e links.

• Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): é um sistema integrado norteado por um plano pedagógico, contendo diferentes mídias (textos, vídeos, etc) e material de apoio que podem ser acessados através da internet.

A escolha dos formatos a serem usados para disponibilizar conteúdo (texto, áudio, vídeo, etc), o tipo de processo interativo (fórum, chat, etc) e o tipo de ambiente onde eles estarão disponíveis (site, redes sociais, AVA), vão depender não somente das características do próprio conteúdo, mas principalmente da estratégia de aprendizagem e da viabilidade da sua implementação.

No caso específico desta pesquisa, existem dois aspectos importantes a serem observados na escolha dos recursos. Em primeiro lugar, por se tratar de um ambiente orientado para atividades colaborativas e compartilhamento de experiências, era necessário oferecer as ferramentas essenciais para isso. Outro aspecto a ser destacado é que, pelo fato do processo de aprendizagem proposto aqui estar repleto de atividades de manipulação sonora e conceitos musicais, os formatos e os recursos técnicos tinham que ser apropriados à reprodução de áudio com um nível de qualidade suficiente para a perfeita avaliação de características bastante peculiares e, muitas vezes, sutis. Portanto, foi fundamental estabelecer requisitos essenciais e suficientes para que a comunidade de prática pudesse se desenvolver e produzir os resultados desejados.