• Nenhum resultado encontrado

Fundação e Organização da Casa-Museu

A “Quinta Imagem – Associação Cultural” é uma associação que iniciou a sua atividade no ano de 2012 e tem atualmente sede na freguesia de Vilar do Torno e Alentém, concelho de Lousada. Tem como objetivo a promoção do Cinema de Animação e, neste sentido, a sua primeira atividade consistiu em 2014 na criação e implementação da “Casa-Museu de Vilar – A Imagem em Movimento”. Na criação deste projeto estiveram presentes os realizadores Abi Feijó e Regina Pessoa que contaram com a participação de Normand Roger e Marcy Page. O museu dinamiza diversas atividades com participantes que até à data são provenientes de mais de 47 países e mais de 79 localidades nacionais: como é o caso das visitas-guiadas, onde os participantes têm a oportunidade de visitar três salas, as salas do “Pré-Cinema”, da “Arte de Abi Feijó e Regina Pessoa” e da “Animação Internacional”, integrando a exposição permanente da casa-museu.

36

Além das atividades que funcionam na própria casa-museu, a associação desenvolve e participa em outras dinâmicas de interesse geral – quer da região, quer da comunidade nacional: oficinas de Cinema de Animação (regularmente desenvolvidas com escolas), mini-oficinas (como complemento às visitas-guiadas à casa-museu), festivais (seleção, exibição e premiação de filmes resultantes das oficinas), estágios curriculares, exposições itinerantes, sessões de projeção de Lanterna Mágica e outras atividades geradoras de benefícios para a sociedade. Estas atividades são desenvolvidas através de colaborações ao nível nacional e da cooperação da Câmara Municipal de Lousada – e de outras entidades que promovem o Património e a Cultura, como a Rota do Românico, por exemplo –, município que a “Casa-Museu de Vilar – A Imagem em Movimento” pertence. Por intermédio de colaborações internacionais, a associação tem a oportunidade de desenvolver workshops, masterclasses, conferências e exposições e de participar em alguns festivais. A realização de atividades fora da sua sede promove, no concelho e além concelho, o Cinema de Animação e a região onde se encontra e realiza uma abordagem pedagógica dirigida a públicos-alvo diversificados.

No âmbito das oficinas de Cinema de Animação organizadas em colaboração com as escolas locais, a Câmara Municipal de Lousada tem um papel ativo na sua intervenção em favor da comunidade, pois todos os anos a autarquia designa uma temática a seguir, alusiva a áreas de relevo social. Em 2015, a iniciativa “Ano do Desporto” contou com a projeção em edifícios públicos de um filme resultante do conjunto de oficinas realizadas nas escolas locais, sendo evidente a promoção do desporto, da saúde e do bem-estar físico.

No ano seguinte, em 2016, foi o “Ano Municipal da Solidariedade”, do qual

Figura 2 – Sala multiusos: montagem de mini-oficina em desenho animado

37

resultaram filmes como A Vida é Dura, Uma Família Portuguesa sem Certeza, O Tôlo, Linha e Mancha, Falso Assalto, Lustosa 1999 e Apoio à Multi…eficiência, que promoveram a cidadania e os direitos humanos, a proteção de pessoas desfavorecidas e de cidadãos com necessidades especiais, bem como o combate à discriminação. Em 2017, a partir da iniciativa “Ano do Meio Ambiente e Biodiversidade” foram realizados os filmes Aves Raras, As Cobras Também Almoçam, A Vida por Trás dos Estragos, Fogo Furioso, Não Sejas Camelo e A Dois Passos da Destruição, relativos à preservação do meio ambiente e do Património natural. No ano de 2018, “Ano Municipal da Criança”, com o objetivo de ser divulgado o direito que as crianças e jovens têm à sua proteção, resultaram os filmes Assombriação, A Força da Amizade, Dividida, O Rebelde, Desconectados, A Ilha dos Doces e Zaragata. Por último, em 2019 decorreu o “Ano Municipal da Educação”, onde foram produzidos filmes como Tenho Fome, A Estrela, O Rapaz que Vendia Jornais, ClaraMente, A Reviravolta, O Tempo Não Pára e Quadrado, Vida e Morte, que promoveram a educação.

Figura 3 – Captura de ecrã: filme “Aves Raras” (2017), Escola EB2,3 de Caíde-de-Rei Fonte: Aves Raras (Strange Birds) - English Subtitles. (2018). Obtido em 27 de novembro de 2019,

de Vimeo: https://vimeo.com/259138835

38

Alguns destes filmes, e outros em colaborações pontuais com outras escolas do país, alcançaram menções e prémios importantes na área do Cinema de Animação (ver anexo IV); o que significa que a associação, através das temáticas referidas anteriormente, tem exercido a sua atividade em prol da sociedade e dos interesses públicos.

No ano de 2020 haverá um aumento significativo do número de filmes resultantes de oficinas com escolas nacionais. Além das escolas envolvidas no projeto desde o início, as de Lousada – Escola Secundária de Lousada, Escola Básica e Secundária Dr. Mário Fonseca (Nogueira), Escola Básica e Secundária de Lousada Norte (Lustosa), Escola EB2,3 de Caíde-de-Rei, Escola EB2,3 de Nevogilde, Externato Senhora do Carmo e Colégio São José de Bairros –, no início do ano letivo de 2019-2020 a casa-museu começou a desenvolver oficinas de Cinema de Animação nas escolas do concelho de Marco de Canaveses – Escola Secundária de Marco de Canaveses, Escola Secundária de Alpendorada, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses (EPAMAC), e Escola Profissional de Arqueologia (EPA) – e do concelho de Felgueiras – Escola Secundária de Felgueiras, Escola Secundária da Lixa, Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos, Escola Profissional de Felgueiras, Escola Básica e Secundária de Airães, e Escola Básica e Secundária de Idães –, um projeto mais alargado, proporcionado pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM Tâmega e Sousa).

Uma outra novidade para 2020 é a formação de professores dos concelhos de Lousada e Felgueiras, em Cinema de Animação, pelo formador Abi Feijó.

Serão levadas a cabo uma ação de formação acreditada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas Sousa Nascente (CFAE Sousa Nascente) e uma ação de capacitação via CIM Tâmega e Sousa.

Documentos relacionados