• Nenhum resultado encontrado

108 6.5.1 Ações Realizadas

4 SUSTENTABILIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

4.4 Gestão Ambiental na UFBA

De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFBA,

A Universidade Federal da Bahia tem por missão produzir, socializar e aplicar o conhecimento construído nos diversos campos do saber, através do ensino, da pesquisa e da extensão, indissociavelmente articulados, de modo a contribuir para o desenvolvimento social, econômico e cultural, em especial no estado da Bahia, e promover a formação de cidadãos capazes de atuar na construção da equidade, da justiça social e da democracia e de profissionais qualificados para o mundo do trabalho (UFBA, 2012, p. 18).

Percebe-se que a UFBA não inclui na sua missão a questão ambiental, no entanto dentre os objetivos institucionais estabelecidos para o cumprimento dessa missão há o de “... educar para a responsabilidade social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento humano com ética, sustentabilidade e justiça” (UFBA, 2012, p.18). O PDI da UFBA 2012-2016 estabelece algumas diretrizes para atingir os objetivos traçados pela instituição, dentre elas pode-se destacar (UFBA, 2012, p. 20):

XIII - fomentar a produção e disseminação da pesquisa, da criação e da inovação de elevada qualidade, ampliando a presença da universidade no cenário científico estadual, nacional e internacional e potencializando os impactos sociais, tecnológicos, econômicos, científicos e ambientais da pesquisa e da inovação para a sociedade;

IX - racionalizar, em conformidade com o plano diretor vigente, o uso do espaço físico e das instalações da universidade, assegurando condições de segurança, acessibilidade, tornando-os social e ambientalmente mais acolhedores;

No que se refere a Políticas de Inserção Local e Regional, a UFBA reconhece a sua responsabilidade de propiciar uma melhor qualidade do ensino, da extensão e da produção de conhecimento no sentido de favorecer a implementação de um modelo sustentável de desenvolvimento, nos campos ambiental, econômico, social, científico, tecnológico e cultural no Estado da Bahia e na região Nordeste. (UFBA, 2012). Nesse contexto, a UFBA estabelece quatro diretrizes para conduzir a sua inserção nos panoramas local, estadual e regional, a saber (UFBA, 2012, p. 30- 31):

Diretriz A

Promover a dinamização do Consórcio interinstitucional que congrega as instituições públicas de ensino superior da Bahia, e consolidar ou criar fóruns específicos em áreas temáticas, envolvendo instituições universitárias e de pesquisa, públicas e privadas, com vistas a enfrentar os desafios pertinentes ao desenvolvimento ambiental, social, econômico, científico e tecnológico da Bahia e do Nordeste.

Diretriz B

Buscar formas de congregar, em parceria e em rede, instituições universitárias e de pesquisa, públicas e privadas, dos demais estados do Nordeste para o alcance dos mesmos fins.

Diretriz C

Incentivar e apoiar, sem prejuízo à liberdade de pesquisa, a formação de grupos de perfil interinstitucional, inter, multi e transdisciplinar, para tratar de questões, temas e desafios atinentes ao desenvolvimento sustentável da Bahia, e da região Nordeste, em áreas prioritárias.

Diretriz D

Ensejar e apoiar, sem prejuízo da pesquisa dirigida à produção de conhecimento científico e de tecnologia de ponta e de inovação, a formação de grupos com perfil interinstitucional, inter, multi e transdisciplinar, voltados para a produção de Ciência e de tecnologias socialmente aplicáveis.

Verifica-se que, apesar da referência de alguns quesitos ambientais no seu PDI, a UFBA não possui uma política ambiental definida e ainda se distancia das iniciativas que estão sendo praticadas por outras IES. Um importante passo dado por essa universidade foi a criação da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (SUMAI). A SUMAI surgiu em um contexto de reformulação do Regimento Interno da Reitoria da UFBA, que foi aprovado pelo Conselho Universitário em 09/05/2013. Esse novo regimento contempla a nova arquitetura administrativa na universidade através da criação das cinco novas superintendências, dentre elas a SUMAI. Cabe a essa superintendência as seguintes atribuições: planejar, coordenar e controlar o desenvolvimento da infraestrutura e patrimônio físico da universidade; elaborar, acompanhar e coordenar a implantação das políticas de gestão ambiental; e zelar pela manutenção das instalações físicas e espaços comuns da universidade. A SUMAI está estruturada da seguinte forma:

a) Coordenação de Meio Ambiente;

−Núcleo de Urbanização e Conservação de Áreas Verdes; −Núcleo de Ações Ambientais;

−Núcleo de Planejamento, Projetos e Patrimônio Imobiliário; −Núcleo de Obras;

c) Coordenação de Manutenção;

−Núcleo de Manutenção Civil;

−Núcleo de Manutenção Elétrica, Eficiência Energética e Refrigeração; −Núcleo de Manutenção de Tecnologias de Informação e Comunicação; −Núcleo Operacional do Campus Anísio Teixeira (Vitória da Conquista);

d) Núcleo de Gestão Administrativa Financeira.

Dentre as ações voltadas para a questão ambiental que estão sendo desenvolvidas pela Coordenação do Meio Ambiente pode-se destacar:

• Programa de Coleta Seletiva Solidária (Recicle UFBA);

• Coleta de Lâmpadas Fluorescentes – a CMA vem recolhendo as lâmpadas inservíveis nas unidades da UFBA a fim de realizar o armazenamento e descarte seguro desse tipo de material;

• Coleta de Pilhas – foram instalados, em algumas unidades da UFBA, coletores para recolhimento das pilhas utilizadas pela comunidade acadêmica no intuito de efetuar o envio desse material para um programa específico que realiza a coleta, a triagem e o seu encaminhamento para reciclagem;

• Ações de Educação Ambiental – para divulgar o programa Recicle UFBA e conscientizar a comunidade acadêmica para a importância da gestão adequada dos resíduos gerados, a CMA promoveu e participou de alguns eventos, a saber: semana calourosa; III Semana de Meio Ambiente na UFBA; I Seminário de Avaliação da Coleta Seletiva na UFBA; aulas e atividades acadêmicas;

• Ações de Combate ao Mosquito da Dengue no Campus de Ondina – ação realizada pela CMA em conjunto com o Centro de Controle de Zoonoses do município de Salvador.

Além dessas iniciativas, outras ações ambientais estão ocorrendo de forma isolada nas unidades da UFBA, conforme pode ser observado de forma mais detalhada no Capítulo 6.

5 METODOLOGIA