• Nenhum resultado encontrado

QUESTÕES PROPOSTAS

No documento NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO (páginas 60-85)

QuEstão 1 (NC-UFPR - PROF NU JR (ITAIPU)/ITAIPU/DIREITO/2019) Segundo Marçal Jus-

ten Filho (2016), “a Administração Pública é formada tanto por pessoas de direito público como por pessoas de direito privado”. Com relação ao assunto, assinale a alternativa correta.

a) Os órgãos públicos estão integrados em pessoas jurídicas, possuindo, assim personalida- de jurídica própria, a fim de poderem exteriorizar suas vontades.

b) As pessoas políticas têm, necessariamente, personalidade jurídica de direito público.

c) As pessoas jurídicas de direito privado integrantes da Administração Indireta somente po- derão executar atividades empresariais.

d) À autarquia deverão ser acometidas as atividades concernentes à exploração de atividades econômicas.

e) Somente possuirão personalidade jurídica de direito público a União, os Estados, os Terri- tórios, os Municípios e as autarquias.

QuEstão 2 (NC-UFPR - PROF NU JR (ITAIPU)/ITAIPU/DIREITO/2019) Com relação à organi-

zação da Administração Pública brasileira, assinale a alternativa correta.

a) A sociedade de economia mista será criada por lei específica e será constituída como so- ciedade limitada ou como sociedade anônima.

b) A autarquia poderá ser criada com personalidade jurídica de direito público ou com perso- nalidade jurídica de direito privado, no interesse da Administração.

c) Toda empresa pública estará sujeita a supervisão ministerial.

d) A sociedade de economia mista poderá ser criada com personalidade jurídica de direito público.

e) A empresa pública será criada por lei específica e será constituída, obrigatoriamente, como sociedade anônima.

QuEstão 3 (NC-UFPR - NER (TJ PR)/TJ PR/PROVIMENTO/2019) Segundo Romeu Felipe

Bacellar Filho, “a Administração Pública indireta surge com o escopo de atender uma neces- sidade prática, verificada principalmente a partir do advento do Estado Social” (BACELLAR FILHO, 2008). Acerca do tema, assinale a alternativa correta.

a) A Administração indireta equivale aos órgãos públicos integrantes das estruturas dos Po- deres Executivo, Legislativo e Judiciário.

b) A Administração direta do Poder Executivo é composta pelas Autarquias e Fundações Públi- cas, enquanto a indireta é composta pelas empresas públicas e sociedades de economia mista.

c) Os consórcios públicos também são exemplos de entes que compõem a Administração indireta.

d) Os serviços sociais autônomos são exemplos de entidades organicamente estatais, mas que compõem o terceiro setor.

e) As organizações sociais são exemplos de entes que compõem a Administração indireta a partir do momento em que firmam o contrato de gestão.

QuEstão 4 (NC-UFPR - PROC MUN (CURITIBA)/PREF CURITIBA/2019) Conforme explica

Irene Patrícia Nohara (2018), “tanto a desconcentração como a descentralização são técni- cas utilizadas para racionalizar o desenvolvimento e a prestação de atividades do Estado”. Considerando o tema tratado, assinale a alternativa correta.

a) Como decorrência do processo de desconcentração, surge a Administração Indireta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

b) A descentralização pode ser definida como a realocação de órgãos administrativos des- personalizados.

c) As sociedades de economia mista e as empresas públicas são consideradas entes esta- tais, mesmo sendo detentoras de personalidade jurídica de direito privado.

d) Os consórcios públicos são órgãos despersonalizados, podendo ser tanto de direito públi- co quanto de direito privado.

e) Os serviços sociais autônomos são espécies de autarquias.

QuEstão 5 (NC-UFPR - ANA PREV (FOZPREV)/FOZPREV/NÍVEL SUPERIOR GERAL/2018)

Com relação à estrutura organizacional, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as se- guintes afirmativas:

( ) A Administração Pública engloba a Administração direta e indireta. Esta é constituída por ór- gãos públicos e aquela é composta por entidades detentoras de personalidade jurídica própria.

( ) Os órgãos públicos são criados por lei para desempenharem atividades-fim do Estado e gerir o interesse público de acordo com diretrizes traçadas pelo governo.

( ) O presidente da República é, individualmente, um órgão público.

( ) São exemplos de entidades da Administração indireta: autarquias, fundações e cartórios. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) F – V – V – F.

b) F – F – V – V.

c) V – V – F – V.

d) F – V – F – F.

e) V – F – F – V.

QuEstão 6 (NC-UFPR - ADM (UFPR)/UFPR/CURITIBA/2017) A administração pública se or-

ganiza em administração direta e indireta. É/São elemento(s) da administração direta:

a) Serviços da Presidência da República e dos Ministérios.

b) Fundações de Amparo à Pesquisa.

c) Portos e Aeroportos.

d) Petrobrás S.A.

e) Universidades Federais.

QuEstão 7 (NC-UFPR - ADV (COREN PR)/COREN PR/2018) Segundo Marçal Justen Fi-

lho, “os órgãos públicos estão integrados em pessoas jurídicas, cuja vontade produzem e exteriorizam”. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Uma pessoa jurídica da Administração Indireta cuja criação tenha se dado por autorização legislativa e que adote a modalidade de Sociedade Limitada poderá ser uma Sociedade de Economia Mista.

( ) Uma pessoa jurídica, criada por lei e que integre a Administração Indireta, será uma pessoa jurídica de direito público interno.

( ) Uma pessoa jurídica da Administração Indireta cuja criação tenha se dado por autorização legislativa e que adote a modalidade de Sociedade Anônima poderá ser uma Empresa Pública. ( ) Todas as autarquias serão pessoas jurídicas de direito público interno.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. a) V – V – F – V. b) F – V – V – F. c) F – F – V – F. d) V – F – F – V. e) F – V – V – V.

QuEstão 8 (NC-UFPR - PROC MUN (CURITIBA)/PREF CURITIBA/2015) A respeito das várias

figuras que a ordem jurídica brasileira contempla na seara da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

a) Sociedades de economia mista e empresas públicas têm, como característica comum, a personalidade jurídica de direito privado, o capital público e a imposição legal de se constitu- írem sob a forma de sociedades anônimas.

b) Criadas por lei, as autarquias são pessoas jurídicas com personalidade de direito público, com capacidade exclusivamente administrativa, sujeitas à tutela e submetidas ao regime jurídico- administrativo.

c) Os serviços sociais autônomos são instituídos por lei e, como entes paraestatais de cola- boração com o Poder Público, detêm personalidade jurídica de direito público.

d) As organizações sociais são pessoas jurídicas com personalidade de direito privado e com fins lucrativos, pois criadas por particulares para desempenhar atividades específicas, com incentivo e fiscalização do Estado, devendo celebrar contrato de gestão.

e) Os consórcios públicos podem ter natureza pública ou privada, porém não podem pro- mover desapropriações, pois essa prerrogativa é exclusiva das entidades da Administração Indireta, da qual são originários.

QuEstão 9 (NC-UFPR - ASS ADM (CM PINHAIS)/CM PINHAIS/2015) Considerando a estru-

tura da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

a) As fundações fazem parte da Administração Pública direta.

c) Autarquias fazem parte da Administração Pública indireta e são criadas por lei específica.

d) A Administração Pública direta é composta exclusivamente por pessoas administrativas.

e) O Conselho da República constitui órgão da Administração indireta.

QuEstão 10 (NC-UFPR - CONT (CM PINHAIS)/CM PINHAIS/2015) Em relação à Adminis-

tração Pública direta e indireta, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A Agência Nacional de Telecomunicações integra a Administração Pública direta. ( ) As sociedades de economia mista integram a Administração Pública indireta. ( ) A Caixa Econômica Federal integra a Administração Pública indireta.

( ) A instituição de autarquia somente poderá ser autorizada por lei específica. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) F – V – V – F.

b) V – V – F – F.

c) V – F – V – V.

d) F – V – F – V.

e) V – F – F – V.

QuEstão 11 (NC-UFPR - ADV (MATINHOS)/PREF MATINHOS/2019) O Prefeito do Município

X pretende criar uma secretaria municipal para melhor exercer suas funções. Nesse sentido, considere seguintes as afirmativas:

1. A criação da secretaria é hipótese de descentralização administrativa, feita por delegação. 2. A nova secretaria integrará a Administração Direta do Município.

3. Trata-se de caso de desconcentração administrativa, em virtude da distribuição interna de competências.

4. A nova secretaria não se submete ao controle hierárquico, pois possui personalidade jurí- dica própria.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

QuEstão 12 (NC-UFPR - PROF NU JR (ITAIPU)/ITAIPU/DIREITO/2015) Sobre a organização

da Administração Pública brasileira, é correto afirmar:

a) De acordo com a Constituição Federal, as autarquias e fundações somente podem ser criadas por lei específica. As empresas públicas e sociedades de economia mista, a seu tur- no, precisam de autorização legislativa que permita a sua instituição posterior pelo chefe do Poder Executivo.

b) Uma vez instituídas, em virtude da sua sujeição ao regime jurídico próprio das empresas privadas, as empresas públicas e as sociedades de economia mista poderão criar subsidiárias e participar no capital de empresas privadas, independentemente de autorização legislativa.

c) A autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da Administração direta e indireta poderá ser ampliada mediante contrato de gestão, o qual terá duração cor- respondente à vigência da respectiva Lei de Diretrizes Orçamentárias.

d) As empresas públicas e as sociedades de economia mista, e suas subsidiárias, que recebe- rem recursos da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral se submetem, no âmbito federal, ao teto remunera- tório que consiste no subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.

e) As empresas públicas e as sociedades de economia mista não poderão gozar de privilégios fiscais não extensivos às empresas do setor privado, salvo se receberem recursos da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral, uma vez que, nessas hipóteses, farão jus à imunidade tributária recíproca.

QuEstão 13 (NC-UFPR - PROJU (CM PIRAQUARA)/CM PIRAQUARA/2013) Trata-se de uma

entidade da Administração indireta com personalidade jurídica de direito público, dotada de autonomia administrativa para o exercício descentralizado, de atividades típicas do Estado. (BACELLAR FILHO, Romeu Felipe. Direito Administrativo. 4. ed., São Paulo: Saraiva, 2008, p. 22.) O autor está se referindo a que entidades administrativas?

a) Sociedades de economia mista.

b) Autarquias.

c) Empresas Públicas.

d) Órgãos públicos.

e) Serviços sociais autônomos.

QuEstão 14 (NC-UFPR - ANA PREV (FOZPREV)/FOZPREV/CIÊNCIAS CONTÁBEIS/2012) Em

relação à organização administrativa do estado, é INCORRETO afirmar:

a) Empresa pública é uma pessoa jurídica de direito público, dotada de forma societária, cujo capital é de titularidade de pessoas de direito público e cujo objeto social é a exploração de atividade econômica ou a prestação de serviço público.

b) As autarquias são pessoas jurídicas de direito público, instituídas para desempenhar ativi- dades administrativas, sob regime de direito público, criadas por lei que determina sua auto- nomia em face da administração direta.

c) As fundações públicas são pessoas jurídicas de direito privado, instituídas por ato legisla- tivo sob a forma de fundação para o desempenho de atividades de interesse coletivo, mantida com recursos públicos.

d) Sociedade de economia mista é uma sociedade anônima sujeita a regime diferenciado, sob controle de entidade estatal, cujo objeto social é a exploração de atividade econômica ou prestação de serviço público.

e) Organização social é uma associação civil sem fins lucrativos ou fundação que, em virtu- de do preenchimento de certos requisitos legais, é submetida a um regime jurídico especial, que contempla benefícios especiais do Estado para execução de determinadas atividades de interesse coletivo.

QuEstão 15 (NC-UFPR - ANA PREV (FOZPREV)/FOZPREV/NÍVEL SUPERIOR GERAL/2012)

Numere a coluna da direita com base nos tipos de administração federal existentes. 1. Administração direta.

( ) Empresas públicas. ( ) Ministério da Educação. ( ) Autarquias.

( ) Fundações públicas.

( ) Estrutura administrativa da Presidência da República.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta na coluna da direita, de cima para baixo.

a) 2 – 1 – 2 – 2 – 1.

b) 1 – 2 – 1 – 1 – 2.

c) 2 – 1 – 2 – 1 – 1.

d) 1 – 2 – 2 – 1 – 1.

e) 1 – 1 – 1 – 2 – 2.

QuEstão 16 (NC-UFPR - ANA CON (TCE-PR)/TCE-PR/JURÍDICO/2006) A sociedade de eco-

nomia mista:

a) possui a totalidade de seu capital controlado pela Administração Pública.

b) não é detentora de personalidade jurídica.

c) é pessoa jurídica de direito público.

d) é pessoa jurídica de direito privado.

e) pode ser pessoa jurídica de direito público ou de direito privado, dependendo de quem é o detentor da maioria das suas ações.

QuEstão 17 (NC-UFPR - TEC CON (TCE-PR)/TCE-PR/OFICIAL DE CONTROLE/2006) A em-

presa pública é:

a) pessoa jurídica de direito público interno, criada por lei, com capital exclusivamente do Poder Público.

b) pessoa jurídica de direito privado, criada por lei, com capital majoritário do Poder Público.

c) entidade dotada de personalidade de direito privado, criada por lei, sem fins lucrativos, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de Direito Público.

d) pessoa jurídica de direito privado, criada por lei, com capital exclusivamente do Poder Público.

e) entidade com personalidade jurídica de direito público, com patrimônio e receita próprios, criada por lei para executar atividades típicas da Administração Pública.

QuEstão 18 (NC-UFPR - ANA CON (TCE-PR)/TCE-PR/ADMINISTRAÇÃO/2006) A sociedade

de economia mista:

a) possui a totalidade de seu capital controlado pela Administração Pública.

b) não é detentora de personalidade jurídica.

c) é pessoa jurídica de direito público.

d) é pessoa jurídica de direito privado.

e) pode ser pessoa jurídica de direito público ou de direito privado, dependendo de quem é o detentor da maioria das suas ações.

QuEstão 19 (NC-UFPR - ADV (FPMA)/FPMA/2019) A respeito das modalidades de organiza-

ção administrativa do Estado, assinale a alternativa correta.

a) As formas de descentralização administrativa não cabem aos regimes orgânicos munici- pais, tendo em vista os ditames fixados a partir da Constituição Federal de 1988.

b) A descentralização administrativa por serviços, também denominada por descentralização funcional ou técnica, ocorre pela criação de autarquias, fundações e empresas públicas. As sociedades de economia mista encontram-se fora desse modelo, tendo em vista serem par- cialmente compostas por recursos oriundos da iniciativa privada.

c) A entidade descentralizada possui personalidade jurídica e patrimônio próprios, capaci- dade de autoadministração, motivo pelo qual não se sujeita a nenhuma forma de controle ou tutela por parte do ente instituidor.

d) Descentralização é a divisão de competência para pessoa diversa da pessoa central; des- concentração é distribuição de competências dentro da mesma pessoa jurídica.

e) A descentralização por colaboração é a figura em que a Administração Pública cria, por lei, pessoa jurídica de direito privado para a execução de serviço público, eximindo-se, todavia, do controle das condições de execução do respectivo serviço público.

QuEstão 20 (NC-UFPR - PROF NU JR (ITAIPU)/ITAIPU/CIÊNCIAS CONTÁBEIS/2019) Na des-

centralização, o Estado distribui algumas de suas atribuições para outras pessoas, físicas ou jurídicas. A descentralização administrativa pode ocorrer por serviços ou por colaboração. A respeito da delegação por colaboração, é correto afirmar:

a) Transfere a titularidade e execução do serviço por prazo indeterminado e possui contro- le finalístico.

b) O controle é rígido e amplo e transfere a titularidade e execução do serviço.

c) Transfere a titularidade e execução do serviço por lei e por prazo indeterminado.

d) Transfere apenas a execução do serviço por contrato por tempo determinado e por ato uni- lateral por tempo indeterminado.

e) O controle se dá por tutela ou supervisão e transfere apenas a execução do serviço por contrato por tempo indeterminado.

QuEstão 21 (NC-UFPR - NER (TJ PR)/TJ PR/REMOÇÃO/2019) O Estado pode transferir o

exercício de certas atividades que lhe são próprias por meio da descentralização administra- tiva. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

a) A descentralização é um instrumento vedado para Estados e Municípios, considerando que sua previsão legal é apenas para a União.

b) A transferência de atividades por meio da descentralização implica a criação de um ente com personalidade jurídica.

c) A descentralização destina-se à criação de empresas estatais.

d) A descentralização pode ser denominada de desconcentração.

e) A descentralização implica a delegação de serviços públicos no interior das próprias enti- dades administrativas.

QuEstão 22 (NC-UFPR - AUD (CM ARAUCÁRIA)/CM ARAUCÁRIA/CONTROLE INTERNO/2013)

Sobre a Administração Pública, é correto afirmar:

a) Autarquias são pessoas jurídicas de direito público, criadas por lei ou por decreto, e inte- gram a administração direta.

b) Autarquias resultam da desconcentração do poder estatal, podendo, a critério do adminis- trador público, albergar natureza jurídica de direito público ou de direito privado.

c) Descentralização administrativa ocorre com a criação de entes da Administração indireta dotados de personalidade jurídica.

d) Descentralização e desconcentração são sinônimos, conforme a doutrina tradicional de Direito Administrativo.

e) Autarquias são órgãos da Administração Pública, criadas por lei, e têm como função exer- cer atividades próprias da administração direta.

QuEstão 23 (FCC - DP SP/DPE SP/2019) Com relação à estrutura da Administração Pública

brasileira, é correto afirmar:

a) Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Contas integram a chamada adminis- tração pública direta.

b) autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista e agên- cias reguladoras integram a chamada administração pública direta.

c) o modelo de Administração Pública gerencial se baseia nos princípios da formalidade, da impessoalidade e do profissionalismo.

d) o modelo de Administração patrimonialista, informado pelo princípio do profissionalismo, tem como finalidade a gestão do patrimônio público.

e) o modelo de Administração burocrático compreende o cidadão como cliente dos serviços públicos prestados pelo Estado diretamente ou mediante delegação.

QuEstão 24 (FCC - TJ TRT6/TRT 6/ADMINISTRATIVA/”SEM ESPECIALIDADE”/2018) As uni-

dades de atuação denominadas órgãos públicos

a) integram a estrutura da Administração pública direta, mas não da Administração pública indireta, cujos plexos de competência denominam-se entidades.

b) integram a estrutura da Administração pública direta e da indireta e não têm personalidade jurídica, ao contrário das entidades.

d) não têm personalidade jurídica própria, quando integram a estrutura da Administração pú- blica direta, mas são unidades de atuação, da Administração indireta, dotadas de personali- dade jurídica.

e) confundem-se com os agentes públicos por congregarem as funções que estes exercem, sendo o todo do qual aqueles são a parte.

QuEstão 25 (FCC - ANA MIN (MPE PE)/MPE PE/JURÍDICA/2018) Os órgãos públicos que in-

tegram a organização administrativa, na qualidade de “centros de competência para desem- penho de funções estatais”,

a) encontram-se presentes na estrutura descentralizada da Administração pública e confi- guram polos de decisões emitidas por agentes públicos que se responsabilizam exclusiva e pessoalmente pelas consequências daquelas advindas.

b) são representados por agentes públicos, mas não se confundem com estes, pois as conse- quências e conquistas são atribuídas àquelas unidades de competência e, em consequência, às pessoas jurídicas que elas integram.

c) possuem personalidade jurídica própria, mas não dispõem de autonomia, já que dependem de autorização do comando da pessoa jurídica que integram.

d) exercem os poderes inerentes à Administração pública, à exceção do poder de polícia, res- trito à Administração Central, porque indelegável em qualquer de suas vertentes ou facetas.

e) são estruturas típicas de uma Administração pública que se organiza de forma desconcen- trada, que constitui entes ou órgãos dotados de personalidade jurídica própria, para desem- penho de competências específicas e constantes da lei autorizativa de sua criação.

QuEstão 26 (FCC - PROC MUN (CARUARU)/PREF CARUARU/2018) Considere o texto abaixo.

Os órgãos integram a estrutura do Estado e das demais pessoas jurídicas como partes desses corpos vivos, dotados de vontade e capazes de exercer direitos e contrair obrigações para a consecução de seus fins institucionais. Por isso mesmo, os órgãos não têm personalidade ju- rídica nem vontade própria, que são atributos do corpo e não das partes, mas na área de suas atribuições e nos limites de sua competência funcional expressam a vontade da entidade a que pertencem e a vinculam por seus atos, manifestados através de seus agentes (pessoas

físicas). Como partes das entidades que integram, os órgãos são meros instrumentos de ação dessas pessoas jurídicas, preordenados ao desempenho das funções que lhes forem atribu- ídas pelas normas de sua constituição e funcionamento. Para a eficiente realização de suas funções, cada órgão é investido de determinada competência, redistribuída entre seus cargos, com a correspondente parcela de poder necessária ao exercício funcional de seus agentes. Embora despersonalizados, os órgãos mantêm relações funcionais entre si e com terceiros, das quais resultam efeitos jurídicos internos e externos, na forma legal ou regulamentar. E, a despeito de não terem personalidade jurídica, os órgãos podem ter prerrogativas funcionais próprias que, quando infringidas por outro órgão, admitem defesa até mesmo por mandado de segurança.

(MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 15.ed., São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1990, p. 59)

Com base no texto transcrito e no regime jurídico dos órgãos administrativos, é correto afirmar:

a) O texto transcrito aborda a teoria do mandato, por meio da qual aos agentes públicos se- riam delegados poderes para que agissem em nome e no interesse do Estado.

b) Os órgãos públicos são centros de competências instituídos para o desempenho de funções estatais, através de seus agentes, cuja atuação é imputada à pessoa jurídica a que pertencem.

c) O texto transcrito traz uma concepção de órgão que contraria a formulação da teoria do órgão, atribuída a Otto Gierke, que criou uma doutrina para justificar como se dá a manifes- tação da vontade do Estado por meio de seus órgãos, por meio da noção de que os agentes públicos, ao agir, expressam a vontade do Estado.

d) Por serem despersonalizados, os órgãos públicos não mantêm relações funcionais com terceiros, dos quais resultam efeitos jurídicos externos.

e) No texto, é apresentada a teoria da representação, pela qual a vontade dos agentes expri- miria a vontade do Estado, como ocorre na tutela ou na curatela.

QuEstão 27 (FCC - DP PR/DPE PR/2017) Em seu sentido subjetivo, o termo Administração

pública designa os entes que exercem a atividade administrativa. Desse modo, a Defensoria Pública do Estado do Paraná,

a) é pessoa jurídica de direito público e possui capacidade processual, podendo ser configu- rada como autarquia sui generis – sociedade pública de advogados, embora não seja institui- ção autônoma com sede constitucional.

b) possui capacidade processual para ingressar com ação para a defesa de suas funções

No documento NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO (páginas 60-85)

Documentos relacionados