• Nenhum resultado encontrado

2.3 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS DAS ENTREVISTAS

2.3.1 Gestão Democrática

As entrevistas seguiram três eixos de pesquisas. Neste primeiro eixo, colocaremos as respostas dos entrevistados relacionados à Gestão Democrática. Falaremos sobre as respostas dos professores, seguindo a ordem apresentada no item anterior.

O Professor I primeiramente citou que tem uma relação de proximidade e respeito tanto com os alunos quanto com professores, equipe pedagógica e gestor, sendo sempre mediado pelo diálogo.

O Professor II situa a sua relação com a escola e com a comunidade também de proximidade e respeito, mas coloca que por ter uma aula por semana, pois leciona Filosofia, seu contato com os alunos é bem menor em comparação com as outras disciplinas. Fala que com os demais membros da comunidade escolar procura manter também um relacionamento de proximidade, mas constantemente tem conflitos de ideias devido às diversas concepções de educação e de escola.

Em entrevista com o pedagogo da escola, o organizador do PPP, ao falar de gestão democrática, cita que há uma relação amistosa entre os docentes, acentuando que em toda relação não há cem por cento, mas que todas as decisões tomadas na escola perpassam pelo conhecimento e aprovação dos professores.

Todos foram unânimes em afirmar que suas relações pessoais e profissionais com a comunidade gira em torno do respeito e do diálogo e que todos na escola têm uma boa convivência. Em comparação com os conceitos de Souza (2009), que é através do diálogo que se constrói a gestão democrática, pois todos podem participar das decisões, já que a boa convivência pode proporcionar um relacionamento propício para as discussões.

Professor I retratou que as discussões administrativas e pedagógicas, na maioria das vezes, são bem debatidas pelo coletivo e as decisões ocorrem por votação, alertando que

muitas das vezes algumas decisões tomadas em coletivo pela equipe pedagógica e os professores são alteradas ao longo do período letivo, acrescentando que isso prejudica o andamento do processo de comunicação interna.

Com relação à comunidade, o professor I citou que na prática as decisões são apenas apresentadas à comunidade escolar que discutem os problemas da escola previamente tomados pela gestão, equipe pedagógica e professores, sendo que votam decisões tomadas para verificarem se aprovam ou não tal decisões. Falou ainda que a comunidade continua longe da realidade da escola.

Com relação à gestão da escola e a equipe pedagógica, o Professor II sente que eles têm receio com discussões e debates. Isso tem feito com que algumas decisões tenham sido tomadas sem uma discussão que ele chamou de necessário. Chamou a atenção ainda para os professores, pois ele sente que um bom número de professores prefere atropelar o debate visando evitar conflitos e economizar tempo, mas no geral, colocou que as discussões são colocadas para o corpo docente para apreciação.

O professor II ainda falou da participação da comunidade nas discussões das decisões da escola, citando que a comunidade não participa destas discussões, ficando para o corpo docente tomar as decisões relativas à gestão da escola.

Segundo ainda o Pedagogo, a gestão da escola prima pelo trabalho compartilhado, os membros das equipes se ajudam e que nunca as decisões são tomadas de forma arbitrária, pois tudo é levado para a apreciação e discussão dos professores, permanecendo a decisão da maioria.

Neste sentido, o Pedagogo cita que a proposta de trabalho da escola é democrática e participativa:

“a equipe diretiva tem se esforçado para cumprir este dispositivo legal, visto que a Constituição Federal, bem como a Lei 9394/96 e o Regimento Geral das Escolas do Estado do Amazonas recomendam a implementação de uma gestão participativa onde os atores e autores do processo tenham vez e voz. Essa é a essência da gestão democrática, conforme as recomendações dos teóricos da educação”.

Outra consideração feita pelo Pedagogo é que nem todos os professores seguem a linha de trabalho da escola, alguns por conveniência e outros por falta de interesse, mas assume que no geral a maioria dos professores aderem as propostas da escola.

O Gestor respondeu a questão relacionada à gestão democrática enfatizando que a escola é uma instituição de ensino e, portanto, todas as decisões administrativas e pedagógicas são previamente discutidas, organizadas e reorganizadas para que não haja improvisações.

Afirmou ainda que as atitudes da escola estão de acordo com uma administração democrática, pois há a participação de todos na elaboração de planejamentos, propostas pedagógicas, propostas avaliativas e reuniões administrativas com todos participando das decisões. Enfatizou que trabalha em sintonia com todos os segmentos da instituição, citando os alunos, professores, pais, funcionários de todas as repartições e comunidade. Que mantém um relacionamento que qualificou como de parceria e respeito com a comunidade escolar.

Sendo assim, a escola propõe uma gestão participativa que não condiz com os conceitos encontrados no nosso referencial teórico, pois segundo Veiga (2002, p. 02) a gestão democrática implica principalmente o repensar da estrutura de poder da escola, tendo em vista sua socialização.

A ideia de democracia repassada pela equipe gestora condiz com as discussões dos entraves da escola somente com os professores, deixando a comunidade escolar a mercê das decisões tomadas pelos professores, sem participar das discussões e das tomadas de decisões.

Além disso, todos os entrevistados foram unânimes em afirmar que a maioria dos professores não participa do processo de implantação das mudanças discutidas e votadas em reuniões. Assim, a escola deixa de ser um conjunto unido de atores, pois mesmo tomando as decisões sobre referido assunto administrativo ou pedagógico, os professores não mudam suas atitudes.

Sendo assim, os professores não abraçam essa ideia e como diz Souza (2009) a gestão participativa se dar pelo contrato firmado entre as pessoas que fazem parte do processo educacional. Ainda seguindo esta ideia da não participação total dos professores, Veiga (2002) acrescenta que a liberdade vem de uma construção coletiva, mas a escola não está construindo, pois só discutem os problemas e aprovam, mas não os inclui nas suas atividades diárias.

Isso implica que a escola não tem uma gestão participativa nos moldes discutidos por Souza (2009) que propôs um conceito de gestão escolar que vai além das decisões

tomadas pela escola e que deve ser sustentada na participação efetiva dos sujeitos do universo escolar.

Outra resposta que nos chamou a atenção foi do Professor II, quando disse que a gestão e equipe pedagógica têm receios de colocarem em discussão temas polêmicos, talvez até pelo fato de muitos professores não gostarem de participar destas reuniões, pois, como colocou o Pedagogo, alguns professores não seguem a linha de pensamento da escola. Só não compreendemos o porquê da participação nas tomadas de decisões e a não implementação de tais decisões ao seu modo de trabalhar.

Segundo Neto e Almeida (2000), a descentralização da escola é um dos recursos essenciais para a democratização, e, como sentimos nas respostas dos entrevistados, em nenhum momento foi citado que a autonomia da escola estava sendo manipulada. Isso nos leva a concluir que a escola tem a liberdade de decidir conforme suas necessidades sem a intervenção de órgãos externos, ainda que siga as determinações da Coordenadoria e da Secretaria.

Essa autonomia, apresentada por Neto e Almeida (2000) como um dos principais fatores para a gestão democrática e sentida nas entrevistas com atores da escola, abre um espaço para a democratização das ações da gestão.