• Nenhum resultado encontrado

Fundação Bial realizou cerimónia de entrega do Prémio Bial

Foram premiados cinco trabalhos inéditos, que se encontram na vanguarda da investigação científica na área da saúde

Entrega do Prémio Bial 2010

A Fundação Bial realizou a 6 de Maio a cerimónia de entrega do Prémio Bial 2010, que decorreu na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho. O evento foi presidido por Sua Excelência o Presidente da República, Professor Aníbal Cavaco Silva.

Considerado um dos prémios de investigação científica de maior prestígio a nível mundial na área da Saúde, a 14ª edição Prémio Bial recebeu um número recorde de 63 candidaturas, 48 provenientes de Portugal e 15 resultantes de equipas de investigação internacionais (Brasil, Canadá, Espanha, EUA, Itália, Reino Unido e Peru).

Foram premiados cinco trabalhos inéditos, que se encontram na vanguarda da investigação científica na área da saúde, sendo um deles o ‘Grande Prémio Bial de Medicina’, no valor de 200 mil euros.

Atribuído de dois em dois anos, o Prémio Bial foi instituído em 1984 e visa distinguir e divulgar trabalhos de grande repercussão na área da investigação médica.

Consulte informação adicional no site da Bial.

Página Anterior Homepage » Portugalnews

Candidaturas abertas até 30 de Setembro

Bial e SPOT renovam protocolo de colaboração

Com o objectivo de proporcionar aos jovens especialistas de Ortopedia Estágios de Formação para o aperfeiçoamento de técnicas específicas ou investigação, a SPOT - Sociedade Portuguesa de

Ortopedia e Traumatologia - e a BIAL renovaram um protocolo de colaboração que abrange a

atribuição de quatro bolsas anuais para Estágios de Formação.

As bolsas têm o valor de €4.500 cada e serão atribuídas na Sessão de Atribuição de Prémios e Bolsas do XXXI Congresso Nacional de Ortopedia e Traumatologia, a decorrer no dia 20 de Outubro de 2011.

As candidaturas estão abertas até ao dia 30 de Setembro de 2011. Para mais informações: Consulte

2011-07-29 09:44

aicep Portugal Global

Comunicação Estratégica na Indústria Farmacêutica: Bial, um estudo de caso. 129 Patrocínio

"Aquém e Além Cérebro" leva especialistas internacionais ao Porto Como funciona a memória de crianças mal-tratadas ou de pessoas

que relatam experiências paranormais são algumas das questões que vão ser abordadas no simpósio "Aquém e além cérebro". Um encontro com especialistas internacionais que a fundação Bial leva ate ao porto nos próximos quatro dias.

Os cerca de 20 investigadores de renome mundial deslocam-se ao Porto a convite da Fundação Bial, que promove de dois em dois anos o simpósio "Aquém e Além Cérebro".

Os especialistas vão procurar, no "Aquém e Além Cérebro", esclarecer questões sobre «como se consolida a memória», «qual a aplicação clínica dos avanços da parapsicologia científica», «a relação entre memória e intuição» e «onde é que a memória é armazenada e como é evocada».

«Falsas memórias em crianças vítimas de abusos» é o tema com mais destaque no simpósio. Um fenómeno complicado, explica o neurologista Castro Caldas, já que a memória humana é um processo em constante mutação.

«A memória e um processo activo e as experiências que vêm depois podem alterara a percepção que temos do que aconteceu para trás, sobretudo se houver um carga emocional muito grande nessas experiências», salienta.

Recordar, explica Alexandre Castro Caldas, pode facilmente levar à mentira porque recorrer à memória é quase sempre alterar a história. «A memória de um episódio é resultado da ligação de várias peças e da experiência prévia que é levada para esse momento, por isso recordar um episódio e um processo de recomposição», explica.

Outro ponto importante, explica o especialista, é exercitar a memória. «Nós devíamos ensinar as crianças a decorar textos, cantigas. Não faz mal nenhum que as pessoas saibam os afluentes dos rios, as linhas dos caminhos de ferro. É muito bom promover esses exercícios», conclui Castro Caldas.

A edição deste ano do simpósio, que comemora a sua primeira década de existência, dedica-se exclusivamente ao tema da memória e divide-se em três grandes sessões: "Neurociência da memória", "Memória e experiências excepcionais" e "Memória e a parapsicologia".

publicado a 2006-03-29

Para mais detalhes consulte:

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=722426 GRUPO CONTROLINVESTE

Copyright © - Todos os direitos reservados

Bial compra empresa italiana e quer ter dimensão europeia

Elisabete Felismino

12/07/10 00:05

António Portela, administrador da farmacêutica portuguesa para a área internacional, quer entrar na Alemanha, Reino Unido e França.

"O nosso grande objectivo é sermos uma empresa de dimensão europeia dentro de dez anos." A frase é de António Portela, administrador para a área internacional do grupo Bial, que acrescenta: "Gostávamos de criar uma plataforma europeia na área do sistema nervoso central e na área das alergias."

Em entrevista ao Diário Económico, responsável da Bial revela que a farmacêutica portuguesa acaba de compra uma empresa em Itália, especializada na área da imunoterapia alérgica. "A aquisição da SARM-Societá Antichi Ritrovati Medicinali surge na sequência da nossa estratégia de desenvolvimento para a Europa", explica António Portela. A Bial Sarm, a mais nova aquisição da Bial, factura cerca de três milhões de euros e emprega 25 pessoas. Segundo o mesmo responsável, "é uma empresa familiar como a Bial, com um portefólio de produtos mais antigo que o nosso, mas muito menos diversificado e esperamos rapidamente poder aumentar o o negócio".

Depois da compra da farmacêutica italiana, António Portela não esconde a ambição de expandir a Bial para novos mercados. "Ao querermos ser uma empresa de dimensão europeia, obviamente que estamos apostados em estar nos cinco maiores mercados europeus. Ou seja, gostávamos de ter presença na Alemanha, Reino Unido e França, uma vez que já estamos há dez anos em Espanha e agora acabámos de entrar em Itália."

O administrador esclarece ainda que não sabe qual destes mercados é que a empresa vai entrar primeiro. "Tudo vai depender das oportunidades que surgirem. Temos uma estratégia que aposta quer no crescimento orgânico quer por aquisições", esclarece.

O mercado externo representa cerca de 50% dos resultados do grupo, situando-se nos 75 milhões de euros. Números que a Bial quer ultrapassar. "Queremos que o mercado externo pese muito mais, mas não temos uma percentagem definida, mas com 75 a 80% já seria aceitável", avança.

António Portela reconhece que o sucesso do antiepiléctico Zebinix abre novas perspectivas de investimento à Bial, uma vez que possibilita à empresa "olhar para mercados do primeiro mundo". "O Zebinix permite-nos ambicionar fazer essa expansão", assume.

130 Comunicação Estratégica na Indústria Farmacêutica: Bial, um estudo de caso. ! Fechar Imprimir Fechar Imprimir

Notice: memcache_connect() [function.memcache-connect]: Server 192.168.66.10 (tcp 11212) failed with: Connection refused (111) in /var/local/www/html/_class/clsCache.php on line 104

Warning: memcache_connect() [function.memcache-connect]: Can't connect to 192.168.66.10:11212, Connection refused (111) in /var/local/www/html/_class/clsCache.php on line 104

Zebinix. Primeiro medicamento nacional já à