• Nenhum resultado encontrado

IOTA e consequências do desenvolvimento da computação quântica

No documento Estudo sobre Blockchain e Tangle (páginas 80-85)

Com os avanços tecnológicos e considerando a de lei Moore, é cada vez mais certo que os próximos passos no desenvolvimento computacional sejam os computadores quânticos. Os computadores quânticos são computadores que exploram a Mecânica Quântica para fazer deter- minados cálculos muito mais rapidamente do que os computadores tradicionais. Um computador quântico suficientemente grande causaria alguns problema para o Blockchain. E o processo de encontrar um nonce para gerar um bloco Bitcoin é um bom exemplo de tal problema. Atual- mente, é preciso verificar uma média de 268 noncespara resolver o "quebra-cabeça"e encontrar um hash que permita um novo bloco a ser gerado.

De acordo com (POPOV, 2017), sabe-se que um computador quântico precisaria de Θp(N) operações para resolver esse "quebra-cabeça"mencionado. Esse mesmo problema precisaria de Θ(N) operações em um computador clássico. Portanto, um computador quântico seria em torno de

268 =234 ≈ 17 bilhões vezes mais eficientes em minerar o Blockchain

do Bitcoin do que um computador clássico. Além disso, se um Blockchain não aumentar seu nível de dificuldade em resposta ao aumento do poder de processamento dos hashs, haveria um aumento na taxa de blocos órfãos.

Analogamente, um ataque de "grande peso"no Tangle também seria muito mais eficiente em um computador quântico. No entanto, limitar o peso a partir de cima impediria um ataque quântico de forma eficaz. Isso ocorre no Tangle pelo fato de que para encontrar um hash para emitir uma transação, o número de nonces que é necessário verificar não é excessivamente grande. Em média, é em torno de 38. Assim, o ganho de eficiência que um computador quântico “ideal” teria seria, portanto, na ordem de 34= 81, o que já é bastante aceitável. Além disso, o algoritmo usado na implementação do IOTA é estruturado de tal forma que o tempo para encontrar um nonce não é muito maior que o tempo necessário para outras tarefas que são necessárias para emitir uma transação. A última parte é muito mais resistente contra a computação quântica e, portanto, dá ao Tangle muito mais proteção contra um adversário com um computador quântico quando comparado ao Blockchain do Bitcoin (POPOV, 2017).

5 CONCLUSÃO

A criação do Bitcoin em 2008 por Satoshi Nakamoto fez com que pela primeira vez, qual- quer pessoa pudesse enviar ou receber qualquer quantia de dinheiro para qualquer outra pessoa, em qualquer lugar do planeta, de forma conveniente e sem restrições. Da mesma forma, lançada em 2015, a Ethereum é a maior e mais bem estabelecida plataforma de software descentrali- zada que permite que Smart Contracts e Distributed Applications (DApps) sejam construídos e executados sem qualquer tempo de inatividade, fraude, controle ou interferência de terceiros. No entanto, do ponto de vista geral, Bitcoin e Ethereum diferem em propósito. Enquanto o Bitcoin é criado como uma alternativa ao dinheiro comum e é, portanto, um meio de transação de pagamento e armazenamento de valor, o Ethereum é desenvolvido como uma plataforma que facilita os contratos e aplicativos peer-to-peer via seu próprio veículo monetário. Embora o Bitcoin e o Ether sejam moedas digitais, o principal objetivo do Ether não é estabelecer-se como alternativa de pagamento (diferentemente do Bitcoin), mas facilitar e rentabilizar o trabalho do Ethereum para permitir que desenvolvedores criem e executem aplicativos distribuídos (DApps).

Mas apesar da popularidade do Blockchain, novas opções estão surgindo constantemente, o que poderia ameaçar seu recente status no mundo da tecnologia. Embora o Ethereum seja o ambiente de desenvolvimento mais popular para aplicativos baseados em Blockchain, Tangle é um concorrente interessante, principalmente pelo fato de que com as consequências da lei de Moore no desenvolvimento tecnológico, a computação quântica pode apresentar grandes riscos ao Blockchain, e tendo pouco impacto no Tangle.

Internet of Things (IoT) possui um dos maiores potenciais para a mudança da vida humana. A tecnologia DAG permite recursos interessantes, como transações de custo zero e escalabilidade infinita que Blockchain ainda não pode fazer. Se por um lado, Blockchain provou ser uma tecnologia revolucionária e os smart contracts e a arquitetura do Ethereum estão levando à democratização da informação, por outro lado, o Tangle pode praticamente remover o custo de transação e resolver a questão da mineração, graças à sua metodologia de verificação. O método de verificação da IOTA também acaba removendo muitos dos problemas de centralização que a mineração tradicional cria. Como não há necessidade de mineradores processarem blocos de transações, não há motivação para centralizar o processo de verificação.

No entanto, pode-se argumentar que apesar do design supostamente superior de Tangle, o sistema de DAG do Tangle ainda precisa ser executado em hardware que não é otimizado para esse tipo de processo, gerando dúvidas sobre a viabilidade do Tangle. A arquitetura da IOTA ainda é nova e, embora tenha dado passos promissores, ela ainda precisa enfrentar a infraestrutura existente do Ethereum. Além disso, as empresas que constroem o Ethereum permanecem à frente, pois já são compatíveis com os sistemas atualmente vigentes. Nesse sentido, Tangle pode enfrentar uma disputa árdua com Ethereum na esfera do IoT, mesmo considerando seu design personalizado.

70

Portanto, o mundo das criptomoedas está preenchido com possibilidades que, como já estão fazendo, oferecem soluções de problemas diários, que só podem ser oferecidos graças às tecnologias de Blockchain e Tangle que estão sendo constantemente aprimoradas. Seja com a otimização de transferências financeiras com Bitcoin, ou no desenvolvimento de um sistema de micro-pagamentos com taxa zero num ambiente de IoT com IOTA, ou com o uso de Smart Cotractsdo Ethereum para desenvolver contratos invioláveis sem a necessidade de terceiros, as criptomoedas resolvem problemas de forma segura e transparente. E por conta disso, podem ser os precursores de uma nova era da tecnologia.

REFERÊNCIAS

BITCOINWIKI Controlled supply 2017. Disponível em: <https://en.bitcoin.it/wiki/ Controlled_supply>.

BUTERIN, Vitalik et al. Ethereum white paper. [S.l.]: Ethereum, 2013.

BUTERIN, Vitalik et al. A next-generation smart contract and decentralized application platform., 2014.

COIN Latest Bitcoin Blocks by Mining Pool (today) Summary. 2018. Disponível em: <https: //coin.dance/blocks/today>.

CRUZ, Eduardo. Formas de Mineiracao e diferencas entre PoW,

PoS e PoC 2017. Disponível em: <https://medium.com/eduardo.domc/ formas-de-mineracao-e-diferenca-entre-pow-pos-poc-22a3881195b5>.

CHRYS. Bitnation o sonho de um mundo sem fronteiras 2018. Disponível em: <https: //www.btcsoul.com/noticias/bitnation-o-sonho-de-um-mundo-sem-fronteiras/>.

DINKEVICH, Boris Hacking an Ethereum contract 2018. Disponível em: <https://medium. com/@borisdinkevich/hacking-an-ethereum-contract-3181cd93589f>.

ETHEREUM STACK EXCHANGE Decentralized Applications ? dApps 2016. Disponível em: <https://blockchainhub.net/decentralized-applications-dapps/>.

GAL, Alon The Tangle: an illustrated introduction Part 3: Cumulative weights and weighted random walks 2018. Disponível em: <https://blog.iota.org/ the-tangle-an-illustrated-introduction-f359b8b2ec80>.

WORLD GOLD COUNCIL, https://www.gold.org/about-gold/history-of-gold/money-and- gold, 2018.

GOLDBERG, Dror. "Famous Myths of "Fiat Money": Journal of Money, Credit and Ban- king. 37 (5): 957 .

HAMEL, Gregory Three Functions of Money 2011. Disponível em: <https://www.sapling. com/7746007/three-functions-money>.

HARPER, Colin. Making sense of PoW 2018. Disponível em: <https://coincentral.com/ making-sense-of-proof-of-work-vs-proof-of-stake/>.

HRUSKA, Joel One Bitcoin group now controls 51Disponível em: <https://www.

extremetech.com/extreme/184427-one-bitcoin-group-now-controls-51-of-total-mining-power-threatening-entire-currencys-safety>. KHATWANI, Sudhir What are DApps (Decentralized Applications)? 2018. Disponível em:

<https://coinsutra.com/dapps-decentralized-applications/>.

LEAD BLOCKCHAIN EDITOR IIs Bitcoin The New Gold: Similarities And Contrasts For Investors Seeking Stability? 2016. Disponível em: <https://bitcoinira.com/articles/ bitcoin-new-gold-similarities-contrasts-investors-seeking-stability>.

MARTINDALE, Jon What is Litecoin? Here?s everything you need to know 2018. Disponí- vel em: <https://www.digitaltrends.com/computing/what-is-litecoin/>.

72

MAYER, David The Everything Economics Book: From theory to practice, your com- plete guide to understanding economics today (Everything Series) ISBN 978-1-4405-0602- 4. 2010. pp. 33-34. .

MISES, Ludwin Von. The Theory of Money and Credit, Chapter 1. The Functions of Mo- ney[S.l.]: New Haven: Yale University Press, 1953.

MISES INSTITUTE. "Advantages of the Gold Standard": The Gold Standard: Perspec- tives in the Austrian School. . [S.l.]: The Ludwig von Mises Institute. Retrieved 9 January 2011..

NADAV, Tal Litecoin Versus Bitcoin 2017. Disponível em: <http://www.bitcoinlion.com/ cryptocurrency-mining-hash-algorithms/>.

NAKAMOTO, Satoshi. Bitcoin: A peer-to-peer electronic cash system. 2008.

NARAYANAN, et al.; Bitcoin and Cryptocurrency Technologies Applied Economics, Taylor & Francis, v. 48, n. 19, p. 1799–1815, 2016.

NIELSEN, Michael. Quantum Computation and Quantum Information. Cambridge Uni- versity Press.. 2004.

POPOV, Serguei. "The Tangle", 2017.

RABBANI, Haseeb. What Is Hashing? Under The Hood Of Blockchain 2017. Disponível em: <https://blockgeeks.com/guides/what-is-hashing/>.

RABBANI, Haseeb. What Is Digital Signature? Under The Hood Of Blockchain 2017. Disponível em: <https://blockgeeks.com/what-is-hashing-digital-signature-in-the-blockchain/ >.

RANGER, Steve Bitcoin Transactions Vs. Credit Card Tran-

sactions. 2018. Disponível em: <https://www.zdnet.com/article/ what-is-the-internet-of-things-everything-you-need-to-know-about-the-iot-right-now/>. REIFF, Nathan What Happens to Bitcoin After All 21 Million are Mined? 2017. Disponível em: <https://www.investopedia.com/news/ what-happens-bitcoin-after-all-21-million-are-mined/>.

RHODES, Dan Litecoin Versus Bitcoin 2017. Disponível em: <https://seekingalpha.com/ article/4128643-litecoin-versus-bitcoin>.

SANCHEZ, Dan Mises on the Basics of Money 2012. Disponível em: <https://mises.org/ library/mises-basics-money/>.

SHANTHI, Rexaline Cryptocurrency Mining: What It Is, How It Works And Who’s Ma- king Money Off It 2017. Disponível em: <https://www.benzinga.com/general/education/17/ 08/9953629/cryptocurrency-mining-what-it-is-how-it-works-and-whos-making-money->. SPARROW, Penna. P2P - What is Peer-to-Peer network ? 2017. Disponível em: <https: //www.ianswer4u.com/2011/05/p2p-what-is-peer-to-peer.html>.

TAM, K. C. Introduction: Smart Contract Development 2018. Disponível em: <https:// blockgeeks.com/guides/smart-contract-development/>.

TEMPLETON, Graham. Moore’s Law and Quantum Computing. 2015. Disponível em:

<https://www.extremetech.com/wp-content/uploads/2015/04/MooresLaw2.png>.

No documento Estudo sobre Blockchain e Tangle (páginas 80-85)

Documentos relacionados