• Nenhum resultado encontrado

2. O Caso em Estudo: SIC

2.4 A Gestão da Informação na SIC

2.4.1 Gestão da Informação Audiovisual na SIC

De que forma é realizada a gestão da informação audiovisual na SIC?

Enquanto serviço responsável pela gestão do ciclo de vida da informação audiovisual, o Arquivo SIC, responsabiliza-se pela concretização das etapas de necessárias ao tratamento da informação, desde a criação até à atribuição de um destino final e preservação, constituindo-se como principal plataforma de suporte à gestão, referenciação e descrição das unidades informacionais.

72

A principal fonte da informação que chega ao Arquivo Audiovisual é proveniente da Direção de Informação, quer da SIC, quer da SIC Notícias, sendo que o canal de Informação emite Blocos Noticiosos com mais regularidade durante o dia. Esses conteúdos são normalmente, imagens em movimento, provenientes dos Jornais, materiais em bruto, recolhidos no exterior pelos jornalistas e, também os Feed’s, ou seja, imagens recebidas das agências de notícias, com as quais a SIC assinou protocolos de fornecimento de imagens.

Uma vez no Arquivo, esta informação é armazenada em versão Clean – Feed, tanto em suporte cassete, como digital, sendo depois guardada em formato AAV. Isso possibilita uma posterior reutilização das imagens em novas produções noticiosas, visto tratarem-se de conteúdos maioritariamente relevantes.

Aquando das gravações dos jornais, estas transportam consigo meta- informação relativa ao conteúdo, assim como do respetivo alinhamento. São os operadores da Régie que inserem essa informação no Sistema ENPS (Eletronic News Production System), e que será mais tarde transferida para o ARKEMEDIA pelos responsáveis do arquivo, que os associarão ao vídeo e onde ficam armazenados para futura consulta.

Em relação aos Programas de Informação, o ciclo/gestão realiza-se de uma forma idêntica ao dos Jornais. Contudo, aqui, o produtor assume a responsabilidade de Ilustração 33- Alinhamento Primeiro Jornal - ENPS

73

levar a cassete com a gravação em clean-feed diretamente para o arquivo, onde será posteriormente arquivada.

Já os conteúdos em PGM (Portable Gray Map), que contêm notas de rodapé, imagens, gráficos, entre outros aspetos, são recebidos pelo Planeamento, que tem a responsabilidade de atribuir um número de economato13 ao suporte e registá-lo na base de dados, iniciando posteriormente o ciclo informacional.

Quanto ao Arquivo, tem de receber do produtor a informação da versão a conservar, clean-feed ou PGM, bem como da sinopse, alinhamento e ficha técnica, sendo depois transferida para o ENPS.

No caso do material de Reportagem, o respetivo bruto, gravado em suporte XDCAM Disc é entregue na Central Técnica ou Central News (área que tem por finalidade rececionar imagens fixas ou em movimento, cedidas pelos jornalistas ou pelas agências noticiosas (feed’s) gravando no sistema Sony SONAPS que faz um filing. (Franqueira, 2007).

Cabe ao Arquivo visionar as imagens, que chegam diariamente do sistema, fazendo desde logo, uma seleção do material relevante. Por vezes, os jornalistas, produtores e os responsáveis da redação também dão a indicação do material a ser guardado pelo Arquivo. O processos de seleção da informação, em função dos critérios identificados e da participação conjunta do Arquivo e dos produtores de informação, ocorre permanentemente e integra as práticas diárias, podendo, no entanto, ser otimizado em função uma análise mais detalhada e que considere o impacto das recentes mudanças tecnológicas, que, como vimos, já afetaram os próprios processos. Atualmente, os conteúdos guardados permanentemente no Arquivo são referentes aos Jornais da SIC e Programas de Informação (Eixo do Mal, Negócios da Semana, Quadratura do Círculo, Expresso da Meia Noite, Cartaz Cultural e Sociedade das Nações).

No que respeita aos Jornais da SIC Notícias, o Arquivo SIC não guarda todos os blocos noticiosos emitidos durante o dia, regra geral, é guardado o jornal das 21h, uma vez que foi identificado como o mais denso e pertinente, isto é o que contém o conteúdo principal das notícias do dia. Estes conteúdos têm um período de avaliação que vai dos 2 a 10 anos.

Quanto aos conteúdos provenientes da Direção de Programas, ao Arquivo, chegam diariamente os programas de entretenimento da SIC Generalista e dos canais temáticos, como a SIC Radical ou SIC Mulher.

74

No primeiro ciclo de emissões, as cassetes do respetivo programa são entregues pelo produtor, ao Planeamento e Logística, que realiza o registo do programa na base de dados G-MEDIA14. Nesse registo é inserido o número de emissões que estão previstas serem realizadas. Depois de concluída a identificação, o suporte de informação é entregue à Continuidade de emissão, que se encarrega da digitalização do conteúdo, bem como, da inserção no alinhamento da data prevista para a emissão do programa. Regra geral, este processo é realizado cinco dias antes do programa ir para o Ar. Se o programa apenas for emitido uma única vez, então a cassete é levada da Continuidade de emissão para o Planeamento e Logística, que regista na Base de Dados G-MEDIA a entrega dessa cassete ao AAV da SIC. Contudo, se o programa tiver mais emissões, os programas são colocados no alinhamento do dia, no qual serão futuramente emitidos.

Já no Arquivo, os técnicos criam na plataforma ARKEMEDIA os Assets15 dos programas que foram para o Ar, relativos ao primeiro ciclo de emissões, e, numa fase posterior, dá-se a identificação das cassetes através da nomeação do Título e a aplicação da respetiva Notação. Depois de realizado o Ingest16 dos conteúdos, através do

Omneon, é realizado o controlo de qualidade do áudio e do vídeo desse mesmo programa. Se os conteúdos passarem o controlo de qualidade realizar-se-á uma descrição do conteúdo audiovisual presente no suporte. Suporte esse, que será armazenado no depósito, enquanto o conteúdo audiovisual será integrado no PETASITE17. Caso o conteúdo não se apresente nas condições ideais para o arquivamento, terá de ser repetido o processo de digitalização, até o conteúdo audiovisual estar em condições para tal.

“É da responsabilidade do produtor de cada programa o envio dos seguintes elementos de informação sobre o programa: sinopse; ficha técnica; alinhamento, script ou guião; restrições de utilização” (Franqueira, 2007). Terminado este processo, os utilizadores da SIC terão, a partir dos seus postos de trabalho, acesso a toda a informação do ARKEMEDIA, através do Sistema de Gestão e Arquivo de Conteúdos Digitais.

14 Software desenvolvido pela empresa portuguesa GISP, classificado na categoria de Business

Management Systems, onde é feita a gestão de aquisições, contratos, publicidade e emissão.

15 Entidade composta de conteúdos e direitos sobre esses conteúdos. Conteúdo

é definido pela soma de essência, o conteúdo propriamente dito e respetiva meta-informação.

16 Digitalização de conteúdos de uma cassete ou XDCAM Disc para o Sony SONAPS. 17Equipamento de armazenamento informático de dados de texto e vídeo, da Sony.

75

Ilustração 34- Circuito de Processamento da Informação da SIC. (A legenda para a figura acima apresentada encontra-se disponível no Anexo X)

76

2.4.2 O Sistema de Gestão e Arquivo de Conteúdos Digitais: ARQDIGSIC e