• Nenhum resultado encontrado

3 (FUVEST-SP) – CARACTERÍSTICAS DE ALGUNS CARVÕES BRASILEIROS

No documento QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA (páginas 82-84)

QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA E QUÍMICA ORGÂNICA FRENTE

3 (FUVEST-SP) – CARACTERÍSTICAS DE ALGUNS CARVÕES BRASILEIROS

Carvões nacionais contêm enxofre. O carvão "ideal" produziria na queima um máximo de energia com um mínimo de poluição. a) Quais os gases poluentes produzidos na queima de carvão

nacional?

b) Dentre os carvões listados, escolha o que mais se aproxima do "ideal". Justifique.

4. (FUVEST-SP) – Dê a fórmula e o nome de um minério de ferro. Re pre sente por meio de equações químicas a obtenção do me tal a partir do minério citado.

5. (I.M.T-SP) – O que distingue o ferro-gusa do aço? 6. (UNICAMP-SP) – Já na pré-história, o homem desco - briu como trabalhar metais. Inicialmente o cobre, depois o estanho, o bronze e o ouro. Por volta de 1500 a.C., ele já trabalhava com o ferro. É bem provável que este metal tenha sido encontrado nas cinzas de uma fogueira feita sobre algum minério de ferro, possivelmente óxidos de ferro(II) e ferro(III). Estes óxidos teriam sido quimi camente reduzidos a ferro metálico pelo monóxido de carbono originado na combustão parcial do carvão na chama da fogueira. Esse é um processo bastante se melhante ao que hoje se usa nos fornos das mais modernas indústrias siderúrgicas.

a) Cite uma propriedade que possa ter levado o ho mem daquela época a pensar que “aquilo diferente” junto às cinzas da fogueira era um metal.

b) Suponha duas amostras de rochas, de mesma massa, rea gindo com monóxido de carbono, uma contendo ex clu sivamente óxido de ferro(II) e outra contendo ex clu sivamente óxido de ferro(III). Qual delas possibilitaria a ob tenção de mais ferro metálico ao final do processo? Justifique.

c) No caso do item b, escreva a fórmula estrutural do principal subproduto do processo de produção do ferro metálico. 7. (UFG-GO) – Os elementos químicos encontrados na natu - reza são utilizados para os mais diversos fins. Assim,

(01) o potássio (K) é usado na produção de adubos agrícolas. (02) a platina (Pt) é usada na confecção de joias.

(04) o alumínio (Al) é usado na fabricação de panelas. (08) o cobre (Cu) é usado na fabricação de cabo elétrico. (16) o estanho (Sn) é usado na fabricação de latas. (32) o cloro (Cl2) é usado no tratamento de água.

8. (FUVEST-SP) – Cite um metal que entra na constituição de a) panelas de pressão

b) fios elétricos c) trilhos de trem

d) revestimento eletrolítico de objetos metálicos NH3 240 O2 90 N2 77 H2 20 gás

temperatura de ebulição (kelvin) sob pressão de 1 atm

Bacia Poder calorífico(kcal/g) Teor de enxofre(% em massa) Cerquilho Rio do Peixe Tibagi 7,3 6,0 4,4 6,0 4,0 3,0

9. (FUVEST-SP)

Atenção: A demonstração só deve ser feita em ambiente ade - quado e com os devidos cuidados!

Para demonstrar, em laboratório, a obtenção de metais por re - dução de seus óxidos, pode ser utilizada a apare lhagem esque - matizada atrás, em que há:

I. gerador do gás redutor por desidratação do ácido fórmico II. frasco de segurança

III. tubo de pirex contendo o óxido metálico IV. absorvedor de gás

Para essa demonstração,

a) dê as alterações que seriam observadas, visual mente, em III e IV.

b) escreva as equações das reações que ocorrem em I e III. c) escolha uma substância química, utilizada ou formada, que

não seja o ácido sulfúrico, e cite uma de suas propriedades, que exi ja cuidados especiais no seu uso.

10. (UFRJ) – O mercúrio, que, devido ao uso em garimpos de ouro, ameaça de contaminação grandes extensões do Pantanal Matogrossense, foi um dos primeiros metais isolados pelo homem. Os egípcios antigos obtiveram-no mediante a ustulação (aquecimento em corrente de ar) de seu principal mineral, o cinábrio (sulfeto de mercúrio, HgS).

a) Qual é o gás liberado no ustulador que resulta da reação do cinábrio com o oxigênio?

b) Defina o tipo de ligação química entre o mercúrio e o enxofre no cinábrio (HgS). Justifique sua resposta.

11. (FUVEST-SP – MODELO ENEM) – Um processo de obtenção de níquel consiste em:

I. separação do sulfeto de níquel, Ni2S3, do minério de

pentlandita (constituído dos sulfetos de níquel e ferro); II. aquecimento do sulfeto de níquel ao ar, com formação do

óxido de níquel, NiO, e de dióxido de enxofre;

III. aquecimento do óxido de níquel, em forno com carvão, obtendo-se o metal e monóxido de carbono.

A equação química global que representa a transformação do sulfeto ao metal é

a) Ni2S3+ 3O2→2Ni + 3SO2 b) Ni2S3+ 4O2→2NiO + 3SO2

c) Ni2S3+ 5O2+ 2C → 2Ni + 3SO2+ 2CO2 d) Ni2S3+ 4O2+ 2C → 2Ni + 3SO2+ 2CO

e) Ni2S3+ O2+ 2C → 2Ni + 3S + 2CO

12. (FUVEST-SP – MODELO ENEM) – Em um bate-papo na Internet, cinco estudantes de quí mica decidiram não revelar seus nomes, mas apenas as duas primeiras letras, por meio de símbolos de elementos químicos. Nas mensagens, descreveram algumas características desses elementos.

– É produzido, a partir da bauxita, por um processo que consome muita energia elétrica. Entretanto, parte do que é produzido, após utilização, é reciclado.

– É o principal constituinte do aço. Reage com água e oxigênio, formando um óxido hidratado.

– É o segundo elemento mais abundante na crosta ter restre. Na forma de óxido, está presente na areia. É em pregado em componentes de computadores.

– Reage com água, desprendendo hidrogênio. Com bina-se com cloro, formando o principal cons tituinte do sal de cozinha. – Na forma de cátion, compõe o mármore e a cal.

Os nomes dos estudantes, na ordem em que estão apre sentadas as mensagens, podem ser

a) Silvana, Carlos, Alberto, Nair, Fernando. b) Alberto, Fernando, Silvana, Nair, Carlos. c) Silvana, Carlos, Alberto, Fernando, Nair. d) Nair, Alberto, Fernando, Silvana, Carlos. e) Alberto, Fernando, Silvana, Carlos, Nair.

13. (PUCCAMP-SP – MODELO ENEM)

(Neil A. Campbell, Lawrence G. Mitchell & Jane B. Reece. Biology.

Concepts & Connections. San Francisco: Addison Wesley Longman, p. 730) No ciclo biogeoquímico do nitrogênio, os organismos que devolvem nitrogênio para a atmosfera são as bactérias

a) desnitrificantes. b) decompositoras.

c) que transformam nitritos em nitratos. d) que transformam nitratos em nitritos.

e) que transformam resíduos orgânicos em íons amônio. 14. (FUVEST-SP) – Plantas não conseguem aproveitar diretamente o nitrogênio do ar atmosférico para sin te tizar ... Esse componente do ar pre ci sa ser trans formado em compostos. Isso ocorre, na atmosfera, durante as tempestades com relâmpagos, quando se forma ... Na raiz das legumino sas, bactérias transformam o nitrogênio em ..., que são fertilizantes naturais. Tais fertilizantes podem ser obtidos industrialmente, a partir do nitrogênio, em um processo cuja primeira etapa é a síntese de ... As lacunas do texto acima são adequadamente preenchidas, na sequência em que aparecem, respectivamente, por

a) proteínas – amônia – sais de amônio – ozônio b) açúcares – óxido nítrico – carbonatos – amônia c) proteínas – ozônio – fosfatos – sais de amônio d) açúcares – amônia – carbonatos – óxido nítrico e) proteínas – óxido nítrico – nitratos – amônia

15. (ENEM – EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO) –

No documento QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA (páginas 82-84)