• Nenhum resultado encontrado

GABARITO COMENTADO

No documento NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO (páginas 85-136)

QuEstão 1 (NC-UFPR - PROF NU JR (ITAIPU)/ITAIPU/DIREITO/2019) Segundo Marçal Justen

Filho (2016), “a Administração Pública é formada tanto por pessoas de direito público como por pessoas de direito privado”. Com relação ao assunto, assinale a alternativa correta.

a) Os órgãos públicos estão integrados em pessoas jurídicas, possuindo, assim personalida- de jurídica própria, a fim de poderem exteriorizar suas vontades.

b) As pessoas políticas têm, necessariamente, personalidade jurídica de direito público.

c) As pessoas jurídicas de direito privado integrantes da Administração Indireta somente po- derão executar atividades empresariais.

d) À autarquia deverão ser acometidas as atividades concernentes à exploração de atividades econômicas.

e) Somente possuirão personalidade jurídica de direito público a União, os Estados, os Terri- tórios, os Municípios e as autarquias.

Letra b.

a) Errada. Os órgãos públicos não possuem personalidade jurídica, ao contrário do que ocorre com as entidades administrativas.

b) Certa. As pessoas políticas nada mais são do que os entes federativos, ou seja, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. E todas estas pessoas jurídicas possuem perso- nalidade jurídica de direito público.

c) Errada. As pessoas jurídicas de direito privado integrantes da Administração Indireta não irão, necessariamente, prestar atividades empresariais. Como exemplo, podemos citar a pres- tação de serviços públicos pelas empresas públicas e sociedades de economia mista.

d) Errada. A autarquia é equiparada, em tudo o quanto for possível, com o próprio Estado. Logo, tais entidades não desempenham atividades econômicas.

e) Errada. Nem só as pessoas elencadas possuirão personalidade jurídica de direito público. Além delas, podemos citar o Distrito Federal, que, por ser ente federativo, possui personalida- de jurídica de direito público.

QuEstão 2 (NC-UFPR - PROF NU JR (ITAIPU)/ITAIPU/DIREITO/2019) Com relação à organi-

zação da Administração Pública brasileira, assinale a alternativa correta.

a) A sociedade de economia mista será criada por lei específica e será constituída como so- ciedade limitada ou como sociedade anônima.

b) A autarquia poderá ser criada com personalidade jurídica de direito público ou com perso- nalidade jurídica de direito privado, no interesse da Administração.

c) Toda empresa pública estará sujeita a supervisão ministerial.

d) A sociedade de economia mista poderá ser criada com personalidade jurídica de direito público.

e) A empresa pública será criada por lei específica e será constituída, obrigatoriamente, como sociedade anônima.

Letra c.

a) Errada. As sociedades de economia mista apenas podem ser constituídas sob a forma de sociedades anônimas (S/A).

b) Errada. As autarquias sempre terão personalidade jurídica de direito público, se asseme- lhando em tudo o quanto for possível ao próprio Estado.

c) Certa. Trata-se de uma regra que deve ser observada por todas as entidades da Adminis- tração Indireta. Ainda que não haja hierarquia entre as entidades e os órgãos da Administra- ção Direta, o que ocorre é a supervisão ministerial, também chamada de tutela administrativa. O objetivo, com a supervisão, é verificar se as entidades estão atendendo às finalidades para as quais foram constituídas.

d) Errada. As sociedades de economia mista, assim como ocorre com as empresas públicas, apenas podem ser personalidade jurídica de direito privado.

e) Errada. Diferente do que ocorre com as sociedades de economia mista, que apenas podem adotar a natureza jurídica de sociedades anônimas (S/A), as empresas públicas podem ado- tar qualquer forma jurídica admitida.

QuEstão 3 (NC-UFPR - NER (TJ PR)/TJ PR/PROVIMENTO/2019) Segundo Romeu Felipe

Bacellar Filho, “a Administração Pública indireta surge com o escopo de atender uma neces- sidade prática, verificada principalmente a partir do advento do Estado Social” (BACELLAR FILHO, 2008). Acerca do tema, assinale a alternativa correta.

a) A Administração indireta equivale aos órgãos públicos integrantes das estruturas dos Po- deres Executivo, Legislativo e Judiciário.

b) A Administração direta do Poder Executivo é composta pelas Autarquias e Fundações Públi- cas, enquanto a indireta é composta pelas empresas públicas e sociedades de economia mista.

c) Os consórcios públicos também são exemplos de entes que compõem a Administração indireta.

d) Os serviços sociais autônomos são exemplos de entidades organicamente estatais, mas que compõem o terceiro setor.

e) As organizações sociais são exemplos de entes que compõem a Administração indireta a partir do momento em que firmam o contrato de gestão.

Letra c.

a) Errada. Os órgãos públicos dos Poderes da República formam a Administração Direta. A Administração Indireta, por sua vez, é formada por entidades administrativas.

b) Errada. As autarquias e fundações são entidades da Administração Indireta, e não da Ad- ministração Direta.

c) Certa. A alternativa foi mal elaborada, mas ainda assim conseguimos chegar à resposta da questão por eliminação. No caso dos consórcios públicos, irão eles integrar a Administração Indireta de cada um dos entes consorciados apenas quando tiverem natureza jurídica de di- reito público. Neste caso, serão eles considerados uma espécie do gênero autarquia.

d) Errada. Os serviços sociais autônomos não são entidades organicamente estatais, mas sim pessoas jurídicas de direito privado que auxiliam o Estado em determinadas atividades. Tais entidades fazem parte do terceiro setor, e não da Administração Pública.

e) Errada. As organizações sociais não fazem parte da Administração Indireta, mas sim do terceiro setor.

QuEstão 4 (NC-UFPR - PROC MUN (CURITIBA)/PREF CURITIBA/2019) Conforme explica

Irene Patrícia Nohara (2018), “tanto a desconcentração como a descentralização são técni- cas utilizadas para racionalizar o desenvolvimento e a prestação de atividades do Estado”. Considerando o tema tratado, assinale a alternativa correta.

a) Como decorrência do processo de desconcentração, surge a Administração Indireta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

b) A descentralização pode ser definida como a realocação de órgãos administrativos des- personalizados.

c) As sociedades de economia mista e as empresas públicas são consideradas entes esta- tais, mesmo sendo detentoras de personalidade jurídica de direito privado.

d) Os consórcios públicos são órgãos despersonalizados, podendo ser tanto de direito públi- co quanto de direito privado.

e) Os serviços sociais autônomos são espécies de autarquias.

Letra c.

a) Errada. A Administração Indireta surge com o processo de descentralização, e não com a desconcentração.

b) Errada. A realocação de órgãos administrativos despersonalizados ocorre com a descon- centração, e não com a descentralização.

c) Certa. As empresas estatais, ainda que possuam personalidade jurídica de direito privado, são entes públicos, haja vista que integram a Administração Indireta.

d) Errada. Os consórcios públicos podem ser de direito público ou privado. No entanto, não são eles órgãos, mas sim entidades que, por isso mesmo, possuem personalidade jurídica. e) Errada. Os serviços sociais autônomos não integram a Administração Indireta, não sendo espécie do gênero autarquia.

QuEstão 5 (NC-UFPR - ANA PREV (FOZPREV)/FOZPREV/NÍVEL SUPERIOR GERAL/2018)

Com relação à estrutura organizacional, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as se- guintes afirmativas:

( ) A Administração Pública engloba a Administração direta e indireta. Esta é constituída por ór- gãos públicos e aquela é composta por entidades detentoras de personalidade jurídica própria. ( ) Os órgãos públicos são criados por lei para desempenharem atividades-fim do Estado e gerir o interesse público de acordo com diretrizes traçadas pelo governo.

( ) O presidente da República é, individualmente, um órgão público.

( ) São exemplos de entidades da Administração indireta: autarquias, fundações e cartórios. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) F – V – V – F. b) F – F – V – V. c) V – V – F – V. d) F – V – F – F. e) V – F – F – V. Letra a.

Item I: Falso. Ao passo que a Administração Direta é que é formada por órgãos, a Administra- ção Indireta é composta por entidades.

Item II: Verdadeiro. Os órgãos públicos, que são criados por lei, nada mais são do que uma parte da Administração Pública. Logo, desempenham os órgãos atividades-fim do Estado, ou seja, atividades estatais relacionadas com o bem-estar da coletividade.

Item III: Verdadeiro. Os órgãos podem ser classificados em singulares ou colegiados. No caso do Presidente, assim como ocorre, por exemplo, com os magistrados, estamos diante de um órgão público singular.

Item IV: Falso. Os cartórios não são entidades da Administração Indireta, que, em senti- do oposto, é composta pelas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.

QuEstão 6 (NC-UFPR - ADM (UFPR)/UFPR/CURITIBA/2017) A administração pública se or-

ganiza em administração direta e indireta. É/São elemento(s) da administração direta:

a) Serviços da Presidência da República e dos Ministérios.

c) Portos e Aeroportos.

d) Petrobrás S.A.

e) Universidades Federais.

Letra a.

A Administração Pública é formada pelos órgãos públicos. Dentre as opções elencadas pela questão, apenas os serviços da Presidência da República e dos Ministérios fazem parte da Administração Direta.

As Fundações de Amparo à Pesquisa e as Universidades Federais são fundações públicas, espécie do gênero autarquia. A Petrobrás é uma sociedade de economia mista. Já os portos e aeroportos são, normalmente, constituídos sob a forma de autarquia.

QuEstão 7 (NC-UFPR - ADV (COREN PR)/COREN PR/2018) Segundo Marçal Justen Fi-

lho, “os órgãos públicos estão integrados em pessoas jurídicas, cuja vontade produzem e exteriorizam”. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Uma pessoa jurídica da Administração Indireta cuja criação tenha se dado por autorização legislativa e que adote a modalidade de Sociedade Limitada poderá ser uma Sociedade de Economia Mista.

( ) Uma pessoa jurídica, criada por lei e que integre a Administração Indireta, será uma pessoa jurídica de direito público interno.

( ) Uma pessoa jurídica da Administração Indireta cuja criação tenha se dado por autorização legislativa e que adote a modalidade de Sociedade Anônima poderá ser uma Empresa Pública. ( ) Todas as autarquias serão pessoas jurídicas de direito público interno.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) V – V – F – V.

b) F – V – V – F.

c) F – F – V – F.

d) V – F – F – V.

Letra e.

Item I: Falso. Se a criação ocorreu por meio de autorização legal, a entidade poderá ser uma pessoa jurídica de direito privado. E para que seja uma sociedade de economia mista, deverá ela, obrigatoriamente, adotar a natureza jurídica de sociedade anônima.

Item II: Verdadeiro. Se a pessoa jurídica foi criada (e não autorizada) por lei, terá ela persona- lidade jurídica de direito público interno, sendo considerada uma autarquia.

Item III: Verdadeiro. As empresas públicas podem adotar todas as formas jurídicas admitidas em nosso ordenamento, inclusive a modalidade de sociedade anônima.

Item IV: Verdadeiro. As autarquias sempre serão constituídas sob a forma de pessoa jurídica de direito público. E como nenhuma das entidades possui personalidade jurídica de direito público externo, as autarquias são corretamente classificadas como pessoas jurídicas de direito público interno.

QuEstão 8 (NC-UFPR - PROC MUN (CURITIBA)/PREF CURITIBA/2015) A respeito das várias

figuras que a ordem jurídica brasileira contempla na seara da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

a) Sociedades de economia mista e empresas públicas têm, como característica comum, a personalidade jurídica de direito privado, o capital público e a imposição legal de se constitu- írem sob a forma de sociedades anônimas.

b) Criadas por lei, as autarquias são pessoas jurídicas com personalidade de direito público, com capacidade exclusivamente administrativa, sujeitas à tutela e submetidas ao regime ju- rídico- administrativo.

c) Os serviços sociais autônomos são instituídos por lei e, como entes paraestatais de cola- boração com o Poder Público, detêm personalidade jurídica de direito público.

d) As organizações sociais são pessoas jurídicas com personalidade de direito privado e com fins lucrativos, pois criadas por particulares para desempenhar atividades específicas, com incentivo e fiscalização do Estado, devendo celebrar contrato de gestão.

e) Os consórcios públicos podem ter natureza pública ou privada, porém não podem pro- mover desapropriações, pois essa prerrogativa é exclusiva das entidades da Administração Indireta, da qual são originários.

Letra b.

a) Errada. Apenas as sociedades de economia mista devem obrigatoriamente ser constituídas sob a forma de sociedade anônima. As empresas públicas, em sentido, diverso, podem adotar todas as formas jurídicas admitidas pelo direito.

b) Certa. Temos aqui a perfeita definição de autarquia, entidade criada por lei e que se asse- melha, em tudo o que for possível, ao próprio Estado.

c) Errada. Os serviços sociais autônomos são pessoas jurídicas de direito privado (e não de direito público) que auxiliam o Estado no desempenho de determinadas atividades.

d) Errada. As organizações sociais integram o terceiro setor. No entanto, diferente do que afir- mado, estas entidades não possuem finalidade lucrativa.

e) Errada. Os consórcios públicos realmente podem ter natureza pública ou privada. E se tive- rem natureza pública, poderão sim realizar desapropriações, uma vez que, neste caso, serão uma espécie do gênero autarquia.

QuEstão 9 (NC-UFPR - ASS ADM (CM PINHAIS)/CM PINHAIS/2015) Considerando a estru-

tura da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

a) As fundações fazem parte da Administração Pública direta.

b) Distrito Federal e Municípios fazem parte da Administração Pública indireta.

c) Autarquias fazem parte da Administração Pública indireta e são criadas por lei específica.

d) A Administração Pública direta é composta exclusivamente por pessoas administrativas.

e) O Conselho da República constitui órgão da Administração indireta.

Letra c.

a) Errada. As fundações, quando públicas, fazem parte da Administração Indireta. b) Errada. Os entes federativos fazem parte da Administração Direta, e não indireta.

c) Certa. As autarquias são pessoas jurídicas de direito público, sendo criadas diretamente por meio de lei específica e integrando a Administração Indireta.

d) Errada. A Administração Direta é composta de órgãos públicos, tais como as Secretarias e os Ministérios.

e) Errada. O Conselho da República trata-se de um órgão público vinculado ao Poder Executi- vo. Logo, integra ele a Administração Direta.

QuEstão 10 (NC-UFPR - CONT (CM PINHAIS)/CM PINHAIS/2015) Em relação à Adminis-

tração Pública direta e indireta, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A Agência Nacional de Telecomunicações integra a Administração Pública direta. ( ) As sociedades de economia mista integram a Administração Pública indireta. ( ) A Caixa Econômica Federal integra a Administração Pública indireta.

( ) A instituição de autarquia somente poderá ser autorizada por lei específica. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) F – V – V – F. b) V – V – F – F. c) V – F – V – V. d) F – V – F – V. e) V – F – F – V. Letra a.

Item I: Falso. A Agência Nacional de Telecomunicações trata-se de uma agência reguladora. Consequentemente, trata-se ela de uma espécie do gênero autarquia.

Item II: Verdadeiro. As sociedades de economia mista são uma das entidades que fazem parte da Administração Indireta.

Item III: Verdadeiro. A Caixa Econômica é uma empresa pública. Logo, integra ela a Adminis- tração Indireta.

Item IV: Falso. As autarquias não são autorizadas por lei, mas sim criadas diretamente por meio de lei específica.

QuEstão 11 (NC-UFPR - ADV (MATINHOS)/PREF MATINHOS/2019) O Prefeito do Município

X pretende criar uma secretaria municipal para melhor exercer suas funções. Nesse sentido, considere seguintes as afirmativas:

1. A criação da secretaria é hipótese de descentralização administrativa, feita por delegação. 2. A nova secretaria integrará a Administração Direta do Município.

3. Trata-se de caso de desconcentração administrativa, em virtude da distribuição interna de competências.

4. A nova secretaria não se submete ao controle hierárquico, pois possui personalidade jurí- dica própria.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Letra c.

Item 1: Errado. A secretaria é um órgão público, ou seja, resultado da desconcentração, e não da descentralização.

Item 2: Certo. A secretaria integrará a Administração Direta do Município, mais precisamente a estrutura do Poder Executivo Municipal.

Item 3: Certo. Como estamos diante da criação de órgão público, o processo utilizado é a desconcentração.

Item 4: Errado. A secretaria se submete a controle hierárquico, uma vez que os órgãos públi- cos não possuem personalidade jurídica própria, sendo apenas parte de uma pessoa jurídica.

QuEstão 12 (NC-UFPR - PROF NU JR (ITAIPU)/ITAIPU/DIREITO/2015) Sobre a organização

a) De acordo com a Constituição Federal, as autarquias e fundações somente podem ser criadas por lei específica. As empresas públicas e sociedades de economia mista, a seu tur- no, precisam de autorização legislativa que permita a sua instituição posterior pelo chefe do Poder Executivo.

b) Uma vez instituídas, em virtude da sua sujeição ao regime jurídico próprio das empresas privadas, as empresas públicas e as sociedades de economia mista poderão criar subsidiárias e participar no capital de empresas privadas, independentemente de autorização legislativa.

c) A autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da Administração direta e indireta poderá ser ampliada mediante contrato de gestão, o qual terá duração cor- respondente à vigência da respectiva Lei de Diretrizes Orçamentárias.

d) As empresas públicas e as sociedades de economia mista, e suas subsidiárias, que receberem recursos da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios para pagamento de des- pesas de pessoal ou de custeio em geral se submetem, no âmbito federal, ao teto remuneratório que consiste no subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.

e) As empresas públicas e as sociedades de economia mista não poderão gozar de privilégios fiscais não extensivos às empresas do setor privado, salvo se receberem recursos da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral, uma vez que, nessas hipóteses, farão jus à imunidade tributária recíproca.

Letra d.

a) Errada. Ao passo que as autarquias são criadas diretamente por meio de lei específica, as demais entidades necessitam de autorização para a respectiva criação.

Art. 37, XIX – somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar,

neste último caso, definir as áreas de sua atuação;

b) Errada. De acordo com as disposições da Constituição Federal, a criação de subsidiárias das entidades da Administração Indireta dependerá de autorização legislativa.

Art. 37, XX - depende de autorização legislativa, em cada caso, a criação de subsidiárias das enti-

dades mencionadas no inciso anterior, assim como a participação de qualquer delas em empresa privada;

c) Errada. Nesta situação, caberá à lei definir o prazo de duração do contrato de gestão. Em outros termos, a duração não será correspondente à vigência da respectiva Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Art. 37, § 8º A autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da adminis-

tração direta e indireta poderá ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus adminis- tradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para o órgão ou entidade, cabendo à lei dispor sobre:

I – o prazo de duração do contrato;

II – os controles e critérios de avaliação de desempenho, direitos, obrigações e responsabilidade dos dirigentes;

III – a remuneração do pessoal.

d) Certa. Como regra geral, as empresas estatais não se submetem ao teto remuneratório constitucionalmente estabelecido (que é o subsídio dos Ministros do STF). Entretanto, quan- do tais entidades receberem recursos da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Mu- nicípios para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral, a regra do teto remuneratório deverá ser observada.

e) Errada. De acordo com o § 2º do artigo 173 da Constituição Federal, “As empresas públicas e as sociedades de economia mista não poderão gozar de privilégios fiscais não extensivos às do setor privado”. Tal regra, diferente do que informado, não comporta exceções.

QuEstão 13 (NC-UFPR - PROJU (CM PIRAQUARA)/CM PIRAQUARA/2013) Trata-se de uma

entidade da Administração indireta com personalidade jurídica de direito público, dotada de autonomia administrativa para o exercício descentralizado, de atividades típicas do Estado. (BACELLAR FILHO, Romeu Felipe. Direito Administrativo. 4. ed., São Paulo: Saraiva, 2008, p. 22.) O autor está se referindo a que entidades administrativas?

a) Sociedades de economia mista.

b) Autarquias.

d) Órgãos públicos.

e) Serviços sociais autônomos.

Letra b.

Se a entidade é integrante da Administração Pública Indireta e possui personalidade jurídica de direito público, será ela uma autarquia.

QuEstão 14 (NC-UFPR - ANA PREV (FOZPREV)/FOZPREV/CIÊNCIAS CONTÁBEIS/2012) Em

relação à organização administrativa do estado, é INCORRETO afirmar:

a) Empresa pública é uma pessoa jurídica de direito público, dotada de forma societária, cujo capital é de titularidade de pessoas de direito público e cujo objeto social é a exploração de atividade econômica ou a prestação de serviço público.

b) As autarquias são pessoas jurídicas de direito público, instituídas para desempenhar ativi- dades administrativas, sob regime de direito público, criadas por lei que determina sua auto- nomia em face da administração direta.

c) As fundações públicas são pessoas jurídicas de direito privado, instituídas por ato legisla- tivo sob a forma de fundação para o desempenho de atividades de interesse coletivo, mantida com recursos públicos.

d) Sociedade de economia mista é uma sociedade anônima sujeita a regime diferenciado, sob controle de entidade estatal, cujo objeto social é a exploração de atividade econômica ou prestação de serviço público.

e) Organização social é uma associação civil sem fins lucrativos ou fundação que, em virtu- de do preenchimento de certos requisitos legais, é submetida a um regime jurídico especial, que contempla benefícios especiais do Estado para execução de determinadas atividades de interesse coletivo.

Letra a.

No documento NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO (páginas 85-136)

Documentos relacionados