• Nenhum resultado encontrado

Funcionamento de Smart Contracts

No documento Estudo sobre Blockchain e Tangle (páginas 58-62)

4.5 Ethereum e ampliação do Blockchain

4.5.2 Funcionamento de Smart Contracts

O Ethereum fornece um computador virtual descentralizado - o Ethereum Virtual Ma- chine (EVM) - no qual os desenvolvedores podem criar aplicativos que consistem em vários contratos inteligentes. O EVM é como um computador global distribuído, onde todos os contra- tos inteligentes são executados.

Ethereum permite que os desenvolvedores programem seus próprios contratos inteligen- tes para definir as instruções do EVM. O EVM executa um contrato de acordo com as regras programadas pelo desenvolvedor.

Na Figura 1010 abaixo, temos uma ilustração do fluxo simplificado da compilação e desenvolvimento de um Smart Contract (TAM, 2018):

Segundo o whitepaper da Ethereum, temos a seguintes motivação para Smart Contracts: "The intent of Ethereum is to create an alternative protocol for building decentralized applications, providing a different set of tradeoffs that we believe will be very useful for a large class of decentralized applications [. . . ] Ethereum does this by building what is essentially the ultimate abstract foundational layer: a Blockchain with a built-in Turing-complete programming language, allowing anyone to write smart contracts and decentralized applications where they can create their own arbitrary rules for ownership, transaction formats and state transition functions.”(BUTERIN et al., 2014)

10Na Figura 10, a sigla ABI significa Application Binary Interface, ou Aplicativo binário de interface. Seu propósito

Figura 10 – Ilustraç¯ao do fluxo simplificado de compilação e implantação de um Smart Contract

Fonte: (TAM, 2018)

Os contratos são escritos em Solidity, uma linguagem semelhante a Javascript desenvol- vida especificamente para escrever contratos inteligentes.

Na figura 11 abaixo, temos um exemplo de script de um Smart Contract:

O exemplo acima foi desenvolvido do Solidity IDE, Remix, um IDE da plataforma Ethereum e Solidity que é uma linguagem de programação projetada especificamente para escrever Smart Contracts que podem ser executados na Máquina Virtual Ethereum. É bastante semelhante ao JavaScript para facilitar a aprendizagem para desenvolvedores da Web. O script do exemplo gera uma eleição, contabilizando votos e selecionando usuários que já votaram. 4.5.2.1 Pagamento de Smart Contracts

Sempre que transações Smart Contracts ocorrem dentro do Blockchain do Ethereum, é preciso poder computacional para validá-las na rede. Para compensar o tempo e a energia necessários para realizar esses cálculos, as transações exigem uma taxa na forma de “gás” que é paga com a ETH, o token do Ethereum. A quantidade de gás depende da quantidade de computação necessária para concluir a transação. Isso dá aos desenvolvedores um incentivo para criar contratos inteligentes simples e eficientes. É necessário especificar quanto dinheiro o usuário está disposto a pagar para incluir seu código no Blockchain. Ele faz isso definindo o valor de "gás". O saldo em Ether da conta do usuário será usado para comprar gás. O preço do gás é definido pela rede. Caso o gás não seja utilizado, ele é automaticamente reembolsado, mas se a transação ficar sem gás, ele é cancelado e nenhum gás é reembolsado (DINKEVICH, 2018).

48

Figura 11 – Exemplo de script de Smart Contract

Fonte: (DINKEVICH, 2018)

4.5.2.2 Aplicações de Smart Contracts

Um smart contracts é um protocolo baseado em Blockchain que foi projetado para melhorar a maneira como trabalhamos com contratos. Um “bloco” neste caso contém a lógica do contrato inteligente. É um contêiner gerado por software que reúne todas as informações relacionadas a um contrato específico, como entradas e saídas da lógica de contrato inteligente. Smart contractspermitem reduzir custos, já que você pode se livrar de intermediários. Os termos dos contratos inteligentes não podem ser mal interpretados, pois o código será executado em total conformidade com a lógica determinada. Alguns exemplos de possíveis utilizações de smart contractsestão listados abaixo (DINKEVICH, 2018):

• Logística:

Contratos inteligentes permitem acompanhar o movimento do produto da fábrica para as prateleiras das lojas. Os dispositivos de IoT podem gravar dados de localização direta- mente em um contrato inteligente, o que permite simplificar o processo de rastreamento. Esse recurso fornece visibilidade em tempo real de toda a cadeia de suprimentos. O acompanhamento avançado permite também reduzir o risco de fraude e roubo.

Os contratos inteligentes podem ser mais úteis nos casos em que o processo de sinistros leva um tempo significativo, o que é um problema típico com apólices de seguros, por exemplo. O trabalho envolve muitas operações manuais e requer muita ação humana. Para um cliente, esse estado de coisas leva a custos adicionais. As apólices de seguro podem ser automatizadas com facilidade com o uso de contratos inteligentes. A Blockchain pode conter parâmetros mensuráveis, como a magnitude do terremoto, por exemplo. Quando houver um evento segurado, as condições de entrada de um contrato inteligente serão alteradas de acordo. Como resultado, o processo de sinistros será acionado imediatamente e o pagamento financeiro pode ser entregue a um cliente sem atrasos. A necessidade de intervenção humana é reduzida, o que permite reduzir custos.

• Finanças:

Contratos inteligentes também podem ser usados para financiamento. Normalmente, o processo de emissão de carta de crédito exige muita papelada e coordenação. A neces- sidade de lidar com toneladas de documentos físicos pode atrasar significativamente o recebimento da remessa. Compradores e vendedores podem se beneficiar do uso de con- tratos inteligentes, pois essa tecnologia pode reduzir os riscos e melhorar a eficiência do processo.

• Indústria do Entretenimento:

Contratos inteligentes também podem ajudar com os problemas de pagamento de royalties na indústria do entretenimento. Existe um problema comumente conhecido em determinar quem detém os direitos de uma música específica ou de qualquer outra obra de arte e como garantir que todas as pessoas legalmente obrigadas recebam pagamentos de royalties. Uma solução de contrato inteligente pode ajudar a monitorar todos os direitos de propriedade. Qualquer alteração de dados requer a aprovação de todas as partes da rede, o que garante confiança na propriedade. Como todos os participantes sabem quem é o proprietário, o contrato inteligente pode ser usado para garantir que o pagamento de royalties seja gerado automaticamente e pago sem atrasos. Essa transação é transmitida através do Blockchain, portanto qualquer stakeholder pode refletir instantaneamente isso em sua contabilidade. • Governança:

Contratos inteligentes também podem ser utilizados para criar contratos sociais de con- vivência como é o caso da Bitnation. Bitnation, ou "cryptonation",é uma "nação volun- tária"que registra registros vitais, identidade e outros informações usando a tecnologia blockchain. A Bitnation foi fundada em 2014 usando a tecnologia de contratos inteligen- tes do Ethereum. Atualmente, tem cerca de 15.000 "cidadãos". Seu whitepaper descreve a Bitnation como "a primeira nação voluntária sem fronteiras descentralizada do mundo". A Bitnation procura fornecer governança de código aberto, que inclui contratos inteligentes principalmente sobre governança, segurança e lei. Os serviços subsidiários incluem cons-

50

tituições, sistemas seguros de identificação / reputação, resolução de disputas, segurança, seguros, casamentos, serviços notariais. e certificações de nascimento (CHRYS, 2018). 4.5.2.3 Bitnation

Ainda no contexto da utilização de contratos inteligentes para solucionar conflitos de governança, a Bitnation pode ser a primeira nação virtual impulsionada por Blockchains do mundo. Sendo capaz de fornecer todos os serviços que os governos tradicionalmente fornecem e substituir o sistema estatal por uma forma voluntária de governança. Em outras palavras, o objetivo final da Bitnation é criar um mundo novo onde todos possam escolher a nação que preferem, várias nações, ou nenhuma, e até mesmo criar sua própria nação na plataforma Bitnation. Tudo isso com vantagens concedidas por uma rede Blockchain (CHRYS, 2018).

A parte mais importante da plataforma consiste no sistema da identificação e de reputa- ção11, no sistema de resolução de disputas, no notário público e em uma biblioteca da aplicação onde outros podem criar, transferir, compartilhar ou vender seus próprios apps de governança. Os serviços planejados incluem casamento, testamentos, contratos de assistência à infância, certidões de nascimento, títulos de propriedade, incorporação corporativa e comércio de ações, seguro desemprego, pensões, seguro de saúde, segurança e diplomacia (CHRYS, 2018).

A comprovação de que o conceito funciona incluem o primeiro casamento registrado na Blockchain e o primeiro passaporte em blockchain. A Bitnation também desenvolveu e testou os títulos de terra de bricolagem trabalháveis gravados na Blockchain em Gana, onde 70% da terra não possui títulos adequados, essa falta de documentos dificulta empréstimos e investimentos nessas terras (CHRYS, 2018).

Entretanto, um dos principais desafios é o financiamento. Portanto, a equipe Bitnation, que até agora tem confiado principalmente em voluntários, atualmente está à procura de uma quantidade moderada de investidores para colocar suas operações em um terreno mais sólido (CHRYS, 2018).

No documento Estudo sobre Blockchain e Tangle (páginas 58-62)

Documentos relacionados