• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 2. Inovação Tecnológica e Sistemas de Medição de

2.3 Projetos de Pesquisa e Gerenciamento de Projetos

2.3.2 Gerenciamento de Projetos

O gerenciamento de projetos envolve a utilização de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas nas ações inerentes ao projeto para a consecução de seus requisitos. Este gerenciamento acontece de acordo com um ciclo de vida que compreende iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento (PMBOK, 2013).

Segundo Yassuda, Chagas Junior e Perondi (2013), a visão tradicional de gerenciamento de projetos leva em consideração pressupostos no que se refere à perspectiva de realização de projetos seguindo uma única abordagem. Partindo da idéia de que todos os projetos partilham das mesmas peculiaridades de gestão, essa visão é descrita pela expressão one size fits all (“tamanho único”), onde estudos de diversos autores constatam a necessidade e a relevância de se debater esta visão tradicional acerca da abordagem única do gerenciamento de projetos (BALACHANDRA; FRIAR, 1997; DVIR, et al., 1998; SHENHAR, 2001; CRAWFORD; HOBBS; TURNER, 2005; SHENHAR; DVIR, 2010; SAUSER; REILLY; SHENHAR, 2009; HOWELL; WINDAHL; SEIDEL, 2009; ABDULLAH et al., 2010).

Vieira (2003) alerta que não é factível o atendimento dos requisitos do gerenciamento de projetos caso não haja o controle, podendo ser essa a principal questão do conceito. Este gerenciamento tem por objetivo garantir o cumprimento do escopo, dos prazos, dos custos e da entrega dos produtos com a qualidade estipulada pelo cliente.

Segundo o PMBOK (2013), o gerenciamento de projetos abrange nove áreas de conhecimento: integração, escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos e aquisições do projeto. Quatro áreas centrais são evidenciadas por serem ligadas com os objetivos do projeto: escopo, tempo, custo e qualidade. Quatro áreas são conhecidas como facilitadoras, por serem os meios de se alcançar os objetivos do projeto: recursos humanos, comunicação, riscos e aquisições do projeto, havendo também uma área integradora com a função de assegurar a integração das áreas como um todo, proporcionando a estruturação do projeto e garantindo que os envolvidos tenham as suas necessidades respeitadas, conforme explicitado na figura 2.14.

Figura 2.14. Relação das Áreas de Conhecimento do Gerenciamento de Projetos Fonte: PMBOK (2013)

O sistema de gestão de projetos é formado por processos associados a nove áreas de conhecimento, que devem ser dominadas pelo gerente de projetos, associadas a características comportamentais tais como: liderança, comunicação interpessoal, gestão de conflitos, dentre outras, para atender às metas do projeto. Em consonância com o PMBOK (2013), essas nove áreas de gerenciamento de projetos são:

 Gerenciamento de integração do projeto: abrange processos e atividades essenciais para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os diversos processos e atividades do gerenciamento de projetos. No âmbito do gerenciamento de projetos, integração engloba características de unificação, consolidação, articulação e ações integradoras que são fundamentais para a conclusão do projeto, com o propósito de gerenciar com sucesso as expectativas dos clientes e das partes interessadas assim como o atendimento aos requisitos.

 Gerenciamento do escopo do projeto: refere-se a um processo que assegure que o projeto contenha todo o trabalho necessário, e tão somente ele, para o término do projeto com sucesso. Esse gerenciamento contempla, sobretudo, a definição e controle do que está e do que não está incluído no projeto.

 Gerenciamento do tempo: contém os processos necessários para realizar o término do projeto dentro do prazo.

 Gerenciamento dos custos do projeto: compreende os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado.

 Gerenciamento da qualidade do projeto: engloba os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade, os objetivos e as responsabilidades, para que o projeto satisfaça às necessidades para as quais foi empreendido. O sistema de gerenciamento da qualidade é implementado por meio de políticas e procedimentos, com atividades de melhoria contínua de processos realizadas durante todo o projeto, conforme adequado. Em geral, o processo de planejar a qualidade acontece em paralelo com outros processos de planejamento e procura definir os padrões de qualidade que precisam ser seguidos. A consequência do planejamento da qualidade é um plano que especifica como a qualidade do projeto será garantida, como também quais atividades a equipe do projeto terá de realizar para atingir esse objetivo, os indicadores que serão monitorados e as metas que serão perseguidas.

 Gerenciamento dos recursos humanos do projeto: envolve os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto, definindo funções, responsabilidades e hierarquia das pessoas para a conclusão do projeto.

 Gerenciamento das comunicações do projeto: inclui os processos indispensáveis para garantir que as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas de modo oportuno e apropriado. O gerente de projeto utiliza- se da comunicação para asseverar que a equipe do projeto trabalhe de forma integrada na resolução dos problemas do projeto, explorando suas oportunidades para que as comunicações sejam bem sucedidas.

 Gerenciamento dos riscos do projeto: implica em processos de planejamento que tratam da identificação, análise, respostas,

conhecimento tem o objetivo de aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e diminuir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos ao projeto.

 Gerenciamento de aquisições do projeto: possibilita a inclusão de processos imprescindíveis à compra ou aquisição de produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto. A organização pode ser tanto o comprador como o vendedor dos produtos, serviços ou resultados de um projeto. O gerenciamento das aquisições do projeto abrange os processos de gerenciamento de contratos e controle de mudanças que são fundamentais para o desenvolvimento e administração dos referidos contratos ou pedidos de compra, emitidos por integrantes autorizados da equipe do projeto.