• Nenhum resultado encontrado

Para essa dissertação fez-se necessário entender como cada grupo de geração se comporta e como interpreta sua realidade. Para alcançar esse objetivo, o instrumento de pesquisa foi elaborado para identificar não só o comportamento, mas a visão de realidade desse grupo de estudantes que constituíram a amostra desta pesquisa.

1 -BABY BOOMERS: INFLUÊNCIAS E EFEITOS EM NOSSOS DIAS

Para Gillon et all (2004), os Baby Boomers nasceram entre os anos de 1946 a 1964, caracterizados assim, em função do efeito de pico demográfico ocorrido na história americana. Países que passam pelo mesmo fenômeno também adotaram o mesmo termo.

Strauss e Howe (1992) discorrem que as gerações surgem em quatro ciclos, os quais geralmente duram entre 80 e 100 anos. As fases giram, com início em uma geração (i) idealista, deslocando-se para uma (ii) reativa, seguida por uma geração com (iii) consciência cívica e, finalmente, chegando a uma geração de (iv) adaptação que, mais uma vez, direciona para uma geração idealista. Juntas, as quatro fases compõem um “século”. Os Boomers pertencem à primeira fase, ou idealista, do “Século Milenar”. Ainda para Strauss e Howe, no século XX, esta geração, posiciona-se como os nascidos entre 1943 e 1960 e está posicionada entre a “Geração Silenciosa” que se classifica pelo período de 1925 a 1942 e a “Décima Terceira Geração”, também chamada de “Geração X” que se localiza entre 1961 a 1981. A partir de 1982, com o mundo relativamente estável, surgiu a geração Y. Também conhecida como geração do milênio ou geração Net. Eles cresceram em uma década de valorização intensa da infância, com Internet, computador e educação mais sofisticada que as gerações anteriores.

Para Green (2003), a geração Boomer provocou gigantescas mudanças em todas as áreas da sociedade, pois gerou um grande número de necessidades em todos os campos da ciência.

Segundo Neilsen (2007), é a geração mais estudada e documentada estatisticamente; nenhuma geração foi tão analisada em detalhes quanto os Boomers, e com isso, milhares de informações foram acumuladas para que obtivessem dicas e informações sobre essa geração que mudou a sociedade.

Ainda para Neilsen (2007), é uma geração de consumidores: “Se há algo que une os Boomers de todos os tipos é o consumismo”. Desde o princípio, os publicitários reconheceram as possibilidades apresentadas pelas peculiaridades desta grande geração. Em todas as fases da vida que vivenciaram, os Baby Boomers foram o maior público a ser atingido e os publicitários os analisaram com cuidado.

Nos anos 50, os Boomers adolescentes e mais novos compraram bambolês e frisbees. Nos anos 70 e 80, eles se estabeleceram e elevaram os preços da construção. Hoje, há uma explosão nos mecanismos de computação destinados a satisfazer uma geração nos seus anos dourados. Os Baby Boomers direcionaram a economia conforme envelheceram com seu enorme poder de gasto. Agora, à medida que os Boomers mais velhos completam 60 anos, os publicitários têm a incumbência de se manter a par da inquietante mudança demográfica.

No Censo do ano 2000 nos Estados Unidos, havia uma estimativa de 35 milhões de pessoas com 65 anos ou mais. Em 2030, esse número deve ser mais que o dobro, ou seja, 71,5 milhões de americanos. Esse grupo computará cerca de 20% da população do país, onde hoje o grupo de pessoas com 65 anos ou mais compõe somente 12%.

Sabe-se que não só serão a maior população dos Anos Dourados na história, como também serão os mais ricos, controlando 40% da renda disponível no país e 77% dos investimentos privados. Com certeza este é o público que os anunciantes irão querer atingir.

Olhando mais adiante, onde estão os setores de crescimento das empresas que desejam vender produtos para os Boomers? Uma boa suposição é o cuidado com a saúde. Os Baby Boomers são em geral saudáveis, comem alimentos saudáveis, praticam exercícios

e basicamente se recusam a envelhecer. Só porque eles estão ficando cronologicamente mais velhos não significa que pretendem abrir mão da sua forma e do seu estilo de vida saudável. Além disso, a geração que os seguiu é bem menor e não irá oferecer um número suficiente de trabalhadores que cuidarão dos mais idosos, para ajudar a tomar conta dos Boomers nos seus anos dourados. Muitas empresas vislumbram uma grande oportunidade em desenvolvimento.

Esses são os Boomers dos quais estamos falando, a geração que se apaixonou por mecanismos e computadores. Portanto, uma empresa, que seja capaz de criar um mecanismo aparentemente futurista que aborde o cuidado com a saúde, levará a melhor. No Japão, onde a porcentagem de idosos está crescendo ainda mais rápido do que nos Estados Unidos, você pode comprar um assento para vaso sanitário que irá pesá-lo, medir sua temperatura e testar sua urina e sangue para verificar os níveis de açúcar e de colesterol. Em seguida, o assento irá enviar automaticamente os resultados para o consultório do médico.

Parece algo saído dos filmes de ficção científica; mas à medida que mais Baby Boomers completarem seus 60 e 70 anos, a necessidade de dispositivos de cuidados com a saúde mais modernos se tornará uma realidade necessária.

2 -GERAÇÃO Y

Conforme Strauss e Howe (1992), as características da geração Y variam por região, dependendo do nível social e condições econômicas; é geralmente identificada por um intenso uso e familiaridade com comunicações, mídia e tecnologias digitais. E na maior parte do mundo onde são estudados observa-se uma abordagem política e econômica, onde sua educação é orientada por políticas neoliberais ou por questões mercadológicas, que resulta em um ambiente de disputa e concorrência.

A geração Y, também chamada de geração do milênio ou Net, como as outras gerações, foi moldada pelos acontecimentos, por seus líderes e governantes, a evolução e as tendências de seu tempo (HUNTLEY, 2006). A ascensão das tecnologias de comunicação instantânea tornada possível através do uso da internet, como email, mensagens de texto e mensagens instantâneas e novos meios de comunicação utilizados através de sites como YouTube e sites de redes sociais como Facebook, MySpace e Twitter, pode explicar a reputação da Geração Y de ser e ter uma visão nobre, mas em muitos casos ingênua em relação aos fatos devido à facilidade da comunicação através da tecnologia (CHESTER, 2002). Esta tendência à comunicação por meios eletrônicos já é observada e continua na Geração Z. De acordo com Gravett & Throckmorton (2007), expressão e aceitação são consideradas como um aspecto muito importante para esta geração. Na China3,com uma população superior a um bilhão de pessoas, o desejo de se destacar e ser individualista se tornou um marco da cultura jovem chinesa. Em outros lugares mais bem desenvolvidos, vários grupos de membros da Geração Y têm encontrado conforto nos jogos online, tais como MMORPGs e mundos virtuais como o World of Second Life. Já o Flash meme, mobbing internet que são exemplos de comunidades on-line têm dado alguns dos mais expressivos exemplos de

3

http://www.gallup.com/poll/15934/chinas-gen-bucks-tradition.aspx (Geração Y da China Luta Contra as Tradições).(Acesso em 22.10.2009).

comportamento da Geração Y, estes por sua vez tem maior facilidade de aceitação por seus membros. Dentre estes existem os que se denominam de “Pens Pals”4 que por sua vez, facilitam dando espaço e aceitação a indivíduos socialmente mais tímidos, bem como acreditam que seu verdadeiro amigo é um amigo virtual e on-line.

Para Yan (2006)5, a geração Y é mais radical e culturalmente tolerante do que as gerações anteriores, onde muitos favorecem a união do mesmo sexo e acreditam que a comunidade GLS6 tem os mesmos direitos do casamento heterossexual, entre outras posturas politicamente liberais. Apesar do crescimento liberal dominante, clubes de jovens e novos grupos também foram criados em países desenvolvidos (como os EEUU, Reino Unido, Japão e Itália) para assumir a tarefa de promover e preservar crenças e posições conservadoras. Esta geração também é por vezes referida como a Geração Bumerangue ou Geração Peter Pan, devido à sua inclinação por atrasar alguns dos ritos de passagem à idade adulta. Outro aspecto que se observa é a tendência a viver com os pais durante mais tempo, quando comparados as outras gerações.

3 -EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DIGITAL PARA A GERAÇÃO Y

A Geração Y, cujos membros são nascidos a partir de 1982, é a maior geração da história E.U., ultrapassando 80 milhões. Eles chegam às faculdades e universidades e têm sido os maiores consumidores de tecnologia de uma forma que as gerações anteriores mal entendem, assim como são únicos os desafios que estão presentes a este grupo de estudantes (Junco & Mastrodicasa, 2007). Defendem a necessidade de profissionais acadêmicos e professores, entenderem e buscarem ganhar uma melhor compreensão de seus alunos, a tecnologia que eles estão usando, e como eles as estão usando. Os autores compararam os valores das gerações anteriores, e argumentam que há necessidades específicas para a melhor forma de servir aos alunos da Geração Y, nas áreas de planejamento de carreira, orientação acadêmica, segurança do campus, aconselhamento e serviços de deficiência, envolvimento dos pais e planejamento da aprendizagem em sala de aula. A Geração Y estará presente em faculdades e universidades por algum tempo. Compreender como estes estudantes usam a tecnologia para se comunicar e como ela influencia seus valores é o primeiro passo para satisfazer às suas necessidades e da comunidade. Entender como esta geração funciona fornecerá as ferramentas necessárias para abordar os alunos e falar a língua deles.

Junco e Mastrodicasa (2007), estenderam sua pesquisa sobre a obra de Strauss e Howe para incluir a investigação baseada em informações sobre os perfis da geração Y, especialmente no que se refere ao ensino superior. Eles realizaram um survey contemplando (7.705) estudantes universitários. Descobriram que os estudantes universitários da geração Y estavam freqüentemente em contato com seus pais através da Internet e para fazê-lo usavam a tecnologia a taxas mais elevadas do que as pessoas de outras gerações. Nessa pesquisa, eles descobriram que 97% dos alunos, possuíam um computador, 94% possuíam um telefone celular, e 56% possuíam um leitor de MP3. Eles também descobriram que os estudantes falavam com seus pais a uma média de 1,5 vezes por dia sobre uma ampla gama de temas. Também descobriram que 76% dos

4

Pen pals ou Pen friends, são pessoas que escrevem regularmente para as pessoas de sua lista de relacionamento, sobretudo por e-mail.

5

http://www.oberlin.edu/stupub/ocreview/2006/12/08/features/Understanding_Generation_Y.html (Acesso em 13.10.2009)

6

alunos usavam mensagens instantâneas, 92% dos que relataram atividades multitarefa enquanto faziam uso do IMing (Instant Messenger), e 40% dos alunos usaram a televisão para obter notícias e 34% à Internet. Esta geração passa pelo menos 3,5 horas conectada a Internet. No âmbito do estudo das gerações há autores ( Brokaw,1998) que consideram outros grupos de gerações, além das duas já descritas. Breves características dessas gerações são apresentadas em seguida.

4 - CARACTERÍSTICAS DAS GERAÇÕES

De acordo com Brokaw (1998) temos seis grupos de gerações, cujas características e demais informações, listadas abaixo, foram adaptadas de Fields (2009).7

A Grande Geração ou GI Os Tradicionalistas Os Baby Boomers

A Geração X ( também conhecida como geração perdida) A Geração do Milênio ou Y

A Geração Z.

A GRANDE GERAÇÃO OU GI - ANO DE NASCIMENTO: 1901-1924

4.1 -A Grande Geração ou GI

"The Greatest Generation" é um termo cunhado pelo jornalista Tom Brokaw para descrever a geração, que cresceu nos Estados Unidos durante as privações da Grande Depressão, posteriormente passaram a lutar na Segunda Guerra Mundial, bem como aqueles que ficaram em casa cuja produtividade dentro da frente de guerra forneceu uma decisiva contribuição de equipamentos e material para o esforço de guerra. A geração é por vezes referida como a Geração GI. Esta geração é a posterior a geração perdida dos anos 1880 que lutaram na Primeira Guerra Mundial e que precedem a Silent Generation dos anos 1930. Essa grande geração são os pais dos Baby Boomers. Nesse período, são eventos importantes no mundo:

1) os loucos anos 20;

2) o nascimento dos clubes de escoteirismo fundado por Lord Baden-Powell; 3) a invenção das vitaminas;

4) os movimentos dentro da Grande Depressão;

5) as chamadas telefônicas feitas através da operadora até o telefone do usuário; 6) a transmissão telefônica torna-se rotineira através das grandes cidades; 7) a primeira comunicação telefônica transcontinental.

São características dos integrantes dessa geração terem perfil de empreendedores e inventores que acreditam nas suas possibilidades.

Esse grupo tem como valores básicos a simplicidade, a homogeneidade, a cooperação, a liderança e pensam que salvarão o mundo.

Preferem como meios de comunicação: o telefone com centrais operadas por telefonistas, cartas escritas à mão e comunicação face a face.

Consideram como obstáculos à comunicação e estabelecem resistência ao uso de

7

http://writespeaksell.com/2009/11/a-company-divided-bridging-the-generation-gap-at-work-through- the-power-of-communication/ (Acesso em 26.07.2009).

e-mails, fax, celulares, editores de texto e ao uso de sites de redes sociais. 4.2 - OS TRADICIONALISTAS - ANO DE NASCIMENTO: 1925-1945

Valores como lealdade, disciplina, com destaque ao respeito pela autoridade e pela hierarquia são características comuns a essa geração, que foi protagonista da vida empresarial em momentos de forte desenvolvimento econômico (Simón, 2007).8

Durante esse período foram eventos importantes no Mundo: 1. A Grande Depressão

2. O fim da afluência dos Loucos anos 20 3. Guerras Mundiais I e II

4. A Guerra da Coréia

5. G.I. Bill (Ato legislativo americano de compensação aos veteranos da II guerra) 6. Início dos serviços de impressoras de terminal telegráfico

Em função dos momentos históricos vividos, essa geração se comporta negando o desperdício, mas valoriza o suprimento das necessidades básicas;esse grupo valoriza também a lealdade e os valores patrióticos; colocam fé nas instituições da sociedade e avaliam positivamente as questões relativas à hierarquia.

Os valores de uma geração estão sempre relacionados ao contexto, assim eles primam por deixar como legado, a valorização do pensamento lógico, a disciplina, a lealdade, a tradição e a família.

Os Tradicionalistas preferem como meios de contato, a comunicação face a face, a digitação formal ou cartas escritas à mão.

Consideram como obstáculos de comunicação e resistem ao uso de e-mails, de fax, de telefones celulares, pois, em sua maioria, usam os telefones celulares somente em emergências; resistem também aos editores de texto e aos sites de redes sociais.

4.3 - BABY BOOMERS - ANO DE NASCIMENTO: 1946 - 1964

De acordo com Simón, (2007)8 os anos críticos do ingresso dessa geração no mercado de trabalho, se situaram entre meados dos anos 1960 e fins dos anos 1970. Esse período foi de progresso na maior parte dos países europeus, e por isso, gerou grandes expectativas de sucesso. Atualmente, os Baby Boomers ocupam postos de maior responsabilidade nas empresas e se tornaram os maiores workaholics da história. Foi nesse período que nasceu, com essa geração, o fenômeno yuppie.

No Mundo, nessa época, ocorreram vários importantes eventos como: a guerra do Vietnã, o assassinato do presidente John F. Kennedy e Dr. Martin Luther King, Woodstock, os protestos e movimentos dos direitos civis, a propagação do uso de drogas ilícitas, a criação da TV Colorida, a invenção do tom de toque do telefone, o primeiro vídeo telefone e como consequência do grande progresso nas grandes cidades, o refúgio da mudança para o subúrbio.

8

http://www.wharton.universia.net/index.cfm?fa=printArticle&ID=1330&language=Portuguese (Acesso em 17.08.2009).

Os Baby Boomers tinham como características a fé e a dedicação no trabalho árduo. Em relação à casta social ou a acumulação de bens materiais, a frase “ keeping up with the Joneses” - é uma frase de efeito, em muitas partes do mundo de língua Inglesa, referindo-se à comparação sócio-econômica com um vizinho. Deixar "prosseguir com o Joneses" é percebida como uma demonstração de inferioridade em nível econômico ou cultural.

São idealistas, questionam a autoridade,se vêem sempre subindo a escada corporativa; são altamente competitivos e é a geração que sempre diz “Eu” em primeiro lugar. Têm como valores a fé no trabalho árduo (70 horas de trabalho por semana); os Baby Boomers precisam de se manter sempre à frente, necessitam de notoriedade, e de se tornarem famosos; buscam e valorizam o dinheiro e a liberdade, e têm necessidade de valorizar o seu "Eu".

Utilizam, preferencialmente, como meios de comunicação o telefone, a comunicação face a face, o fax, muitos e-mails e inúmeras reuniões de grupo e de equipe; usam os telefones celulares para conversar (não necessariamente para SMS) e, como gostam de aparecer, festejam com a vizinhança.

Para essa geração, a resistência aos sites de redes sociais é um dos obstáculos à comunicação; resistem também aos blogging, a SMS ou ao Instant Messengers (MSN) e têm medo da tecnologia (tecnofobia).

4.4 - GERAÇÃO X: A GERAÇÃO PERDIDA - ANO DE NASCIMENTO: 1965 - 1978

De acordo com Simón (2007)9 a geração X é a primeira com maior preparo acadêmico e experiência internacional da história. Essa geração inicia uma ruptura com as atitudes formais típicas até então, exigindo um ambiente mais informal e o abandono da autoridade hierárquica em prol de estruturas mais horizontais e flexíveis. São os pioneiros das políticas de flexibilidade e de conciliação. É uma geração rica em empreendedores, uma vez que a iniciativa pessoal se destaca em meio a um contexto de ceticismo diante das grandes empresas.

Nesse período foram eventos importantes a expansão tecnológica (mania do computador), o crescimento acelerado das empresas Ponto.Com e também a quebra de muitas Ponto.Com, o início de problemas e conflitos relacionados às questões multi- culturais, a escalada da taxas de divórcio, a síndrome “ Latch Key Kids”- onde os pais trabalham fora e as crianças ficam em casa sem acompanhamento, a Vila Sésamo (Muppets), a epidemia de AIDS, os canais de TV com Vídeo Clips (MTV e VH1),o primeiro telefone celular (ainda não sofisticado) .Foram, também, criadas a Apple e a Microsoft que se tornaram gigantes da tecnologia

A geração X apresenta como características o enfrentamento de uma realidade dura, o ceticismo em relação às Instituições de Ensino Superior, o cinismo sobre o matrimônio

9

 http://www.wharton.universia.net/index.cfmfa=viewCat&CID=10&starRow=3 (Duelo de Gerações nas

e a vida, apesar de ser um grupo interessado e participativo nas questões globais São conhecedores das tecnologias, questionadores de tudo e são ferozmente independentes. Os valores que orientam a vida desse grupo são a independência, a liberdade,os amigos, a mobilidade e a segurança.

Essa geração prefere se comunicar através de e-mails, telefones celulares, editores de texto, web blogs, mensagem instantâneas, além de fóruns on line. Nesse contexto reivindicam e valorizam a escolha pessoal do tipo de comunicação e a frequência da mesma.

A geração X considera como obstáculos à comunicação: a comunicação face a face, a escrita de cartas formais,as discussões de equipe, pois são individualistas. No âmbito dessa realidade, apresentam dificuldade com a comunicação em hierarquias superiores ou com as gerações anteriores e têm algumas barreiras com as rede de sites sociais 4.5 - GERAÇÃO Y - ANO DE NASCIMENTO: 1979 - 1997

Simón (2007)10 afirma que a geração Y foi a primeira da história a conviver com as tecnologias da informação, e não entende facilmente o mundo sem elas. Compartilha com a geração X uma infância confortável e um entorno de prosperidade. São mais individualistas que as gerações anteriores e reivindicam autonomia de opinião e de ação, colocando o lado pessoal acima das considerações de ordem profissional e social.

São eventos importantes que ocorreram no Mundo, nesse período: o Onze de setembro, o acesso de alta velocidade, o overnight delivery (entregas 24 horas), a era da informação, o You Tube e a "crença que a Cultura Pop não tem limites", os tiroteios em Columbine e Virginia Tech, onde estudante mata seus colegas de classe, a explosão da mania dos telefones celulares, a invenção das redes sociais online (Facebook e My Space), os familiares ausentes e a necessidade dos jovens elevarem a auto-confiança,e o nascimento dos movimentos de auto-estima.

São características dessa geração: a valorização da diversidade racial e cultural, a preocupação com as questões sociais e ambientais, o foco nas questões materiais e não religiosas, os construtores do conhecimento, a necessidade de jogar em times, as multi- tarefas, o foco no "Eu", a impaciência, e a valorização extrema na velocidade e excitação.

Os valores que predominam nesse período colocam a vida em primeiro lugar e o trabalho em segundo; valorizam a velocidade, a informação como conhecimento, os amigos, a diversão, a criatividade, a simplicidade e o equilíbrio e acreditam que irão salvar o mundo .

Preferem como meios de comunicação o editor de texto,as redes sociais online, os e-mails (mas só para o trabalho ou na escola), as mensagens instantâneas (MSN ou outros aplicativos de Instant Messenger).

Para eles são obstáculos de comunicação: a comunicação face a face, as conversas telefônicas, correspondência profissional ou até mesmo carta escrita casual.

10

http://www.wharton.universia.net/index.cfm?fa=printArticle&ID=1330&language=Portuguese (Acesso em 17.08.2009).

4.6 - GERAÇÃO Z: A GERAÇÃO ASCENSÃO - NASCIDOS A PARTIR DE 1997 Conforme Fields (2009)11 esta geração ainda tem que ser descrita. Alguns países estão chamando esta geração de "Geração Z", muitos peritos em demografia acreditam que eles se parecem em muitos aspectos com a nossa geração Tradicionalista. Vale observar que as gerações se repetem a cada 80 anos, ou após 4 gerações elas começam a se

Documentos relacionados