• Nenhum resultado encontrado

32 Gabarito: ERRADA.

No documento Rodada #1 Segurança Pública (páginas 32-37)

i Breves comentários às questões

32 Gabarito: ERRADA.

QUESTÃO 9. (ADAPTADA. FCC - 2012 – DPE/PR – DEFENSOR PÚBLICO)

As competências previstas no art. 144 da Constituição Federal são meramente indicativas nada impedindo que outras sejam acrescidas por legislação infraconstitucional. Assim, não há que se falar em inconstitucionalidade de guarda municipal que tenha por atribuição garantir a incolumidade dos munícipes.

Comentário:

Legislação infraconstitucional não pode acrescer novas competências. Se for o caso, deve ser realizado por Emenda Constitucional, assim como a EC nº 82/2014 acrescentou competências dos órgãos ou entidades executivos de segurança viária. O que a legislação infraconstitucional pode fazer é esmiuçar competências já previstas expressamente na Constituição. Outro erro da questão está em afirmar que as guardas municipais podem ter atribuição de garantir a incolumidade dos munícipes, uma vez que o §8º do art. 144 da CF afirma que essas entidades se destinam à proteção tão somente dos bens, serviços e instalações dos Municípios.

Gabarito: ERRADA.

QUESTÃO 10. (FCC - 2010 – SJCDH-BA – AGENTE PENITENCIÁRIO)

A organização dos órgãos responsáveis pela segurança pública, de maneira a garantir a eficiência de suas atividades, em conformidade com a Constituição da República Federativa do Brasil, será disciplinada por:

a) decreto do Chefe de Governo.

SEGURANÇA PÚBLICA

33

c) deliberação do Poder Judiciário.

d) ato da Chefia da Segurança Pública.

e) resolução do Conselho Nacional de Polícia.

Comentário:

De acordo com o §7º do art. 144 da CF, a lei disciplinará a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública, de maneira a garantir a eficiência de suas atividades.

Gabarito: B.

QUESTÃO 11. (ADAPTADA. FCC - 2009 – TJ/AP – TÉCNICO JUDICIÁRIO)

Às polícias civis compete a apuração das infrações penais, inclusive as militares, entre outras atribuições.

Comentário:

Nos termos do §4º do art. 144 da CF, “às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares”.

Gabarito: ERRADA.

QUESTÃO 12. (ADAPTADA. FCC - 2009 – TJ/AP – TÉCNICO JUDICIÁRIO)

Às polícias militares compete a polícia judiciária, entre outras atribuições.

SEGURANÇA PÚBLICA

34

As Polícias Militares não exercem atribuições de polícia judiciária, mas apenas de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública.

Gabarito: ERRADA.

QUESTÃO 13. (ADAPTADA. FCC - 2009 – TJ/AP – TÉCNICO JUDICIÁRIO)

As polícias militares e corpos de bombeiros militares são forças auxiliares e reserva do Exército.

Comentário:

É o teor do §6º do art. 144 da CF.

Gabarito: CERTA.

QUESTÃO 14. (ADAPTADA. FCC - 2009 – TJ/AP – TÉCNICO JUDICIÁRIO)

À polícia federal cabe a repressão ao tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, que não poderá ser exercida pelas polícias civis.

Comentário:

Observe a parte final dessa competência da Polícia Federal, prevista no art. 144, §1º, II da CF: prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas

respectivas áreas de competência.

Gabarito: ERRADA.

SEGURANÇA PÚBLICA

35

Cabe à polícia militar exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteira, entre outras atribuições.

Comentário:

Essa competência é da Polícia Federal (art. 144, §1º, III da CF).

Gabarito: ERRADA.

QUESTÃO 16. (ADAPTADA. CESPE - 2017 – PC/GO – DELEGADO DE POLÍCIA SUBSTITUTO)

Uma vez que compete à Polícia Federal prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes, o cumprimento de mandado de busca e apreensão emergencial e preventivo pela polícia militar será ilegal e tornará a prova ilícita.

Comentário:

Como estudamos na nossa rodada, o STF já decidiu não constituir prova ilícita aquela resultante do “cumprimento de mandado de busca e apreensão emergencial pela Polícia Militar” (RE 404.593/ES).

Gabarito: ERRADA.

QUESTÃO 17. (ADAPTADA. CESPE - 2017 – PC/GO – DELEGADO DE POLÍCIA SUBSTITUTO)

A despeito do princípio federativo, os estados-membros possuem autonomia para criar órgão de segurança pública diverso do previsto na CF.

SEGURANÇA PÚBLICA

36

De acordo com o STF, o rol dos órgãos de Segurança Pública previsto na CF é exaustivo ou numerus clausus, ou seja, os Estados membros e o DF não podem criar ou incluir outros órgãos.

Gabarito: ERRADA.

QUESTÃO 18. (ADAPTADA. CESPE - 2017 – PC/GO – DELEGADO DE POLÍCIA SUBSTITUTO)

A investigação criminal é atividade exclusiva da polícia e afasta os poderes de investigação do Ministério Público.

Comentário:

O STF já decidiu que o Ministério Público tem poderes de investigação criminal, aplicando a Teoria dos Poderes Implícitos, segundo a qual sempre que a Constituição atribui determinada competência a um órgão, implicitamente ela atribui os meios para cumprimento dessa competência. Por ser, de acordo com a Constituição, titular da ação penal, o Ministério Público dispõe dos poderes de investigação que a subsidiam.

Gabarito: ERRADA.

QUESTÃO 19. (CESPE - 2014 – DPF – AGENTE ADMINISTRATIVO)

Na hipótese da ocorrência de crime contra o patrimônio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, compete à Polícia Federal apurar a infração penal.

Comentário:

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos se constitui como Empresa Pública, cabendo à Polícia Federal, portanto, a competência para investigar a infração penal descrita na questão.

SEGURANÇA PÚBLICA

37

Gabarito: CERTA.

QUESTÃO 20. (ADAPTADA. CESPE - 2017 – PC/GO – DELEGADO DE POLÍCIA SUBSTITUTO)

A Força Nacional de Segurança Pública, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal são órgãos destinados ao exercício da segurança pública no Brasil.

Comentário:

A Força Nacional de Segurança não é órgão de segurança pública e sim mero programa de cooperação federativa. Os órgãos de Segurança Pública são previstos taxativamente no art. 144 da Constituição

Gabarito: ERRADA.

QUESTÃO 21. (ADAPTADA. CESPE - 2017 – PC/GO – DELEGADO DE POLÍCIA SUBSTITUTO)

A Polícia Federal, organizada e mantida pela União, atua, de forma preventiva e repressiva, no combate a certos delitos, sendo ainda de sua responsabilidade o exercício, com exclusividade, das funções de polícia judiciária da União.

Comentário:

A questão praticamente reproduziu o art. 144, §1º, IV da CF.

No documento Rodada #1 Segurança Pública (páginas 32-37)

Documentos relacionados